Quem me conhece sabe que nos últimos dois meses estou de regime, mas não é assim que gosto de chamar, prefiro pensar que é uma reeducação e uma mudança de hábitos prejudiciais.
Não tem coisa pior do que o início de uma dieta, mudar toda a alimentação, passar por várias tentações, mas temos que pensar que é uma mudança de vida e que o importante é começar.
Não sou nutricionista, nem médica, nem nada do gênero, apenas irei colocar aqui algumas dicas e sugestões que aprendi com esta reeducação alimentar que fiz, acredito que seja importante para alguém que esteja com planos de começar um regime/dieta ler coisas sobre o assunto.
Uma coisa importante é esquecer a segunda-feira. Não adianta, nunca começamos pra valer uma dieta na segunda-feira. Normalmente “afundamos o pé” no sábado e no domingo, para matar a vontade futura de qualquer coisa. Após comer tudo o que podemos no final de semana antes da dieta, então é hora de arrumar alguma data especial para falar “ihhh, nem adianta começar agora, tem aniversário de uma amiga daqui a três semanas, vou comer bolo mesmo, então deixa quieto”.
Quando tomar coragem para começar de verdade a dieta estabeleça a sua meta, mas não uma meta utópica e sim alcançável e equivalente com o seu perfil. Já falei aqui no site, que não adianta querer o corpo de uma modelo de 1,90m se você tem 1,50m e tem um tipo físico totalmente diferente. Você ficará frustrada por não alcançar o seu objetivo e irá voltar a sua rotina alimentar.
Uma técnica que eu uso e funciona bem, é escolher um jeans ou vestido que me entrava na época em que eu estava satisfeita com meu corpo – ou quase – e pego ele como uma meta extra, pra ser algo além da balança. Mas novamente o ponto, pegue uma roupa que não seja utópica, nada de pegar um jeans que você usava na quando tinha 12 anos.
O próximo passo é ter consciência que você não poderá comer o tempo todo fast-food. Parece irreal, mas é importante diminuir isso da sua vida nas primeiras semanas do regime, lhe fará muito bem e irá ajudar a se adaptar melhor, além de que fast-food nunca foi à coisa mais saudável do mundo, não é?
Não adianta cortar tudo o que você gosta, o que deve ser feito é diminuir a quantidade ingerida. Analise melhor as calorias. Faço uma coisa que dá certo, sempre que fico com vontade de comer doce, aquelas vontades descontroladas eu pego uma ou duas balas de coco, as de festa mesmo. Duas balas tem 30 calorias e são extremamente doces, matam a vontade na hora! Quando dá esse tipo de vontade, não adianta comer uma barra de cereais, pois você irá acabar comendo duas e irá continuar com vontade, então o ideal é matar a vontade de vez.
Analisar cada tipo de alimento é a chave de tudo. Admito que sou extremamente rigorosa com isso, analiso cada coisa. Quando estou com fome eu faço a segunda análise: caloria x quantidade de alimento. Pensem comigo, do que vale comer batata frita com 500 cal e que irá me deixar com fome ainda? Aprenda a aproveitar melhor as calorias que irá ingerir.
Não pule refeições. Realmente é algo difícil e algumas vezes piso na bola também, mas prestem atenção nisso. Levar barra de cereal ou fruta na bolsa funciona bem para comer entre as refeições.
Nada de ficar se pesando toda hora. Faça a pesagem uma vez na semana, pois deve ser levado em consideração que a variação de peso durante o dia pode ser grande, existe a retenção de líquidos e diversos fatores que podem aumentar em uns 200 gramas o seu peso e sem dúvida gera desespero. Portanto, pesagem semanal é o ideal.
Jantar algo leve sempre. Ingerir alimentos pesados nesta refeição não é bom. Geralmente jantamos e depois de algum tempo vamos dormir, não é bom nem confortável dormir com o estômago estourando de tão cheio. Uma dica é jantar sopas ou caldos, obviamente a necessidade de alimento varia para cara pessoa, pois são organismos totalmente diferentes, mas evitem comer coisas pesadas como massa.
O ponto chave de tudo é incluir na sua alimentação coisas saudáveis, mas nada que não agrade o seu paladar. Dieta não é para ser temporário, tente fazer dela uma reeducação alimentar saudável. Ingerir alimentos que não agradem o seu paladar lhe dará repulsa pela dieta e provavelmente haverá desistência. Inclua na sua alimentação frutas, legumes, verduras, grãos, mas somente o que aprecie de verdade.
Cozinhar a própria comida quando for possível ajuda muito, pois você poderá avaliar o que é feito, adaptar alimentos que gosta em um prato que realmente lhe encha os olhos. (Daqui uns dias irei postar algumas receitas de alimentos saudáveis que sei fazer, muita coisa fica melhor do que um sanduíche e ao invés de nos deixar com a consciência pesada, nos dá mais força para continuar com tudo.)
Quando for comer qualquer tipo de coisa calórica, ou mesmo que goste muito e que provavelmente irá passar do limite, aprenda a estabelecer uma quantidade. Nada de pegar uma barra toda de chocolate e levar para ver televisão, pegue uma quantidade suficiente e guarde o restante. Assim irá funcionar muito melhor e sem tanto sofrimento.
Peça para seus familiares respeitarem o seu regime, pois tem gente que realmente não entende e adora oferecer coisas tentadoras. Fazer com que entendam fará com que o sofrimento seja menor. Mas como já disse, não deixe de ingerir algo, diminua quantidades, passar vontade extrema também não ajuda.
Nos finais de semana dá para liberar um pouco mais, mas eu disse um pouco e não liberar tudo! Aproveite a comida de algum parente que você realmente aprecie, mas nem por isso precisa deixar todos sem comida, okay?
Aprenda a diferenciar o que é fome do que é gula. Quando sentir uma vontade louca de comer algo, pare para pensar o seguinte: “eu realmente estou com fome, ou é puramente gula?”. Muitas vezes o que sentimos é gula, seja por ansiedade ou pela mera pressão de estar de regime, então seja forte e aprenda a diferenciar.
Vou falar agora da belezinha que é a farinha de linhaça:
Muita gente deve ter visto sobre este grão no Globo Repórter, mas ele é testado e utilizado por pesquisadores da UFRJ. Segue o que dizem os pesquisadores sobre a farinha da linhaça e dúvidas freqüentes:
Linhaça combate o efeito sanfona
O efeito sanfona é observado quando a pessoa realiza dietas da moda. São dietas muito restritivas, que promovem uma perda de peso rápida. Mas a manutenção desse peso adquirido não ocorre”
É neste momento que entra a linhaça. São três tipos. “A linhaça dourada apresenta uma maior quantidade de ômega-3 e ômega-6 em comparação com a linhaça marrom integral e a linhaça marrom desengordurada. Ela tem mais gorduras poliinsaturadas, que são benéficas, protetoras do nosso coração”
Ela é um dos alimentos mais ricos em fibras. Essa fibra promove a saciedade no café da manhã e ajuda a paciente que quer emagrecer a reduzir sua ingestão alimentar ao longo do dia”.
Explica o grupo de pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
É possível preparar farinha de linhaça em casa?
Sim. A pessoa pode triturar a semente de linhaça no liquidificador, obtendo a farinha.Qual a medida recomendada para a dieta?
O nosso grupo de pesquisa tem orientado o consumo diário de quatro colheres de sopa rasas de farinha de linhaça por dia. Ou, como foi mostrado na reportagem do Globo Repórter, 2 de copinhos de café (aqueles de plástico), uma vez por dia, no café da manhã, misturado no suco, leite desnatado ou iogurte 0% de gordura.Quais alimentos podem ser enriquecidos com a farinha de linhaça?
Leite, iogurte, sucos de frutas e fruta amassada.Qualquer pessoa pode ingerir a farinha de linhaça ou há alguma restrição? Diabéticos e hipertensos podem consumir a semente?
Não há restrição. Como pode ser observado na reportagem, o consumo de linhaça associado à dieta hipocalórica [de baixa caloria] favorece a perda de peso. Com a perda de peso, é possível manter o controle da pressão arterial e da quantidade de açúcar no sangue de pessoas diabéticas. A presença de fibras na linhaça também auxilia no controle do açúcar no sangue de pessoas diabéticas.De forma geral, como deve ser o cardápio de quem adotar a linhaça no café da manhã?
É importante salientar que a farinha de linhaça isoladamente não promoverá a redução do peso. Para que a farinha de linhaça promova a perda de peso, é importante associá-la à dieta hipocalórica, que deverá ser nutricionalmente balanceada. Nesse caso, é importante que a pessoa procure a orientação de um nutricionista, que é o profissional capacitado para estabelecer um plano alimentar saudável e que contribuirá para a redução do peso.
As informações acima foram retiradas desta comunidade do Orkut, portanto crédito para a Joyce Camara.
Estou consumindo a farinha de linhaça duas vezes ao dia e acreditem, já perdi 2 kg com isso! Obviamente que o consumo deve ser associado com uma dieta saudável.
É algo que realmente funciona, aumenta a sensação de saciedade o que nos faz ingerir uma quantidade menor de alimento. Eu tomo com iogurte, pois é possível mudar o sabor e assim não vira uma rotina. É algo que faz bem a saúde e que nunca irei deixar de ingerir.
Já li artigos e mais artigos falando coisas maravilhosas sobre a farinha de linhaça, então seguem alguns que indico:
Quem quiser saber mais sobre as propriedades da linhaça leia estes artigos que indiquei, neles existem muitas informações interessantes que não coloquei no texto para não ficar tão longo – detalhe é que já ficou imenso.
Desculpem a postagem enorme, mas é que realmente acho este assunto muito importante e quis dividir com vocês as coisas que aprendi com a mudança alimentar que fiz. Espero que gostem e que de certa forma ajude alguém que estava precisando de um empurrãozinho para começar um regime.
Qualquer dúvida, ou consideração sobre a postagem deixem comentários que responderei o mais rápido possível.
13 Comments
Ladybug
13/09/2009 at 13:13Nem sei quem foi que te indicou essa coisa da linhaça HAHAHA
Juliana Guimarães
13/09/2009 at 23:02Eu to com um pacote de farinha de linhaça aqui pra começar a usar há um tempinho, mas ficava sempre adiando… Mas seu post super me animou a começar! Começarei amanhã mesmo (e não é o “conto da segunda-feira” não… rs)
Obrigada =] E parabéns pelo blog, ótimos textos!
Beijos
Patricia
14/09/2009 at 13:59Estou tomando a farinha de linhaça dourada há 01 (um) mês e não tive resultado nehum… estou com muito medo porque acho que estou engordando ao invés de emagrecer.
Preciso saber quantas vezes devo tomar por dia?
Será que estou engordando com a farinha?
Porque engordei 2Kg
Dora
13/10/2010 at 13:16Boa tarde,
Maravilhosa essa linhaça, minha filha teve colesterol alto e taxa de acuçar também. Consiguimos abaixar os dois.
A um mês atras o acuçar estava alto de novo. Ela comeu durante um mes todos os dias abaixou muito.Agora esta normal mas vou dar continuidade em sua alimentação pra ela ter uma vida mas saudavel e sem risco.
juliana flausino
11/07/2012 at 15:08ola!adorei o seu blog e eu estou começando agora na academia…tenhomuita anciedade q me causa muita fome…tenho q perder uns 17 k….quero usar a farinha..e queria saber se a coller q tenho q medir e dessa grande e se posso usar a farinha tb sobre a comida….espero resposta e porfavor me add no msn….
Tatiana Michels
11/07/2012 at 19:57Pode sim Juliana.
Beijos.
juliana flausino
11/07/2012 at 15:12qual o seu mns?
juliana flausino
11/07/2012 at 15:15quis dizer qualoseu msn?
Tatiana Michels
11/07/2012 at 19:57Eu não uso MSN… beijos.
Sayury
02/10/2012 at 20:32Olá!! Mto legal vc escrever sobre sua experiência, amei!!!
Olha tbm estou na reeducação há 4meses, perdi 10kg!!
Só consegui perder peso depois que aprendi que é um conjunto,
nada sozinho funcionará… Dormir bem! Beber mta agua! Diminuir as porções,
Nunca cortar arroz e feijão, Comer de 3 em 3h, praticar uma atividade fisica…
enfim, tem que ser tudo junto!! Aoi invés de uma pizza inteira, rsrs, como uma ou duas fatias de vez em quando… e nesses 4meses o chá verde, a linhaça e um termogenico(capsula), foram o que me ajudaram, mas de nada adiantaria se eu não seguisse todas essas regrinhas… Espero ter ajudado quem leu, vou pensar em criar um blog tambem, agora que vi que começou a dar certo essa reeducação!!! Grande abraço.. 😀
Tatiana Michels
03/10/2012 at 13:50Abraço Sayury!