A beleza madura está na moda. Hoje, mais do nunca, a indústria da moda e principalmente da beleza, estão criando produtos para uma nova faixa etária, que até então era pouco explorada.
Claro que existem fatores socioeconômicos e uma mãozinha da ciência nisso, mas o fato é que as pessoas estão vivendo mais, retardando o envelhecimento, prolongando mais seu tempo de vida útil (economicamente ativo) e isso se reflete em vários aspectos dentro da nossa sociedade – mas vou me ater em falar de beleza, afinal, o blog é de beleza e especificamente beleza feminina.
A aposta na beleza madura
A L’Oréal Paris, a maior marca de cosméticos do planeta, em outubro passado, anunciou a atriz Hellen Mirren como nova garota propaganda. Hellen é uma brilhante atriz, vencedora de Oscar, e é a primeira vez que associa seu nome a produto de beleza.
A surpresa não é só por causa de sua idade (69 anos): Helen Mirren não é, nem nunca foi, uma mulher exatamente bonita.
Mas tem presença, tem personalidade, tem força, tem charme. Segundo as pesquisas, qualidades que as compradoras da marca também querem ter.
Tony Goes – F5 – 29/10/2014
“Eu espero inspirar outras mulheres a terem uma confiança maior ao tirarem o máximo de sua aparência natural”, disse.
Divou para L’Oréal aos 69 anos.
Inspirador? Claro ou Obviamente?
O mais legal é que não estamos falando de uma mulher que quer aparentar ser mais nova, mas sim uma bela mulher que quer aparentar estar bem. Existe uma diferença semântica nisso.
É justamente por isso que não vou falar de Madonna hoje, há um post sobre ela aqui e, mesmo a amando incondicionalmente, não acho que ela se encaixe no perfil de mulheres mais velhas que aceitam e valorizam a beleza madura. Madonna está incrível, com uma forma física de dar inveja a muitas garotas e muitos garotos, porém são nítidos os tratamentos rejuvenescedores e não é esse o caso.
Precisamos parar e mudar nosso pensamento de que, para estar bem, precisamos aparentar estarmos jovens.
A L’Oréal ficou tão empolgada, que em janeiro desse ano, anunciou a ex-modelo Twiggy, que agora é a nova embaixadora britânica da L’Oréal Professionnel.
Para quem não sabe, Twiggy foi a primeira top-model do mundo e ícone fashion dos anos 60, com sua aparência meio andrógina: super-magra, pequena, com cabelos curtos e imensos olhos realçados com muita máscara e cílios postiços.
A L’Oréal já teve outras mulheres maduras como garota propaganda, como a diva musa mor de todas Jane Fonda – falarei dela adiante – e também já teve Diane Keaton, num passado não tão distante.
A campanha com Diane Keaton teve uma pegada diferente, nas fotos da campanha, Diane está visivelmente rejuvenescida por técnicas de Photoshop, ou seja, não vale, rs.
A marca de cosméticos – também francesa – Nars, escolheu Charlotte Rampling, aos 68 anos de idade, para ser sua garota propaganda, coincidindo com a celebração de seus 20 anos. Muito bapho!
A campanha ficou linda e foi veiculada no outono/inverno (do hemisfério norte) do ano passado.
Assim como a L’Oréal, a Nars também se empolgou e depois de Charlotte, anunciou a atriz Tilda Swinton, com 53 anos, como seu novo rosto.
Ela é a atual garota propaganda. Segundo o francês François Nars, a experiência de Tilda na arte de se transformar para os mais diversos personagens, combina com a ideia da Nars, que valoriza a capacidade de expressão através da imagem.
Marc Jacobs (adoroooooooooooooooooooooo) sempre in, não iria ficar de fora e colocou a também veterana Jessica Lange como estrela da campanha Marc Jacobs Beauty para outono/inverno passado.
Jessica Lange está belíssima, divando aos 64 anos de idade, estrelando uma série de sucesso nos EUA e estampando campanha de produto de beleza.
Isso que Jessica tem um currículo bastante invejável para qualquer atriz, já ganhou Oscar, estrelou filmes de sucesso, mas creio que estrelar uma campanha de beleza aos 64 anos é mais babado que qualquer outra coisa.
Sandra Bullock, a Mais Bela do Mundo
E não são apenas as marcas de beleza que estão valorizando a mulher mais velha. Mês passado, a revista americana People, surpreendeu o mundo este ano, ao eleger Sandra Bullock a Mulher mais bela do Mundo. Não é nenhuma novidade o ranking da revista, o que chama a atenção é o fato de Sandra Bullock, aos 50 anos, ser eleita pela primeira vez a mais bela de todas (é obvio que ela já marcou presença no ranking).
“Não, sério? Eu apenas posso dizer ‘Isso é ridículo'” – disse Bullock ao ficar sabendo da escolha. Uma fofa querida.
“O que tenho de mais belo é a honra de ser mãe de Louis” completou a atriz.
Como não ama-la?
Louis, para quem não sabe, é o filho adotivo. Ela o adotou depois do divórcio babado em 2010.
Capa da VIP com Letícia Spiller
Em terras tupiniquins essa tendência também está aparecendo. A capa desse mês da revista VIP – famosa por estampar fotos de belas mulheres sensualizando – é Letícia Spiller.
Ela é capa e recheio, sensualizando na revista aos 41 anos. Tudo bem que ela é bem mais nova que algumas que citei por aqui, mas se formos adaptar para a realidade brasileira – um país extremamente machista – valorizar a beleza de uma mulher de 41 anos é um feito e tanto.
E Letícia está incrivelmente bem – fora o filho dela que está um mega gato, nem da pra acreditar que ela é mãe de um rapaz prestes a completar 18 anos.
Divou na VIP.
Beleza Madura é tendência no mundo da moda!
Como já disse uma vez, tendência só é tendência mesmo, se aparecer na passarela – principalmente a de Paris. E isso aconteceu esse ano no PFW e MFW edição de inverno 2016.
Durante a Paris Fashion Week, no final da apresentação de Damir Doma, fecharam o desfile com duas modelos mais velhas, com os cabelos distintivamente brancos e um andar cheio de classe.
“Existe definitivamente uma procura maior por modelos mais maduras neste momento”, avalia a italiana Martina Gazzoni (acima)
“Eu não posso reclamar de trabalho neste momento”, revelou Mino Sassy (acima)
Durante a Milan Fashion Week, Antonio Marras dedicou sua coleção à modelo Benedetta Barzini que, aos 71 anos, fechou o desfile toda sorridente.
Saint Laurent Paris
A Maison francesa, Saint Laurent Paris, renovou o seu Projeto Musical e escolheu a cantora canadense Joni Mitchel, de 71 anos, para estampar a campanha
O projeto tem como objetivo reacender o relacionamento da marca com estrelas do rock, reconhecendo que, colaborações como está, têm sido o cerne da casa desde os seus primeiros dias – com Yves Saint Laurent o vestuário são dos gostos de Marianne Faithfull, David Bowie e Mick Jagger.
Os músicos são os responsáveis pelo próprio styling, ficando à vontade para escolher qualquer peça, tanto de coleções antigas quanto das atuais.
A marca já convidou grandes nomes do rock para participarem. Hedi Slimane, atual estilista, já fotografou Courtney Love, Kim Gordon (Sonic Youth), Ariel Pink e Marilyn Manson entre outras celebridades.
Outra Maison francesa que apostou em uma modelo com bastante experiência, foi a Céline, Joan Didion, com 80 anos, estrela a campanha de primavera da grife.
Carmen Dell’Orefice
Em fevereiro desse ano, a considerada modelo mais velha do mundo, foi capa da icônica New You. Carmen Dell’Orefice, com 84 anos, foi capa 70 anos após sua primeira capa.
“Se um Roll Royce está funcionando bem, pra que deixar na garagem?” disse Carmen.
E olha como está divina:
Jane Fonda
Existem outros exemplos bem recentes. A verdade é que é tendência. Portanto, é bom irmos nos acostumando, porque veremos muitas campanhas com mulheres mais velhas por ai – o que é muito bom, afinal de contas, todas nós iremos envelhecer, é uma triste verdade.
E por isso que deixei para falar por último sobre Jane Fonda, uma deusa divina que está nos mostrando como envelhecer sem perder a beleza, a classe, a elegância e principalmente a noção.
“É difícil para um jovem se imaginar mais velho, é assustador. Por isso, é preciso ter esse diálogo para mostrar a eles que envelhecer não é ruim; dizer ‘pode entrar que a água está boa'” disse a Diva quando esteve no Brasil para lançar seu livro: “O Melhor Momento – Aproveitando ao máximo toda a sua vida” (Editora Paralela), em novembro de 2012.
“…Passei a acreditar que quando se está na velhice, em vez de estar esperando por ela, o medo diminui. Você descobre que ainda é a mesma pessoa, provavelmente ainda mais fiel a si mesma do que antes. Sinto que nesta fase da minha vida estou me tornando quem eu deveria ter sido o tempo inteiro. Nos termos da sociedade eu talvez pareça estar no “fim da linha”, mas descobri uma paisagem nova, diferente e desafiadora do outro lado — uma paisagem repleta de amores de novas intensidades, novas formas de interagir com amigos e desconhecidos, novas maneiras de me expressar e enfrentar obstáculos” – trecho do livro.
Sobre plásticas:
“Não escondo o fato de que sucumbi ao desejo da boa aparência no sentido mecânico. Sim, aos 72 anos fiz cirurgia plástica na mandíbula e abaixo dos olhos. Desde criança, a começar pelo meu pai, fui julgada pela aparência do meu rosto e do meu corpo. Passei a achar que ela determinava se eu seria ou não amada. Mitiguei minha ansiedade em torno dessas questões superficiais, mas não posso negar que elas permanecem à espreita. De vez em quando me pergunto como minha vida teria sido caso esses fatores não tivessem tanta relevância. Será que teria obtido menos conquistas porque seria menos propensa a querer provar meu valor? Sem dúvida teria conseguido mais tempo para fazer coisas que aprimorassem minha personalidade em vez de ficar obcecada com balé, dietas, torrar no sol e depois em câmaras de bronzeamento, e por fim com cirurgias plásticas. Pois é. Chegou um momento em que me cansei de parecer cansada quando não estava, e queria continuar trabalhando como atriz em uma área na qual é difícil achar projetos se você não passar por uma “recauchutagem”. Ainda tenho inúmeras rugas que aprecio, entretanto, e não acho que pareço outra pessoa, mas meu rosto está menos flácido, e isso faz com que me sinta melhor”. – Trecho do livro.
Malhação:
“Muitas pessoas — principalmente homens — param com as atividades físicas quando não conseguem mais fazer o que faziam quando novas. É um grande erro. É bem melhor continuar se movimentando, mas em um ritmo mais tranquilo. É preferível estabelecer o hábito de fazer no mínimo vinte minutos de algum exercício aeróbico ao menos três vezes por semana. Percebi no decorrer da última década que a diferença entre uma pessoa mais nova que faz atividades físicas e outra que não faz não é impressionante. Mas a diferença entre uma pessoa mais velha que se exercita e outra sedentária é gigantesca. O corpo dos jovens é mais flexível e indulgente, enquanto o dos mais velhos se torna fraco; se não interferirmos de propósito para desacelerar o processo (ou até revertê-lo), corremos o risco de chegar à decrepitude cedo. Depende muito de nós. O corpo humano é totalmente capaz de ser usado com vigor até os 90 anos ou mais” – trecho do livro
Jane Fonda nunca escondeu que é adapta da ginástica aeróbica, ela inclusive ficou muito famosa por produzir vídeos sobre a prática e preparação física. O primeiro deles, produzido em quando ainda era atriz, em 1982, vendeu 17 milhões de cópias apenas nos EUA.
Dica de beleza da Diva:
“Muita gente acha que a beleza é a busca pela perfeição. Mas, se você não tem alegria, curiosidade e vida no olhar, aquele sorriso no olho, então não está tão bela. E pratique o amor – não só o sexual, mas esse também ajuda”, diz a atriz
Grammy desse ano.
Foto da Balmain com o mesmo look de Fonda:
Jane lacrou!
Olha que maravilhosa, aos 75 anos, foto tirada no red carpet do Globo de Ouro desse ano.
E essa foi no Oscar, também de 2015.
É oficial: a beleza madura está em alta – para a nossa felicidade.
9 Comments
Gigi
19/05/2015 at 11:35q bom q esta em alta né!! rs
Mas, será q isso é não é ruim tbm pra quem esta começando?? Tipo, eles querem essas mulheres, que já são fantásticas e super bem resolvidas, mas e as novas garotas né?!
Sei lá..
Eu não posso falar muito, estou entrando nas fases maduras da vida! kkkk
Beijo!
Eder Araújo
19/05/2015 at 13:48Bom debate que aos poucos contribui para desconstruir mitos sobre a beleza.
Gostei especialmente da abordagem multimídia com texto, fotos e vídeos.
A autora me parece melhorar a cada aparição.
parabéns ao blog a a autora.
Denise
21/05/2015 at 15:28Amei o post! Tenho 40 anos e acompanho vários blogs de moda e beleza, e embora saiba que posso usar o que quiser, também sei que nem tudo me valoriza, ou me deixa confortável! Percebo, que as mulheres de 40 não querem pagar mico tentando se parecer com as de 20, mas sim, sentirem-se bonitas aos 40. Bj
cellybarreto
21/05/2015 at 20:48Gostei da materia tenho 43 embora ninguém diga…tenho pele morena ..bastante oleosa , cuido passo creme nivea soft,q não e muito oleoso lavo com sabonete específicos, mas não fico paranóica não .…acho q o segredo e se cuidar sem neuras bjus
Branca Antonioli
10/06/2015 at 16:22Achei o máximo isso, tantas mulheres maduras mostrando sua beleza e maturidade. Parabéns para estas grandes marcas em apostar nestas lindas mulheres.
Tatiana Michels
11/06/2015 at 05:15Sem dúvida as grandes marcas estão sendo incríveis com a iniciativa, de finalmente darem espaço para as mulheres maduras mostrarem a sua beleza.
Branca, em que fan page do Facebook você encontrou a postagem? Soube que divulgaram a postagem, mas até agora não soube que lugar foi 🙂
Um grande beijo e seja bem-vinda!
Mayanne
10/06/2015 at 18:20Discordo que mulher de 30 anos seja madura não é , tenho quase 30 e tem gente que me confunde com adolescente ,não me dão mais que 18 anos .Mulher madura é a que está acima dos 60 .Fora essa questão do titulo a matéria com as mulheres da Terceira Idade está muito boa !!!!
Tatiana Michels
01/07/2015 at 14:30Oi Mayanne.
Acredito que você se impressionou pelo título. No texto, a Clarissa frisa que a beleza madura é outra. O fato dos 30 anos é só para chamar a atenção que a mulher sempre é linda e é uma crítica à mídia que tenta dar a entender que apenas as mulheres de 20 e poucos anos são bonitas.
Abraços.
Rosita rocha
10/06/2015 at 19:26Tenho 50 anos não me cuido muito mas tento manter minha pele e cabelo bem cuidados.
Gostei da dica do creme l’real !!