13 In Variedades

Como nós (brasileiros) enxergamos os americanos: os mitos e verdades

null

A Nanda fez um post super bacana falando de como os americanos enxergam os brasileiros. Pensando nisso, resolvi falar o oposto: como nós enxergamos os americanos, o que é lenda, o que é meia-verdade, o que é 100% verdade…

Quem nunca ouviu falar que americanos são sedentários, que se alimentam mal e são obesos? Que são patriotas e adoram esportes? Que mimam seus filhos e se acham o melhor país do mundo?

Eu ouvi tudo isso e mais um pouco antes de deixar o conforto da minha casa e da minha família em Janeiro deste ano, encarar mais de 9 horas dentro de um avião e mais quase uma hora na fila da imigração, para viver a maior das aventuras da minha vida até agora: morar na América. Sim, eu sei, o Brasil também fica na América, mas eles propositalmente esquecem que existem outros países americanos também, e se você ficar encucando com esse tipo de detalhe, ainda vai levar carão dos “americanos”.

Opa, aqui já veio a primeira resposta. Sim, eles acham que são o melhor país do mundo, o centro da Terra. Sim, eles são patriotas. Você sai para dar uma volta por aqui e se em 3 quadras não vir ao menos UMA bandeira dos Estados Unidos, pode ter certeza que há algo errado. Muito errado! (Okay, você pode estar in the middle of the woods também, mas enfim!)

No entanto, uma das coisas que eu não vi, ainda, são os sedentários obesos. Claro, um ou outro, de vez em quando, mas não do jeito que a gente escuta quando está no Brasil. Conversando a respeito com meus host parents, eles me disseram que isso existe, sim, mas varia de região para região. Eu moro a 5 quadras da praia, e a coisa mais comum de se ver, a qualquer hora do dia—sim, qualquer hora, inclusive de noite!—, é gente caminhando ou correndo por aqui. Segundo eles, se você for pra estados mais “do interior”—estou na Costa Leste—, vai achar bastante gente sedentária e obesa, sim.

Comida “de verdade” aqui é considerada cara, então as pessoas acabam optando pela conhecida “junkie food”, digo, fast food. Digo “de verdade”, entre aspas, porque há opções de comida boa, barata e saudável, sim, mas nem sempre as pessoas optam por isso, por comodismo ou falta de informação. O Mc Donald’s aqui tem sanduíches que não temos no Brasil—e vice-versa, que falta meu amado Cheddar McMelt faz!—, mas também tem uma infinidade de opções de saladas e wraps, tão baratos quanto os sanduíches e muito mais saudáveis… Sim, Mc Donald’s e Starbucks é algo que você acha em qualquer esquina, bem como Burger King, Dunkin Donuts—destaque para o Chocolate Quente deles, que é muito bom!—e CVS.

Pra quem nunca ouviu falar, CVS é a rede de farmácias mais famosa dos Estados Unidos, mas não é só farmácia, não… Lá dentro você vai encontrar desde itens de papelaria, passando por produtos de higiene, acessórios, revelação de fotos e… Comida. Eu classificaria a CVS como um “mini mercadinho”, que de mini, às vezes, não tem é nada. Para quem é fã de cosméticos e maquiagem, sair de uma CVS de mãos abanando é um desafio e tanto.

Falando em tamanho, não tem nada “mini” por aqui, não… Shampoo e condicionador, por exemplo, a menos que você esteja procurando especificamente pelo “trip size” (que são as embalagens pequenininhas pra levar na carry on no avião), vai sair com uma embalagem de no mínimo 350ml de qualquer farmácia ou mercado. Outra coisa que já me perguntaram, é sobre o refil do Mc Donald’s: nem todas as lojas têm, mas a maioria funciona com esquema de refil, você paga o copo e pode reabastecer seu refrigerante quantas vezes quiser.

As séries de TV normalmente retratam as famílias americanas com pelo menos 3 filhos, muita gente ao redor da mesa e muita falação… Claro, há exceções, mas essa é a realidade na maioria dos casos. Por exemplo, eu estou morando com uma host family que tem apenas uma criança, e a Nanda está exatamente na mesma situação. No entanto, conheço meninas que estão em famílias com 4, 5 crianças. A própria família do meu host é grande—eu não sei quantos irmãos ele tem, mas são vários—, então normalmente quando a família tem 1 filho só é bebê, pois ainda estão começando a “construir” a família—meus host parents estão casados há 3 anos. Sim, as crianças têm mil brinquedos e brincam com menos da metade, e são tratadas como “mini adultos”. Os americanos dão uma certa liberdade às crianças que dificilmente a gente vê no Brasil, e aí às vezes a gente vê o exagero: crianças mandando nos pais, xingando e batendo.

Existem aspectos melhores que no Brasil—o conceito de perigoso deles faz a gente até rir e entender por que eles acham o Brasil tão violento—, como tem aspectos piores—saúde pública é inexistente aqui, no Brasil temos estados em que a saúde pública é boa, aqui simplesmente não existe! Ah, Copa do Mundo? Que Copa do Mundo? Eles até comemoraram que o time deles se classificou pras oitavas de finais, mas ninguém aqui para de trabalhar pra assistir jogo… Como eles mesmo dizem, eles jogam futebol com a mão!

null

You Might Also Like

13 Comments

  • Reply
    Nanda
    31/07/2010 at 19:50

    Ma.
    AHAZOU no post, nossa. AHAZOU MSM. Adorei!
    O adendo sobre “sair de maos abanado da CVS” ser impossivel e verdade, mas oi, vc ve um esmalte da Revlon aqui custando 2 por 7,50 e ai lembra que no Brasil sao 15 reais. Ou uma mascara da L’Oreal por 7 dolares, e 30 no Brasil… Ai leva pra casa toda feliz! hauhauahuahhaa

    E sim, o Cheddar McMelt faz MTA falta.
    E viva o Hot Chocolate da DD.
    E os shampoos da Tressemme de 1 litro por 4 dolares! hauahuahuaha

  • Reply
    Lisianne
    01/08/2010 at 00:15

    Sinto discordar qto às crianças. Eu tbm morei nos EUA e tive oportunidade de ir muitas vezes aos parques temáticos. Isso foi há muitos anos atrás. E infelizmente as únicas crianças q davam chilique, falavam alto e se jogavam no chão para conseguir o q queriam falavam português.
    Os típicos americanos aguardavam educadamente seus lugares nas filas e não urravam como bichinhos descontrolados nem gritavam. Se portavam como mini adultos “frios” e controlados.
    Acho que nossas crianças já eram “mimadas” há mais tempo do que as americanas.

  • Reply
    Clarissa
    01/08/2010 at 02:17

    Pelo seu texto, da pra ver q vc eh aupair aqui! qual a sua agencia? to em NJ, se estivermos perto podemos ate hangin’out!! 😉

  • Reply
    Karina
    01/08/2010 at 12:34

    adoreeei , post super engraçado e legal 😛

  • Reply
    Tha
    01/08/2010 at 12:46

    Bem legal o post!

  • Reply
    Gui
    01/08/2010 at 16:22

    Acho muitissimo importante esclarecimentos como esses.
    .
    O preconceito eh uma via de mao dupla, e conhecimento faz-se necessario, com relacao a tudo o q vc disse, o q realmente me incomoda no brasileiro eh deixar de trabalhar pra assistir a jogos da copa do mundo, acho realmente uma falta de senso, afinal de contas, a producao do pais nao pode parar, e jogos de futebol nao eh sinal de patriotismo, inclusive, qdo comentei que gostaria que o Brasil saisse logo da Copa para voltarmos a trabalhar, fui escrachado, no twitter, msn e afins…
    .
    Mas eh a minha visao realista das situacoes, sinto por ser ceticista rsrs, imagino o que sera do pais em 2014, ou seja… acho q vamos pular 2015, parar de trabalhar em dezembro de 2013 e voltar soh em janeiro de 2017, penso eu…
    .

  • Reply
    Glauciene
    01/08/2010 at 21:44

    Adorei as pontuações, Ma! Ler os pontos de vista de vocês de ambos os lados é bacana! Desmistifica algumas coisas e confirma outras! Rs.

    =)

  • Reply
    Thaly Christina
    02/08/2010 at 09:07

    Eu adorei o post, é bom ouvir a opinião de quem convive com a situação, pq presumir é o que todos nós fazemos!
    Eu adoraria ver uma fotinha sua junto da sua host family! Creio que todas as meninas tbm querem! ^^

  • Reply
    Thais Baggio
    02/08/2010 at 13:33

    Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito bacana o post!!! AMEI!!!!!!!!!!!
    Bjs

  • Reply
    Isabella Rabello
    02/08/2010 at 16:12

    Uma coisa que vi muito qdo fui nos States foram homens imensos. Até parece que é gordura, mas é que eles malham muito a parte de cima, daí fica aquele triângulo invertido super estranho de tão grande (falo de Miami e Orlando, onde fui).
    Realmente comida boa é mais cara, mas achei o Applebee’s muito gosto e qdo eu fui era só $20 pra escolher 3 appettizers (o nosso tira-gosto). Porém, vinha tanta comida tão gostosa que pedimos 2 promoções pra 2 casais e sobrou.
    Uma coisa que odiei foi arroz. Só achei em restaurante chinês e é super sem gosto. Eu perguntei pra uma atendente sobre sal e ela perguntou “pra quê?” e eu “pra colocar no arroz”. Ela ficou com cara de que não tava entendendo nada rsrs
    Enfim, todo lugar é estereotipado, mas acho que o que não é nos EUA é mesmo em relação a fast food. O preço é tentador (vide o dollar menu do McDonalds) e é difícil não gostar dessas comidas rsrs Só uma coisa que ñ deu pra gostar mesmo foi do Starbucks. Eita café / chocolate ruim. E acho que escolhi errado no Donkin Donuts. Escolhi um donut de chocolate que era muito ruim e a massa parecia velha.
    Resumindo: mesmo tendo nossos estereótipos, não devemos nos resumir a isso, mas sim tentarmos conhecer mais sobre o país e, principalmente, tentar conhecer os “locais” e não ficar no rumo de turistas somente.

  • Reply
    Rebekah
    02/08/2010 at 17:33

    Oi meu nome é Rebekah e eu sou meio americana e meio brasileira(a minha mãe é americana e o meu pai é brasileiro) e acho que em varias coisas que vc falou vc tem razao em outras não. Mas acho que se juntássemos os 2 países seia um lugar ou país perfeito imagina que legal?

  • Reply
    Amanda
    23/08/2010 at 10:04

    🙂 FALAA NANDAAA
    agora tu eh minha vizinhaaaa mulheeer!!!

    Amanda – Au pair 😀

  • Reply
    ana paula
    05/02/2012 at 18:07

    oi sou ana paula e tbem morei em orlando , 5 anos de sonho , maravilhoso, vamos agora lembrar as coisas boa , né turminha !!!!! para quem trabalhou é o melhor lugar que se tem , são super profissinais , respeitam a pessoas e seu trabalho ,não brincam em serviço, se vc é dedicado consegue o que quer com ele , principalmente se eles perceberem que voce se esforça , em relação a melhor pais do mundo , não tem jeito mesmo, ele são otimo ,apesar da crise, ( pois ela é extremametnte necessaria para o futuro deles mesmo, estão aprendedo sobre a existencia de outras economias importamtes de outros paises , as capacidades e flexibilidades que não so eles teem) em relação a COMIDAS nÃO PODEMOS ESQUECER das tortas cheesecakes, tortas de maças e aboboras, dos parques , cinemas , sistemas padonizados para tudo , rodovias , carros fantásticos, jardinagens . decorações ………..etc. tudo tem um lado otimo na vida , vamos absorver !!!!!!!
    besitos .

  • Leave a Reply