A indústria da moda encontrou um formato considerado ideal e universal para divulgar os seus produtos de maior destaque, assim como as suas tendências. As chamadas semanas de moda tomam conta do calendário do setor. Ao longo do ano, são realizados aproximadamente 40 acontecimentos desse tipo em todo o mundo. Contudo, quatro são os que se destacam e chamam a atenção da mídia especializada, dos grandes compradores e, obviamente, dos consumidores mais antenados. São elas as semanas de moda de Nova York, Paris, Milão e Londres.
Essas quatro semanas de moda reúnem o maior número de estilistas e top models de destaque por centímetro quadrado das passarelas. É nesses pisos que as tendências do mundo fashion são geradas.
Tudo teve início na ilha de Manhattan, pela ação da jornalista Eleanor Lambert, que inaugurou a Semana da Moda de Nova York em 1943. O sucesso foi responsável por impulsionar as demais. O círculo que dita à moda foi fechado em 1984, com a entrada de Londres no grupo. A partir disso, quem quiser ter alguma influência (e relevância) no mundo fashion, precisa passar por alguma dessas cidades fashionistas.
Com mesmo formato, porém o resultado é bem diferente
Ainda que o formato possa ser o mesmo, o que é apresentado nas passarelas torna cada um dos eventos diferenciado e único. A semana de moda de Nova York carrega desde a sua criação, o DNA da moda esportiva – e mantém essa tradição. É a semana mais voltada para o lado comercial, para promoções e ofertas, ou seja, bem mais centrada no interesse do mercado.
A tradicional Inglaterra, ao menos no campo da moda, foge desse estereótipo. Nas passarelas, a semana da moda londrina não tem nada de conservadora e a sua marca registrada é o design inovador e de vanguarda.
Enquanto britânicos e americanos têm seus desfiles mais próximos do que o mercado de varejo precisa, a semana de moda de Paris toma um caminho na contramão e investe na alta costura, exibindo vestidos que parecem ter sido planejados para um mundo de sonhos.
Contudo, nenhum dos eventos leva a fantasia ao ápice como a semana de moda de Milão. Provavelmente influenciada pela forte cultura cinematográfica da glamourosa cidade ao norte da Itália, esse evento aposta em looks que ficam muito acima do normal. São exagerados, porém cheios de estilo e deixam lembranças nos corações e mentes de quem assiste aos desfiles.
Fonte: vouchercloudbr.com.br
No Comments