Os delineadores ganharam espaço na maquiagem. Se antigamente nós tínhamos poucas opções no mercado, a coisa mudou e atualmente existem inúmeros tipos de delineador. É impossível não encontrar algum tipo que te agrade. Pensando na quantidade de tipos de delineador, hoje eu farei um post com um apanhado geral e irei explicar cada um deles.
O delineador mais comum e que é um clássico é o lápis. Sempre é possível delinear a linha d’água e também fazer um belo delineado na pálpebra usando um simples lápis de olho.
Basicamente o lápis é um dos mais tradicionais tipos de delineador, pois todo mundo tem pelo menos um lápis na coleção e claro, a praticidade e a versatilidade dele encanta a todos.
Dica: Normalmente os delineados feitos com lápis duram muito menos – a não ser que o lápis seja de alta duração e a prova d’água. Então a dica é delinear com o lápis e depois, com o auxílio de um pincel chanfrado, selar o delineado com uma sombra da cor do lápis, pois desta forma a durabilidade será maior!
Bom para: delineados mais dramáticos, pois ele não é tão bom para delineados fininhos. Permite ser esfumado após a aplicação, porém antes da secagem.
O primeiro delineador que eu usei na vida foi o delineador líquido. Ele possui o pincel aplicador fininho e faz um delineado que pode ser ajustado de acordo com o gosto de cada um.
Muita gente encontra dificuldade para usar o delineador líquido. Então a dica é sempre treinar muito, ou começar com outro tipo de delineador até ganhar confiança para traçar com perfeição com o líquido 😉
A durabilidade deste delineador varia de acordo com a qualidade do que você tiver comprado. Existem delineadores que duram muito e outros que formam uma película na pele e se soltam com facilidade. A dica é pesquisar muito bem antes de investir em um.
Bom para: delineados ajustáveis, pois permite que seja fino, ou mais espesso. Não permite ser esfumado após a aplicação.
A caneta delineadora é uma variação do delineador líquido, pois ela possui um líquido da cor que você tiver escolhido, porém ao invés de possuir um pincel aplicador, ela é em formato de caneta, com a ponta fininha.
A durabilidade é como a do delineador líquido, ou seja: pesquise bem antes de investir 😉
Bom para: delineados finos, mas também permite delineado mais espesso. Não permite ser esfumado após a aplicação.
O delineador em pó – o kajal ou Kohl – é o precursor dos delineadores. Eles são usados há muito e muito tempo e acredito que todo mundo saiba que os indianos o usam. O seu uso não é só cosmético, pois as mães aplicam nos bebês para proteger os olhos, já que acreditam que ele fortalecerá os olhos e protegerá do mau-olhado!
O delineador em pó ainda pode ser comprado hoje em dia e ele é ótimo para aplicar na linha d’água dos olhos e também na pálpebra. Para quem quiser conferir, tem uma resenha do delineador em pó aqui no Passaneura.
A durabilidade deste delineador varia, pois pode durar bastante, mas também pode durar pouco caso a pessoa lacrimeje muito – para o caso da aplicação na linha d’água dos olhos.
Há também as alternativas de delineador em pó para aplicar com o pincel chanfrado. As marcas que o disponibilizam indicam a aplicação na pálpebra.
Bom para: delineados mais espessos e menos marcados. Permite ser esfumado após a aplicação.
O delineador em creme é uma variação do delineador em gel, o que muda é a textura e a composição, mas a proposta em si é bem parecida.
O delineador em creme é uma boa opção para quem não tem muita destreza, pois ele foi formulado para ser aplicado com um pincel chanfrado, o que facilita demais a aplicação. Este tipo de delineador possui boa durabilidade e fácil aplicação.
A sua utilização é indicada apenas na pálpebra móvel, pois na linha d’água ele se desintegra.
Bom para: delineados finos e grossos, basta escolher um tipo específico de pincel. Permite ser esfumado após a aplicação, porém antes da secagem.
O delineador em gel é o melhor produto para delinear os olhos em minha opinião. Ele é no estilo do delineador em creme, pois também tem como objetivo a aplicação com pincel – seja ele chanfrado ou o tradicional de delineador.
A sua aplicação pode ser feita na pálpebra e também na linha d’água, pois como a maioria possui formulação a prova d’água, a sua durabilidade é alta em ambos os usos.
Bom para: delineados finos e grossos, basta escolher um tipo específico de pincel. Permite ser esfumado após a aplicação, porém antes da secagem.
Quem gosta de variar a coloração dos delineadores pode usar sombra para delinear a pálpebra. A técnica é simples: basta ter sombra colorida, pincel chanfrado e um pouco de água. Aqui no Passaneura tem o tutorial de como delinear os olhos com sombra.
Bom para: delineados finos e grossos, basta escolher um tipo específico de pincel. Permite ser esfumado após a aplicação.
Isso daqui foi quase um intensivo sobre os tipos de delineadores, mas se você se lembrar de algum tipo de delineador que ficou fora da postagem, por favor, deixe um comentário que eu irei pesquisar sobre ele e atualizar a postagem.
2 Comments
Pri
23/03/2014 at 15:33Tati,
Realmente foi um curso intensivo sobre delineadores!
Adorei as dicas, e achei bem interessantes as três últimas opções: em gel, creme e sombra.
Eu investiria nestes, já que não me dou muito bem com o delineador líquido e com o lápis: não tenho coordenação suficiente pra passar o primeiro e o segundo sempre me dá terçol nos olhos…
Bjs!
Tatiana Michels
23/03/2014 at 16:07Oi Pri!
Eu odeio delineador líquido, pois sempre – seeeempre – fica uma porcaria, pois eu sempre tenho a impressão que fica tremido hahaha
Olha, recomendo demais o em gel, pois dá uma precisão incrível – e possibilita esfumar, usar na linha d’água, etc.
Super beijo!