Coloração: alguns pacientes apresentam hipercromia na região periorbital, ou seja, ficam com coloração escurecida na região próxima aos olhos, resultando um aspecto cansado e envelhecido.
Vascularização: A região periorbital é intensamente vascularizada, em alguns casos se consegue visualizar os vasos, principalmente se a pele é mais fina e, consequentemente, mais transparente. Esses vasos podem dar a região um aspecto azulado ou vinhoso, dependendo do predomínio do tipo de vaso e da quantidade destes. Sem dúvida a predisposição genética também é um fator a considerar, onde a hiper pigmentação surge já na adolescência e com a idade, o quadro tende a se acentuar devido à diminuição da circulação sangüínea na região. Pode-se dizer que o excesso de pigmentação da pele é o que provoca o desenvolvimento de uma mancha acastanhada na área dos olhos, característica das olheiras.
Cansaço, estresse físico ou psicológico, excesso de bebida alcoólica, dentre outros fatores, podem causar olheiras.
E como esse processo, olheiras, ocorre? A funcionalidade é mais ou menos assim, preparem-se para a nomenclatura:
No rompimento dos vasos sangüíneos ocorre o desenvolvimento de edema que ocasiona um acúmulo de melanina ou de micro vasos arteriais na região periorbital, levando ao inchaço das pálpebras.
A porção férrica da hemoglobina se liga a uma parte protéica formando a ferritina (porção de ferro disponível no organismo). A degradação da ferritina libera os íons férricos, que desligados da parte protéica, tornam-se tóxicos, e reagem com o oxigênio produzindo radicais livres.
Para evitar este processo, o organismo se protege formando a hemossiderina, uma espécie de armazenagem do íon ferro cristalizado que se acumula nas células, principalmente do retículo endotelial.
O resultado é a formação de um composto insolúvel, atóxico, que se deposita na derme superficial levando à hiperpigmentação suborbital, ou seja, olheiras. (Fonte: Dra. Glades Thomasi, Médica dermatologista.)
Ufa!!! Nada fácil para quem quer “somente” se livrar desse “tonzinho” singular que às vezes nos faz pensar que passamos a sombra no lugar errado do olho, não é mesmo? Calma, pois já vamos falar em alternativas para o tratamento.
Na verdade, essa divisão toda de causas é didática, esses fatores podem aparecer isoladamente ou não. E mais, todos esses fatores ou causas são passíveis de ocorrer ao mesmo tempo e em vários graus de severidade, o que faz com que existam vários “tipos de olheiras” e várias abordagens terapêuticas.
O importante é o tratamento, então, vamos às dicas sugeridas pela dermatologista Dra. Glades Thomasi.
O laser é o tipo de tratamento ideal para acabar com as olheiras, age no sistema vascular ou na pigmentação da pele. O laser de luz pulsada emite um feixe de luz que é atraído pela cor da região escura, causando a fragmentação do pigmento resultando no clareamento da pele. No tratamento a laser, os olhos devem ser protegidos para evitar que os raios atinjam o órgão, evitando correr o risco de uma queimadura ocular. O tratamento requer de 4 a 5 sessões e pode causar vermelhidão e inchaço no local por até 3 ou 4 dias. Nesse período é crucial evitar exposição solar para não ocasionar manchas na pele.
A carboxiterapia é outra opção para o tratamento das olheiras. Com a infiltração subcutânea de gás CO2 (dióxido de carbono), há um aumento das trocas de oxigênio no local, melhorando a irrigação e a nutrição celular. Na “carboxi” também ocorre o descolamento físico promovido pelo gás que estimula a formação de novas fibras de colágeno, .
Produtos que agem na drenagem local ou que melhoram a vasodilatação venosa, como por exemplo, os que contém bioflavanóides: rutina, benzopironas, escina.Também os que clareiam as olheiras por conter camomila, Hamamélis, Tília, Arnica e Bardana, e Vitamina K1.
Aqui não se pode deixar de citar o ácido tioglicólico. Atua direto na hiper pigmentação suborbital Tem a capacidade de quebrar o ferro da hemossiderina, reduzindo-o de íon férrico a ferroso e assim tornando-o solúvel e passível de ser absorvido pelas vias tradicionais, contribuindo para a suavização das olheiras e até mesmo sua remoção. Também os peelings suaves, à base de ácidos retinóico, glicólico ou solução de Jessner, em concentrações adequadas para área dos olhos, promovem a renovação da camada superficial da pele, amenizando as olheiras.
E então, pessoal, será que consegui “clarear” um pouquinho para vocês a questão das “escurecidas olheiras”? Espero que sim…
No entanto, aí vai mais uma dica para uma situação emergencial: Se você estiver em total “desespero”, com aquela aparência cansada, “escurecida” e quase vencida por olheiras persistentes e nada discretas, alguns truques de maquiagem poderão ajudar na situação.
Para disfarçar as olheiras você pode usar um corretivo do mesmo tom da pele. Mas cuidado, nada de aplicar o corretivo em toda parte inferior dos olhos! O Corretivo deve ser aplicado somente na parte ESCURA da região, na olheira.
Atenção: aqui a ordem dos fatores altera o produto final e a ordem correta será sempre: BASE + CORRETIVO + PÓ.
E, por fim, mais um “piteco” meu: Conforme comentei, em minha mini biografia de apresentação, para o Passaneura, visito médicos dermatologistas e constato que quando a opção para suavização das olheiras é para produtos de uso tópico, o ácido tioglicólico é um dos mais prescritos. No mercado existe um produto (Tioglic Stick) que apresenta 2,5% de ácido tioglicólico e onde 90% do odor forte, característico desse ácido, está neutralizado. No site da dermatan vocês encontram informações mais específicas sobre o Tioglic Stick.
Não pratique auto medicação, se você tem olheiras procure seu médico dermatologista.
Beijocas e boas energias!
Tânia Zimermann é colunista do Passaneura. Sua coluna pode ser conferida semanalmente às terças-feiras!
9 Comments
Tati Michels
22/06/2010 at 09:40Tânia, adorei a matéria!
.
Como lhe mostrei, tenho poucas olheiras, mas o meu terror são as manchinhas na pele.
.
Uso ainda um creme bem básico da Avon, apenas para evitar o surgimento de olheiras e também um bom antiidade da Futura Biotech.
.
Se cuidar nunca é demais =)
.
Nossa sorte, é que a maquiagem sempre nos auxilia nos momentos de crise de olheiras.
.
Beijão!
Gui
22/06/2010 at 12:50Sabe que eu tb n tenho muita olheira, maaaaaaaaas, tem sempre aquele dia em q vc acorda, olha no espelho e PANDA! Pra isso uso um creme bem simplezinho da “AVÃO” mesmo… AAhuAhuA, nada de “muito assim..”
.
E claro!!! Dá-lhe SELECT COVER UP!!! AHUAUHAHU
.
Bjos meninas, parabéns Tânia pela matéria, muito bem escrita! Fantástica!
.
Tania
24/06/2010 at 00:29Obrigada, Gui!!!
Também adorei seu “divertido” comentário… rs…
Bjos!
Adriana
22/06/2010 at 14:52Oi, Tânia! Adorei o post, porque sofro com esse problema. Já pensei em procurar um profissional pra fazer o procedimento adequado, mas morro de medo… A gente sabe que tá cheio de médicos por aí se aproveitando de procedimentos estéticos inadequados pra ganhar dinheiro…
Só vou me submeter a um tratamento desses quando tiver uma boa indicação e confiar plenamente no profissional.
Foi muito bom me informar mais sobre isso!
beijos
Tania
24/06/2010 at 00:33Adriana, você faz muito bem em ter esse cuidado. Antes de qualquer decisão é preciso muita informação sobre o procedimento. Qualquer idéia a mais que você querira trocar, é só escrever…OK?!
Beijos!
Juh
23/06/2010 at 13:55Adorei o post Tânia! Eu tenho olheiras e as disfarço diariamente, só fico sem o corretivo pra ir à academia! Mas confesso q se pudesse descansar as horas necessárias de sono por um ano…rs…eu ficaria sem!
Bjossssssssss
Tania
24/06/2010 at 00:39Pois é, Juh… Sei como essa correria do dia a dia “acaba” com a gente! Mas as olheiras também são trataveis, basta escolher o tratamento adequado e ter uma “certa dose” de paciência…rs… Bjos!!!
Ana
24/06/2010 at 01:25Olá! Eu sou a senhora olheiras!!!Muito prazer!!!
Gente q terrível é dormir e acordar com essas miseráveis!!
Depois de mt peregrinação encontrei o corretivo no tom exato da minha pele, é o “tom do meio” da coleção Intense do boticário! Adorei, só não gostei do fato dele acumular nas ruguinhas q tenho abaixo dos olhos!!!
Espero em breve poder fazer algum tratamento dermatológico pra me livrar dessas mostras!!!
Tania
24/06/2010 at 11:11Ana, conforme comentei no post, existe um produto que é muitio recomendado pelos dermatologistas para o tratamento das olheiras. Se você já usa corretivo pode unir o útil ao “tratável”, pois esse Stick também apresenta opção tonalizada. Assim você estará tratando e disfarçando ao mesmo tempo. Que tal?! Obrigada pelo comentário e espero ter ajudado!
Bjos!