Eu sou o tipo de pessoa que ama ler (muito mesmo!). Eu sempre procuro estar com um livro com leitura em andamento, pois depois que eu comecei a registrar os meus livros, eu cheguei à conclusão que eu devo ler em média, pelo menos um livro a cada uma semana e meia. Eu queria ler um por semana, mas há semanas que eu não consigo ler, seja por conta do trabalho ou por causa do sono, então a contagem semanal fica comprometida – porém, por outro lado, acontecem casos que eu consigo ler mais de um livro por semana, enfim. Mas contagem de livros eu deixarei para outra postagem, pois hoje o assunto é outro 😛
Desde bem novinha eu leio – como já deixei bem claro por aqui. Porém, foi a pouco tempo que eu notei uma coisa curiosa: para mim, cada livro tem a sua trilha sonora. Eu sei que soa estranho, mas eu vou explicar. Quando eu finalizei o livro “A dança da morte” de Stephen King (o melhor livro que eu já li na vida e sem dúvida em breve postarei resenha dele), eu notei que sempre que eu ouvia uma música eu me lembrava da história do livro. Foi então que eu comecei a analisar que acontecia isso com diversas músicas e o motivo é simples: eu leio livros ouvindo música e a minha música favorita do momento vira a “trilha sonora” do livro que eu estiver lendo, logo eu vinculo as duas coisas e toda vez que eu ouço a tal música eu me lembro de um livro específico.
É algo curioso, mas simplesmente uma delícia, pois eu estou no carro, começa a tocar uma música e eu tenho a lembrança agradável de um livro que é querido. O interessante é que não é proposital, comigo a música vira a trilha sonora porque combina e porque eu estava viciada nela na época.
Com mais alguém acontece isso? Ou só comigo mesmo?
A partir de agora eu vou começar a colocar a música que é a minha “trilha sonora” do livro nas resenhas, não só para falar sobre a música, mas também para que eu registre isso e sempre me lembre qual é – pois vai saber né, eu tenho uma memória de elefante, mas morreria de raiva se esquecesse qual música “é” de qual livro 😛
Créditos da imagem: Shutterstock.
6 Comments
Ana Carolina
09/09/2015 at 15:24Oi Tati, tudo bem?
Olha, eu não sou muito de escutar música quando eu estou lendo meus livros,acho que me atrapalha um pouco, por mais envolvente que esteja a leitura, sabe? Mas adoraria saber sua trilha sonora de seus livros, isso seria super legal! PS: nesse friozinho não tem coisa melhor pra fazer, né?
Um abraço!
Tatiana Michels
13/10/2015 at 20:33Oi Carol!
Antigamente eu não conseguia ouvir nada. Mas como trabalho com o meu marido (temos um home office), quando eu termino de trabalhar e começo a ler, de vez em sempre ele está ouvindo algo (hahaha) dai aprendi a não ligar e hoje em dia leio e ouço música tranquilamente.
A minha sorte é que o nosso gosto musical é o mesmo, senão estaria ferrada hahaha
katyfiama
22/10/2015 at 21:38Nossa Tati eu adoro ler ouvindo música!!!
Descobri que isso era ótimo quando lia o livro de crepúsculo a um bom tempo atrás e as músicas que escutava se tornaram a trilha sonora do livro, nos livros da sequencia descobri que a autora tinha escolhido uma trilha sonora pra cada livro aí li com a trilha sonora que ela escolheu,apesar de não curti muito algumas, mas quis dar uma chance e algumas acabei até gostando e marcaram a história. Depois resolvi fazer isso de vez enquanto com alguns livros, escolhia músicas que a letra tivesse algo a ver com a história ou músicas que eu estava curtindo no momento, acaba que crio uma afeição muito grande pelos livros que leio “com trilha sonora” e quando escuto uma dessas músicas lembro com carinho “Olha a música daquele livro!!!”
Tatiana Michels
10/11/2015 at 02:38Aeee, alguém como eu hahaha
Adorei a sua forma de vincular o livro às músicas. Você já é nível profissional e achei demais, pois realmente dá para bolar uma trilha sonora de acordo com a temática né?
Adorei!
Super beijo!
Luuh Andrade
17/01/2017 at 08:06Eu sou assim! Ou quase, acho.
Tipo, quando estou lendo um livro, na hora associo ele a uma música, e até eu termina-lo eu escuto essa música repetidamente, até mesmo quando não estou o lendo…
Por exemplo:
No momento estou lendo o livro “Mentira Perfeita” de Carina Rissi (Que é um livro muito bom e eu recomendo 😉) e eu o associo com a música Dope-Fifth Harmony.
Escuto essa música repetidamente o dia inteiro, e será assim até eu terminar de ler o livro.
É… Se eu parar para pensar… Eu sou entranha.
Tatiana Michels
24/01/2017 at 00:50Oi Luuh!
Totalmente eu isso hahahaha O legal é que depois a gente ouve a música e automaticamente lembra do livro, não é?
Ah, estranha nada, é que somos muito sensoriais hahahaha
Super beijo!