Os cuidados com a pele e com o cabelo fazem toda a diferença e eu sou a prova viva disso. Após intensificar os cuidados, a minha pele não apresenta mais irritações e o meu cabelo está cada vez mais longo. Quando eu falo que se cuidar faz muita diferença eu não falo por exagero, mas sim porque é a realidade. Sou da política de que é melhor sempre estar de olho na saúde da pele e do cabelo, do que se desesperar quando algo dá errado (ou quando algo dá muito errado, como uma quebra de cabelo, por exemplo). Enfim, se cuidar faz bem.
Usar bons produtos é uma maravilha e não há como negar. Porém, quando um produto é barato e faz milagres é ainda melhor, não é? A dica que eu dou hoje é de uma maravilha que eu tenho usado e que fez toda a diferença para a minha pele e para o meu cabelo, o soro fisiológico!
Soro Fisiológico
Imagem: Shutterstock
A Clarissa (que escreve sobre moda e cultura pop aqui no Passaneura) que me deu a dica do soro fisiológico e, de verdade, foi uma das melhores dicas de beleza que me deram até hoje. Por isso, hoje venho falar das maravilhas do soro fisiológico, pois é algo tão acessível e tão bom, que todo mundo tem que testar o uso;
O soro fisiológico é uma solução isotônica em relação aos líquidos corporais. A sua composição é de água destilada e NaCI (em relação ao sal, a cada 100ml há 0,9g). O soro possui propriedades de limpeza, diminui a dilatação dos poros e nutre a pele. O pH do soro fisiológico é 6,0, considerado levemente ácido (o pH neutro é 7,0).
Como o soro fisiológico possui um poder de hidratação, ele torna-se perfeito para o uso no cabelo e também na pele.
Soro fisiológico no cabelo
Imagem: Shutterstock
Há diversas formas de usar o soro fisiológico no cabelo. Há quem coloque em um borrifador para usar no comprimento dos fios e também há quem use como último enxágue após a lavagem.
Eu uso o soro fisiológico basicamente como o último enxágue após a lavagem. Enxáguo o cabelo no banho após o uso do condicionador, removo o excesso de água, aplico o soro fisiológico da raiz às pontas dos fios, removo o excesso com a toalha e penteio os fios. Para a finalização ele é perfeito, pois promove uma hidratação no couro cabeludo e também no cabelo em si.
Algumas pessoas dizem que o soro fisiológico é perfeito para fechar as cutículas do cabelo, porém, do meu ponto de vista, ele não fará milagres, pois o seu pH não é ácido o suficiente, para isso, acredito que a melhor opção continue sendo o uso de um condicionador de pH ácido, ou, para quem prefira opções alternativas, o uso do vinagre de maçã, já que o seu pH varia entre 2 e 4.
Soro fisiológico para a pele
Imagem: Shutterstock
O soro fisiológico para a pele é perfeito em todos os sentidos, sendo uma excelente opção para quem não quer gastar com água termal. O uso pode ser feito tanto na pele facial, quanto na pele corporal.
O melhor uso, em minha opinião, é a aplicação do soro fisiológico antes do uso dos hidratantes. Eu uso o soro como um tônico facial. Higienizo o rosto normalmente, aplico o soro no rosto e depois sigo o meu ritual de beleza com os cremes faciais. O efeito na pele do rosto é incrível e ao aplicar eu sinto a minha pele mais tonificada e hidratada, é fantástico e inacreditável que um produto tão barato faça algo tão incrível.
Onde encontrar soro fisiológico
Soro fisiológico é encontrado em farmácias e ele é vendido em embalagens de diferentes tamanhos. Eu pago R$3-4 na embalagem de 500ml.
Eu posso fazer o soro fisiológico em casa?
Não, a solução deve ser comprada em farmácias.
Onde armazenar o soro fisiológico após a sua abertura?
É indicado o armazenamento na geladeira após a abertura.
Se você procura um item barato, acessível e que faça maravilhas para a sua pele e para o seu cabelo, use o soro fisiológico e se surpreenda como eu me surpreendi 🙂
8 Comments
Camila
03/05/2016 at 13:16Bom dia Tati! Questionei meu cabeleireiro, que também é engenheiro químico de formação, e ele esclareceu que passar soro fisiológico no cabelo é o mesmo que passar água do mar! Ele explicou com detalhes que, mesmo não aparente aos nossos olhos, esse método é muito danoso!
Tatiana Michels
03/05/2016 at 15:39Oi Camila!
Respeito o posicionamento do seu cabeleireiro, porém não faz o menor sentido, pois a composição é completamente diferente, assim como o pH… A água do mar é super alcalina e por ai vai.
Dermatologistas recomendam o uso do soro fisiológico e assim por diante.
No caso de comparar o soro com água do mar foi um pouco infeliz da parte dele por causa das distinções químicas e principalmente por causa da concentração de sal de casa um :/ achei bem extremo, sinceramente.
Beijos!
Rosana
30/09/2016 at 11:22Oi, Tati!
Eu costumo usar também para limpar os olhos das minhas gatas que ficam com a remela mais resistente quando o tempo tá mais seco ^^
Bjs
Tatiana Michels
06/10/2016 at 20:41Nossa, verdade! Quando a Bené era viva eu usava para limpar os olhos dela e também as orelhas, era uma maravilha hahaha 😀
Super beijo!
CLEUNICE LEITE da Silva
13/10/2016 at 22:11É vdd o soro fisiológico hidrata mesmo, depois qe comecei a usar a minha pele até está oleosa. E agora estou testando produtos para pele oleosa vê se pode isso?
Tatiana Michels
15/10/2016 at 03:20Oi Cleunice!
Nossa! Então ele está hidratando bem a sua pele mesmo 🙂 O legal é que em peles mais oleosas as rugas demoram mais a aparecer – bem eu queria ter a pele puxada para a oleosa 🙁
Beijos beijo!
Julia
06/03/2017 at 22:44Soro fisiológico não tem açúcar. É água destilada e cloreto de sódio 0,9%
Tatiana Michels
07/03/2017 at 23:17Já foi corrigido.