4 In Moda

Transparência: Aprenda a Usá-la de Forma Elegante

Andei dando uma pesquisada e confirmei minhas impressões: nunca a transparência esteve tão em alta como nesta temporada.

Dependendo da forma como é usada, uma peça com transparência pode ser chique ou vulgar. É muito importante saber qual é este limite pra não derrapar nas produções. Olhem só:

Uma das formas mais vistas atualmente pra usar a transparência é a “falsa pele”. O que seria isso? Usar uma peça transparente que é forrada com um tecido que tem exatamente o mesmo tom do da sua pele. Esse truque cria a ilusão de que estamos usando apenas uma peça transparente quando, na verdade, estamos super comportadas. É bacana, mas é um recurso que só pode ser usado a noite – e nunca em festas da empresa, ok? Também é importante que a peça em questão seja comportada, como o vestido do look, de decote e comprimento discretos.

As mais discretas podem aderir à transparência em pequenas doses, principalmente nos detalhes – como os recortes da blusa. O corte formal e a calça jeans cooperam para que o look fique comportado.

Festas poderosas são o ambiente perfeito para as transparências, afinal, elas dão um ar de surpresa às produções. Um vestido longo, por exemplo, de corte super simples, ganha sensualidade na medida certa com a transparência da barra.

Além dos tradicionais tule, organza e renda, a transparência atual vem forte também nos recortes. A trama de ‘furinhos’ forma um movimento interessante e um desenho bacana. Essas peças são sempre sensuais e pedem cuidado. Neste look, por exemplo, a bermuda é opção acertada. Um short ou uma minissaia seriam perigosos!

Dá pra aderir à transparência no ambiente de trabalho? Dá sim, mas com toda a cautela possível! Pra ficar mais fácil, é só pensar assim: eu mostraria a barriga no escritório? Eu viria trabalhar com as pernas de fora? Com a transparência, as regras são as mesmas, ou seja, o que pode aparecer de pele é o que já aparece. Uma camisa de mangas transparentes pode (sempre de regata comportada por baixo, ok?). Já uma blusa com as costas transparentes, não pode. Outra opção bacana são as peças vazadas sobrepostas. Como neste look, onde o colete vazado deu textura à maxi-camiseta.

Em ambientes formais, os cuidados são triplicados! A camisa é transparente, mas muito sutil. A regata por baixo garante toda a discrição necessária, assim como o decote comportado.

null

E então, meninas? Prontas pra aderir às peças transparentes? Espero que tenham gostado das dicas.

Beijos e até a próxima sexta.

nullThais Baggio Consultora de Moda e Estilo

moda@passaneura.com http://twitter.com/thaisbaggio (dicas diárias sobre moda e estilo)

http://moda-thais.blogspot.com/

http://amolouboutin.blogspot.com/

Créditos da Matéria:
Texto: Thais Baggio
Editoração gráfica: Tatiana Michels
Imagens: Getty Images

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply
    Pris6882
    24/06/2011 at 15:15

    Ai, eu amo blusinhas de chiffon! São confortáveis, secam rápido, não amassam, são soltinhas e superpráticas para usar no calor dos trópicos. Acho super rômatico, principalmente quando vem acompanhadas de babadinhos e volumes. Quebra com a idéia inicial de que transparência é vulgar mas realmente! Tem que usar uma regatinha por baixo. Recomendo aquelas da scala ou da trifil que são fininhas, tem elastano e são mto confortáveis. quebram um pouco da transparência sem fazer suar com as camadas! Hehehe Tô adorando tb essa combinação de renda com um tecido de outra cor por baixo, principalmente renda preta com tecido rosa ou marfim, é bem feminino. Já vi até em acessórios como bolsas e sapatos por aí. Bjus

    • Reply
      Thais
      27/06/2011 at 09:47

      Concordo plenamente, Pris.
      Com tudo – hehehehehe!!!
      Bjsss, Thais

  • Reply
    Lucia Souza
    24/06/2011 at 21:37

    Adorei metade do looks mostrados e concordo com sua opinao no que tange o limite entre o chique e o vulgar.
    Que bom que guardei minhas roupas com transparência.
    Muito boa a resenha.
    Bjus

    • Reply
      Thais
      27/06/2011 at 09:48

      Oi, Lucia!
      Que bom que curtiu.
      Bjsss, Thais

    Leave a Reply