0 In Moda

Coleção Cruise Chanel Seul 2015

Antes de falarmos do desfile, eu acho necessário entender o conceito.

O que é uma coleção Cruise?

Também conhecida como Coleção Resort, tem sua origem nas coleções que os designers desenvolviam para seus clientes jetsetters levarem consigo nas viagens de férias rumo ao verão, transcorridas em resorts ou em cruzeiros.

Coisa da ryqueza, uma coleção desenvolvida para o período de férias, para não perder o estilo mesmo em viagens.

Apresentadas de Maio a Julho, as coleções Cruise e Resort agem como precursoras às tradicionais coleções de primavera/verão exibidas em setembro durante as semanas de moda que acontecem em Nova Iorque, Londres, Milão e Paris.

A coleção pré-outono, que também recebe o nome de Cruise ou Resort é apresentada em novembro antecedendo a coleção outono/inverno que, por sua vez, é exibida de fevereiro a março ao longo das semanas de moda.

A precursora: Chanel, desde 2000 promove verdadeiro Fashion Show com suas coleções Cruise, desfiladas em várias partes do mundo, de acordo com o “tema da coleção”.

Nas pesquisas achei algo bastante interessante, que faz muito sentido, mas ao mesmo tempo não tenho tanta certeza, mas vou mencionar mesmo assim.

As coleções Cruise ou resort passaram a integrar oficialmente o calendário da moda por mudanças no mercado com a chegada das grandes fast fashion, tipo H&M, Topshop, Zara, etc. Elas impuseram um ritmo diferente nos lançamentos, criando a necessidade de ter cada vez mais coleções, mais peças novas, mais desfiles, etc. Tudo para ter mais compras, afinal de contas, o mundo é capitalista.

Com isso as grandes grifes precisaram se adaptar a nova realidade e passaram a investir pesado nas pré-coleções, reforçando as coleções intermediárias às grandes semanas de moda, as chamadas coleções Cruise ou resorts.

Aqui o link da Chanel sobre coleção Cruise.

Vamos ao desfile:

A coleção Cruise desse ano foi toda inspirada na Coreia do Sul e por isso, Karl – o Kaiser da moda – escolheu a capital Seul para realizar seu Fashion Cruise Show.

O desfile aconteceu dia 04 de maio de 2015, sim o mesmo dia do baile do Met. O local escolhido foi o Dongdaemun Deseing Plaza, muito conhecido por DDP, projetado pela arquiteta Zaha Hadid e junto com o estúdio coreano Samoo, prédio futurista, o maior irregular do mundo, parece uma nave espacial, baphônico.

“O conceito é uma versão moderna e internacional de um estado de espírito coreano, como podemos vê-lo no século 21, mas com inspiração no passado”, disse Lagerfeld.

O designer inspirou-se no tradicional vestido coreano ‘Hanbok’, combinando sofisticação asiática e um espírito contemporâneo.

Hanbok é um tradicional vestido coreano. Muitas vezes é caracterizado por cores vibrantes, linhas simples e ausência de bolsos. Embora o termo signifique literalmente “roupas coreanas”, hoje o hanbok, muitas vezes se refere especificamente ao hanbok da Dinastia Joseon e é usado como roupa formal ou semi formal durante as festas e celebrações tradicionais. O hanbok moderno não segue exatamente o mesmo estilo usado na dinastia Joseon, uma vez que passou por algumas mudanças importantes no século XX, por razões práticas.

“Fiquei impressionado com a sua concepção de saekdong-jeogori (o revestimento tradicional coreano com mangas de listras multicoloridas) e a ideia de enxertar origami como peças de vestuário”, disse Jung Ryeo-won, uma atriz coreana.

Já o tradicional tweed ganhou releitura:

O tweed, que já é uma característica da marca, ganhou releitura.

Além das cores que invadem a passarela, os bordados também chamam atenção. Presentes em vestidos, saias e casacos, ganham Camélias disfarçadas de Flor de Lótus e enriquecem as peças.

Além do desfile, a Chanel causou um mega frisson em Seul por ter levado um time de peso para assistir ao desfile, entre elas nossa eterna übermodel Gisele (já falamos dela aqui) e foi sua primeira visita ao país, Kristen Stewart queridinha de Karl foi anunciada como novo rosto da marca no evento. Também estavam na fila A do desfile Tilda Swinton, Barbara Palvin, além de ícones Pop Sul Coreanos, como Han Ye Seul, atriz, Park Shin-hye atriz e modelo sul coreana.

Gisele Bündchen

Kristen Stewart

Tilda Swinton

Han Ye Seul

Park Shin-hye

Aqui tem link da própria Chanel sobre o desfile.

Aqui é vídeo feito por uma modelo, muito legal também.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply