13 In Beleza

Sardas?! Ame-as, ou não… Mas e aí, tem solução?!

null

As sardas são decorrentes de um aumento de pigmentação ou da melanina na em pontos específicos na pele. A genética e a cor da pele exercem influencia para o aparecimento, principalmente em peles claras e ruivas. As partes do corpo mais expostas ao sol, como os ombros, o colo e o rosto são mais suscetíveis ao seu aparecimento. A menor exposição ao sol irá acentuar a coloração e a percepção das que ainda não estavam visíveis.

nullAs sardas costumam aparecer na infância, por volta dos cinco anos de idade, como pontos sem relevo e acastanhados. Geralmente elas param de surgir antes da adolescência, mas permanecem por toda a vida. O aparecimento na vida adulta não se exclui e pode ocorrer repentinamente.
É importante salientar que as sardas não evoluem para melanoma (câncer). Entretanto, pessoas que apresentam sardas automaticamente possuem uma pele mais sensível e, nesse aspecto, se tornam mais vulneráveis ao câncer de pele.

nullO tratamento para as sardas é o mesmo indicado para o melasma, distúrbio pigmentar que ocasiona manchas marrons na pele. Ou seja, as sardas irão clarear se você utilizar despigmentantes. Porém, infelizmente, elas não irão sumir, como eventualmente pode acontecer com o melasma. Para que se conservem menos visíveis é necessário um cuidado rigoroso em relação ao sol. A mínima exposição ao sol, até mesmo à claridade,fará com que as sardas escureçam.

Existe também a sarda branca ou leucodermia. Você conhece esse tipo de sardas, caracterizada por manchas claras? Até parece pegadinha: sardas “às avessas”! Mas não é brincadeira não! Com tamanhos que variam de 1 a 5 milímetros, surgem nas pernas e braços. As lesões são decorrentes do dano provocado pelo sol ao longo da vida. Mais uma vez ele: o Sol! Esse amigo que pode virar vilão quando os horários são desrespeitados. Me refiro aos horários sugeridos como mais apropriados para “dourar” a pele, antes das dez hopras da manhã e após as dezesseis horas da tarde.

No caso das sardas brancas, o nitrogênio líquido, mostrou bons resultados no tratamento das sardas brancas. O procedimento é realizado no consultório, sem necessidade de anestesia, a dor é discreta e cessa rapidamente. Praticamente uma “queimadura controlada”, surgem crostas finas e escuras sobre as áreas tratadas, que levam de 2 a 4 semanas para se soltarem. Uma pele nova substituirá a pele manchada e será mais clara que a pele ao redor. Será necessário expor a pele ao sol, antes das 10 ou após as 16 horas, para estimular a produção de melanina e a pigmentação retornar gradativamente. Os resultados variam conforme o caso e o tratamento ocorre em mais de uma sessão com um intervalo de tempo entre elas, geralmente de seis meses.

Então, que tal encarar as sardas como um diferencial que pode acrescentar um charme a mais? Vale lembrar, o que torna as pessoas “únicas” é justamente a singularidade. Assuma as “suas singularidades”, seja única: Seja Você!
Boas energias!

null

Tânia Zimermann é colunista do Passaneura. Sua coluna pode ser conferida semanalmente às terças-feiras!

You Might Also Like

13 Comments

  • Reply
    Juh
    21/07/2010 at 10:18

    Oi Tânia! Parabéns pelo post! Eu, como a minha mãe, tenho sardas pertos dos olhos mas nada muito chamativo, convivo numa boa com elas!
    O meu avô materno, ruivo, era todo pintado, corpo inteiro e por vaidade usou um produto q meu tio-bisavô(farmacêutico tbm) desenvolveu pra ele para tirar toda “ferrugem” e qdo eu o conheci já não tinha mais sardas no rosto somente no corpo. Não pergunte q produto era esse pq ninguém soube me dizer o q era…rs…
    Bjos

    • Reply
      Tania
      21/07/2010 at 10:49

      Eheh… Juh, bem que eu queria saber que produto era esse!!!!! Obrigada pelo retorno! Ah, comprei um perfume e agora estou aguardando receber. Acho que comentei contigo, lembra? Quando chegar escrevo pra te contar se gostei, OK?! Bjos!

  • Reply
    Érika Peixoto
    21/07/2010 at 12:32

    Eu acho um charme as sardas, minha prima tem algumas, ficam mais concentradas no nariz dela.
    Sardas e covinhas são duas coisas que nem todo mundo tem, e que eu acho charmoso. Infelizmente, não tenho nenhum dos dois. :/

    • Reply
      Tania
      21/07/2010 at 23:15

      Concordo com você, Érika! Também acho muito um charme “único”! Bjos!

    • Reply
      bruna
      21/12/2012 at 14:29

      as minhas sardas já é no braço eu odeiu isso queria saber como acabar sera que tem jeito? ou ñ vai ter jeito?

  • Reply
    Giselle
    21/07/2010 at 19:03

    Eu tenho sardas e adoro. Não faria nada pra tirá-las.
    beijo

    • Reply
      Tania
      21/07/2010 at 23:17

      Giselle, se eu tivesse sardas, também não faria nada para tirar ou clarear. Acho um “it”, um charme! Bjos!

  • Reply
    Pamy
    21/07/2010 at 22:57

    Oi Tania e Tati,

    Muito legal este post… adorei ajudou muito…

    Parabéns, cada vez melhor o Blog.

    Bjinhus

    • Reply
      Tania
      25/07/2010 at 16:30

      Obrigada, Pamy! Que bom você ter gostado. Beijos!

  • Reply
    Ju R
    22/07/2010 at 22:17

    Nossa!
    Eu tenho a pele branquinha e como moro no NE, sofro!
    As sardas sempre representaram um tormento! Costumo não usar ou usar pouca maquiagem…daí…fica difícil ficar com um ar de “limpeza”, sabe?
    Mesmo fazendo tratamento para clarear, é fato, elas não somem…mas podem ser amenizadas…O importante, é caprichar no protetor solar! O meu é de fator 73 e retoco pelo menos a cada 2 horas no rosto!
    Tenho algumas manchas brancas no braço tb…poucas, só eu mesma para perceber, mas o que prevalece são as sardas 😛
    Falando assim, até parece que sou ruiva =D
    Infelizmente…quando criança e até já bem crescida…eu não tinha essa noção de cuidado e proteção…daí o fato de elas terem ficados mais evidentes…
    Mas, como hoje elas são até consideradas na moda, da-se um jeito!
    Rs
    Bj!

    • Reply
      Tania
      25/07/2010 at 16:38

      Ju R
      Detalhe, Ju, se forem sardas mesmo e não outro tipo de manchinhas, como melasma, você pode ficar sem nenhuma culpa. Refiro-me ao comentário sobre o descuido com a proreção solar. As sardas tem fortíssimo componente genético e não adianta, ela vai estar sempre presente, se for o caso. Mas sendo ou não, o que não tem remédio, remediado está, não é mesmo? Eu acho as sardas e “certas manchinhas” um charme!!!! Que bom você estar de bem com as suas! Obrigada pelo seu comentário e até o próximo… Bejos!

  • Reply
    isadora
    07/12/2010 at 10:52

    olha eu tenho sardas e eu amo-as um dia fui pra a praia e descasquei entao pensei q nao iria ter elas mais comesei a chorar.Uns dias passaran e elas voutaram elas sao uns charmes todos tem inveja mas so tenho no nariz!!!e eu adooooooro minhas sardas chamo elas de sardinhas eu amooo minhas sardinhas tem sorte quem tem tem azar quem nao tem mas so é bonito ensima do nariz nao gosto de quem tem no rosto enteiro

  • Reply
    janine de brito
    10/07/2012 at 18:10

    Tenho sardas ! e não gosto delas , que tipo de remédio que eu poderia usar para eliminar ou desfarssar minhas sardas? aguardo respostas obrigada.

  • Leave a Reply