Stephen King é um dos meus autores favoritos e, por isso, é possível ler várias resenhas dos livros dele por aqui – e, mesmo assim, a lista de resenhas dos livros dele para publicar continua enorme e confesso que tenho que me policiar para que sejam publicadas apenas resenhas do autor, pois normalmente são livros que eu termino e gosto muito.
Hoje a resenha é de um livro bem conhecido de Stephen King, o livro Under The Dome (ou “Sob a Redoma” aqui no Brasil). O motivo de o livro ser conhecido – nem que seja de nome – é porque ele deu origem a uma série de TV. Por isso, é possível que, mesmo que você ainda não tenha lido o livro, você tenha a impressão de que o nome não lhe é estranho.
Livro Under The Dome (sob a redoma) | Sinopse
Em um dia normal de outono, na cidade de Chester Mill, Maine, a cidade é inexplicável e repentinamente isolada do resto do mundo por um campo de força invisível. Aviões colidem e caem do céu em chamas, a mão de um jardineiro é cortada na “cúpula”, as pessoas são separadas de suas famílias e os carros explodem com o impacto. Ninguém pode imaginar o que essa barreira é, de onde veio, e quando — ou se — ela irá embora.
O que eu achei do livro Under The Dome
Eu demorei um bom tempo para decidir ler o livro Under The Dome. Como ele havia dado origem a uma série, eu fiquei um tempo com o pé atrás de ler, porque normalmente eu sempre prefiro o livro e como o seriado estava na minha lista de “o que assistir”, eu enrolei por um bom tempo.
O gatilho para que eu decidisse ler Under The Dome foi o cancelamento do seriado. A partir disso, o meu raciocínio foi bem simples, pois como a história no seriado ficaria sem final, eu simplesmente iria preferir só ler o livro mesmo e ser feliz.
O livro Under The Dome foi publicado em 2009. Porém, Stephen King já havia tentado escrevê-lo duas vezes anteriormente, uma vez em meados dos anos 70 e outra em meados dos anos 80. Segundo o autor, as tentativas anteriores foram bem diferentes da obra final publicada, porém usando a mesma ideia – a de uma cidade isolada do mundo exterior.
Como de costume, a escrita de Stephen King é impecável. Ele é um dos autores que mais prendem a minha atenção e enquanto leio algum de seus livros, normalmente esqueço tudo à minha volta e me desligo completamente. A impressão é a de que eu estou assistindo a um filme, pois o autor dá detalhes que permitem que você viaje, porém não dá detalhes em excesso do tipo de torna o livro cansativo. De início o livro não engrena 100%, mas ao passar das páginas a história ganha vida e conquista completamente.
Logo no início do livro você é apresentado ao personagem principal, Dale Barbara (ou simplesmente Barbie) – um personagem que é impossível não ter empatia. Quando Barbie decide abandonar Chester Mill, a redoma isola a cidade do restante do planeta e a partir disso que a história de fato começa.
O estilo de narrativa é do tipo que apresenta a visão de vários personagens ao decorrer da história. Dessa forma, é possível entender a complexidade da situação e também como diferentes habitantes da cidade estão lidando com a situação – eu sempre acho este tipo de narrativa fantástica, pois torna a história mais completa.
O que conquista no livro Under The Dome é que é basicamente uma análise da sociedade, pois você consegue visualizar como as pessoas agiriam se as convenções sociais e leis não fossem mais aplicáveis (ou difíceis de aplicar de fato). São vários tipos de personalidade diferentes, por isso, são vários tipos de ação e reação após o isolamento total da cidade – o que faz com que você possa refletir de verdade sobre o assunto.
Um dos personagens mais icônicos é Big Jim Rennie, o antagonista do personagem Barbie. Big Jim mostra página após página, o que é capaz de fazer para ter o poder em suas mãos. Este é um personagem forte e intenso, pois é sabido que existem várias pessoas assim na sociedade, que fazem o que estiver ao seu alcance para ter poder, dinheiro e prestígio.
A história de Under The Dome é intensa, do tipo que te faz refletir muito, se emocionar de verdade e que, em alguns momentos, até mesmo te choca. Tudo isso é muito positivo, pois, como já comentei, é um livro excelente para analisar a sociedade – mesmo que a história seja apenas uma obra de ficção.
Eu recomendo Under the dome?
Sem dúvida alguma, pois o livro é simplesmente fantástico.
E a série, lembra o livro?
Após finalizar o livro Under The Dome, a curiosidade bateu e, ao ver que a Netflix tinha o seriado, decidi começar a assistir. Porém, não assisti nem metade do primeiro episódio, pois a série apenas pega a essência da história e não nada é fiel.
No seriado tudo é retratado de forma diferente e até mesmo a história dos personagens não “bate” com o livro. Para mim, que li o livro, o seriado ficou sem sentido e muito aquém da história “original” – e, confesso que, após ver a discrepância entre o livro e a série, eu até entendi o motivo do seu cancelamento (sinceridade).
Posso falar que o seriado é ruim? Não, pois de fato não assisti mais do que o primeiro episódio. Porém, fica o alerta: são abordagens diferentes. Por isso, se você viu a série e gostou, recomendo que leia o livro, pois sem dúvida alguma irá se apaixonar.
Você já leu o livro Under The Dome? Se sim, me diz o que você achou 🙂
Ficha Técnica
○ Título: Under The Dome (Sob a Redoma)
○ Autor: Stephen King
○ Páginas: 954
○ Editora: Suma de Letras
13 Comments
Brunna
11/06/2016 at 00:26Opa, adorei sua resenha 🙂 . Quando vi meu namorado assistindo a esse seriado e depois de algum tempo vi o livro na FNAC, nem acreditei que era do Stephen King, pois achei o seriado bem bobo. Agora fiquei com vontade de ler o livro 🙂 Stephen King é um dos meus favoritos tbm. Adoro suas resenhas 😉
Tatiana Michels
11/06/2016 at 02:03Oi Brunna!
O livro é genial! Já vi gente que gostava da série, leu o livro e parou de gostar do seriado hahaha O livro é muito interessante e com passagens de tirar o fôlego – e sério, algumas partes são muito emocionantes, outras dão uma tensão como se você estivesse envolvido na trama.
Recomendo demaaaais o livro, pois é muito bom mesmo – no início você precisa se localizar com tudo e com os personagens, mas na hora que engrena é só alegria hahaha
Fico feliz que goste das resenhas *_* Termino os livros e anoto tudo para depois resenhar para vocês ♥
Beijo enorme!
Deise Garay
13/06/2016 at 23:43Eu vi a série de teimosa, porque vi buracos na história, personagens que desaparecem do nada, e falta de coerência. Me senti aliviada quando soube do cancelamento! Como posso falar isso? hahahaha Porque era ruinzinha mesmo e não me senti “obrigada” a dar uma nova chance. Fiquei curiosa com o livro e seria a chance de ver como a história se desenrolou.
Beijos
Tatiana Michels
14/06/2016 at 19:46Oi Deise!
Eu super te entendo, pois sou assim também: vivo dando chance para série ruim, dai quando cancelam dá até um alívio.
Olha, eu indico demais o livro, pois o desenrolar da história é muuuuito melhor, sem contar que não fica furo algum 🙂
Super beijo!
Jacque
15/06/2016 at 10:46Oi Tati, compartilhamos do mesmo amor por King…ahahahaa
Então, eu li o livro e vi a série…o livro não preciso nem falar né?! A escrita, a narrativa, o desenrolar da história…tudo muito, muito bem feito mesmo. Achei essa história super forte, fiquei mal mesmo em algumas partes pois embora tenha a questão ficcional da redoma, todo o restante é muito crível e expõe sem dó o que há de melhor e de pior na humanidade.
Já a série…é bem bobinha mesmo mas eu gostei bastante da primeira temporada, me apeguei aos personagens e aí ferrou…ahuaauaahua acabei assistindo até a terceira temporada por apego aos personagens mesmo mas ela só piora….rrsrsr
Faz tempo que vc não fala das séries que você tá assistindo…eu vi junto com essa, a Resurrection e gostei bastante, pena que foi cancelada na 2a ou 3a temporada, não lembro agora…mas era mto boa 😀
Bjão Tati 😉
Tatiana Michels
16/06/2016 at 01:19Oi Jacque!
Foi bem isso mesmo: algumas partes me deixaram mal de verdade. O menino das vacas me arrancou lágrimas e isso é muito difícil :O
Eu estou enrolando para fazer a resenha do The Stand, o meu livro favorito do autor. É que esse eu gosto tanto, mas tanto, que a resenha vai ficar enorme, tenho certeza hahaha
Nossa, verdade, muito tempo que não falo de seriados e eu tenho visto vários – para variar hahaha Vou tentar fazer alguma resenha essa semana, vamos ver se sai 😀
Beijo enorme Jacque!
Jacque
16/06/2016 at 11:22Tati, acredita que esse eu não li ainda :O ahauhauahaa
Tô em correria de facul, não tô podendo ler nada fora do script mas já tô sentindo uma falta enorme dos livros dele…rsrssrs :'(
Vou adorar uma resenha de séries agora…tô terminando uma saga de aaaanos com Gilmore Girls (e sofrendo já :'( ), Supernatural em hiato…preciso de outro amorzinho…hauhauah 😉 <3
Lívia
25/07/2016 at 16:37Oi Tati!
Sempre fui curiosa em relação às obras do King, mas não sabia por onde começar porque não gosto de livros de terror, e é esse rótulo que está associado a tudo que vem do Stephen.
Mas aí vi que o seriado Under the Dome (que não assisti), vinha de um livro, e o livro era de quem?! Ele mesmo!
Daí comprei o livro porque tinha certeza de que seria uma boa leitura, e a cada resenha que vejo minha expectativa aumenta. Pretendo lê-lo só no final do ano porque estou seguindo meio que uma ordem de livros para um desafio literário do qual meu blog participa, mas já sei que vou amar! Estou bastante ansiosa.
Inclusive já tenho na minha lista de “livros desejados” outros títulos do autor, como “O iluminado” e “Mr. Mercedes”.
Beijos!
Tatiana Michels
02/09/2016 at 21:06Oi Lívia!
Eu demorei um bom tempo para ler o primeiro livro do autor e o motivo era: achava famoso demais. Juro! Eu sempre tenho um pouco de receio quanto a isso, sabe aquele receio de se decepcionar? Porém, fui fundo e não me arrependi hahaha Atualmente o autor é o meu favorito e eu até tenho que me policiar para não ler apenas as obras dele :O
Quando você finalizar a leitura, você me conta o que achou? Sempre fico curiosa hahaha O livro é bem intenso e de tirar o fôlego, sabe? Daquele tipo que no meio você não consegue pausar a leitura – quase fiquei reclusa hahahaha
Olha, O Iluminado é fantástico e, para ter a continuação, recomendo DEMAIS o livro Doutor Sono, que é a sequência (muitos anos depois, mas é fantástico também). Outro do autor que eu recomendo demais é o The Stand, que é o meu livro favorito da vida 🙂
Um beijo enorme!
Eliane Oliveira
06/10/2016 at 14:55Oi Tati, comecei a assistir a primeira temporada da série e confesso que estou até gostando rsrsrs. O livro, meu irmão me deu de presente em 2012 e já vou começar a ler pois fiquei bastante curiosa. Já li várias obras do King: A Casa Negra, Sombras da Noite, Tripulação de Esqueletos, Misery, O Iluminado, Carrie, Duma Kay, Zona Morta, Cemitério, A Hora do Vampiro, Doutor Sono, Jogo Perigoso, A Espera de um Milagre, Pesadelos e Paisagens Noturnas, Saco de Ossos, Celular e fora que eu tinha a coleção da Torre Negra. Será que eu gosto do King? rsrsrs
Tatiana Michels
06/10/2016 at 20:37Oi Eliane!
Stephen King é simplesmente apaixonante, não é? Eu confesso que tento me policiar, pois a minha vontade é só ler livros dele… Ai eu mudo um pouco, mas logo volto para SK hahaha Os livros são muito bons!
O que você achou do livro Celular? Eu estou enrolando para postar a resenha, pois achei a história fantástica, mas fiquei decepcionada com o final e com alguns pontos do livro. Adoraria saber o que você achou dele.
Quando ler o livro Under the Dome me conta o que achou 😀
Super beijo!
Isabel
22/11/2016 at 13:49Também sou muito fã do Stephen King! Assisti a serie até o meio da terceira temporada, mas cansei e deixei pra lá. Até hoje quando eu via o livro na livraria nem me empolgava, mas acho que agora vou atrás! Beijo!
Tatiana Michels
24/11/2016 at 01:50Oi Isabel!
Olha, eu acredito que você vai adorar o livro quando ler. Basicamente é assim: se a pessoa viu a série e resolver ler o livro, vai adorar o livro, já se a pessoa leu o livro vai achar a série muito fraca.
Gostar do livro é basicamente certo 🙂 O livro é muito bom, recomendo demais!
Super beijo!