O livro Insônia divide opiniões. Porém, para mim, o livro é uma verdadeira obra de arte. Com características típicas das histórias de Stephen King, o livro é instigante e ao mesmo tempo foge do “comum”.
Livro Insônia Stephen King | Sinopse
“Insônia, um dos maiores sucessos do mestre do terror Stephen King.
Ralph Roberts é um viúvo aposentado que, subitamente, começa a sofrer de insônia. Primeiro, ele começa a acordar mais cedo. E mais cedo. Conforme o quadro piora, ele começa a ver coisas invisíveis aos olhos dos outros —auras coloridas e seres que, por sua aparência, chama de ‘doutorzinhos carecas’. Através dessas visões, percebe outros planos de realidade e sua influência sobre o mundo ‘real’.”
O que eu achei do livro Insônia
O enredo é desenvolvido em mais de 700 páginas. Para alguns, a quantidade pode ser considerada exagerada. Para mim, o número de páginas é ideal. Quando o autor consegue desenvolver o enredo de forma atraente e que instiga a continuidade da leitura, 700 páginas é um ótimo número – e é o caso do livro em questão.
Um dos fatos fascinantes é que a cidade fictícia de Derry é palco de mais uma história macabra e arrepiante. É fato, quem leu It – A Coisa tem um carinho enorme pela cidade e, quando há livros que retomem a ela, é sempre algo bacana.
Logo no início do livro, Ralph Roberts começa a sofrer com episódios de insônia e busca tentar solucionar o problema. Nessa parte, quando a história não começou “de fato”, pode ser um pouco arrastada. Porém, confie em mim: continue a leitura. A dica é ler sem muita interrupção, para que você “entre” na história e capte tudo o que está sendo dito ali. Pode confiar, porque vale a pena.
Quando o quadro de insônia de Ralph piora consideravelmente e ele começa a “ver coisas”, a história começa de verdade. Muita coisa se passa na cabeça dos personagens, o que pode ser um pouco maçante, mas tudo tem o seu motivo ali.
Crédito da Imagem: Shutterstock
O livro brinca com as nossas emoções. Há passagens leves e passagens que te afetam de forma absurda, de te deixar definitivamente triste. É impossível ler o livro incólume dos sentimentos que ele causa. Por isso, se você é muito sensível, o livro pode não ser o melhor – não custa mencionar isso, correto?
Insônia te faz questionar a vida, a morte e o sobrenatural. Você vê a sociedade de uma forma diferente e a sua mente se abre a inúmeras possibilidades – por que não, não é? É um livro fascinante e profundo.
Insônia possui uma ligação com saga Torre Negra de Stephen King – livros que eu ainda não li, mas pretendo ler.
Eu recomendo a leitura?
Se você não for uma pessoa extremamente sensível, eu recomendo a leitura sim. É um livro apaixonante e profundo. Em minha opinião, vale cada linha lida, mas fica o alerta: não recomendo para pessoas que são muito sensíveis.
Ficha técnica
Título: Insônia
Autor: Stephen King
Páginas: 704
Tema: Terror.
5 Comments
Isabel
13/02/2017 at 12:02Oi Tati! Li esse livro há alguns anos e achei muito cansativo, embora tenha algumas passagens empolgantes. Até agora não consegui formar uma opinião sobre ele. Beijo!
Tatiana Michels
14/02/2017 at 01:47Realmente, ele pode ser bem cansativo em várias partes. Porém, eu achei ele tão tocante em outras, que o livro me encantou demais;
Já leu a sequência Torre Negra?
Isabel
14/02/2017 at 10:14Ainda não li nenhum da Torre Negra, mas está na lista! Beijo!
Paola
22/02/2017 at 11:08Eu gosto desse tipo de livro. No inicio parece lento e parado, mas depois ele nos surpreende.
Tatiana Michels
24/02/2017 at 03:34Surpreende demais mesmo!