Não é incomum ir a lojas especializadas em produtos para cabelo e – ao procurar um produto para co-wash – ouvir de quem lhe atender a informação de que o co-wash não funciona e não é indicado para quem tem o cabelo liso. Por conta disso, é normal se deparar com inúmeras indagações internet afora sobre assunto. Então, afinal, o co-wash em cabelo liso, funciona mesmo? A resposta é sim, funciona, mas para provar que o co-wash em cabelo liso funciona, eu explicarei vários pontos.
Como surgiu o Low Poo e o No Poo – e, consequentemente, o co-wash
Imagem: Shutterstock
O Low Poo e o No Poo são técnicas desenvolvidas pela cabeleireira Lorraine Massey. As técnicas foram desenvolvidas após Lorraine perceber que os cabelos enrolados/cacheados/crespos necessitavam de cuidados diferenciados e não recebiam a devida atenção.
Após passar as informações básicas sobre as duas técnicas é possível entender o motivo da confusão, não é mesmo? Como a técnica não foi desenvolvida para cabelos lisos, algumas pessoas simplesmente as abolem para este tipo de cabelo, o que, do meu ponto de vista – e o ponto de vista de muita gente -, é um grande erro.
A proposta do co-wash
Imagem: Shutterstock
O co-wash é utilizado para uma limpeza menos agressiva do couro cabeludo e dos fios.
Muita gente restringe a utilização da técnica para pessoas que possuem cabelos cacheados, crespos ou encaracolados. O motivo é que estes cabelos, naturalmente, são mais secos e por conta da estrutura do fio, a oleosidade natural da raiz não chega às pontas com facilidade. Porém, por outro lado, restringir o co-wash desta forma é um grande erro.
O co-wash – assim como o no poo -, pode ser utilizado por qualquer pessoa, independente do seu tipo de cabelo. O ponto principal é entender que cada cabelo é um cabelo e que cada couro cabeludo é um couro cabeludo. Definir o uso como extremamente certo ou errado, de uma forma generalizada, não é correto (falo com total sinceridade).
O co-wash em cabelo liso funciona!
Eu tenho cabelo naturalmente liso e o meu couro cabeludo é sensível. A técnica de co-wash deixa o meu cabelo ótimo e não agride em nada o meu couro cabeludo. Para o meu caso, a técnica é perfeita, colocando por terra o extremismo de que o co-wash pode ser feito apenas por quem tem cabelo enrolado.
Imagem: Shutterstock
O co-wash é uma técnica democrática que pode ser feita até mesmo por quem tem o cabelo oleoso – e eu falei muito mais sobre o assunto no post com todas as informações sobre o co-wash.
Não se limite. Teste no seu cabelo o co-wash e veja se a técnica se adapta ao seu cabelo. Eu sou uma pessoa contrária aos extremismos e acredito piamente que tudo pode funcionar para todo mundo, o negócio é testar e ver como será o resultado.
Se você tem o cabelo liso, faça co-wash sem medo de ser feliz. Analise o resultado nos seus fios e pronto, não se limite e não deixe que outras pessoas lhe coloquem limites. Se alguma vendedora/atendente lhe disser que o co-wash não é para você, coloque um sorriso no rosto, ignore e simplesmente compre o produto.
O fato é que temos que agradecer às encaracoladas, enroladas e crespas por uma técnica maravilhosa e que funciona para muita gente. Então não há razão para não se beneficiar de uma técnica tão incrível só por ter um tipo de cabelo específico.
Então, de uma vez por todas, o co-wash em cabelo liso funciona, assim como para cabelo oleoso. Teste e seja feliz!
12 Comments
Giulia
04/07/2016 at 23:43Oi Tati! Meu cabelo é liso do tipo escorrido e é oleoso do tipo que deve ser lavado todos os dias. Testei o Co-Wash e percebi que no dia seguinte meu cabelo demora mais pra ficar oleoso do que quando lavado com shampoo. Adorei a técnica!
Beijos!
Tatiana Michels
12/07/2016 at 19:04Oi Giulia!
Que delícia ler isso e saber que funcionou para você também! É tão legal ter mais uma possibilidade de higienização dos fios, né?
Um beijo enorme!
Lívia
25/07/2016 at 16:06Oi Tati!
Gostei muito do seu post! Foi bastante esclarecedor.
Meu cabelo é naturalmente enrolado mas há anos eu o uso liso por questão de praticidade. Não uso químicas, só faço chapinha mesmo. Faço co-wash há mais ou menos 2 meses e meu cabelo está transformado! Muito mais encorpado, nem sinal de ressecamento e até minhas pontas duplas diminuiram. Agora não fico mais sem essa técnica. Inclusive meu namorado que tem o cabelo longo e bastante oleoso tem feito o low-poo e também está adorando, porque reduziu muito a oleosidade e também a queda.
Pra mim essa técnica não é exclusiva pra um tipo de cabelo e muito menos só para um gênero. Todos deveriam experimentar.
super beijo!
Tatiana Michels
02/09/2016 at 21:09Oi Lívia!
O co-wash é transformador, não é? Até o meu marido está adepto 😛 entra no banho e pergunta “e ai, o que eu passo no cabelo hoje” hahahaha Cuidar do cabelo assim é uma delícia e eu estou viciada na técnica, pois senti que o meu cabelo está muito mais forte e muito mais brilhante – eu, que faço tintura todo mês, agradeço esse efeito, porque nossa, cabelo loiro dá o maior trabalho hahaha
Um beijo enorme!
Nayara
08/09/2016 at 09:11Oi, Tati, tudo bem?
Estou ha dois dias feito louca na internet pesquisando low poo e co wash, rs, tenho cabelo liso, oleoso e com cor natural. Já que estou livre de químicas também queria me livrar dos agentes ruins dos shampoos. Mas estava com medo de ficar mais oleosa ainda. Depois de ler dia matéria estou com coragem para testar a técnica.
Parabéns pelo blog e obrigada. Beijos
Tatiana Michels
26/09/2016 at 04:42Oi lindona!
Fico feliz que tenha te ajudado. Depois me conta como ficou o seu cabelo? Super beijo!
Carollina
05/10/2016 at 13:11Oi Tatiana
Qual vc indica pra fazer cowash
Tenho cabelo liso oleoso raiz e pontas secas
Obrigado
Tatiana Michels
06/10/2016 at 20:39Oi Carol!
Olha, pela minha experiência até o momento o que eu mais indico é o condicionador específico para Co-Wash da Yamasterol. Ele tem um custoxbenefício fantástico, porém, não só isso, ele é o que deixa o cabelo mais limpinho e com sensação gostosa. Eu dei um frasco dele para o meu sogro e até ele tem usado e gostado muito.
Então é o que eu indico de olhos fechados 🙂
Beijo enorme!
Rosane
27/10/2016 at 19:50Oi meu cabelo é seco na raiz e está com muito frizz .o que devo usar?
Tatiana Michels
05/11/2016 at 00:06Oi Rosane!
Faz o co-wash com o Yamasterol específico para isso. Para as pontas, procura o Monange Rosa – condicionador ou máscara – e usa, deve ajudar.
Beijos!
Giselle Cristine
27/02/2017 at 10:38Oii Tati!!
Faz menos de um mês que tô usando a técnica, meu cabelo é comprido e liso. Fiquei com bastante dificuldade e dúvida ao comprar o co-wash, comprei da Mari Morena porque refresca o couro cabeludo. Posso continuar usando ele? Porque eu não achei nenhum co-wash que não esteja falando de cabelo crespo..
Beijo!
Tatiana Michels
01/03/2017 at 03:41Oi Giselle!
Sinceramente, você pode usar o que preferir – ou seja, não lhe trará problemas. Há algumas opções que não definem o tipo de cabelo, como é o caso da linha específica para less e no poo da Yamá (yamasterol rosinha que vem escrito que é para co-wash). Outra opção é a linha 5 em 1 da L’Oréal, que conta com produtos para a lavagem dos fios para todos os tipos de cabelo – eles tem 4 opções e é bem legal 🙂
De todos, o que eu mais gosto mesmo é o Yamasterol rosa para co-wash. Dá uma leve sensação de frescor e limpa bem os fios 🙂
Beijos!