Por diversas vezes eu abordei o tema dermatite de contato aqui no blog, mas o assunto é tão sério, que nunca é demais frisar mais sobre isso e alertar as pessoas, pois a dermatite é mais comum e frequente do que a gente imagina. Quem ai já sentiu alguma ardência, ou mesmo a pele esquisita após o uso de algum produto? Não é 100% certo, mas é bem provável que isso seja uma sensibilidade/alergia a algum componente do produto.
Eu sou alérgica ao ácido salicílico e já sofri muito com reações alérgicas a ele. A minha primeira reação foi a pior, pois eu não sabia da minha sensibilidade ao componente e usei três produtos para acne, um secativo, um sabonete e um tônico. Lembro que assim que eu terminei de aplicar os produtos eu comecei a sentir a minha pele adormecida. De início pensei que fosse cansaço, pois eu estava há muito tempo sem dormir, mas no dia seguinte eu fui premiada com bolhas pequenas por todo o meu rosto, inchaço e descamação severa. O ruim é que tudo isso aconteceu um dia antes de uma viagem minha a São Paulo, então imagina a situação.
Mesmo após saber que eu sou alérgica ao ácido eu tive outras duas dermatites por conta dele. Uma foi total erro meu. Os tais produtos para acne que me deram a primeira reação estavam numa gaveta em meu banheiro, pois eu queria tê-los para o meu irmão usar quando viesse me visitar. Após anos eu nem lembrava que o tal sabonete tinha ácido salicílico e num dia de período com algumas espinhas eu resolvi lavar o rosto com ele e pronto: dermatite de novo. Fiz o tratamento e sarei.
Depois de duas reações eu achei que seria impossível ter uma terceira, mas ledo engano. A partir da descoberta da alergia eu aboli qualquer produto que combate às espinhas, ou se eu preciso usar eu olho a composição minuciosamente. Bem, em Dezembro eu fiz uma viagem ao Paraná para visitar a minha família e em meio a tantos presentes e coisas para levar eu me esqueci da espuma de limpeza da Nivea que eu estava usando. O ponto bom de ser de uma família vaidosa é que a minha mãe tem trocentas coisas também e na hora de tomar banho eu avistei um sabonete para higienização facial da Neutrogena e pensei “opa, vou lavar o rosto com ele”. Como na embalagem não tinha nada falando de espinhas, ou coisa assim, nem me liguei de checar a composição. No dia seguinte senti a minha pele áspera, mas nem liguei, depois de dois dias vi que eu estava com dermatite novamente e então fui checar o único produto que não era do meu uso habitual, o tal sabonete. E lá estava, o ácido salicílico 🙁 Pelo que eu notei na minha pele, o sabonete tem uma concentração muito leve de AS, mas foi o suficiente para me dar uma baita reação alérgica.
A minha viagem foi curiosa, pois eu não pude usar maquiagem nenhum dia, pois por causa da dermatite a minha pele ficou ressecada e eu só podia usar hidratante e cremes de cuidados. O ponto bom é que eu cuidei muito bem da minha pele e ela melhorou, mas serviu de aviso, pois hoje eu tenho consciência que eu sou refém de checagem de formulação, pois qualquer produto pode ter ácido salicílico na composição.
Se você já teve alguma reação alérgica e não sabe qual o componente que a causou, a minha dica é procurar um dermatologista ou um alergista, pois assim você fará os testes para descobrir o que causou.
O que eu faço para cuidar da pele quando eu tenho dermatite é:
– Usar água thermal. Eu tenho usado a da Alfaparf que até já apareceu aqui no blog;
– Uso sabonete facial não agressivo. O que eu uso é o da La Roche que também já apareceu por aqui;
– Uso hidratantes faciais com alto poder de hidratação. Uso o Nivea Creme e também pomadas com depantenol na formulação;
– Esfoliação facial. A esfoliação facial salva e eu uso o esfoliante de menta que pode ser comprado em farmácias nos Estados Unidos. Esse esfoliante já teve resenha aqui;
– E para terminar o mais importante: tomo anti-alérgico.
Vamos ficar atentos à nossa pele e também aos componentes dos produtos, pois naquelas letrinhas miúdas pode estar escondido um componente que pode acabar com a sua pele por algumas semanas.
2 Comments
Pri
17/01/2014 at 22:25Oi Tati!!!
Eu me identifiquei demais com o assunto do post! Vc colocou bem o problema, pois eu também me sinto refém nessa hora de conferir a formulação de todos os produtos cosméticos!
No meu caso, tenho reações a Methylisothiazolinone e Alpha-isomethyl-ionone. A reação que eles provocam em mim são vermelhidão, coceira intensa e pequenas bolhas na pele. Demorei bastante pra descobrir minha sensibilidade a esses componentes de alguns produtos cosméticos de uso diário, e tive que fazer a peregrinação padrão sem fim aos consultórios de alergologistas e dermatologistas até descobrir o que eu tinha. O primeiro alergologista que eu consultei fez exames para detectar se eu tinha alergia a pelos de animais, ácaros e fungos, e definiu que minha reação só poderia ser causada por ácaros. Ele me passou um tratamento longo, e as reações continuaram… Embora eu tenha perguntado se algum produto cosmético poderia me causar alguma reação, ele me ignorou. Nessa hora, em que a gente vê que o diagnóstico não ajuda em nada, é bom procurar outros médicos. E ler, pesquisar e se informar, e trocar ideias com outras pessoas que sofrem de alergias e intolerâncias. Pode demorar um pouco, mas uma hora a gente descobre, e fica mais fácil conferir nas embalagens se a gente pode ou não usar um produto. Eu descobri o que me causava as reações quando a minha mãe me enviou um artigo sobre essas substâncias que citei acima, e depois fui procurar confirmação médica. A partir daí, minha vida melhorou. Quando a gente sabe que não pode usar um shampoo ou um condicionador, um bloqueador solar ou um hidratante corporal, a gente evita ter reações horríveis na pele, e tem a chance de escolher produtos mais seguros.
Acho que comentei outro dia, que na pressa, comprei um desodorante com uma das substâncias que me fazem mal. Esqueci de ler, e me dei mal… Por isso é bom ter o costume de ler os rótulos, e principalmente, ler bons posts como os seus, que trazem a informação da composição pra quem é alérgica! Ler a resenha detalhada é sempre uma forma de fazer uma compra mais consciente, e se informar com antecedência da composição de produtos que podem mexer com a saúde da gente!
Por isso eu não canso de agradecer o seu cuidado de colocar a composição de tudo, Tati!
Bjs
Tatiana Michels
18/01/2014 at 03:19Oi Pri!
Você é uma querida.
Em mim a alergia é quase como a sua. A minha pele fica cheia de bolhas pequenas, áspera, dormente e chega uma hora que começa a coçar de uma forma incômoda. Depois de um dia vem a descamação horrível.
Depois de tantas reações eu vi que não adianta, eu tenho que conferir tudo. Antes eu me limitava a não usar produtos para acne, mas pelo visto o ácido salicílico é usado em produtos que tem como objetivo controlar a oleosidade, mesmo que a proposta do produto não diga isso hahahaha É chato, mas antes ler tudo do que aguentar uma reação péssima por semanas 🙁
Um super beijo e sempre tentarei colocar a composição de tudo, prometo ♥