3 In Cabelos

Novidade: Seda relança linha anticaspa – E curiosidades sobre a caspa!

Eu me lembro que no início dos anos 2000 todo mundo usava o shampoo anticaspa da Seda. Lembro também que quando o produto saiu de circulação aqui no Brasil, a minha tia fez estoque de shampoo em casa, pois, segundo ela, era o melhor produto para o seu cabelo – e essa história é verdadeira, a minha tia Cacau fez estoque mesmo! O legal é que a Seda trouxe de volta para o Brasil a linha anticaspa e o melhor, ainda mais completa!

Agora são quatro produtos disponíveis, três shampoos e um condicionador:

Recebi pra testar o Anticaspa Oleo Control:

O produto promete controlar a caspa e também diminuir a coceira no couro cabeludo. A coloração dele é a seguinte:

Ele proporciona um frescor leve no couro cabeludo, mas não do tipo que incomoda, apenas deixa mais fresco mesmo. Eu não tenho problema de caspa, mas enquanto estou usando não tive nenhum problema com isso. Além disso, o shampoo proporciona uma limpeza ótima dos fios e, por outro lado, não os resseca – ponto positivo para quem tem química no cabelo.

Junto com o lançamento, a Seda enviou uma cartilha com várias informações sobre a caspa. A parte que mais achei interessante foi a parte sobre os mitos e verdades sobre o assunto e por isso resolvi transcrever pra vocês:

A caspa só aparece no inverno?

Não, a caspa pode ocorrer durante todo o ano e não existe nenhum estudo comprovando o seu agravamento no inverno. Por esse motivo, é importante manter o uso contínuo dos produtos anticaspa, já que essa condição pode ocorrer o ano todo, inclusive no verão. Entretanto, alguns hábitos que adotamos na estação de frio podem contribuir para o aparecimento da caspa. Por exemplo, diminuindo a frequência da lavagem dos cabelos, pode-se aumentar o sebo no couro cabeludo, favorecendo o aparecimento da caspa. Outro fator são os banhos mais quentes, que ressecam o couro cabeludo, provocando descamação que dá origem à caspa.

A caspa é mais comum em quem tem cabelos escuros do que em quem tem cabelos claros?

Até hoje, não existe nenhum estudo científico comprovando que um tipo de cabelo seja mais suscetível à caspa do que outro. O que acontece é que a caspa normalmente é mais visível nos cabelos escuros.

Só homens tem caspa?

Não, mulheres também podem apresentar caspa. Entretanto, o homem é mais propenso a ter maior produção de sebo em suas glândulas e também possui couro cabeludo mais frágil, condições essas que favorecem o aparecimento de caspa.

Deve-se alternar o uso de anticaspas com produtos comuns?

Não. Para tratar a caspa, é preciso substituir o shampoo normal pelo anticaspa em todas as lavagens do cabelo, ou seja, o uso deve ser contínuo. Isso porque a alternância com shampoos comuns diminui a eficácia do agente anticaspa. Entretanto, não é necessário lavar os cabelos mais vezes do que o habitual.

É só usar o anticaspa algumas vezes para ser livre do problema?

Não. Pessoas com tendência ao aparecimento da caspa devem controlar o problema com o uso contínuo do anticaspa. Sem a ação do ingrediente anticaspa presente exclusivamente nas fórmulas dos shampoos específicos para este tratamento, a caspa volta a aparecer.

Esfregar a cabeça com força elimina a caspa?

Estimular demais o couro cabeludo só causa mais descamação, fazendo com que o número de pontos brancos visíveis aumente.

Deixar de usar condicionador é a solução?

Não, isso só deixa os fios ressecados. O condicionador anticaspa usado adequadamente pode ser um ótimo aliado para eliminar a caspa com eficiência e ainda manter os fios saudáveis e bonitos.

Os shampoos anticaspa ressecam os fios?

Não. Assim como um shampoo comum, todos os anticaspas de qualidade apresentam propriedades condicionantes que ajudam a combater o ressecamento dos fios. Antes de mais nada, é importante escolher o shampoo anticaspa de acordo com a condição do seu couro cabeludo. Quem tem couro cabeludo oleoso deve selecionar um shampoo específico.

Lavar a cabeça mais vezes ajuda?

Não, muito pelo contrário, pode até agravar o problema. O excesso de lavagem pode irritar o couro cabeludo, causando mais coceira e desconforto.

Soluções caseiras, como o uso do limão, eliminam a caspa?

Não, e muitas delas podem ainda agravar o problema. Até hoje, não existe comprovação científica a respeito da eficácia dos métodos caseiros para solucionar a caspa.

Que tal cuidar dos fios e do couro cabeludo para não passar vergonha com roupa preta? Vocês tem cuidado direitinho?

You Might Also Like

3 Comments

  • Reply
    Danielle
    29/05/2012 at 23:25

    Sempre usei a linha seda control e não sabia q tinha saído d circulação. Gostava muito pela relação custo benefício: dava conta da caspa direitinho e tinha o menor preço entre os produtos anticaspa. Troquei pela linha clear por recomendação de uma cabeleleira e tb tô gostando bastante.

    • Reply
      Tatiana Michels
      30/05/2012 at 02:20

      Oi Danielle!
      Tenta usar o Oleo Control de novo, quem sabe a fórmula é a mesma né?
      Beijos!

  • Reply
    Liete
    01/07/2012 at 16:58

    SE TINHA SAIDO NEM PERCEBI PORQ SEMPRE ACHEI NO SUPERMERCADO BH E FARMACIAS!
    NUNCA FIQUEI CEM!

  • Leave a Reply