Eu sou viciada em livros e leio muitos. Para ter ideia, no ano passado eu li mais de 20 livros, o que dá uma média de mais de um livro ao mês. Por conta do Instagram eu vou começar a falar de alguns livros aqui no Passaneura, pois como quase sempre posto a foto do livro que eu estou lendo no momento, vários leitores pediram para que eu falasse de livros por aqui e cá estou eu. Hoje eu falo do livro Morte Súbita da J.K. Rowling, autora de Harry Potter.
O livro Morte Súbita (ou The Casual Vacancy em inglês) foi lançado em setembro de 2012 e foi o primeiro livro lançado pela autora após Harry Potter. Eu soube do lançamento do livro apenas em janeiro de 2013 ao ir à uma livraria, como eu li e adorei Harry Potter, claro que eu quis conferir o novo livro.
A primeira consideração que devo fazer é que o livro Morte Súbita é completamente diferente dos livros de Harry Potter. Claro que a escrita da autora é ótima e isso não muda, porém o público alvo é diferente. Enquanto Harry Potter tem como público alvo infanto-juvenil, Morte Súbita tem como foco o público adulto. Não há fantasias, mas sim um enredo mais realista. E é exatamente este o ponto que deve não agradar tantas pessoas.
O enredo começa com a morte de um conselheiro da cidade de Pagford, morte que pega todos os moradores de surpresa – por isso o nome do livro. O foco todo é na história de uma cidade pequena e suas peculiaridades. Não há um personagem principal, pois ao decorrer do livro a história se desenrola do ponto de vista de inúmeros personagens – o que, por muitas vezes, torna a leitura um pouco difícil, pois até memorizar quem é quem já se está quase na metade do livro.
De início o livro não me agradou e até comentei isso no Twitter e Facebook. Porém, paguei a língua e gostei o livro após finalizar a leitura. Não é um livro tão fantástico como os de HP, mas a leitura é interessante, pois é muito legal esse ponto de vista de cidade de interior, de como as coisas funcionam, como há uma preocupação do que o vizinho acha do outro, da paranoia em ter status e por ai vai.
Uma curiosidade é que os direitos do livro já foram vendidos para virar uma série de TV. Eu fiquei bem feliz, pois será interessante ver a história sendo retratada de forma visual. Além do mais, sem dúvida alguma a escolha por seriado foi muito sensata, pois com tantos pontos de vista e personagens, em um filme tudo ficaria muito confuso e corrido.
Então é isso gente. O livro é legal, porém o ideal é começa-lo se desprendendo da expectativa de ser o estilo de Harry Potter, pois o estilo é completamente diferente e se não colocar isso na cabeça o livro pode decepcionar um pouco.
6 Comments
Claudia Pereira
21/03/2013 at 14:56Oi Tatiana
vocë acredita que agora é que estou lendo a série Harry Potter. Não gosto de ler os livros quando eles estão em evidëncia.
Esse aí despertou minha curiosidade já há um tempinho e eu estava esperando a sua opinião desde que vi que vocë estava lendo. Entrou pra minha listinha.
Beijos.
Tatiana Michels
22/03/2013 at 06:56Oi Claudia!
Eu li um tempão depois também. Ganhei os livros de uma amiga querida em 2010 e devorei todos hahaha vale muuuuuito a pena ler mesmo *_*
Ana
03/04/2013 at 08:13Peguei este livro na mão no último final de semana, mas não me encorajei de comprá-lo sem antes ler uma resenha. Agora, estou muito curiosa e ansiosa por esta leitura!!!!
=)**
Ana
acessoriopheeno.blogspot.com.br
Tatiana Michels
03/04/2013 at 14:11Quando ler me conta o que achou hein 🙂
Beijos Ana.
Lorena Ribeiro
11/04/2013 at 12:20OI Tatiana!!
Tb Sou mega viciada em leitura!! Comprei esse livro, mas tento tantos acumulados que não comecei a ler!
Adoro a escrita da JK e espero coisas muito boas deste tb, logo quero ler os contos de Beddle o Bardo para completar a saga Harry Potter que eu adoro, mesmo ela sendo Infanto-juvenil.
Gosto muito de sagas, fantasias, mas pelas resenhas que já e pela escrito que é tenho certeza que vou gostar deste também, é muito difícil não gostar de um livro bem escrito! kkkk
Beijos!
Tatiana Michels
11/04/2013 at 14:28Ela escreve muuuuuito bem!