30 In Livros

Livro: O Castelo de Franz Kafka

o castelo de franz kafka slide

Terminar um livro e declará-lo o pior não é uma tarefa fácil e pode até parecer uma opinião extremada, mas eu refleti muito para decidir classifica-lo assim. Eu tenho lido de uma forma kamikaze, eu escolho um livro aleatoriamente em minha coleção e começo a ler, ou seja, não escolho nem por tema e nem pela opinião de outra pessoa. A minha decisão por esse tipo de leitura, foi para que eu variasse os gêneros de livro e não ficasse apenas em um tipo. Porém, enquanto eu vario extremamente os temas, em contrapartida, eu corro o risco de ler livros que eu considere ruim no final das contas, como foi o caso do livro O Castelo de Franz Kafka.

Franz Kafka é considerado um dos maiores escritores de ficção do século XX, nasceu em Praga e escrevia em língua alemã. Morreu jovem, aos 40 anos, mas mesmo assim conseguiu criar obras que muitos consideram incríveis.

O seu tipo de literatura se encaixa perfeitamente em livros que são recomendados em universidades. Sabe os livros que os professores nos obrigam a ler, pois fazem uma profunda análise da sociedade e do ser humano? Então, esse se encaixa perfeitamente nesta categoria e eu comecei a ler sem saber e li até o final.

O Castelo é um livro que se passa na idade média e conta a história do agrimensor K. que chega a um reino após ser chamado para fazer agrimensura e simplesmente não consegue executar o seu trabalho por conta da burocracia. A história se desenrola em cima disso, na chegada de K., no que a sua chegada causou ao povo da vila e as confusões que gerou. O livro se passa em fatos arrastados e muitas vezes a narrativa fica páginas e páginas nos pensamentos de K. o que torna a história cansativa e que vezes ou outra dá sono, pois não tem ação e muitas vezes não há lógica e faz você se questionar por diversas vezes se o livro deve ter terminado ou não.

Após ler o livro a análise que eu faço é que Franz Kafka quis fazer uma crítica pesada ao governo e à burocracia que sofremos e encaramos diariamente, pois ele consegue colocar isso de uma forma clara no livro e que faz você refletir sobre a vida.

Vocês devem pensar “poxa, o livro faz uma análise da sociedade e te faz refletir, bem, parece bacana”. Porém, o problema não está só no estilo da narrativa, pois você lê o livro, os devaneios de K., a sua incansável forma de indagar tudo e de se prender a coisas que para muitos soa banal, mas você continua, pois quer ver qual será a conclusão da história e o motivo daquilo tudo, porém você não é levado a isso, mesmo após as incontáveis páginas, já que o livro não possui um final! Imagine a minha surpresa quando eu cheguei à última página do livro O Castelo e me deparei com uma frase interrompida no meio e com uma história sem qualquer sinal de final e conclusão.

O que acontece é que o livro O Castelo não foi finalizado por Franz Kafka. Quando o autor faleceu, deixou todos os seus manuscritos com a ordem de serem destruídos, mas acontece que a sua vontade não foi atendida e os livros foram lançados postumamente.

Quando o livro acaba há um monte de avaliações e “e ses” de críticos, onde tentam a todo custo arrumar soluções e significados na história e em seus personagens. Porém, as explicações, ao meu ver, se dão apenas pela frustração de um livro sem fim e se tornam mais sem sentido do que o livro em si.

Eu considerei um livro muito ruim, mesmo que faça a gente refletir sobre a sociedade, pois sinceramente não valeu o tempo que eu perdi para ler um livro que é interrompido antes que o final da história seja concluído – na verdade, o livro nem chega perto da conclusão, então não tem nem como falar que “de asas a imaginação e faça você o seu final”.

Para quem gosta de livros reflexivos e de cunho mais cultural ele é uma boa opção, mas fica o meu alerta: o livro é intenso, não flui e cansa, literalmente.

Alguém mais leu o livro O Castelo de Franz Kafka?

Lembrem-se: essa resenha foi escolhida pelos leitores na Fan Page no blog, então fica o registro que este é o pior livro que eu já li, mas já estou com outros livros ótimos para postar aqui no blog 😉

Livro: O Castelo
Autor: Franz Kafka
Ano: 1922, porém publicado após a morte do autor
Páginas 368

Update: aos extremistas deixo o recado de que eu já imaginava que apareceria alguém para defender o livro me atacando sem argumento plausível algum. Aceito o comentário e respondo, mas respeitar a opinião do outro sem usar a agressividade é o maior exemplo de inteligência e caráter e não o fato de gostar ou desgostar de um livro, pois não há regras de que todos devam gostar dele. As pessoas não são robôs e não, eu não sou obrigada a gostar de algo que querem que eu goste, pois sim, eu tenho opinião própria 😉

Deixei o update em respeito aos meus leitores, pois é a primeira vez que eu recebo um comentário agressivo no blog e pasme, mesmo assim eu aceitei e respondi, mas deixo o registro para agradecer a educação e bom senso dos meus leitores, pois aparecer maluco vez ou outra é normal 🙂

Se você gostou do livro, fico feliz e falo de verdade. Adoraria ler a sua opinião, mas opine de forma educada, pois se você preferir me ofender, a resposta para isso já foi postada nos comentários.

You Might Also Like

30 Comments

  • Reply
    Luciana
    06/02/2014 at 18:47

    Eu já li, e é mesmo um tipo de leitura difícil, pesada, mas eu gostei talvez justamente pelo aspecto que te desagradou – a falta de sentido. Porque é uma literatura que versa sobre o absurdo da vida de forma radical, tanto que o narrador desdobra os fatos mais absurdos com frieza e naturalidade, tornando-os banais. Essa posição do narrador é das coisas mais impressiohantes no Kafka. Talvez “A Metamorfose” fosse uma obra mais indicada para se iniciar nesse autor, já que também traz essa noção da falta de sentido das coisas, mas numa narrativa mais ágil (e sim, a história tem uma conclusão 🙂 )

    • Reply
      Tatiana Michels
      07/02/2014 at 01:46

      Oi Luciana!
      Me animei com A Metamorfose, pois é outro livro do autor que eu tenho aqui!
      Eu acho que o que mais me irritou no livro foi que eu demorei 6 dias para ler, o que para mim é muita coisa hahaha normalmente leio livros deste tamanho no meu final de semana de folga e nunca passa disso 😛
      Super beijo e obrigada pela opinião!

  • Reply
    Raquel
    06/02/2014 at 22:50

    Oi, Tati, tudo bem? Estou adorando suas resenhas, mas fiquei com uma dúvida, você está resenhando livros que leu esse ano ou que leu nos últimos anos?

    • Reply
      Tatiana Michels
      07/02/2014 at 01:45

      Oi Raquel!
      Que bom que está gostando!
      Só os de 2014, comecei a resenhar só os deste ano mesmo 🙂 já estou no quinto livro hehehe
      Beijo enorme!

  • Reply
    Carolina Pinheiro
    07/02/2014 at 02:23

    Você deveria se ater a falar de maquiagem e esmalte, que é o que, claramente, só isso que a sua mente medíocre entende, e não tornar pública a sua total ignorância. Esse livro é um grande clássico da literatura mundial, e se você não tem capacidade para entender a sua genialidade pelo menos disfarce a sua burrice para não passar vergonha e vá ler um livrinho infantil que caiba nessa seu cérebro minúsculo.

    • Reply
      Tatiana Michels
      07/02/2014 at 02:32

      Carolina, sinto muito, mas cérebro minúsculo é de alguém que simplesmente não sabe respeitar a opinião alheia.

      Não, eu não gostei do livro, mas respeito o fato de você ter gostado – o que é nítido, já que você deixou um comentário agressivo por conta da minha opinião.

      Ser inteligente não é gostar de um clássico, ou desgostar, mas sim ter a sua própria opinião e saber respeitar o que o outro acha, sem descer o nível, pois isso é desnecessário.

      Sim, o livro tem pontos interessantes, mas eu posso achar que o livro não é bom, simples assim. Achei genial a parte em que Kafka retrata de forma crítica a parte da submissão feminina com relação aos homens, mas nem por isso sou obrigada a dizer que o livro é incrível, apenas para agradar quem tenha gostado dele.

      Respeito a sua opinião, mas da próxima vez tenha um pouco mais de educação (na verdade, tenha educação, já que não houve educação em nenhum ponto do seu comentário), pois você não me conhece e não sabe quão inteligente eu sou (como se o fato de alguém ser menos inteligente que o outro, dê o direito às pessoas serem grossas e mal educadas de forma gratuita), pois esse showzinho aqui foi simplesmente desnecessário e imaturo.

      O curioso é que eu tinha plena consciência de que pessoas como você apareceriam aqui nos comentários, pois todo clássico tem xiita por trás para defender de forma agressiva e ofender quem tenha opinião contrária à sua, mas mesmo assim dei a minha opinião sobre o livro, pois assim eu quis.

      De verdade, reflita a sua atitude e pondere os pontos: realmente a minha opinião lhe dá ao direito de vir nos comentários do meu blog deixar um comentário tão agressivo? Pense se fosse o contrário. Gaste a energia do seu tempo com outras coisas, como ler um livro, ou ler blogs que te agradam, porque de verdade, não compreendo pessoas como você, é muita amargura numa pessoa só. A sua reação extrema torna tudo conflitante, pois você expressou que despreza a minha opinião, mas, em contrapartida, a minha opinião é importante o suficiente para você deixar o primeiro comentário no blog, ou seja, ou eu sou medíocre, ou você dá extremo valor em minha opinião, pois de verdade, eu não perco tempo rebatendo a quem eu não concordo e a opinião não é importante para mim.

      Você, que diz entender a genialidade da obra, poderia agir munida de menos preconceito. Se dispa da visão limitada Carolina, pois tentar ofender uma mulher com o argumento de que ela deva se ater a falar de beleza é o cúmulo. É lamentável uma outra mulher (pelo menos você assinou assim), agir de forma preconceituosa de que, se a mulher gosta de beleza, ela automaticamente é burra e não tem o direito de ler e de ser inteligente. Reveja os seus conceitos. Se questione! Argumentar de forma preconceituosa – e agir assim – é um tiro no pé e uma prova de mentalidade retrógrada. É cansativo ver mulheres desmerecendo outras mulheres e limitando os seus pensamentos, pois mesmo com um blog de beleza eu posso falar sobre literatura e pasme, eu leio muito mais livros que a média dos brasileiros e não são livros infantis, como você sugeriu.

      No mais isso é só mais um exemplo de que o ser humano precisa aprender que não tem o direito de ofender quem bem entender o tempo todo. Eu dei a minha opinião e você poderia dar a sua, de forma civilizada e educada, mas é mais fácil não argumentar e atacar quem tem uma opinião diferente da sua, ou melhor, só argumentar de que o livro é um clássico – fato este que eu deixei claro na postagem, caso você não tenha visto – e como só por ser um clássico todas as pessoas do universo são obrigadas a gostar, a coisa não é bem por ai, os seres humanos não são robôs pré-programados e com pensamentos exatamente iguais (que mundo chato seria, não é mesmo?).

      Entenda Carolina, o blog é meu e nem obrigada eu sou de aceitar o seu comentário, pois dentro do meu blog eu publico o que eu quiser não é? Mas eu faço questão de aceitar todos os comentários e o seu serve de reflexão sobre a atitude humana, pois olhe só, a minha mente não é medíocre e como se pode “entender” a genialidade de um livro, é possível usar atitudes humanas para avaliar a sociedade atual e em que pé anda alguns usuários da internet. De verdade, comentários assim poderiam ser dissecados para avaliar muitos pontos – todos absurdos, mas isso não importa.

      Novamente friso: reflita, pois eu sei que você voltou para ver se eu aceitei o comentário, porque lá no fundo você tinha certeza que eu iria ler e deletar o seu comentário, mas não, eu não aceitaria a sua ofensa sem uma resposta, pois assim como eu li o seu comentário, agora você vai ler o meu. Se todas as pessoas agissem como você agiu, o mundo não teria relações sociais, pois extremismos minam a sociedade.

      Atitude lamentável.

      • Reply
        Eliane Almeida
        07/02/2014 at 13:24

        Passada com essa garota!!

        O que faz uma criatura dessa vir no seu blog pra falar esses absurdo? É louca,sem noção!!
        Não entende que cada um tem direito de falar o que quer e o que achar certo,ainda mais no lugar que é seu (seu blog) e tem direito de escrever o que bem entender. Podemos sim te questionar de não gostar, mas dai te ofender com palavras tão agressivas e ofensivas,não concordo nem um pouco!!

        E concordo com tudo que você disse Tati. Eu gostei muito que tenha aceitado e respondido o comentário dela.Quem sabe com tudo que você escreveu ela não cresça mais e seja mais humana!! Que pessoinha…Aff!

        Parabéns pela sua atitude Tati!! Por isso te admiro cada dia mais!! Não liga,isso é recalque!! kkkkkkk….
        Super beijo!

        • Reply
          Tatiana Michels
          08/02/2014 at 02:35

          Oi Li!
          Eu também fico passada, pois o que a pessoa ganhou com isso? Se tivesse argumentado renderia até uma discussão bacana, no sentido de conhecimento, troca de percepções sobre o livro e por ai vai.
          A pessoa tem que ser extremista e preguiçosa, pois pra que argumentar se ofender dá menos trabalho né?
          Um beijo enorme querida e obrigada pelas palavras ♥

      • Reply
        Simone
        19/02/2014 at 08:18

        Tatiana, parabéns pela resposta, já era sua leitora há bastante tempo, nunca tinha me manifestado, mas agora definitivamente você conquistou meu respeito e admiração. Os grandes machistas desse mundo são mulheres e gostar ou não de um livro não é atestado de inteligência, como ela mesma provou (e eu gostei d’O Castelo, hehehe). Quanta contradição e amargura em uma pessoa só.
        Continue assim, Tatiana, corajosa, inteligente, feminina e linda: a maioria das mulheres acha que não pode ser tantas coisas ao mesmo tempo, mas nós podemos sim 😉 bjs

        • Reply
          Tatiana Michels
          19/02/2014 at 15:50

          Oi Simone!
          Seja bem-vinda aos comentários 🙂
          Uma verdade: as mulheres são muito machistas. Infelizmente nós somos preconceituosas com outras mulheres e isso me deixa extremamente triste. Homens serem machistas é chato, mas mulher ser machista é um retrocesso!
          Eu não entendo a resistência que as pessoas tem em entender que se pode ser vaidosa e inteligente, porque uma coisa não anula a outra, tudo é questão de opção e de querer. O dia que as pessoas de despirem dos preconceitos bobos que a nossa sociedade vai começar a evoluir melhor, pois enquanto houverem pessoas que por bobeiras assim ofendam outras por puro preconceito será difícil.
          Muito obrigada pelas palavras e pelo apoio! 😀
          E ah, darei mais uma chance ao Kafka, vamos ver se eu gosto do livro Metamorfose hehehehe
          Super beijo!

          • Simone
            25/02/2014 at 08:38

            Eu ando meio indignada com a postura de muitas mulheres que para se afirmarem enquanto tal, dizendo-se feministas, precisam denegrir outras tomando por base seu interesse ou não por beleza/vaidade. Nem comento o fato de isso, na maioria das vezes, ser gratuito como foi o caso aqui, pois essa ‘violência gratuita’ (e entendo violência como qualquer agressão intencional, física, verbal, virtual e etc) vem sendo cada dia mais incentivada e as pessoas tem confundido isso com liberdade de expressão, mas essa é uma outra conversa 😉
            A metamorfose é bacana, mas dele o que eu mais gosto é O Processo 😉
            beijocas, xuxu!

          • Tatiana Michels
            26/02/2014 at 00:56

            Oi Simone!

            Realmente isso entristece, pois ver mulheres denegrindo outras mulheres é um terror e o fim! Eu acho que tinha tanto argumento para discutir o livro e a pessoa se apega que eu tenho cérebro minúsculo e tenho blog de beleza… Não tem nem como argumentar com alguém assim.

            Exatamente, as pessoas confundem tudo com liberdade de expressão. Todo mundo fala o que quiser, realmente, mas tem que arcar com as consequências, por exemplo, se eu quisesse, pelo endereço de IP eu poderia processar a pessoa. Seria simples, bastaria ir numa delegacia de crimes virtuais, solicitar o rastreamento do IP e pronto, poderia abrir um processo contra ela pela ofensa. As pessoas PRECISAM entender que DEVEM arcar com as consequências de seus atos e, principalmente, ter culhões de dar a opinião sem ficar com a justificativa vazia de “liberdade de expressão” e “eu falo o que quiser”. Realmente fala, mas tudo tem consequência.

            Vou ler os outros livros do autor, pois vocês conseguiram me deixar curiosa hahahaha

            Um super beijo Simone e obrigada pelo comentário e apoio ♥

  • Reply
    Giselle
    07/02/2014 at 10:10

    Tatiana, não li esse livro, não tenho opinião formada por conta disso.
    Estou aqui pela minha indignação ao ler o comentário acima, lamentável é pouco, presto a vc meu total apoio na sua resposta acima, respeito com as pessoas parece ser algo que não existe na pessoa acima, muito menos educação.
    A pessoa deve ser muito amargurada na vida mesmo, muito mal amada, de mal com a vida, não deve nem se amar….

    • Reply
      Tatiana Michels
      08/02/2014 at 02:50

      Oi Gi!
      Lamentável né? Eu espero que a pessoa tenha voltado aqui (eu tenho certeza que voltou, pois SEMPRE que alguém deixa comentário ofensivo fica checando para ver se a blogueira aceitou, só para deixar outro com ‘vc não aceitou, covarde!’).
      Infelizmente existem muitas pessoas assim, que acham que são donas do mundo e que não precisam ser gentis e educadas. Graças a deus os meus leitores são tudo de bom e totalmente o contrário da pessoa que comentou da forma grosseira.
      Um beijo enorme querida e obrigada pelo apoio e palavras!

  • Reply
    Poliana
    07/02/2014 at 11:37

    Ei, Tati!
    Eu sei que eu estou mega sumida dos comentários aqui no blog (a vida tá MUITO corrida), mas isso não significa que eu tenha deixado de te acompanhar. Continuo visitando o Passaneura e o 2N4S todo dia. E hoje eu fiquei sinceramente muito chateada com o comentário acima. Falta de respeito absurda!

    Como eu gosto DEMAIS (DEMAIS MESMO) de você eu acabo meio que “tomando suas dores”. Infelizmente, a internet é cheia de haters e por mais competente, coerente, inteligente e honesta que uma blogueira pode ser, acaba tendo que se deparar com com comentários agressivos assim. Isso é muito triste!
    Espero sinceramente que você não permita que essa agressão ridícula te abale, viu? Deixa ela pra lá. Você é uma blogueira mega competente e nós leitores te admiramos muito!!!!

    E você falou tudo! “Cérebro minúsculo é de alguém que simplesmente não sabe respeitar a opinião alheia.”

    Fica firme, Tati!

    Um grande abraço da leitora que te admira muito!

    • Reply
      Tatiana Michels
      08/02/2014 at 02:46

      Oi Poliana!

      Que delícia te ver por aqui! Eu imagino como as coisas devam estar corridas mesmo, eu também estou tendo que me desdobrar em mil para conseguir postar com uma frequência bacana 🙁 Que bom que continua visitando o Passaneura e também o 2N4S, fico feliz, de verdade!

      Eu também gosto muito de você, de verdade. É engraçado, mas mesmo nunca tendo visto os leitores pessoalmente, eu tenho um carinho enorme por alguns (você é uma delas!), pois a gente constrói uma amizade baseada em afinidade e não em obrigações – isso é muito sincero e verdadeiro sabe?

      Infelizmente a internet é isso ai, às vezes aparecem pessoas com a pá virada e que descontam a frustração da vida numa coisa sem sentido. Lembro que há uns 2 anos um cara deixou um comentário me xingando, pois eu havia retweetado sobre uma adoção de bichos (!!!), disse que eu não poderia mudar o mundo e por ai. Sabe o que eu fiz? Mandei um e-mail pra ele! Disse que achei injusta e sem sentido a forma que ele me tratou. Sabe o que ele respondeu? Que se sentia mal, pois ele tinha tido um dia horrível e descontou nos comentários as frustrações. Eu juro que isso aconteceu mesmo e depois disso eu fico bem reflexiva, pois isso foi um exemplo de que as pessoas descontam as amarguras da vida nos primeiros que aparecerem… Mas como se diz, eu não sou saco de pancada né? Sei lá, que a pessoa vá para terapia, reclame da vida com um amigo, mas vir aqui e soltar ofensas pesadas sem sentido é bem complicado.

      Pode ficar tranquila, pois isso não me abalou 🙂 Prometo que continuarei firme e forte aqui. De coração, eu fiquei mais preocupada com a saúde mental e psicológica da pessoa do que magoada com a situação. A menina (ou pessoa), deve ter muitos problemas e descontou em mim, sendo injusta. Sei lá, as pessoas tem que aprender que isso não é certo, pois, por exemplo, as minhas últimas semanas foram uma loucura e uma bela porcaria, mas aposto que ninguém notou, nem no teor dos meus textos… Nunca na minha vida eu descontaria em alguém só para me sentir melhor. Mas cada um é cada um né?

      Um beijo enorme Poliana e muito obrigada pelas palavras. Leitoras como você que me fazem seguir dia a dia aqui no Passaneura, saiba disso ♥ Você mora no meu coração!

      • Reply
        Poliana
        10/02/2014 at 17:07

        Ei, Tati!

        Adoro suas respostas! 🙂 É verdade, a gente constrói uma amizade sincera baseada em afinidade!

        Pois é, na internet a gente encontra todo tipo de pessoa! Inclusive alguns frustrados que acham que vão resolver os próprios problemas descontando sua ira em quem não tem nada a ver com isso!

        Que bom que isso não te abalou! Mas que pena que sua últimas semanas não tem sido boas. 🙁 Realmente eu não percebi pelos seus textos não. Seja lá o que estiver acontecendo ultimamente, eu espero que tudo se resolva logo, da melhor maneira possível, com a graça de Deus! Saiba que você tem MUITAS amigas virtuais e sinceras torcendo sempre por você!

        Eu é que te agradeço, Tati! Por você conseguir trazer sempre informações úteis, posts lindos e divertidos e receitas deliciosas todos os dias pra gente!

        Você também mora no meu coração! Fica com Deus! 🙂

        • Reply
          Tatiana Michels
          11/02/2014 at 03:28

          Oi Poliana!
          Saiba que leitoras como você que me motivam a responder cada comentário 🙂 AMO papear com vocês aqui, me sinto conversando com amigas de longas datas hahahaha.

          A vida é tão complicada né? Esse início de ano foi meio conturbado, mas aos poucos as coisas estão se resolvendo. Eu sou muito ansiosa e estou aprendendo a deixar a vida tomar o seu curso, sem eu me matar de tanto me estressar, ok que nem sempre funciona, mas tenho tentado me conscientizar. O meu problema é que eu tenho um probleminha cardíaco e a qualquer dor de cabeça eu tenho taquicardia e dores no peito, dai é mais um motivo para eu levar a vida mais leve hehehe Mas as coisas já estão bem melhores, graças a Deus!

          Um super beijo Poliana e boa sorte com tudo *-*

  • Reply
    Jacque
    07/02/2014 at 12:00

    Nossa Tati, tô passada…como existe gente ignorante por aí né?! (e não tô só falando no sentido literal não!)
    Como é fácil atacar alguém que vc desconhece gratuitamente e “protegida” atrás da tela de computador…lamentável!
    Mas não vamos dar mais ibope pra gente desprezível! Livros “clássicos” demandam um tempo maior de leitura mesmo, pq geralmente a escrita é formal e não estamos mais acostumados com essa estrutura…mas tem livros que valem à pena e outros não…Não consegui terminar de ler Senhora- José de Alencar justamente por isso…tentei mas não engrenou….rsrsrrs já Cinco Minutos está entre os meus preferidos (talvez por ser curtinho, a linguagem não me incomodou tanto).
    Paciência né…vamos para o próximo! rsrsrrs
    Estou adorando suas resenhas, continue trazendo pra gente pois é ótimo ler algo já com alguma expectativa- positiva ou não- de alguém que já leu.
    Bjão.

    • Reply
      Tatiana Michels
      08/02/2014 at 02:39

      Oi Jacque!

      Eu sempre falo: é muito mais fácil falar o que bem entende com o anonimato da internet, do que falar a mesma coisa ao vivo. Pelo sim ou pelo não, aqui no blog eu assino e mostro a cara, todo mundo sabe quem eu sou, correto? Agora quem me garante quem é essa garota? Pode simplesmente ter inventado um nome aleatório e pronto – vai saber, pode até ser um garoto né?

      Exatamente esse ponto que você falou é o que eu penso: existem clássicos e clássicos e não adianta, livros mais antigos tem uma escrita mais formal e que não adianta, é diferente da forma escrita de um livro de 1980 em diante. Já li clássicos que eu adorei, ou mesmo que não tenha amado do tipo de querer ler de novo, eu gostei do que aprendi. O Príncipe, por exemplo, me fez ficar com média 10,0 em uma matéria na faculdade e fechei o ano com média 93,0! Acho que é mais fácil pensar que a pessoa que tem opinião contrária a sua é burra do que simplesmente aceitar que cada um tem um pensamento e uma opinião… Vai entender né?

      Um super beijo e continuarei feliz da vida falando sobre livros, pois os amo hehehehe

  • Reply
    Isabel
    07/02/2014 at 19:43

    Tati, que bom que agora você também vai comentar sobre literatura!! Amooo! Assim como também amo maquiagem!
    Agora tenho um motivo a mais pra visitar teu blog! Beijos!

  • Reply
    Queli
    08/02/2014 at 04:42

    Taty!!
    Qdo li o fatidico comentário, me questionei: a que ponto chega a agressividade do ser humano???Todo mundo tem o direito de ter uma opinião, mas ofender uma pessoa por que ela discorda????!!!!!Como?Por que????
    Não vivemos em um país livre?Não temos o direito de escolha?????
    Tb o fato de usar a prerrogativa de vá cuidar de esmaltes e maquiagens que é o que vc sabe melhor…A que ponto chega?????Por favor moça do comentário volte e explique, não entendo tanta hostilidade gratuita por uma simples opinião…
    Ela tem todo o direito de se indignar, ficar raivosa, mas ofender, achincalhar????E o respeito aonde fica????
    No momento em que ela usou de termos abusivos ela perdeu toda a razão!!!!!Só consigo imaginar duas coisas ou ela está amargando com o infeliz comentário ou está saltitante pq conseguiu ibope para a vidinha vazia!!!!
    Ainda tento entender…triste um ser humano assim!!!

    • Reply
      Tatiana Michels
      11/02/2014 at 03:57

      Oi Queli!

      As pessoas são muito agressivas, não é? Quando eu me deparei com o comentário (alguns minutos depois dele ser escrito) eu fiquei perplexa na frente do computador, literalmente sem entender o motivo de tanta agressividade. As pessoas são muito extremistas e se ofendem por nada. Eu, por exemplo, nunca entendi as pessoas que brigam por causa de participantes de BBB, por visões políticas diferentes, ou mesmo gosto por filme, música e livros. Cada um tem um gosto e é estranho ver que existem pessoas que não entendem isso e que, pelo visto, achariam incrível um mundo onde todo mundo gostasse das mesmas coisas e tivessem as mesmas ideias. Fico pensando em que pé estaríamos se o mundo fosse assim, acho que ainda comeríamos tudo cru, pois ninguém pensaria diferente e inventaria o fogo… :/

      Super beijo Queli e obrigada pelo comentário e apoio 🙂

      • Reply
        Queli
        15/02/2014 at 22:27

        Querida flor de lótus, vc merece tudo de bom!!!!

  • Reply
    Pri
    08/02/2014 at 12:42

    Tati,
    Gostei demais da sua resposta! Foi um tiro certeiro na falta de respeito, no machismo, e na antidemocracia da tal da leitora. Sempre vai ter esse tipo de trollagem em blogs, mas ela deve ser combatida. Educação é coisa básica em qualquer debate. E, na boa, criticar alguém porque gosta de maquiagem, esmalte, shampoo é uma atitude bem machista e preconceituosa.Em certa medida, isso é como desprezar alguém que gosta de tomar banho, usar shampoo e condicionador, ou escovar os dentes… É querer excluir da experiência humana a questão dos autocuidados e da autoestima. Aliás, também é um ataque a uma dimensão do feminino, o que é péssimo.
    E uma pessoa exigir que todo mundo tenha a mesma opinião sobre um autor, cantor, livro, político, pessoa pública ou seja lá o que for, no mínimo é autoritário. Por isso tudo, gostei da sua atitude na resposta!
    Bjs

    • Reply
      Tatiana Michels
      11/02/2014 at 03:51

      Oi Pri!

      Comentário perfeito e você tocou exatamente nos pontos que eu acho.

      Eu sou uma pessoa que busca demais os direitos iguais entre os seres humanos e me dói quando alguém é preconceituoso desta forma. Eu acho tão bobo isso de achar que para ser inteligente tem que ser descuidado e, logo, quem se cuida é fútil e burro. Não faz sentido algum! Conheço pessoas inteligentíssimas e que são vaidosas ao extremo. Ou seja, gostar de coisas de beleza não exclui gostar de coisas mais intelectuais e vice-versa. É muito preconceito tentar ofender uma mulher com algo tão bobo – chega a ser o cúmulo do infantil, pois, do meu ponto de vista, mostra que a pessoa não tem argumento algum.

      Muita coisa no mundo me revolta e com o tempo eu abri o olho sobre muitas coisas. Certa vez eu e o meu marido fomos a uma danceteria, até ai tudo ok, mas dai pediram só a minha identidade e não a dele e, para completar, revistaram apenas ele e não a mim! As pessoas devem ver que o machismo é muito maléfico ao homem também. Por exemplo, o homem é muito agressivo e as mulheres não, logo, mesmo que eu tenha uma bolsa enorme que entraria uma arma enorme, no problem, pois eu sou mulher e o meu marido, coitado, que anda sem bolsa precisa ser apalpado no corpo todo para ver se tem alguma arma… Gente! Faça revista em todo mundo, com segurança mulher para as mulheres, mas faça! Pois os homens também sofrem com tanta bobeira e preconceito.

      Fico muito chateada com preconceito, pois essa é uma coisa que trava a evolução da sociedade do meu ponto de vista.

      Um super beijo Pri!

  • Reply
    Kika Del Piero
    16/02/2014 at 22:40

    Dou o mesmo conselho, leia ” A Metarmofose” e vc fará as pazes com o autor, li numa tarde tamanha a curiosidade pelo que acontecia com o protagonista.

    • Reply
      Tatiana Michels
      17/02/2014 at 16:57

      Sem dúvida vou ler esse, já estou com ele na fila de “livros para ler” hehehe
      Super obrigada pela dica Kika!

    Leave a Reply