18 In Livros

Livro | It: A Coisa – Stephen King

it: a coisa de Stephen King

Um dos filmes que mais teve representatividade na minha infância foi o filme It. As crianças normais gostavam de assistir filmes da Disney – e eu confesso que eles também me agradavam -, mas os filmes que me fascinavam de verdade eram os filmes de terror. It é um filme intenso e mesmo que ele tenha marcado a minha infância, eu o assisti apenas uma vez – e eu tenho quase certeza que nem assisti até o final. O fato é que eu tenho uma singela desconfiança de que teve uma leve influência para que eu sempre tenha detestado palhaços – tenho horror a eles, os acho definitivamente macabros, todos eles. Se você não acha palhaço algo macabro, olha essa imagem e diga se não é de dar arrepio:

Livro It: A Coisa de Stephen King

Por anos eu sonhava em ler o livro que deu origem ao filme, o livro It: A Coisa, de Stephen King. Por algum motivo desconhecido (acho que esquecimento mesmo), só fui finalmente ler o dito livro este ano, mais precisamente na semana passada e hoje falarei sobre um dos livros que eu mais gostei na vida.

Sinopse:

Durante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e… do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry.
Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade.

O livro é intenso e te prende de uma forma absurda. Eu não sou uma pessoa medrosa com histórias de terror, mas algumas passagens do livro me deram pesadelos à noite, pois as descrições não são assustadoras, mas eu diria que são macabras e que mexem com o imaginário da gente de uma forma diferente.

É impossível não se identificar um pouco com cada personagem principal, pois cada um traz características complexas e que, pelo menos um pouquinho, você vai se identificar.

O livro se passa em uma cidade fictícia chamada Derry, no Maine, e começa com o querido George, irmão de Bill, que brinca com o seu barco de papel após uma grande enchente. George é o primeiro a ter contato com ‘A Coisa’ e ai que tudo começa a se desenrolar – ou melhor, a se complicar de uma forma absurda e perturbadora.

O mais interessante do livro é que ele faz você pensar em vários perigos que você passou na infância e nem notou, pois quando somos crianças, simplesmente não vemos o perigo, mesmo que o nosso instinto grite que algo é perigoso. Então, o livro além de ter uma história incrível, ainda faz você pensar em muitas coisas.

Eu li o livro It: A Coisa, em pouco mais de uma semana, o que parece muita coisa, mas ao considerar que ele possui mais de 1000 páginas, o progresso até que foi satisfatório – eu tinha que me controlar, pois a minha vontade era virar noites lendo o livro de tão bom que é.

Por incrível que pareça este foi o primeiro livro do Stephen King que eu li – mesmo eu tenho um montão aqui em casa. Eu fiquei apaixonada pela escrita do autor e pela forma que ele descreve as coisas, pois tudo é na medida, há descrição para você visualizar perfeitamente algo, mas não uma descrição excessiva, que te faça começar a pensar em outras coisas, por exemplo.

Sempre que eu gosto muito de algo eu acabo pesquisando muito sobre o assunto. Com este livro não seria diferente e após pesquisas e mais pesquisas eu descobri algumas coisas interessantes.

Curiosidades:

–  Realmente existiu um palhaço assassino nos Estados Unidos e o seu nome era John Wayne Gacy, que foi acusado de matar pelo menos 29 garotos e ele foi a inspiração para Pennywise, o Palhaço – ou melhor “A Coisa”;

– O livro começou a ser escrito e foi finalizado em Bangor, no Maine, cidade que é citada várias vezes no livro.

– Stephen King demorou mais de 4 anos para escrever o livro, então dá para se entender o motivo dele ter mais de 1000 páginas;

Eu não quis falar muita coisa sobre o livro em si, porque não quis ter chance de dar nenhum spoiler – e vamos combinar que spoiler é algo chato pra caramba. Como o livro é longo e detalhado, qualquer coisa extra, pode estragar o suspense do livro e pode estragar toda a emoção. Parece clichê, mas só lendo para entender o quanto o livro é bom.

Ficha técnica:

  • Título: It: A Coisa
  • Autor: Stephen King
  • Páginas: 1104
  • Tema: Terror.

You Might Also Like

18 Comments

  • Reply
    Jacque
    29/10/2014 at 13:21

    Ai Tati…sou suspeitíssima pra falar…adoooro SK!!!
    E adoro mais ainda que ele ñ entrou nessa “modinha” de dividir os livros em séries…os livros dele são caros mas tem começo, meio e fim…vc ñ precisa ficar esperando um ano pra ler a continuação (que vc nem lembra mais!)
    Leia “O Cemitério”…é de arrepiar todos os pelinhos do corpo! ahuahauahuauauhauh
    Ainda ñ li It mas pretendo lê-lo em breve…problema que esse ano tô enrolada nas leituras e tenho demorado muito pra engrenar e concluir alguns livros..os dele que são bem extensos então…rsrsrr
    Tô lendo “Cujo” agora e cara, bom também ein…tem horas que dá uma agonia, q dá aquela vontade de gritar “não faz isso!” ou entrar no livro pra ajudar quem tá em apuros…ahauahuaahuahu
    Amo a escrita dele! Flui que é uma belezinha 😀
    Bjão Tati :*

    • Reply
      Tatiana Michels
      30/10/2014 at 06:22

      Oi Jacque!

      Eu tenho O Cemitério! Vou terminar o que eu comecei a vou me jogar nele *-* O cara escreve muito bem. Viciei!

      Assim que comecei a ler o livro eu me lembrei de você, pois você sempre comentou que adorava SK *-*

      Beijão!

  • Reply
    Kárin
    29/10/2014 at 15:44

    Já li outros livros do Stephen King. Esse eu comprei faz alguns meses, mas ainda não li. Espero que seja tão bom quanto você falou.

    • Reply
      Tatiana Michels
      30/10/2014 at 06:21

      Esse é muito bom Kárin. Espero que você também goste 😀
      Beijos!

  • Reply
    Jacque
    30/10/2014 at 14:33

    Tati, a cada livro vc vai entender a minha paixão…ahuahauauhau
    Recomendo também “O talismã” em parceria com Peter Straube…é mais uma história fantástica mas com pitadas (muitas!) de terror…muito legal também…rsrssr *–*

  • Reply
    Queli
    30/10/2014 at 21:28

    sempre tive medo de palhaço, depois que vi o filme então, tive pavor de palhaço!!!!O Grande mestre Stephen King que me perdoe, mas palhaço nãooooooo!!!!!Adoro livros mas me perdoe palhaço não dá kkkkkk

    • Reply
      Tatiana Michels
      31/10/2014 at 02:42

      Queli, leia o livro! Você vai gostar e dá menos medo de palhaço do que o filme hahaha

  • Reply
    Ana Carolina
    30/10/2014 at 23:45

    Oi, Tati!

    Caramba, não é que sempre tive curiosidade de ler os livros do Stephen King? confesso que isso nunca aconteceu porque sempre tive medo de me decepcionar, de não achar tão legal assim, apesar do talento mundialmente conhecido do autor. Mas depois desse post, atiçou mais a minha curiosidade, hein?
    Também gostava dos filmes de terror quando eu era criança: década de 80 foi o alge, tinha muita coisa deste gênero, com coisas que antes eram novidade e hoje em dia nem é tanto assim. Um desafio da minha vida era tentar assistir O Exorcista sem ter medo e só consegui bem recentemente (olha q assisiti à noite- pois de dia filme de terror e de suspense não tem graça- e sozinha em casa) e sem medo, pois prestei mais atenção ( e admirei muito) na técnica e na maquiagem impressionante deste filme , que não deve nada nada aos filmes de hoje….
    Que filmes você assistia quando criança? Na minha infância marcou muito os do Freddy (Hora do Pesadelo), o do Brinquedo Assassino ( o Chucky!!) e Poltergeinst.
    Bjão!

    • Reply
      Tatiana Michels
      31/10/2014 at 02:41

      Oi Ana Carolina!

      Vale muito a pena ler. A escrita é uma delícia e a história é muito gostosa de ler, do tipo que você se sente observando tudo sabe? Tudo é muito bem encaixado e nenhuma passagem fica fora do lugar – coisa que eu admiro demais!

      Bom, dos filmes de terror da minha infância: O Massacre da Serra Elétrica, Poltergeinst, O Iluminado, Chucky e Freddy Krueger. O Massacre da Serra Elétrica eu assisti demais quando eu era pequena, tipo, via quase toda semana :O

      A história curiosa é com o o filme a Hora do Pesadelo. A primeira vez que eu assisti eu tinha uns 3 anos e morava em Curitiba. O meu pai e a minha mãe locaram ele e também o Rambo. Primeiro colocaram o Freddy e eu lá, de boa, quando foi para assistir o Rambo eu comecei a chorar e quis dormir hahaha Louca total né? Mas também a minha mãe não conseguia me dar banho de banheira mais depois da Hora do Pesadelo hahahaha

      Super beijo!

  • Reply
    Deise Garay
    31/10/2014 at 01:12

    Eu não li o livro, vi o filme. Deve ser bem inferior, mas morri de medo! Odeio palhaços, acho que são descompensados e feios! Demorei para criar coragem e assistir o filme e não consegui nem olhar a foto do palhaço do começo do post! Só agora, vendo o American Horror Story – Freak Show, consegui ficar mais tensa com um palhaço… :'(
    Beijos

    • Reply
      Tatiana Michels
      31/10/2014 at 02:38

      Eu juro que nunca vou entender como as pessoas conseguem gostar de palhaço :O

      Hhahaha essa foto é maldade né? Foi engraçado, porque eu terminei de ler o livro e alguém compartilhou essa foto e caiu na minha timeline do Facebook. Até brinquei no dia, pois parecia que o livro estava me perseguindo :O

      Beijo enorme!

  • Reply
    Isabel
    04/11/2014 at 19:03

    Esse filme marcou minha infância também, Tati! Também não gosto de palhaço.Assisti inteirinho no vídeo cassete, e anos depois em DVD. Li o livro há uns 8 anos atrás pela primeira vez, e li de novo no ano passado. Concordo com tudo o que você falou. Ele faz pensar na imprudência, característica principal da infância. Realmente prende muito a leitura, eu não queria saber de largar. E fala sobre outras coisas importantes também: amizade, bullying, relação pais e filhos… O que me impressionou também foi a construção da história, sabe? O modo como A Coisa chegou, os acontecimentos desde o início de Derry… Tudo muito bem amarrado.
    Já li vários livros e contos de SK, e em quase todos ele faz referência ao Maine, Estado americano em que ele nasceu e onde mora até hoje. Derry não existe, mas em alguns livros ele também fala dessa cidade, não só em IT.
    Uma curiosidade: lembra do filme Esqueceram de mim 2? Aquele onde o Kevin (Macaulay Culkin) fica num hotel? Lembra que tem um gerente que implica muito com o Kevin? É o ator Tim Curry, o mesmo que fez o papel do palhaço Pennywise. Beijo, Tati!!

    • Reply
      Tatiana Michels
      06/11/2014 at 16:54

      Oi Isabel!

      Palhaço é algo muito assustador né?

      Eu estou lendo o meu segundo livro do SK, O Cemitério, indicação de uma leitora. Estou adorando e é incrível as referências que ele faz à Derry, pois dá uma emoção e uma lembrança do outro livro. Ele é fantástico e sempre consegue amarrar muito bem as histórias e, mesmo em outros livros, consegue fazer as referências de forma maestral.

      Verdade! No Esqueceram de Mim!!!! Esse ator tem uma voz incrível e vi que ele trabalha como dublador também, deu até medinho hahaha

      Biejão!

  • Reply
    Livro: O Cemitério | Stephen King
    25/02/2015 at 09:00

    […] de fato lido um livro do autor até o ano passado. O primeiro livro do autor que eu li foi “A Coisa“ e a resenha do livro já foi ao ar. Eu gostei tanto da narrativa, que quis ler outro livro […]

  • Reply
    Mary
    21/11/2015 at 23:05

    Oi Tati, tudo bem?
    Ainda não li I, mas já li algumas coisas sobre e vi que é bom, já li Carrie a estranha e tenho também O Iluminado do SK (que admito, ainda não li), estou muito ansiosa para lê-los. Mas sua resenha me fez querer mais ainda ler It.

    • Reply
      Tatiana Michels
      25/11/2015 at 08:23

      Oi Mary!

      Eu viciei total em Stephen King. O It foi o primeiro que li e depois disso já li 7 ou 8 (estou no meio de um agora). Li Carrie e acredita que eu gostei médio? Achei muito bom, mas eu já li uns dele que são tão incríveis que não me conquistou completamente.

      Olha, recomendo demais para você o It e o The Stand (A Dança da Morte). O The Stand foi o melhor livro que já li na vida e nossa, sério, me apaixonei completamente. O livro é longo – e, inclusive, tenho que resenhar -, mas ele é tão bom que você nem nota o tempo passar 🙂

      Super beijo!

  • Reply
    Maysa
    26/10/2016 at 19:45

    Pra que idade você recomenda esse livro? Porque eu amo terror e queria ler esse livro, porém só tenho 13 anos :/

    • Reply
      Tatiana Michels
      05/11/2016 at 00:08

      Oi Maysa!

      Desculpa a demora em te responder, é que eu estava pesquisando sobre a classificação indicativa do livro e não encontrei nenhuma informação a respeito. Por isso, vou dar a minha opinião, ok?

      Eu acredito que dê para ler com 13 anos, pois, por mais que o livro seja de terror, não tem partes pesadas e inadequadas para pessoas jovens. Eu, com 13 anos, lia livros do gênero.

      Procurei muito e queria poder te falar o que a editora indica, mas não encontrei mesmo e espero que os meus comentários ajudem 🙁

      Beijos!

    Leave a Reply