0 In Saúde

Envelhecer é questão de opção

Cada vez mais brasileiros ultrapassam a faixa dos setenta anos com saúde, disposição e esbanjando alegria e qualidade de vida. Além disso, a expectativa de vida dos idosos só vem melhorando em todo o país. Entre os principais fatores que contribuem para esse cenário estão: uma boa alimentação, a genética e a prática de exercícios frequentes. Por esses e outros motivos não é incomum encontrar pessoas que desde muito cedo se preparam para a chamada terceira idade, com dedicação suficiente para tornar essa fase da vida ainda mais prazerosa e satisfatória. É claro que ainda há quem associe a velhice à ideia de descanso merecido, após muitos anos de trabalho. No entanto, muitos adultos com idade entre 60 e 80 ainda se sentem jovens e não deixam de seguir com suas atividades, mostrando-se altamente produtivos e esbanjando saúde física e mental e podendo até competir com indivíduos com menos idade. Se você já ultrapassou a casa dos 30 e consegue se imaginar velho aos 70, separamos abaixo algumas dicas importantes que vão ajudá-lo a estabelecer um equilíbrio mais próspero entre idade e juventude:

Quer afiar sua mente e deixá-la ainda mais rápida? A Preply ajuda você a desenvolver sua mente através do aprendizado de uma nova língua ou matéria escolar com professores do Brasil e do mundo. Para saber mais, basta clicar em Preply.com

Adote um estilo de vida interessante

O envelhecimento é um processo natural entre os seres humanos, porém é absolutamente possível diminuir os efeitos do tempo sobre o corpo e mente do indivíduo com a incorporação de hábitos simples à rotina diária. Adotando um estilo de vida mais ativo desde cedo, como, por exemplo, através da prática de esportes e exercícios físicos, criação de laços de amizade e aprendizado de novas habilidades, com toda certeza você aumentará suas chances de chegar bem aos oitenta. Junto a isso, uma constante observação de traços de personalidade, danos e sua substituição por atitudes benéficas, costuma contribuir para um estado físico e mental com mais energia e disposição. Em outras palavras, o bom-humor, ao lado de uma alimentação equilibrada, é considerado como sendo um dos pontos cruciais para se viver mais e melhor.

Conheça seu corpo a fundo

O corpo humano sofre muito a influência de seus genes, além de fatores externos inesperados. Logo, é extremamente aconselhável consultar seu médico com frequência e fazer um check-up completo de tempos em tempos, de modo a prevenir doenças e reagir rapidamente caso algum tratamento seja de fato necessário. Dessa maneira, consegue-se diminuir a quantidade de doenças derivadas de descuidos somatizados, tomando quaisquer medicamentos necessários.

Evite o consumo de drogas

Independentemente da legalidade, uma droga sempre irá causar danos ao corpo. Danos esses, que por vezes são irreparáveis. Isso porque a grande maioria das drogas alteram as funcionalidades do organismo, deixando o indivíduo mais frágil e suscetível a doenças físicas e mentais. Mesmo a cerveja, uma droga amplamente aceita e consumida em momentos de socialização, entre muitos outros, pode ser um agente causador de uma série de doenças nos rins e fígado – que é um verdadeiro coringa entre os órgãos e essencial para a sobrevivência.


Crédito das imagens: Shutterstock

You Might Also Like