Um dos posts mais acessados no Passaneura é o post que eu falo sobre a quebra de cabelo que sofri há alguns anos. Exatamente por este motivo, já tem algum tempo que eu queria fazer um post com as diferenças entre a quebra e a queda dos cabelos, que são duas coisas completamente diferentes e, se não for corretamente analisado, você pode acabar tratando o seu problema da forma errada.
A quebra dos fios foi o problema que eu sofri e digo de verdade: é desesperador. A quebra se dá pelo uso excessivo de química, onde o cabelo fica com a sua estrutura danificada e simplesmente se rompe, quebrando em qualquer lugar do comprimento dos fios – atente que ele quebra no comprimento e não é a raiz se solta.
Por excesso de química se entende como o uso excessivo ou incorreto de tinturas, alisantes, descolorantes, permanentes, etc. Como eu mencionei a estrutura do fio fica porosa e, além disso, dá para ver pontinhos brancos no comprimento do fio e ali é o lugar onde o cabelo irá quebrar.
Eu que já passei por isso, posso dar a dica para driblar a quebra (dicas que eu até estão mais bem explicadas no post que eu fiz sobre o meu caso):
– Não usar química por um tempo (até que o cabelo se recupere);
– Evitar ao máximo o uso de secador e chapinha, pois eles danificam ainda mais os fios;
– Evitar piscina e praia;
– Evitar fazer escova no cabelo;
– Intensificar as hidratações dos cabelos;
– Usar shampoos que ajudam no fortalecimento dos fios (eu usei o Force Vector da L’Oréal);
– Além disso é bom tomar cuidado na lavagem e na hora de pentear os cabelos, todo cuidado e delicadeza são bem-vindos 😉
Diferente da quebra dos fios, a queda se dá desde a raiz do cabelo, ou seja, o fio cai inteiro do couro cabeludo. As causas podem ser emocionais ou genéticas e a queda deve ser tratada por um profissional, neste caso um dermatologista.
Eu já conheci pessoas que sofreram com queda dos fios por conta de estresse e neste caso são recomendados medicamentos, shampoos manipulados, porém tudo com acompanhamento médico.
Pode parecer clichê, mas é muito importante o acompanhamento profissional na queda dos fios, pois apenas um profissional conseguirá descobrir com 100% de certeza a causa da queda e poderá recomendar o melhor tratamento. Assim como a queda pode ser causada por estresse, pode ser também causada por fatores genéticos, ou mesmo por conta de uma alimentação ruim.
A lição é que sempre é interessante procurar profissionais, tanto para fazer química nos fios e principalmente para resolver os casos de quebra e queda. Dá para fazer química sem o auxílio de um profissional? Claro que dá, tanto que eu faço a minha tintura sozinha desde 2007, mas olha o que deu quando eu pesei a mão: o meu cabelo quebrou. Para fazer química em casa é importante entender o processo e entender sobre o assunto, pois ir de marinheiro de primeira viagem pode resultar em um pequeno desastre capilar – e eu vejo que isso é comum pela quantidade de visitas e comentários no post sobre a quebra dos fios, sem contar os e-mails.
Então é isso gente. O post é simples, mas acredito que possa ajudar algumas pessoas que se encontram com um desses problemas, pois eu considero muito importante entender a diferença entre quebra e queda dos cabelos.
17 Comments
Giselle
10/07/2013 at 13:47Oi Tati.
Eu sofri horrores com quebra do cabelo há 10 anos atrás quando eu pintava em casa de loiro platinado quase branco. Eu sou morena, cabelos castanhos médio e eu comecei fazendo luzes, depois fui retocando a raiz com tintura mesmo a cada 15 dias, como na época eu não trabalhava, eu achei inviável ir duas vezes por mês ao salão e não tinha dinheiro para comprar produtos de hidratação. Ou seja, eu não hidratava. Fiz isso por 2 anos até que começou a quebrar, na metade dos fios, em cima na cabeça. Ficava aquele toco em pé, me desesperei. Sem contar que eu usava chapinha e secador direto, pois mesmo eles sendo lisos, o ressecamento era tanto que parecia um bombril, não mais alisava ao natural. Resumindo, parei com tudo quanto é tipo de química e com o dinheiro que eu comprava a tintura eu passei a comprar cremes para hidratá-los em casa, claro, com cremes mais baratinhos. Meu cabelo era longo, pela metade das costas, então outra saída que tive foi cortá-los acima dos ombros, pro “amarelo” ir saindo conforme ia crescendo. Fiquei um tempão com duas cores no cabelo, era feio, mas necessário pra recuperá-lo. Chegou a um ponto, quando eles estávam mais longos que ficou até legal, as pontas mais claras e a raiz escura. Consegui tirar toda a tintura apenas deixando-o crescer novamente. Hoje eles são da cor natural longos quase na cintura, os mesmos castanhos médio, completamente liso naturalmente, raramento uso secador e nunca uso chapinha pois não preciso mais. Agora trabalho e posso comprar meus produtos de hidratação, óleos reparadores e bons shampus. Tenho muita vontade fazer luzes novamente mas me contenho, claro que se eu for fazer será num profissional e hidratando sempre os fios, mas quando olho para os meus cabelos e os vejo macios (não vou ser modesta agora rsrsrs), brilhosos e sem nenhuma química acabo desistindo da idéia.
Tive essa vontade quando vi no insta uma foto sua com os cabelos super loiros, macios e lindos, coisa que não tive competência pra ter antigamente hehehe. Esse é meu relato sobre a experência da quebra e recuperação dos fios, levei mais ou menos uns 2 anos pra tê-los do jeito que eu quero, mas agora ao natural.
Beijão Tati, adorei seu post e desculpe o comentário enoooorrrmeee rsrs.
Tatiana Michels
11/07/2013 at 19:58Oi Giselle!
Pior que é bem assim mesmo, quando o cabelo está danificado só a chapinha para “assentar”, dai acaba piorando a situação. Eu lembro que na época da quebra o meu cabelo estava bem seco, mas a ignorei e continuei com a química e pronto, caguei o cabelo todo. O problema é que eu tinha o cabelo platinado na época, dai a cada retoque da raiz eu pintava o cabelo todo para não ter perigo de ficar amarelado e dai já viu, a coisa ficou cada vez mais danificada 🙁
Aii seu cabelo deve estar lindo. Eu morro de saudade de ter o cabelo natural sabe? Mas constatei que estou CHEIA de cabelo branco (sim, com 26 anos) e entre pintar e pintar eu mantenho o loiro que eu estou agora, pois está saudável 🙁 já me sugeriram escurecer e fazer luzes, mas as luzes detonam tanto os fios né? Aproveite muuuuito o seu cabelo natural, pois além de ser mais fácil de cuidar, toda hidratação deixa o cabelo maravilhoso *_*
Imagina, eu adoro os seus comentários *_* adoro papear com vocês por aqui hahaha
Beijo enorme e parabéns pelo cabelo ♥
Giselle
12/07/2013 at 09:33Obrigada Tati, também adoro visitar o Passaneura todos os dias.
Seu cabelo está lindo também, loiro e lindo é tudo! Eu tenho 32 anos, ainda não tenho cabelos brancos, mas já decidi, se eu começar a ficar assim eu vou pintar mesmo, mas por enquanto deixarei assim.
Beijão Tati e bom fim de semana!!!
Elizabete
10/07/2013 at 16:51Tatiana , é dificil eu comentar mas vamos lá
Sempre sempre fiz coisas em meu cabelo sozinha seja alisar decolorir ou pintar até cortar (sempre sempre ficou maravilhoso). Em 2009 engravidei assim parei de fazer quimicas nem cortar, 10 dias antes de ir pra maternidade fiz um corte foi a época que meu cabelo ficou masi lindo tinha um brilho natural era só lavar com água e tava lindo, 3 meses apos o nascimento do meu filho meu cabelo começou a cair , de passar a mão e cair mais de 20 fios, fiquei com vários “buracos” , corri ao médico e ele explicou q era mudança hormonal tudo bem fui na cabelereira da minha mãe e ela fez um corte pra amenizar os “buracos” e meus cachos ficaram bonitos, essa mesma cabelereira me convenceu a fazer progressiva, fiz ardeu pra caramba (relaxamento e progressiva) confiei na palavra dela que não usava formol e descobri do pior jeito, quando fui retocar a raiz passei 2 noites sem dormir de tanta dor, a parte da frente dóia muito muito mesmo de entregar em pânico e pedir pro meu marido segurar um pano com gelo enquanto eu chorava meu cabelo quebrou todo desde a raiz , caía mto fui cuidando, Ao levar meu filho na pediatra mostrei pra ela e ela explicou que tinha sido por causa da quimica uso de formol em excesso e da quimica em geral, ela me receitou uma pomadinha pra aliviar o ardor e já faz 1 ano e 6 meses que to fazendo tratamento pra recuperar meu cabelo e ainda ficou um lugar que segundo minha nova cabelereira só um milagre pra crescer cabelo ali =/; E agora eu to aqui não consigo confiar em nenhum cabeleireiro to com o pé atras com tudo, fiz umas luzes , daí passei violeta genciana, mas daqui uns 4 meses já vou poder pintar denovo
Tatiana Michels
11/07/2013 at 19:53Oi Elizabete!
Obrigada por pegar um tempinho para comentar 🙂
Ai que triste isso que te aconteceu, ainda mais sabendo que você se dava super bem cuidando do próprio cabelo. É difícil de confiar num profissional de novo né?
Sabe o que me assusta muito? A quantidade de gente que comenta isso: que foi num profissional e a pessoa acabou com o seu cabelo. Assusta, pois a gente paga (caro, diga-se de passagem) e pode sair sem cabelo, ou com o cabelo bem acabado. É complicado isso né? Parece que esses cursos preparatórios não estão fazendo uma boa filtragem de profissionais, só consigo pensar nisso sabe?
Tomara que o seu cabelo volte a ficar do jeito que você quer.
Olha, a minha dica é usar algum shampoo silver, pois ajuda muito a tirar o amarelo e deixar o cabelo (ou as luzes) bem prateadinhas 🙂
Beijo enorme e boa sorte ♥
Elizabete
15/07/2013 at 22:57Taty eu passei a violeta genciana pra pintar mesmo xD (2 colheres de sopa no creme de hidaratação e deixa por 30 minutos e tcharan cabelos roxos ) senti que agrediu muito pouco e deu um brilho no preto natural do meu cabelo e quando desbota fica branco demora muito pra desbotar.
Deise
11/07/2013 at 00:39Eu e minhas amigas falamos sobre corte químico na semana passada, porque uma delas faz descoloração e tinha acontecido com ela. Acho que é um “acidente” que cedo ou tarde, acaba acontecendo com quem faz a pintura do cabelo em casa! O meu caso é genético e não tenho como escapar da calvície. É angustiante, porque vejo minha mãe aos 88 anos com falhas muito grandes, e este provavelmente é o meu futuro. Fiz tratamento por 2 anos com dermatologista, mas a queda nunca diminuiu. Resolvi parar, porque eram muitos medicamentos orais, além de loções tópicas e shampoos. Além de passar o dia com o cabelo úmido e tomando remédios, todos eram caros demais para não dar resultados! A solução provável é investir em perucas…hahuahuhauhauhua
Beijos
Tatiana Michels
11/07/2013 at 19:35Oi Deise!
Cabelo é uma coisinha muito complicada né? Hoje em dia sou paranóica com o meu cabelo, pois morro de medo de acontecer a quebra de novo – sinto frio na espinha só de pensar 🙁
Olha, uma coisa que ajuda a diminuir a queda geral é diluir o shampoo na hora da aplicação. Você pega um copo e coloca a quantidade de shampoo que você usa e o dobro ou triplo de água e joga nos fios. Dizem que desta forma limpa melhor e não concentra tanto produto no couro cabeludo, diminuindo a queda. Eu lavo assim há algum tempo e tenho gostado bastante. Não sei se ajudaria no seu caso por ser genético, mas mal não faria 🙂 quem sabe ajuda né?
Eu imagino o quanto ruim é isso de remédio e produtos de uso tópico, pois além de ter aquele monte de coisas para aplicar, ainda tem o valor… Sempre são tão caros né?
Beijo enorme!
JuhSakura
11/07/2013 at 09:35Heeeeeeeey Tati!
Eu tinha me esquecido que você teve esse problema de quebra também. Estou passando por esta situação e anda difícil cuidar dele :/ afinal, descolorir o cabelo todo para tascar uma tinta fantasia é judiar do pobrezinho, eu sei, rs.
Vou pesquisar mais sobre esse shampoo da L’Oreal 😀
Obrigada!!!
:*
Tatiana Michels
11/07/2013 at 19:32Oi Juh!
Descolorir acaba com os fios né? Mas fica tão bonito *_* hahaha é um dilema.
Olha, eu indico muito esse shampoo da L’Oréal e também o kit RMC vermelho da Amend. Esse kit a minha mãe que me deu na época da quebra e salvou o meu cabelo, muito amor! Pode ser que seja bom para você também 😀
Beijo enorme e boa sorte com o cabelo ♥
Luana Mendes
11/07/2013 at 13:34Olá! Realmente essa explicação sobre queda/quebra de cabelo foi bem útil. O meu caso é a da queda, que possivelmente está ligada a falta de vitamina D, uma vez que a última vez que peguei mais de dez minutos de sol por semana foi em janeiro, o que é assustador! Beeijos!
Tatiana Michels
11/07/2013 at 19:31Oi Luana!
Compensa falar com um médico, pois tem vitamina para corrigir essa deficiência de vitamina D, o meu marido toma, pois nunca saímos no sol hahaha
Beijo enorme.
Cristina Costa Beber
11/07/2013 at 18:46Eu tenho muito cabelo, tipo minha trança do cabelo todo, por exemplo, é super grossa (só para ter parâmetro)…
E eu tenho uma mania desde que me conheço por gente (desde menos de 1 ano mesmo) de enrolar o cabelo, tenho uma prática incrível e muita velocidade nessa modalidade hauihaiuhaiuha… Por isso eu acabo perdendo cabelo, ou dando nó e tendo que cortar alguns fios, etc…
Eu não tenho queda e nem quebra, só isso que citei mesmo..
Mas também né, lavo dia sim dia não, nunca seco com o secador, nunca uso chapinha, nunca pintei, nunca uso babyliss, enfim, meu cabelo não sofre com isso…
Mas vejo que minha mãe que é meio estressada perde bastante cabelo mesmo :/
Beijos Tati! 😀
Tatiana Michels
11/07/2013 at 19:28Ai, quando eu leio essas coisas eu morro de saudade de ter cabelo natural 🙁
Eu comecei a pintar em 2005/2006 e hoje em dia eu to cheia de cabelo branco, ou seja, se for para voltar a cor natural será com química 🙁 dai química por química eu fico com o cabelo loiro mesmo hahaha
É engraçado, mas a química acaba com o cabelo da gente, mesmo quando a gente cuida. O meu cabelo era muito mais volumoso antigamente, hoje em dia tenho menos cabelo 🙁
Nossa, a minha prática com desenvoltura cabelística é nula hahaha 🙁 queria saber fazer um monte de coisas para variar um pouco 🙁
PS: comi uma colherada de melado hoje HAHAHAHA
Beijos Cris!
Cristina Costa Beber
12/07/2013 at 00:16Hhauiahuihaiuh viciou no melado né? 😛
Pois é, na verdade nunca me interessei por pintar sabe, nunca foi tipo “preciso mudar” e então estou sempre igual hehehe.. Mas eu gosto sabe, parece que assim ou eu, sei lá..
Acho lindo quem tem coragem de mudar, cortar franja, cortar curto etc, mas não consigo…
Eu não sei nem secar os cabelos direito, quem dirá fazer outras coisa hauihaiuahiahua
Beijos Tatii! 😀
Natacha Rocha
13/07/2013 at 18:21Muito bom o post. Meu cabelo sempre sofre quebra. Muita química, coitado rs. Vi as dicas dos posts antigos e to doida pra testar no meu!
Tatiana Michels
15/07/2013 at 03:01A gente que usa química sofre né? 🙁
Beijos Natacha!