62 In Opinião

Resumo da Beauty Fair: O que a feira pode fazer com uma marca…ou com blogueiro

null

Comentei na semana passada sobre a Beauty Fair e que este ano eu iria comparecer à feira para cobrir todos os lançamentos. Saí do Rio de Janeiro no sábado e só voltei na madrugada de terça-feira. Mesmo tendo levado laptop e 3G, fiquei totalmente “offline” por conta da correria insana. Portanto, só agora estou lendo várias coisas sobre o evento – e coisas que eu não poderia deixar de comentar.

Já adianto que tenho muita novidade para contar. Porém, isso será posto em outras matérias, já que o foco deste post é comentar como foi a feira em si e o que ela pode representar para uma marca.

Estou aqui escrevendo o texto às 2:30 da manhã de terça-feira. Tem mais ou menos uma hora que cheguei em casa e não poderia deixar de escrever…

Mas vamos “começar” do começo…

Na Hair Brasil que aconteceu no início do ano, vários blogueiros foram convidados para cobrir o evento como imprensa – com acesso à sala de imprensa e acesso a todas as informações como um meio de comunicação mesmo. Na Beauty Fair foram disponibilizados convites e também cadastramento, porém sem todos os acessos às informações como na Hair Brasil, ou seja, os blogueiros “ganharam” uma categoria, porém sem os benefícios de imprensa.

O Passaneura foi convidado por várias marcas e pela própria organização da feira para fazer a cobertura do evento. De início eu nem pensava em ir, pois como a feira é em São Paulo dificulta um pouquinho para quem é de outro estado. No final das contas decidi ir, pois ter acesso a todos os lançamentos é algo realmente incrível.

Uma coisa é simples de entender: quando um blogueiro é convidado para um evento desta magnitude é para fazer a cobertura do mesmo, colher informações importantes, tirar dúvidas diretamente com as marcas, fazer coisas que são difíceis de fazer à distância. Esta é a minha concepção e foi isto que fiz na Beauty Fair.

Fui à Beauty Fair dois dias. Andei quilômetros e mais quilômetros lá dentro. Quem me conhece e me viu lá, sabe o estado que ficaram os meus pés de tanto andar. Compareci há mais de 50 stands e tenho mais de 40 páginas anotadas com informações sobre lançamentos e sobre as marcas.

Minha postura lá foi de jornalista, pois a meu ver, minha presença lá foi como os olhos e ouvidos dos leitores, uma forma de realmente colher o máximo de informações relevantes e imagens para ilustrar tudo o que foi lançado.

Mesmo tendo passado por mais de 50 stands, não pedi brinde em NENHUM. Meu marido ficou comigo o tempo todo e é minha testemunha para confirmar isso. Recebi coisas? Obviamente. Porém o que foi dado foi por iniciativa da empresa, pois minha meta era ter informações e não os lançamentos em si.

É legal receber alguns lançamentos? Óbvio! Pois quando isso acontece posso mostrar detalhadamente tudo pra vocês – como é política do Passaneura – porém não é algo vital, pelo menos não para mim.

Quando cheguei ao Rio e comecei a acessar os blogs que leio, me deparei com muita coisa que me entristeceu demais. (leiam aqui e aqui) Eu, pessoalmente, presenciei algumas coisas na feira, porém tive a sorte de não presenciar muitas coisas tristes.

Fico triste em saber que algumas pessoas tem a concepção que “sou blogueiro e tenho direito de ter brinde de todos os stands” e simplesmente chegam para as marcas pedindo tal coisa. Não temos direito a nada! Comparecemos a estes eventos para fazer a cobertura, coletar informações e não para fazer a vez de sacoleiros

Muito blogueiro foi destratado por algumas marcas. Felizmente não presenciei este tipo de coisa e nem aconteceu este tipo de coisa comigo. Inclusive, esta semana farei menções honrosas a algumas marcas que realmente me surpreenderam de uma forma que não tem palavra que possa descrever… Mas isso merece um post específico!

Não entrarei no mérito da falta de educação das marcas com blogueiros, pois conheço os dois lados da moeda e é algo bem complicado… Mas é fato que as marcas e assessorias não podem generalizar negativamente todos os blogueiros por conta da má postura de alguns… Enfim.

Uma única coisa aconteceu comigo e isto me deixou muito revoltada. Fui convidada por uma marca para comparecer ao seu stand. Nunca nem havia ouvido falar da tal marca, porém fui com toda a boa vontade ao stand, peguei informações e afins. Quando me retirei do stand, meu marido estava abaixado amarrando o sapato e ouvi o DONO da empresa fazer o seguinte comentário “toda blogueira é patricinha”. Oi? Perai? Como assim? A marca convida várias pessoas para comparecer ao stand e conhecer a marca e solta uma pérola destas? Me revoltei de uma forma que vocês não tem idéia, porém não citarei o nome da marca, pois este tipo não merece visibilidade – nem que ela seja negativa.

É triste ver tanta gente que faz um trabalho direito – trabalho este que leva anos – acabar tendo seu trabalho desmerecido por conta da atitude de poucos – alguns que por sinal se passaram por blogueiros sem nem ter blog.

Acredito que deva ser feita uma triagem mais rígida nestes eventos. Limitar o cadastramento de blogs – analisar se realmente o blog tem relevância e interesse pela feira, ou se só irá comparecer para receber brindes. Sei que é algo difícil, pois existem muitos blogs hoje em dia… Mas não custa sonhar, não é mesmo?

Mas não é só de blogueiros que vou comentar, mas também do que a feira pode fazer com uma marca. Selecionei quatro efeitos:

1) Aumentar a admiração;

2) Manter a admiração;

3) Decepcionar um pouco;

4) Queimar o filme.

1) Sai da feira muito feliz, pois algumas marcas me conquistaram de uma forma incrível. Em vários stands, passei mais de 30 min conversando com o próprio dono da empresa, pude saber como os produtos eram desenvolvidos – literalmente pude ver o comprometimento de todos com a marca e com a satisfação dos consumidores;

2) Muitas marcas já tinham minha admiração e mantiveram intacta sua reputação – e com todos os louvores merecidos;

3) Algumas decepcionaram um pouco. Em vários stands os responsáveis não sabiam dar informações, pareciam perdidos… Isso realmente é algo complicado;

4) Nem preciso falar o que é queimar filme, não é? Vide “toda blogueira é patricinha”. Este tipo de marca NUNCA receberá meu dinheiro na compra de absolutamente nada.

Bem, é isso gente. Estou cansada, mal consigo andar… Mas tudo valeu a pena! Conheci marcas incríveis, proprietários exemplares e lançamentos de babar e tudo isso será postado aqui no Passaneura!

null

You Might Also Like

62 Comments

  • Reply
    Karina Catellan
    31/08/2010 at 16:37

    Ansiosa pra saber das novidades. E achei o post fantástico! Beijos

    • Reply
      Tati Michels
      01/09/2010 at 06:26

      Hoje já tem novidade no ar 😉

  • Reply
    Tatiana
    31/08/2010 at 16:44

    Lindo e emocionante o post.
    Ansiosa para saber os lançamentos. =)
    Você vai na feira Hair Beauty no Riocentro ?
    Beijinhos!

    • Reply
      Tati Michels
      01/09/2010 at 06:27

      Vou sim Tatiana =D, você vai?
      Beijos!

  • Reply
    Clau Melo
    31/08/2010 at 17:12

    Disse isso no TTwins e no Mão Feita:

    Considero que atualmente existem duas categorias distintas: os BLOGUEIROS E OS EDITORES DE BLOG.

    Essa diferença fica clara na linha editorial de cada tipo, na abordagem, no modo de escrever e de como trata o seu blog e quer que este seja visto.

    A partir do momento que entendi essa diferença, consegui administrar muito melhor o que vem a ser o meu blog e o que eu pretendo com ele. Por isso, me considero EDITORA DE BLOG.
    Porque vou atrás do tópico relevante para as minhas leitoras, não me deixo ofuscar pela beleza dos brindes e não promovo marcas ou segmentos que não tenham a ver comigo ou meu público, da mesma maneira que não publico releases enviados por marcas.

    Se está no Dazzleblog é porque eu (ou alguém em que confio), avaliza.
    E também acredito que você encara o Passaneura da mesma forma que eu vejo o Dazzle.

    Mas também acredito que o erro está no excesso de convites distribuídos a torto e a direito.

    Popularizou demais a coisa e a proporção foi fora do controle.

    Caras-de-pau tem em todo lugar. Acho uma pena gente séria ter sido prejudicada por isso.

    Mas fica a lição para os organizadores e marcas.

    Bjs

    • Reply
      Tati Michels
      01/09/2010 at 06:27

      Tem que ter uma filosofia própria mesmo!

  • Reply
    Rafaa
    31/08/2010 at 17:46

    Nossa Tati, ainda ser chamada de patricinha.??
    Com toda a razão do mundo vc ignorar a tal marca, não merece nem propaganda ruim. #APOIADOO
    .
    Sabe, vi mta coisa por aí sobre esse problema que teve na feira e realmente fiquei curiosa para saber quais foram os blogs q estavam caçando brindes. Curiosidade para nunca mais entrar nesses blogs…
    Eles tbm naum merecem a atenção de nós, leitoras.

    E ó, estamos contigo tá?
    Bjaum e posta as novi viu??

    • Reply
      Tati Michels
      01/09/2010 at 06:29

      Oi Rafa!
      Não sei quais são os blogs em questão… 🙁
      .
      Ser chamada de patricinha é o fim né? Mas fazer o que rs
      .
      Sem dúvida postarei as novidades, hoje já tem coisa que irá ao ar!
      .
      Beijão!

  • Reply
    Gui
    31/08/2010 at 18:27

    Pois eu me revoltei com esse post.
    .
    Primeiramente, vamos aos fatos, la fora, os bloqueios sao realmente tratados como impressa, pois eh este o papel que desenvolvem em seus blogs, de informar o seus leitores, tratar de fatos, ja que muitas vezes, a própria imprensa especializada e manipulada por grandes empresas (falo de uma forma geral) pq sabemos o quanto isso acontece em todos os segmentos da sociedade, principalmente nessa detenção da informação veiculada.
    .
    Por fim, creio que boa parte das empresas sequer notaram a validez dos blogueiros, vocês apesar de toda a necessidade de informação técnica, sao a extensão dos consumidores deles, uma versão com menos medo que dao a cara a tapa pra poder falar de um produto, seja bom ou ruim, mas apena trazem a tona fatos, a realidade em si.
    .
    Com relação ao preconceito ao qual vc foi submetida, creio que em pouquíssimo tempo essa empresa fechara suas portas, pois uma empresa que nao sabe lidar com pessoas, e respeita-las nao pode funcionar, ate mesmo pela necessidade dessa situação na administração desta, se ele disse a você, uma potencial divulgadora do trabalho dele, imagine como nao trata seus empregados?
    .
    Penso que apesar de todos os desconfortos e a negatividade, você tenha aproveitado imerecidamente a feira, pois realmente foi pra isso que você saiu de sua residência no RJ e se dirigiu a Sao Paulo, pra voltar com uma bagagem muito alem de brindes e uma sacola cheia de cosméticos, mas bagagem de informações pra passar aos seus leitores.
    .
    Achei ridículo o que fizeram contigo, e te digo mais, nem de longe ate hoje você me passou a imagem de Patricinha, alias, muito pelo contrario, acho uma garota guerreira, lutadora, vencedora por natureza, e educada acima da media, coisa que qualquer dono de empresa com política de relacionamento medíocre deveria no mínimo ter tido quando criança, e nem podemos culpar a coitada da mae dele, afinal de contas, ela pode ate ter dado tal educação, agora se ele assimilou ou nao, isso ja nao diz respeito a nossa alçada.
    .
    Li por cima os outros dois blogs, e acredito que seja necessário exporem os fatos quando tratar desses assuntos delicados, afinal de contas, muita gente pensa que vocês vivem de glamour e paparicos dessas empresas, o que nao e verdade, e sou a favor SIM, de vcs respeitarem as empresas que respeitam vocês.
    .
    Sem mais, pelo menos por enquanto.
    .
    Bjo grande e aguardo as BOAS novidades da feira.

    • Reply
      Tati Michels
      01/09/2010 at 06:31

      Palmas pelo que escreveu. Como sempre digo, amo os seus comentários, pois são bem escritos e sua postura é excelente com relação ao que é posto.
      .
      Fico feliz de não passar um imagem de patricinha. Não me acho patricinha e não gosto quando insinuam que sou. Sou mais moleca do que patricinha, rs, gosto de jogar video game, gosto de esportes e além de tudo levo peso numa boa hahaha
      .
      Uma coisa que colocou que realmente me fez pensa… Como será que ele trata os empregados?
      .
      Muitíssimo obrigada pelo comentário, fiquei muito feliz quando li =)
      Beijo enorme!

      • Reply
        Gui
        02/09/2010 at 10:44

        Eu me revolto demaaaaais com injustica, vc nao tem ideia, acho q esse eh o meu lado do direito rsrs 😀
        .
        Foi um momento super “Marcia”: “Mexeu com voce, mexeu comigo” kkkkkkk
        .
        Mas tudo o que eu disse por aqui, nada mais eh do q o meu modo de pensar…
        .
        Bjo imenso e otima quinta pra ti! 😀

  • Reply
    Nivea
    31/08/2010 at 18:33

    Oi, Tati!
    sempre achei que essa explosão de blogs uma hora danificaria a imagem dos blogs sérios… Tem mesmo muita gente que quer ter blog para ganhar produtos…
    Também imagino quanta empresa se faz de amiguinha, mas no fundo, nem só querem divulgação fácil…
    Ainda bem que tem gente séria como você para filtrar tudo isso e mostrar como as coisas são de verdade…
    Parabéns pelo relato!
    Bjs

    • Reply
      Tati Michels
      01/09/2010 at 06:32

      Isso é verdade Nivea. É uma via de mão dupla: tem blog que só quer produto e empresa que só quer divulgação fácil… É triste isso, mas é a grande realidade hoje em dia né?
      .
      Obrigada pela confiança e pelo comentário 🙂
      .
      Beijos!

  • Reply
    Vanessa
    31/08/2010 at 18:38

    Gostaria de saber a marca do produto e das blogueiras…isso tudo é o fim!!!! Elas (empresa e tais blogueiras) não merecem nossa atenção!!!!

    • Reply
      Tati Michels
      01/09/2010 at 06:33

      Oi Vanessa!
      As blogueiras em questão eu não sei informar direitinho…
      .
      De qualquer forma te mando um email =)
      .
      Beijos

      • Reply
        Vanessa Maria
        01/09/2010 at 13:10

        Tati tudo bem?
        Pois é , eu tbm gostaria de saber o nome da marca que te maltratou digamos assim.
        Me manda um email tbm informando? claro que vou ponderar mas lendo seu post ficarei mais com o pe atras. Talvez essa pessoa que falou isso das blogueiras nao tenha a menor dimensao do que representa isso.

        A famosa propaganda boca a boca que qualquer marketeiro sabe o que é e que pode ajudar ou arrazar com uma marca.

        Enfim, li ontem o post da Ira no MF e fiquei chocada com coisas que soube. Muito feio isso tudo mas ainda bem que sabemos peneirar o que é bom e o que é ruim e definitivamente voce, sua postura e seu blog são nota 1000!
        Ha um tempo atras quiz fazer um blog de moda mas me informei e vi q demandava muito tempo e dedicação e eu nao tenho tanto tempo assim, alias sei q vc tbm nao tem mas acho q o seu amor pelo universo abordado no blog é maior que qualquer barreira e por isso eu a adimiro tambem.
        Alias vc e as outras meninas dos blogs q adoro, EDA, MF, Nosso Vicio, LPE, 9ml e outros como Esmaltes da Kika, Garotas estupidas, enfim.. tantos que acompanho e leio que é ate injusto nao falar de todos.

        Mas enfin, depois de um mega coment ( atoscafeelings) deixo meu abraço e um beijo e desejo muito sucesso sempre em tua vida seja no blog ou nao.

        Vanessa Maria

  • Reply
    Eliana Figueiredo
    31/08/2010 at 18:38

    Adorei seu post gosto muito de seu blog, esperando os proximos postpara saber das novidades… um grande abraço…

    • Reply
      Tati Michels
      01/09/2010 at 06:33

      Oi Eliana!
      Hoje já terá post de lançamento =)
      Espero que gostem da cobertura que fiz 🙂
      Beijão

  • Reply
    Flávia
    31/08/2010 at 18:40

    Nossa Tati, eu fiquei triste com essas coisas q li sobre essa história dos brindes e tal, mas na vdd não me surpreende. Sempre vejo nos blogs alguma reclamação sobre leitores caça brinde q burlam todas as regras pra tentar ganhar alguma coisa num sorteio, e acredito q entre essas mesmas pessoas estão aquelas q criaram um blog apenas para ir a feira e tentar a sorte por lá!
    Eu gosto de esmaltes como um hobby e até considerei ir a feira mas não tive oportunidade esse ano. Lamento muito q algumas pessoas egoístas (pra ser educada) estejam denegrindo a imagem tão legal q os blogs deveriam ter!
    Infelizmente pessoas desonestas estão por toda parte né!
    Mas parabéns pelo seu profissionalismo e sinceridade ao nos escrever!
    Adoro seu blog cada dia mais!
    Grande beijo

    • Reply
      Tati Michels
      01/09/2010 at 06:35

      Oi Flávia!
      Infelizmente muita gente cria blog pra ganhar coisas.
      .
      Uma coisa que tenho em mente, é que blog caça-brinde não necessariamente é blog novo. Conheço muito blog recém criado com conteúdo bom e boa filosofia. Realmente vai da postura do autor né 🙁
      .
      Espero que um dia essa generalização negativa não exista mais, ou pelo menos que aconteça com menor frequencia.
      .
      Obrigada pelo comentário e pela confiança =)
      .
      Beijão!

  • Reply
    CECILIA
    31/08/2010 at 19:22

    concordo plenamente com suas palavras……Fui à feira no sábado e tb em busca de informações, mas tinham muitos stands em que os profissionais não sabiam dar nenhuma informação, em alguns assuntos eu sabia mais do que o profissional, meu esposo que me acompanhou ficou indignado….
    Em todos os stands presentes também não tinha a cara de pau de pedir nada, a única coisa que pedi foi autorização para poder tirar fotos….
    fui até surpreendida po uma representante de uma marca, pois estava do lado de fora conversando com a recepcionista sobre o catálogo que peguei com ela, qdo a representante chegou e viu que era blogueira(fiquei até com receio de falar que era) e ela prontamente ficou super feliz foi correndo buscar uma amostra do produto pra que eu divulgasse e até pediu meu cartão….mas posso confirmar que foi a única.
    Sem contar né do atendimento alto nível da Fing´rs que tratou as blogueiras super bem……Ai, chega né senão vira um post rsrsrsrsr.
    Bjoks

    • Reply
      Tati Michels
      01/09/2010 at 06:37

      Nossa Cecilia! Isso de saber mais que os responsáveis pelo stand é complicadíssimo, não é? Passei por coisas assim… Falta de preparo é algo lamentável.
      .
      Todos falaram super bem da Fingrs mesmo =) Pena que não pude comparecer ao evento no sábado 🙁
      .
      Beijos e obrigada pelo comentário e depoimento!

  • Reply
    Daniele
    31/08/2010 at 19:36

    Adorei o post!
    Dá pra notar que vc se compromete muito com seu blog e, no fim das contas, só blogs sérios como o seu têm credibilidade, porque nós, leitoras, percebemos quem cria blog só pra ganhar brinde.
    Pra vc ter idéia, não tenho blog e uma garota já mandou mensagem pra mim (no twitter) pra a gente fazer futuras parcerias! Como assim?! A garota fala em parceria sem nem saber o q isso significa! Eu não tenho empresa nem sou blogueira, pelamordedeus!
    Parceria virou sinônimo de brinde, pelo que pude perceber.
    Acho que por causa desse tipo de gente, muitas de vcs recebem propostas absurdas de algumas empresas. Tipo: “te dou uma amostra grátis e vc faz propaganda do meu produto”
    Blogueiras sem comprometimento acabam queimando o filme das verdadeiras blogueiras… uma pena!

    • Reply
      Tati Michels
      01/09/2010 at 06:39

      Nossa Daniele, isso de receber mensagem pedindo brinde e parceria é no mínimo engraçado (pra não dizer outras coisas).
      .
      Vejo que muitas vezes nem leem nada, só mandam email e ponto… É a necessidade extrema em “conseguir parceria”.
      .
      Obrigada pelo comentário. Fico feliz em ver que os leitores conseguem visualizar muito bem a situação =)

  • Reply
    LidianyCS
    31/08/2010 at 19:59

    Tati fiquei indignada por vc querida.
    Imagino o trabalho que dá para todas as blogueiras de verdade manterem seus blogs atualizados e ter um público assíduo e satisfeito.

    Só estou escrevendo para dar um recado à essas marcas que como vc disse não levam a sério esse trabalho profissional!
    Eu não assisto TV e não leio revistas nem levo muito a sério as propagandas em geral.
    Ultimamente tudo que eu vou comprar, digo exatamente tudo! Pode ser até um biscoito. Shampoo, esmalte, pincel, maquiagem, roupas, bolsas, whatever, eu olho no google e vou de blog em blog, perguntando, lendo e me informando.
    Já deixei de comprar mta coisa pq os blogs não indicam, além disso, já comprei muita coisa por influência do mundo dos blogs.
    Por isso, acho que se uma empresa trata mal ou não respeita esse trabalho vai estar queimando sua imagem como milhares de consumidores em potencial. Desta forma, essas marcas deveriam estar de olho na opinião dos donos de blogs e acompanhar a sua imagem cuidadosamente pela internet.
    Desculpem pelo longo comentário, mas quis passar toda a minha mensagem ^^

    • Reply
      Tati Michels
      01/09/2010 at 06:40

      Oi Lidiany!
      Imagina se desculpar, amei seu comentário e amo quando vocês expõe o que pensam aqui =)
      .
      Falou tudo no comentário! É exatamente esse o efeito dos blogs. Uma quantidade imensa de pessoas procurando informações antes de comprar, ou mesmo dicas. Menosprezar esse meio de comunicação é no mínimo burrice…
      .
      Beijão e obrigada pelo comentário =)

  • Reply
    Momô
    31/08/2010 at 21:16

    Tati, é uma coisa mto triste realmente esse burburinho chato q tá rolando pós BF. Quem não teve a oportunidade de ir e ficou ávida pelas novidades e informações (como eu), simplesmente ficou com cara de ‘?’ porque o essencial foi deixado pra segundo plano.
    Estou aguardando os teus posts pra eu poder realmente ter uma visão do que rolou por lá.
    bjus

    • Reply
      Tati Michels
      01/09/2010 at 06:42

      Oi Momô!
      No meu caso não deixei bem pra segundo plano. Como comentei, cheguei de viagem na madrugada de ontem e fiz este post assim que cheguei. Não deixei de postar novidades, pois leva tempo a edição de imagens e análise do conteúdo anotado. Mesmo sem este post eu não iria postar nenhum lançamento hoje – dia que inclusive acabou a beauty fair.
      .
      De qualquer forma, hoje já irá ao ar post com lançamentos 😉
      .
      Beijão

  • Reply
    Lorenda
    31/08/2010 at 22:21

    Tati,

    Diz o nome da marca pra gente boicotar também. Se não quiser divulgar, me manda por e-mail que eu vou ter o maior prazer de nunca comprar nada deles.

    Beijos!

    • Reply
      Tati Michels
      01/09/2010 at 06:43

      Oi Lorenda!
      Entrarei em contato com você.
      Beijos

  • Reply
    Gaspinha
    01/09/2010 at 00:28

    Oi, Tati

    Depois da minha última experiencia na Hair Beauty, considerei dispensável a Beauty Fair de 2010…..
    Após toda esta epopéia, concordo com a Lorenda e gostaria de saber o nome da marca, por email se vc preferir, para nunca comprar “nada” deles!

    Bjks
    http://gaspinha.blogspot.com

    • Reply
      Tati Michels
      01/09/2010 at 06:43

      Te mando email.
      Beijão!

  • Reply
    Bruna Tavares
    01/09/2010 at 00:52

    Tati linda, adorei te conhecer!
    E menina vou te dizer, não entendi nada esse lance da BF…mas fia nem sofra…eu fui lá na saa de imprensa de boa, falei pro segurança que era imprensa e fui…ahh tem q ser safa bem, vida de jornalista é tensa…rsrs
    mas nada a ver o q esse povo fez…genteeee…u ó!
    fora que presskit e release e cotidiano de assessora né…tinha marca q eu eu pedia release e o povo” acabou os press kits” ai deussss…kkkk
    esmalte eu compro por dois conto na americanas…
    mas enfim né…deve ter rolado um credenciamento mucho loko!
    e achei um absurdo não liberarem a sala de imprensa…enfim né!
    paciência!
    beijossss

    • Reply
      Tati Michels
      01/09/2010 at 06:45

      Oi Bruna!
      Só depois que cheguei no hotel que lembrei que esqueci de tirar foto com você – sendo que havia comentado com você que queria tirar… Quando fico cansada minha memória é UÓ 🙁 Amei te conhecer e repito, seu esfumado é lindo rs
      .
      Você fez é muito bem!
      .
      Mas é isso ai, bola pra frente e que venham mais feiras rs.
      .
      Beijão!

  • Reply
    Maira de Oliveira
    01/09/2010 at 01:42

    Nossa que terrível, o pior é que já li em vários blogs falando da BF praticamente a mesma coisa, que alguns foram destratados, que alguns foram taxados e que algumas pessoas foram para mendigar brindes.
    Poxa estou começando um blog e nunca pedi nada a ninguém, pelo contrário sempre mando emails perguntado sobre mais informações para passar aos leitores.
    Ficaria muito indignada se fosse taxada de “tal coisa” por ser blogueira e por ser iniciante, muito triste certos comentários que ando lendo nos blog.
    Afinal se uma empresa te chama para o evento é para você como blogueira fazer cobertura do evento, enfim muito triste certos fatos.

    Beijos Tati!

    • Reply
      Tati Michels
      01/09/2010 at 06:47

      Oi Maira!
      Continue nesta linha de pensamento, pois uma coisa eu sempre defendo: blog novo não é sinônimo das coisas que aconteceram. Conheço muito blog novo com conteúdos ótimos e filosofias idem.
      .
      Boa sorte com o blog =)
      .
      Obrigada pelo comentário!
      .
      Beijão!

      • Reply
        Maira de Oliveira
        01/09/2010 at 13:58

        Tati será que você poderia me mandar um e-mail falando qual foi a marca que te destratou?

  • Reply
    Zinha Santos
    01/09/2010 at 02:52

    Bem, de uns tempos pra cá a internet tem trazido muitos benefícios e muitos malefícios também sim, pq não? Hoje qualquer um pode ter um blog, uma conta de yt e um orkut. Qualquert um mesmo, de qualquer idade, inclusive crianças. Nesse caso em específico, me refiro a crianças que vivem e gravam como adultos, falando difícil e fazendo makes de adulto, com coisas de adulto, e, pasmem: RECEBENDO PATROCÍNIOS DE EMPRESAS DE COSMÉTICO PARA ADULTOS!! Uma empresa desse prote de verdade perde comigo a metade do moral e do respeito. Quer patrocinar criança, envie produtos para criança ou adolescente!
    Saindo dessa “neura” e voltando na relação blog x empresa, acredito que com essa explosão de blogs, são as próprias empresas que devem fazer o controle de quem vão dar patrocínio, se vão dar patrocínio, como será feito… De verdade, as empresas deveriam investir tempo em quem vai realmente analisar seu produto e trazer benefícios a marca, pois só pra usar o produto de graça tem muita gente. E outra mais, por favor “blogueiras”, não saiam pedindo brindes a toa por ai, tenham em mente que a reputação de vcs fica em jogo, mas não só a de vcs, a de todas nós que fazemos dos nossos diários virtuais um canal pra toda essa gente! Gostaria muito de ter ido, mas sair daqui da Bahia pra ir, nem deu… talvez ano que vem, quem sabe… Bem, claro que todo mundo adora uma amostra, afinal tem produtos que sao complicados você comprar pra testar se presta, mas assim, ficar pedindo e esperando brindes de todo lugar também não dá né?? Vamos criar consciência! Beeeeeeeeeijos!!

    • Reply
      Tati Michels
      01/09/2010 at 06:49

      Nossa Zinha, outro dia mesmo estava pensando no post que fiz sobre as crianças no youtube e vi algumas marcas enviando produtos :/ enfim né… lamentável
      .
      É exatamente o que falou, não é que ganhar coisas é ruim, o que não dá é se humilhar pra pedir coisas… :/
      .
      Beijão e espero que no ano que vem você possa ir à BF =)

  • Reply
    AleCarnevalli
    01/09/2010 at 11:44

    Nossa Tati, outro dia mesmo estava falando com uma amiga sobre mendigagem virtual, enfim, também não gosto e acho muito feio.
    Estou louca para ler as informações q vc colheu lá. A Karin, minha amiga/colaboradora, foi representando o blog pra mim, ela foi ontem e me disse q estava bem tranquila a feira e conseguiu conversar até com o presidente da Embelleze, ela estava encantada com tudo.
    Bjkss e aguardo as novidades.

    • Reply
      Tati Michels
      04/09/2010 at 18:00

      Oi Ale!
      O pessoal da Embelleze é incrível! Foi um dos stands que me trataram melhor, coisa de louco, muito gentis mesmo!
      .
      Beijão!

  • Reply
    Vanessa Maria
    01/09/2010 at 13:12

    Tati
    ahh eu ate fiz um blog mas é um blog pessoal, onde coloco fotos minhas e sobre viagens e minhas poesias ( sou poetisa amadora ) mas esta meio largadinho…

    Mais uma vez beijos !

  • Reply
    Dee
    01/09/2010 at 15:57

    Eu tenho visto muito disso nos blogs de livros. E a coisa é pior ainda porque o pessoal “se vende” pra conseguir livros das editoras, elogia até erros só pra poder ganhar mais. É horrível!

    [E eu gostaria de saber qual a empresa também. Me manda por e-mail? =]

    • Reply
      Tati Michels
      04/09/2010 at 18:01

      Caramba Dee… elogiar erros é horrível :O

      Beijos!

  • Reply
    Fer
    01/09/2010 at 16:57

    Achei um absurdo, sou leitora e adoro blogs, antes de comprar um produto sempre procuro resenhas, o blog eu acredito ser a melhor propaganda para a marca! Queria saber a marca que falou que blogueiras são patricinhas, pq essa eu não compro mais! Vc me manda um mail?
    Bjos

    • Reply
      Tati Michels
      04/09/2010 at 18:02

      Oi Fer!
      É isso mesmo… hoje em dia a maioria dos consumidores procura informação antes de comprar um produto… Fico triste quando vejo empresas que não dão valor, ou mesmo credibilidade à isso 🙁

  • Reply
    Juh
    01/09/2010 at 20:13

    Oi Tati! Fiquei chocada com o “patricinha”, logo vc???? Tudo o que vc não aparenta é ser patricinha, eu tava lá contigo? Oiiiii? Muito engraçados esses PRÉ conceitos…pra não dizer péssimos.
    Há uns 15 dias tbm fui num congresso/exposição da indústria farmacêutica, no Rio Centro, e aconteceu a mesma coisa conosco, estávamos vendo as novidades mas não parecíamos potenciais compradoras(ei, farmacêuticas!) e eles pouco davam bola pra gente, qdo uma amiga se revoltou e decidiu ser a “compradora” todas as portas se abriram e os famosos “brindes” encheram muitas sacolas.
    Na minha humilde concepção de marketing, vejo que há um engano da indústria, se almejo a aceitação e divulgação do meu produto, tenho q investir em treinamento das “apresentadoras” e na confecção de amostras para quem passar na feira possa testar em casa e divulgar para outros possíveis compradores, certo? Acho q fiz o curso de marketing umas mil vezes e é isso que eles nos ensinam, né?
    Ninguém tá ali pra pixar os produtos (por pior q sejam) ou morrendo de “fome” de consumo, lamentável ver q o mesmo ocorre em vários setores.
    Bjos pra vc lindona!

    • Reply
      Tati Michels
      04/09/2010 at 18:02

      Oi Juh!
      Fiquei chocada com o relato…
      .
      Me diz uma coisa, você vai à Hair Beauty? Se quiser ir comigo me avisa hein 😉
      .
      Beijo mil!

  • Reply
    Pamy
    01/09/2010 at 23:51

    Depois de ler tim tim por tim tim o que vc escreveu neste post e em outros blos como o Mão Feita, só tenho que dar os Parabéns a vocês blogueiras.

    1º Não é o trabalho de vocês
    2º Fazem isso por pura boa vontade, por gostar mesmo e de coração
    3º Quem realmente gosta de informar as pessoas faz como vocês investe nisso, você correu riscos na estrada entre Rio e SP, mas foi, andou, pesquisou e vai repassar, quer comprometimento melhor com a leitora, seguidora.

    Tati, sigo muitos blogs e realmente são poucos como o Passaneura, que realmente tem conteúdo.

    Abraços

    Pamy

    • Reply
      Tati Michels
      04/09/2010 at 18:03

      Oi Pamy!
      Fiquei emocionada com o seu comentário. Obrigada mesmo pelo carinho e pelo respeito conosco. Tudo o que disse é coisa rara de se ler hoje em dia =)
      .
      Muitíssimo obrigada pelo carinho e pelo comentário, fiquei muito feliz, de verdade.
      .
      Beijo enorme!

  • Reply
    Ira
    02/09/2010 at 13:18

    Tati,
    Você sabe que te acho incrível e com uma postura impecável, raro de encontrar hoje em dia.
    Realmente o que aconteceu foi muito chato e confesso estar bem envergonhada.
    Mas valeu pela reflexão, também. Vamos aí continuar o trabalho que fazemos e torcer para que o quadro mude.
    😉
    bjs

    • Reply
      Tati Michels
      04/09/2010 at 18:06

      Oi Ira!
      Tenho muito respeito pelo Mão Feita, como já comentei com você. Me entristece demais ver o que está rolando hoje em dia… Pois é o trabalho de vocês que é colocado em risco… 🙁 tantos anos de dedicação sem esperar nada em troca e ser colocado no mesmo “balaio” que outros que “causaram” na BF? Não acho justo, não acho mesmo!
      .
      Como você disse valeu a reflexão. Por um lado foi bom vir tudo à tona assim, pois serve para abrirmos os olhos e darmos valor nas empresas que respeitam os blogs sérios e os blogueiros que fazem a coisa direito.
      .
      Obrigada pelo comentário! E vou te cobrar hein, temos que sair pra tomar algo… rs

  • Reply
    Sandra Intini
    02/09/2010 at 13:38

    Minha parceira de blog e eu fomos super mau atendidas num stand, e depois de todos esses posts sobre o preconceito com blogueiras entendemos o que aconteceu. Optamos por não falar nesse assunto, além de estar super bem divulgado preferimos guardar segredo. Ganhei algumas coisas na BF, comprei muuuuuuitas (hahahaha) e até acho legal um brindezinho, mas de tudo o que foi postado até hoje no blog foram compras mesmo. Existem empresas realmente interessadas nos blogs, que entendem essa relação. Conheci um rapaz que recebia em tempo real pelo celular toda vez que alguém escrevia o nome da marca em algum blog, tamanha preocupação em saber o que está sendo dito. Espero que o reconhecimento do trabalho das blogueiras continue, e quem é forte sobrevive!

    Manda pra mim a marca que te destratou só pra eu ver se é a mesma? 😀

    Um beijão!

    • Reply
      Tati Michels
      04/09/2010 at 18:08

      Oi Sandra!
      Também vi muita empresa super engajada com a tecnologia de hoje. Nessas horas que vemos que as empresas antiquadas estão totalmente fora do contexto né?
      Te mando email sim 😉
      Beijão!

  • Reply
    Evelyn Albuquerque
    02/09/2010 at 15:04

    Gostei do Post! Triste saber do acontecido, mas ainda bem que não te abala, pois vc é superior!

    Sucesso!
    bjs!

    • Reply
      Tati Michels
      04/09/2010 at 18:08

      Obrigada pelo comentário Evelyn!
      E é isso ai, bola pra frente né? =)
      Beijocas!!

  • Reply
    Clau Melo
    03/09/2010 at 20:43

    Hoje senti “na pele” essa agonia que as marcas estão dos blogs.
    Escrevi para uma conhecida marca nacional de dermocosméticos pedindo informações técnicas sobre um determinado produto que quero fazer resenha, assim como o preço ao consumidor.

    Recebi a resposta que a empresa nao está aceitando novos parceiros para 2010, que deveria entrar em contato com o pessoal do RP.

    Aí respondi de volta, dizendo que devo ter sido mal interpretada, que não estava fazendo proposta de parceria, mas sim que queria informações sobre o produto “tal”, porque em cada resenha que faço, coloco a descrição dos efeitos prometidos, modo de usar e preço sugerido, que se eles pudessem me dar essas informações, eu agradeceria.

    Na hora, me lembrei do seu post.
    Nunca fui de mendigar parceria – e você melhor que ninguém sabe disso – e não vai ser hoje que o farei.

    Nunca me esqueço de um trecho de uma matéria que a Camila Coutinho fez para novas blogueiras no Garotas Estúpidas: “Não corra atrás de patrocínios/parcerias. Na hora certa, eles irão aparecer”

    E é isso mesmo.

    Bjs

    • Reply
      Tati Michels
      04/09/2010 at 18:09

      Choquei!
      É isso que digo, algumas marcas estão com “medo” de blogs… Assustador o clima pós beauty fair :O

  • Reply
    Margô
    04/09/2010 at 19:28

    Oi Tati. Gostei de ler seu texto e sei o qto vcs de Blogs sérios são empenhadas em manter a gente, suas leitoras, informadas e antenadas com as novidades praticamente saindo do forno, rs. Eu agradeço muito pelas horas que passo lendo textos e mais textos de Blogs legais na internet. Também fui na Beauty Fair mas eu fui como visitante e consumidora que sou, rs. Gostei muito e só presenciei um episódio de pouco caso e atendimento ruim mas percebi que era algo pontual, ou seja, a recepcionista do stand não foi preparada para tal função e adotou uma postura de segurança de loja de cosméticos e não de recepcionista de uma marca. Fico feliz de dizer que esse episódio não ocorreu na área destinada ao varejo onde eu, na minha condição de visitante e consumidora fiz a festa e fui muito bem recebida, rs. Quem sabe toda essa discussão não sirva para melhorar cada vez mais este evento. Bjo

    • Reply
      Tati Michels
      04/09/2010 at 20:00

      Oi Margô!
      Realmente o descaso a atendimento ruim foi a exceção. Concordo piamente com o que você colocou aqui, que é este tipo de discussão que fará a feira melhorar a cada ano.
      .
      Na parte de varejo também fui super bem atendida, comprei várias coisas na Audrey – loja que eu sempre fui apaixonada, mas nunca havia ido *-*
      .
      Continuo com a minha idéia, temos que expor as coisas que aconteceram, pois é a única forma de melhora. As empresas que colocaram pessoas despreparadas poderão ver que fizeram errado, assim como as que prepararam bem os funcionários, pois verão que fizeram o certo e sem dúvida alguma irão investir neste quesito no próximo ano.
      .
      Ó hein, no próximo ano se você for temos que marcar de nos conhecer =)
      .
      Um beijo enorme e obrigada pelo comentário!

      • Reply
        Margô
        05/09/2010 at 19:53

        rsrsrs… eu tenho certeza que farei todo o possível pra ir pq em meio a tanta coisa bonita eu me encantei… me senti a Cinderela no baile do Príncipe, kkkk, mas eu aviso sim e se td der certo a gente consegue combinar de se encontrar para nos conhecermos… se é q vc terá tempo heim?! Lembra que na sua volta a gente vai querer saber de tuuuuuudinho e o mais importante e que eu acho que é o diferencial de cada Blog: com sua visão das novidades e com seu modo de escrever e de nos contar tudo isso! Bjo

  • Reply
    Tania
    06/09/2010 at 08:34

    Tati, parabéns pelo seu profissionalismo! Impressionante sua excelência na comunicabilidade escrita… Você escreve um texto com tanta clareza, dá vida às idéias, é como se eu pudesse ouvir as suas palavras.. Avaliação sensacional nesse post, você foi completa, disse tudo! Parabéns e agradeço, como leitora do passaneura, pelas preciosas informações.
    Beijocas para você, Tatinha!

  • Leave a Reply