30 In Variedades

Como os Americanos imaginam ser os Brasileiros – Por Nanda

null

Amanhã eu completo dois meses de América, da pra acreditar? Porque eu ainda não acredito como o tempo passa rápido…

Mas o meu post não e sobre isso não…
Meu post e sobre a visão que os americanos tem de nós, brasileiros. Sabe aquele estereótipo que nós imaginamos que eles possam ter de nós? Pois é, às vezes é um pouco pior do que isso.

Samba + Carnaval + Mulher Pelada + Futebol + Caipirinha. Não sou fã de samba, nem de carnaval e muito menos ando pelada por ai. Caipirinha eu gosto, mas prefiro sakerinha. Futebol é a minha paixão de menina, então nessa eu me encaixo, mas nas outras não e isso não me torna menos brasileira que o brasileiro que eles imaginam aqui.

Eu também nunca tinha visto um animal selvagem perto de mim (a exceção de no zoológico) até outro dia, quando abri minha janela de manhã cedo e tinha 2 veados aqui no jardim de casa. Mas e os macacos que ficam pulando nos cipós entre as casas, no Brasil? Pois é…

Mas uma coisa que irrita não só a mim como a todos os brasileiros que eu conheço por aqui, é as pessoas acharem que nós falamos espanhol no Brasil. Eu, Fernanda, falo espanhol porque estudei a língua, mas no meu país se fala português. E quem disse que (alguns, sempre alguns, por favor!) eles entendem isso, porque afinal nos somos da America do Sul, e aqui só se fala espanhol. Eu passei quase um mês aqui sem que ninguém perguntasse se eu falava espanhol no meu pais. A um dia de bater essa marca…

Outro dia, dando mamadeira pra minha baby, coloquei no “Are You Smarter then a 5th Grader”, que já teve sua versão brasileira, chamada “Você é Mais Esperto que um Aluno da 5a série?”, que eu acho bizarro, então sempre assisto. A pergunta era: “Qual o país da America do Sul tem Buenos Aires como capital?”. Imaginem se eu não gelei, por tudo o que já ouvi por aqui…

Sabe aquela fama de puta (com o perdão da palavra de baixo calão) que nós sabemos que temos, porque saímos beijando no primeiro encontro? Pois eu digo uma coisa: prefiro ter essa fama com a consciência de que não sou assim do que ser como as americanas, que se acham santas por não beijar, mas fazem a chamada “Dança do Acasalamento” nas baladas. É inexplicável. Elas se esfregam nos homens sem pudor algum. Em uma palavra: nojento. É algo de péssimo gosto. Mas como não beijam, são santas e as “oferecidas” somos nós.

Se tem o lado ruim, tem também o lado bom (que também nem sempre é verdade, infelizmente). Diversas vezes eu dizer que era brasileira, eu ouvi as pessoas falando que somos um povo amável e caloroso, e que essa pessoa adoraria conhecer nosso país porque o primo do vizinho do cunhado do avô foi há 37 mil anos pra lá e ainda hoje fala maravilhas. Mesmo as Au Pair brasileiras costumam ter boa fama. Apesar de algumas “princesas” que derrubam tudo, somos conhecidas por conseguirmos disciplinar as crianças e pela dedicação ao trabalho.

E sejamos honestos: nós também estereotipamos os americanos. Não digam que não! Gordos, sedentários, excessivamente patriotas, mimados… O “mimados” até costuma ser verdade (pelo o menos no caso de crianças é!) e o patriotas também (se bem que minha host gosta de feriados só por serem feriados e na minha casa não tem bandeira americana nenhuma!), mas de resto… Nem sempre.

O lance e não estereotipar e generalizar nunca. Nós, brasileiros, não somos todos iguais e nem são os americanos. A não ser no quesito “americanas-malucas-dançando-na-balada”, porque dai não tem jeito. É assustador mesmo!
Em tempo: o cara no programa acertou, disse que Buenos Aires e a capital da Argentina. UFA!

:*
Nanda

PS: Se tiverem sugestões de posts, me avisem!!!

null

You Might Also Like

  • Ana
    23/05/2010 at 11:36

    Aê Nanda!!!

    Parabéns pelo post!
    A gente ouve tanta barbaridade antes de sair do país que a gente acaba esperando ouvir e ver horrores. Eu entendo vc quanto a mulher americana. Na tal “Mar Di Grass” ou o “Spring Break” elas fazem “topless”, jeito suave de dizer, e ainda posam de santas. AFF!
    Mas adorei!!
    Logo logo so eu aí tb de “isaura” ^^

    Take care,
    Beijos!! xoxox

  • Juan Alves
    23/05/2010 at 12:02

    Eu tenho uma sugestão de pauta, mas antes parabéns pelo post que ficou ótimo! 🙂

    Seria legal se em um post futuro, vocês falassem da vaidade masculina nos EUA, e comparasse no geral com aqui no Brasil. Além de falar também do uso de maquiagem por homens, se é comum, se é apenas para alguns, como é a situação por aí!

    Sei que no Japão, até jogadores de futebol se maquiam, é tipo hábito por lá, mas nos Estados Unidos não sei bem como é, se seria algo “adotado” por vários homens ou apenas uma parte…

    Enfim, se poder falar sobre isso seria ótimo! heheheh

    Bjo Tati e Nanda.

  • larissa coelho
    23/05/2010 at 12:51

    hahaha…uma ameticana em intercambio estuava em minha sala e ela pensava que faziamos “uuuuuuuu” andavamos no cipo e pelados…um tarzanfeelings
    e man..eles acham um absurdo a gente nunca ter ido a amazonia (devem pensar que ela é logo ali…tipo que vc abre a janela e vê)

    • Anderson Cambises
      03/07/2013 at 11:59

      Ora, pra mim a “Amazonia” ta no meu quintal mesmo hahahs eu sou de Manaus capital do Amazonas.
      (:

  • Pâmella
    23/05/2010 at 14:10

    Bom o post, mas em regiões do país há macacos que pulam de galho em galho, ou de fio a fio, pois onde moro tem macacos, animais silvestres soltos, isso na região metropolitana de Salvador, especificamente Lauro de Freitas e muitas cidades do interior de Minas Gerais tem, então eu convivo com animais. Essa parte das americanas, eu já sabia, e sem contar que as coreanas são bem piores.
    Pelo menos nós brasileiras, pelo menos eu, antes de beijar, eu conheço o cara, pelo algumas coisas, e nunca me esfrego, isso é deprimente.

    bjo bjp

  • Juh
    23/05/2010 at 17:52

    Infelizmente nos EUA, os alunos escolhem as matérias q querem aprender um pouco mais, direcionadas para faculdade, com isso a parte de Geografia Mundial e História ficam um pouco esquecidas por isso eles não tem noção de como vivemos aqui.
    Podemos nos gabar por ter uma grade curricular obrigatória que nos prepara para escolhermos a profissão a seguir. Só pra exemplificar, eles só vão aprender equação de 2o grau na faculdade de Engenharia…pena q um engenheiro lá ganha super bem mas aqui…
    Bjosssssss

  • Jackie
    23/05/2010 at 20:41

    Brasileiro é de todo jeito, geralmente, se vc não disser que é brazuca, eles vão achar que vc é de qqr outro pais.
    E geralmente as brasilieras se relacionam mais com os hispânicos e não com os nativos americanos, pq todo mundo tem o seu gueto, acho que rola mais uma falácia preconceituosa que certza, né… Essas conversas rolam por mto ciuminho, segundo minha amiga que mora aí, os americanos confundem as coisas pq os brasileiros se misturam mto aos latinos hispânicos assim é mais fácil generalizar… Que, perreo e jamaican juke assustam, ah assustam, rs…

  • Ana Carolina Garrana
    23/05/2010 at 21:12

    Odeio esse pré-conceito que eles tem. Brasileiras não são putas. É ridiculo qualquer conceito formado.

  • Diana Prallon
    23/05/2010 at 22:04

    hahahaa

    Piriguetes serão sempre piriguetes mesmo, Nanda. Na verdade, em uma certa idade, as americanas tem MUITO MAIS One Night Stand do que a maioria das brasileiras.

    E, claro, beijar na boca é algo MUITO INTIMO! Se esfregar nas pessoas, aparentemente, não. xD

  • Gui
    24/05/2010 at 06:20

    Olá Tatá, bom dia, mais uma vez eu acordando cedo pra estudar, mas vc sabe, não resisto a uma “passaneurice”, belo post da Nanda, bem real como sempre, somente com o intercâmbio cultural (não apenas de pessoas), haverá essa troca de conhecimento pra podermos ver os países como realmente são e assim acabar com qualquer tipo de preconceito…

    Ótima semana pra ti…
    Bjo grande

  • Mel
    24/05/2010 at 21:55

    Não são somente os americanos que têm essa visão.
    Já ouvi muito estrangeiro achar que Buenos Aires é a capital do Brasil.

  • Nathassia
    27/05/2010 at 09:41

    Parabéns pelo post Nanda! Adorei =D

    Vc tá como Au Pair nos EUA?
    beijoos

  • Nayla
    27/05/2010 at 15:48

    Quando estava em NYC, fui fazer as unhas num salão e a manicure era do Equador, quando falei que era do Brasil, ela desandou a falar em espanhol comigo como se eu falasse também. Daí eu disse que não entendia espanhol (claro que a gente entende um pouco, mas bem portunhol né) e ela fez a maior cara de BLÉ do mundo, e perguntou ‘você não falou que era do brasil?’ dai eu ‘sim, no brasil falamos português’.

    é incrível como mesmo pessoas da américa do sul tem essa falta de conhecimento.

    então não diria que é um esteriótipo exclusivo dos americanos, é mais uma idéia geral que o mundo tem da gente (não todo mundo, claro!).. quando estava em paris, não podia falar a palavra ‘brasil’ que pediam pra eu sambar!! não sei sambar nem pra salvar minha vida, e eles ficavam inconformados, achando que a gente nasce sabendo sambar!!

    perdão pelo comentário longo, hah

  • Clau Melo
    12/06/2010 at 17:46

    Quando estive em Miami foi um saco, olhavam para mim e já desandavam a falar espanhol.
    O que me rendeu o apelido de “Cubanita”, dado pelo marido.

    Sou professora de Inglês e tudo o que queria estando nos EUA era falar Inglês, não espanhol.
    A cada sacada de espanhol eu mandava: “Sorry, but I don’t speak Spanish”. Me olhavam com aquela cara de “hã?”, mas entendiam a mensagem e recomeçavam a falar Inglês.

    Quando trabalhei em hotel já passei por situações constrangedoras pela fama que nós temos. E não só com americanos.

    E as americanas detestam a gente, porque os homens reparam bastante em nós…rs

    Bjs

  • Lorna
    17/06/2010 at 11:18

    Adorei esse post! Aqui no Alabama, quando eu falo que sou Brasileira, todo mundo acha legal, eles falam da praia, do país e alguns infelizes falam das mulheres e eu digo que tem muito mais que só mulheres (e o marido briga dizendo que eu não fui educada, mas eu não suporto esse tipo de comentário). Realmente na noite as americanas ficam loucas, coitadas…e aqui é um estado bem conservador e religioso. O mais engraçado é que quando fui fazer uma entrevista na universidade daqui, o doutorzão lá falou que eu falava espanhol, em NY as pessoas falavam espanhol comigo e eu dizia que não entendia espanhol (tá, eu entendo, mas não sei responder em espanhol e eles não entendem português), mas aqui no Alabama, quando digo que sou do Brasil, as pessoas falam que eu falo português, e encontrei americano que fala português também, o que é engraçado. As pessoas, falam que o português é lindo, que o ritmo é bonito (e no Brasil o pessoal não gosta muito do sotaque legitimamente baiano).

  • camila
    10/08/2010 at 21:21

    Aqui em casa tem miquinhos nas árvores e papagaios/araras/whatevers ):
    E eu nem moro na amazonia, moro em brasilia hahahaha
    Mas nossa, morei 3 meses na east coast e a visão de brasileiro lá é das piores.
    Somos vistos como “milionarios” esbanjadores que acham que todos são escravos. Se você entra em uma loja (outlet principalmente) e tem algazarra, roupa no chao, bagunça… Pode ter certeza que se nao foi brasileiro, a gente leva a culpa mesmo assim. É triste, e o mais triste é ver que muitas vezes merecemos essa fama

  • jairo
    17/10/2010 at 09:13

    hola nanda es plazer infeslismente es assim mesmo em qualquer lugar do mundo es americas ou europa asia ou continentes arabe os brasileiro tem sempre essa fama futbol samba e ja sabe a fama da mulher brasileira ne sempre e mas facil lohar pro vizinho que olhar em si proprio aki tambem mulher brasileira e simonimo de puta e as española que faz mamada na primeira encontros sem falar em outras coisa e tods uma guara rsrsrsrr

  • ANA PAULA
    09/11/2010 at 03:05

    Oi nanda , parabens pelo post. Morei em orlando e lá os americanso gostam muito da nossa mão de obra , quem não gosta são os hispanos, se sentem ameaçados por estarem lá a séculos na nossa frente e quando chegamos logo ganhamos confiança e a vaga deles nas empresas americanas. Mas uma coisa que me deixou encantada ( e seria otima sugestão para proximo post) é o capricho e os cuidados das mulheres e homens afro- americanos que são um shouw a parte, são bonitos , cheirosos, bem vestidos, vaidosos e orgulhosos e muito diferentes dos americanso brancos, mas por outro lado teem os mesmo gostos , habitos e alegria dos brasileiros, voce reparou nisso? como por exemplo adoram encrementar os carros, musica alta, rodas de liga leve,alegria e muito carinho com a familia.

  • Simone Damasio
    30/12/2010 at 20:18

    Trabalho com a Victoria´s SEcret a algum tempo e pago muito frete e a comissão da pessoa que envia pra mim os produtos ai eles saem caros e meu lucro fica baixinho, quero saber se vale a pena ir para os Estados Unidos buscar e em qual lugar é melhor comprar ( se voce souber….?) .
    E quantos produtos posso trazer sem ser tributada!!!!
    beijinho – Simone

    • Tati Michels
      07/01/2011 at 04:24

      Oi Simone.
      Olha… não sei a sua margem de lucro… mas você deve fazer a conta direitinho, pois a passagem + passaporte + visto e afins sai carinho.
      Beijos

  • Marcella Resende
    23/02/2011 at 22:36

    Tudo bem que tem 3 séculos q a Nanda Cabrera fez esse post, mas achei o máximoooooo!!!! Adorei ler e tbm adorei a forma como escreveu… Principalmente deixando o suspense de Buenos Aires pro final!!! huahuahuahuua =D

  • WELLINGTON ROBERTO DA SILVA
    20/03/2012 at 12:02

    MUITO BOM ESSE BLOG , NANDA!
    MAS EU PENSO ASSIM , DISCRIMINAÇÕES EXISTI EM TODO LUGAR DO MUNDO , BRASILEIROS FALAM MAL DE AMERICANOS , AMERICANOS FALA MAL DE BRASILEIROS , CREIO QUE NOS E.U.A É QUE NEM O BRASIL , EXISTI PESSOAS DE MAL E TAMBÉM PESSOAS DE BEM. TODO LUGAR É IGUAL SÓ MUDA O IDIOMA.
    OS AMERICANOS SABEM QUE NO BRASIL É O PAÍS QUE MAIS TEM RECURSOS NATURAIS DO MUNDO , SOJA , FEIJÃO , ARROZ , SEM FALAR TAMBÉM QUE É O PAÍS MAIOR FABRICADOR DE JATOS E AVIÕES , QUE SÃO EXPORTADOS PROS E.U.A , OS AMERICANOS SABEM DE TUDO ISSO AÍ , E SE ALGUM GRINGO FALA MAL DO BRASIL , É POR QUE TEM INVEJA , DO NOSSO FUTEBOL , DAS MARAVILHAS QUE NOSSO BRASIL TEM , GENTE BONITA , MAS É ISSO AÍ FICA A DICA “” ADOREI ESSE BLOG!!!! FICA COM DEUS TODOS VOÇÊS !!

  • dayany silva
    05/04/2012 at 00:32

    ola querida. eu sinceramente apesar de saber os altos e baixos dos estados unidos,eu simplesmente amo esse pais.
    eu gostaria de conhecer um pouco mais sobre a cultura desse pais
    entao eu gostaria que voce me adicionasse no facebook e no msn
    nao me entenda mal,eu so quero saber mais sobre o pais que tanto amo vindo de uma brasileira que mora nele
    porque as pessoas estao sempre dizendo que os americanos odeiam os brasileiros
    e eu gostaria de saber o ponto de vista de brasileiros que moram ai…
    entao espero anciosa pelo seu convite no meu facebook e msn

    FACEBOOK: dayany lautner
    MSN: dayanyelucas@hotmail.com OU dayanykristen@hotmail.com

    ate mais…

  • BIA
    25/07/2012 at 14:02

    Então eu tô lascada…conheci um amerciano em salvador e beijei no primeiro encontro e foi uma delícia..kkkkkkkkk

  • Nathalia
    12/08/2012 at 05:28

    Oi Nanda, muito legal seu blog. Estou passando uns meses na CA em San Diego. Fui em uma festa esta semana e vi mesmo esta história das americanas…Não vi ninguém beijando na festa, em compensação as americanas só no “rebolation”, fiquei impressionada eu não imaginava que era asssim! hehe Estou tentando lembrar o nome deste “esquema”. Vc sabe? Obrigada Beijos

    • Tatiana Michels
      12/08/2012 at 15:49

      Oi Nathalia, é mais fácil falar com a Nanda no Twitter, dela, é @NandaCabrera
      Beijos

  • Alessandro
    02/11/2012 at 05:37

    Excelente post!

    Eu penso que já passou da hora de enxergarmos somente as aparências, de ficarmos esteotipando uns aos outros. A humanidade precisa se unir e viver em paz! Antes que causemos nossa própria extinção.

  • Dayany
    09/11/2012 at 02:41

    Ola menina. Bom, estou pensando em ir morar nos USA (Quanto mais rapido eu conseguir e poder neh) e queria muito conversar com pessoas que já moram ai e tem experiencias. Queria saber e aprender mais. Então, nada melhor do que uma pessoa brasileira que mora ai certo?
    Você pode me adicionar no FACEBOOK se tiver? Eu vou deixar aqui em baixo. Ou, você pode me mandar o seu por imail. Espero ansiosa por seu convite. Beijos e Deus abençoe sua familia.

    Facebook: Dayany Marques.
    Imail: dayanylautner@hotmail.com

    Por favor, não exite de me mandar o convite ta. 🙂

  • Carlos
    01/11/2013 at 05:35

    rsrsrs..bom, brasileira não só beija no primeiro encontro como transa no primeiro encontro, eu ja morei tanto na europa quanto nos estados unidos e convenhamos de fato a brasilleira é a mulher mais facil do mundo, vc cansa de ver matéria nos jornais dizendo que gringos gostam das brasileiras por causa das facilidades, na minha empresa multi nacional é normal chegar um gringo e as brasileiras praticamente saem no tapa pra transarem com o cara, logico q não são todas assim.. mas essa fama não veio do nada… agora o pq dessa atração por estrangeiro ai só vcs mulheres podem dizer, mas de fato mulheres de outros paises não ficam q nem urubu na carniça quando chega um estrangeiro…