Hoje eu peço licença de falar de “americanices” pra falar da minha grande paixão: futebol. Todo mundo sabe que ontem – 11 de junho – ocorreram os dois primeiros jogos da Copa do Mundo: África do Sul x México e França x Uruguai. Dois jogos chatíssimos, aliás, mas não e isso que vem ao caso.
Ok, ok. Vamos falar de americanices, ou melhor, de como os americanos estão vivendo o evento que eles mesmos sabem que e o mais evento esportivo do mundo (apesar do rancor em sabem que a Copa é maior do que o Superbowl). O fato e que a corbertura midiática aqui está muito maior do que eu esperava quando vim, e planejava assistir aos jogos pelo Justin.tv. Entre ESPN e ABC, todos os jogos serão exibidos ao vivo. Uma delícia! Por um lado e uma delícia não ter de aguentar as besteiras do Galvão Bueno, mas por outro a animação dos narradores aqui é tamanha que dá vontade de dormir. Sério. Nem gritar gol eles gritam!
As revistas também estão tratando bastante do assunto – e eu não me refiro apenas as especializadas em esporte – ou vocês não viram a capa INCRÍVEL que a Vanity Fair preparou, com Drogba e Cristiano Ronaldo na capa, além de Kaká, Alexandre Pato (que nem convocado foi, mas ok), Eto’o e Landon Donovan. É de cair o queixo e ainda dizer amém!
O que eu quero dizer por isso é: os americanos não são tão alienados em futebol como nós, brasileiros, pensamos. E por mais que não seja tão forte como no Brasil, aqui também está difícil escapar. Onde é você vá, há uma referência, mesmo que pequena ao evento. Ok, as pessoas não estão parando suas vidas, como acontece em nosso país. E elas também não devem ter entendido o gol anulado por impedimento. Mas pra eles se sentirem muito bons, há o Superbowl, a Stanley Cup, NBA The Finals…
E antes de encerrar esse texto, quero contar um “causo”, que me aconteceu há algumas semanas. Como não trabalhei na sexta-feira a tarde, fui andando 20 minutos até a “civilização” mais próxima (moro no meio do mato, literalmente) e na farmácia, comprei além de outras coisas, 2 esmaltes (sim, eu pequei! hahaha) E o guia da Copa da ESPN. O olhar de: “são os dois pra você, tem certeza?” que eu recebi da caixa até me assustou, então eu encerro essa coluna perguntando: O que há de errado em curtir “coisas de menina” e futebol?
8 Comments
Stefana
12/06/2010 at 19:09Olha só, achei q os americanos nem dessem importância p/ a Copa… Depois do empate c/ a Inglaterra eles devem até estar empolgadinhos ahahaha
Qto à caixa da farmácia, ñ sei o q ela viu de mais… Quando eu era adolescente, tinha coleção de Caprichos e de HQs de super heróis, na boa! Mas como vc diz q mora em um lugar afastado, talvez o problema seja este; tenho um amigo q fez intercâmbio há mto tempo tempo atrás e a “familia” americana olhava torto e pegava no pé dele só pq ele tomava banho todo santo dia… É mole? Ele teve q pedir p/ trocar de família, pq ele disse q ñ ia ficar s/ banho (ainda bem, ahahaha). Nem encana!
Bjão
P.S.: Sou super curiosa p/ saber mais dos esmaltes q se acha nas farmácias, lojinhas e balaios dos EUA! Conta p/ a gente vai! Quais as marcas, cores e como é a qualidade?
Nanda
12/06/2010 at 23:40Oi Nanda
Sabe que aqui no japao ,pra mim nem parece que ta rolando copa do mundo , eh serio !!
Mas eu nao ligo pq nao curto mesmo kkkk
Bjsssss
Nanda
Fefah
13/06/2010 at 13:27queria estar no Japão!!! odeio futebol e copa!!! aha
Mali
13/06/2010 at 12:28Aiiiaiii…
Esse povo (EUA) tem mto o que aprender ahahahaha
Fefah
13/06/2010 at 13:29Legal saber que os americanos estão antenados, mas não tinha como ser diferente, eles nunca ficariam por baixo neh?
de qualquer maneira, não suporto futebol, Copa e acho um absurdo um país inteiro parar por causa de futebol…os japoneses é que estão certo. Deve ser por isso que são melhores em tudo. (desculpem mas odeio vibe de Copa, não me matem!!! – sai correndo!!!)
mari
14/06/2010 at 00:45É uma questão cultural, gente, não adianta, Brasil sempre vai parar em época de copa. Sei lá, eu tb fui pega por essa febre… mas o assunto era os eua. Eu imaginava que seria mais ou menos assim mesmo, não taaaaaanta publicidade porque eles sabem que não tem muitas chances, mas não tão pouco afinal.. é a copa, parte do mundo espera anos para assistir. Agora, se você estiver sentindo muita saudade da emoção dos brasileiros, assiste um jogo pelo justin.tv com o galvão narrando que tu volta para os narradores americanos e ainda agradece. hehehehe
Lorna
17/06/2010 at 11:03Nanda, é a preimeira vez que entro no passaneura, então, não sei em que parte dos EUA você mora, mas eu moro em Birmingham-Alabama e aqui não tem nem sinal de copa do mundo, poucos sabem que está acontecendo a copa. Depois do jogo do Brasil, eu resolvi sair com a camisa, todo mundo achou legal e eu dizia da copa, que o Brasil ganhou o jogo e tal e eles falavam que não sabia da copa, mas que não gostam de soccer. Vi propagandas no canal de esporte com jogadores americanos e tal, mas nada mais. Eu tenho que admitir que não gosto de futebol e só assistia os jogos no Brasil próximos das finais, pela bagunça e pelo pessoal, mas quando se está longe de casa, qualquer coisa que lembra o Brasil, tá valendo (mudei tem pouco tempo). Meu maior susto: no primeiro gol do Brasil, não sabia se tinha sido gol, a camêra não acompanhou a bola e o locutor não gritou gol, estranho!
Marina
01/07/2010 at 19:00“O que há de errado em curtir “coisas de menina” e futebol?”
Perfeito, Nanda! Aliás, palmeirense q nem eu!!! Gte boa!!!!!!!!
Aki no BR tbm olham eskisito pra mim qdo tô c/ caderno de esportes na mão. Outro dia pedi emprestado um Lance! pro garoto numa sala de espera do HC e ele me olhou c/ uma cara… kakakakaka (n gosto do Lance não, mas precisava saber o resultado do jogo do Verdão q tinha perdido, de resto ele n serve nem pra catar cocô da minha Teckel na rua)
É a 1.a vez q acesso aki e já vou add aos meus Favoritos!
Sds alviverdes, Marina