O último livro que eu li em 2016 foi uma escolha e tanto, pois eu o considerei surpreendente e, sinceramente, um dos melhores que eu li no ano passado. Hoje eu falarei sobre o livro A Última Casa da Rua.
Assim que eu vi a capa eu me lembrei do filme, que há alguns anos foi amplamente divulgado. O filme eu não havia visto e sabia pouco ou nada sobre ele, para ser sincera. Por isso, a história foi uma surpresa e tanto.
Antes mesmo de começar a resenha, digo o que eu soube após a leitura e que eu achei surpreendente. O livro foi baseado no filme e lançado após ele! Eu nunca havia lido algo assim, pois o que acontece sempre é o contrário: um filme ser lançado após um livro, correto? Eu achei isso bem inusitado e bem diferente.
Vamos à resenha.
Sinopse: Em busca de uma nova vida, a jovem Elissa e sua mãe encontram a casa dos sonhos em uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos. A cidade tem um mistério. Um assassinato aconteceu bem na casa ao lado. Uma garota matou os pais de forma brutal e desapareceu. Hoje, quatro anos depois, apenas Ryan, o misterioso irmão mais velho, mora sozinho naquela mesma casa, sombria e esquecida no tempo. Indo contra tudo e contra todos, Elissa acaba se envolvendo amorosamente com o estranho rapaz. O que ela não sabe é o quão perigoso esse jogo pode se tornar.
O livro é bem curto e a leitura flui de uma forma surpreendente. São menos de 200 páginas (o que eu sempre acho pouco) e em um único dia eu o finalizei. A história é fascinante e sem rodeios. Quando você nota, é surpreendido com um final totalmente fora do que você imaginava.
A personagem principal é Elissa, uma adolescente filha de pais separados e que não se dá muito bem com a mãe. A história é toda em torno dela e de suas experiências na nova cidade. Como o livro é curto, não é explorada de forma profunda a sua relação com o pai, ou mesmo a sua vida antes da mudança – o que teria tornado o livro mais completo, do meu ponto de vista.
O livro é todo de suspense com pitadas de horror. Para quem adora livros que não são enrolados e que vão direto ao ponto, o A Última Casa da Rua é uma opção e tanto. É uma leitura gostosa, mesmo que um pouco corrida, mas para quem não é fã de histórias muito longas, ele é excelente.
Outra coisa que eu senti muita falta foi de mais detalhes sobre Ryan. Sinceramente, renderia um segundo livro só para falar sobre ele.
Livro comparado com o filme O Outro Lado da Rua
Eu finalizei a leitura do livro e fui direto para a Netflix para assistir ao filme. Sendo assim, eu não sabia que o livro era baseado no filme, eu achava que era o contrário. Por isso, eu fiquei fascinada com o quanto o filme estava sendo fiel à obra. As falas, as cenas, tudo estava em perfeita sintonia com o livro e poucas coisas foram alteradas, algo bem raro de acontecer. Porém, tinha uma explicação: o livro foi lançado depois.
Não é uma mega produção ou um filme que vai marcar a sua vida, mas é uma história muito boa e o filme bem rápido. O único ponto negativo é que eu não gostei da atuação do ator que interpreta Ryan, mas pode ser implicância minha, vai saber.
Do meu ponto de vista, por mais que o filme e o livro sejam muito parecidos, um não anula o outro. Ao ler o livro você tem uma ideia melhor de algumas partes, enquanto no filme você tem de outras. A mãe de Elissa, por exemplo, tem participação bem pequena na história do livro, enquanto no filme há cenas dela sem Elissa, o que dá uma ideia melhor da relação delas. Enquanto há cenas mais explicadas no livro do que no filme. Portanto, leia o livro e assista o filme, é a minha indicação.
Indico o livro A Última Casa da Rua?
Mesmo que a história seja em torno de uma adolescente, eu não achei o livro bobo, pelo contrário, na verdade. A história é interessantíssima, com várias reviravoltas e com muitas surpresas. Indico a leitura para qualquer idade, sinceramente.
Indico o livro sem sombra de dúvidas, pois ele foi muito agradável de ler e a história é ótima. Se eu pudesse dar um conselho seria de ler o livro e depois assistir ao filme. Por mais que o livro que tenha sido baseado no filme, a ordem de ler e depois assistir é mais
interessante.
Quanto custa e onde comprar o Livro O Outro Lado da Rua?
Eu encontrei a partir de R$ 9,41 pesquisando o título nas principais livrarias on-line do país, como a Saraiva e a Amazon. Ainda pode ficar mais barato pesquisando neste site de cupons.
No Comments