Quem sabe… Mas depois de ler o que segue talvez você concorde que é quase inevitável deixar de associar a beleza com um sono reparador. Principalmente depois de sabermos sobre as implicações, ou complicações, que uma boa noite de sono, ou a falta dela, pode ocasionar para o nosso organismo.
Muito já foi dito sobre a importância de dormir bem, de respeitar o sono para a saúde integral e principalmente para a beleza da pele. Mas e como é que ocorre esse processo do sono reparador? Ganho de peso; Baixa no sistema imunológico; diabetes tipo 2; Depressão, dentre outras conseqüências..
Durante a noite, durante o sono, a liberação de um hormônio tem ligação direta com eliminação e a renovação celular. O nome desse hormônio? GH ou hormônio do crescimento. Ele renova as células mortas do corpo e também controla muitas outras funções metabólicas. O GH aumenta a retenção de cálcio e aumenta a mineralização dos ossos; aumenta a massa muscular (a quantidade de gordura corporal também sofre influencia desse hormônio) e induz a síntese de proteínas e o crescimento de vários órgãos do corpo. Estimula o sistema imunológico e atua na homeostase da energia no organismo. Isso porque ele reduz o consumo de glicose pelo fígado.
Agora vamos a outro hormônio, não menos importante, que também entra em ação à noite: a melatonina. A melatonina tem ação tem ação anti-radicais livres, ou seja, antienvelhecimento. Esse hormônio é produzido à noitinha, portanto, dormir cedo é uma boa pedida para mantê-lo no nível adequado.
Além disso, com o corpo relaxado, os vasos sanguíneos se expandem e propiciam uma melhora na circulação sanguínea. Pode-se dizer que ocorre uma drenagem linfática proporcionada naturalmente pelo organismo e melhoria na circulação é igual a pele menos inchada e regenerada.
Já deu para termos uma idéia do quanto uma noite bem dormida é benéfica para quem se preocupa em estar bem interna e externamente, não? Mas e o contrário disso, no que resultaria uma falta de sono, ou um sono menos equilibrado?
A falta de sono aumenta a atuação da adrenalina, o que faz aumentar o cortisol, hormônio ativado pelo estresse.
O excesso de cortisol provoca retenção de líquidos e por conta dessa retenção ocasiona olheiras. A pele também fica mais propensa a manchas e ao ressecamento.
Em desequilíbrio, além da alteração da pele, o cortisol pode provocar alterações no metabolismo, diabetes e diversos outros problemas de saúde.
A quantidade de horas para um sono reparador é relativa, varia entre as pessoas. Mas a média gira em torno de sete a oito horas por noite.
A falta de sono provoca em sua saúde física e mental, portanto, durma bem e tenha bons sonhos. Sua pele agradecerá e o espelho confirmará!
Tânia Zimermann é colunista do Passaneura. Sua coluna pode ser conferida semanalmente às terças-feiras!
9 Comments
Amira
29/06/2010 at 10:02Eu, por experiência própria, confirmo tudinho o que vc disse. O sono é essencial.
Eu costumo dizer que não funciono se não durmo direito…e isso é um fato. Tive até problemas de saúde por conta do sono mal dormido. Meu dia não rendia nada…
Legal o texto!
Bjinhos =D
Tania
30/06/2010 at 00:41Olá, Amira!
Espero ter acrescentado algum esclarecimento a mais para você e obrigada por seu comentário.
Bjos!
AleCarnevalli
29/06/2010 at 10:07Adorei o post! Eu durmo super bem e já percebi q o ideal pra mim é de 9 horas de sono, com 8 horas eu ainda acordo com muito sono e meio lerda … kkkk
Bjksss
Tania
30/06/2010 at 00:50Então, isso é o ideal: descobrir quantas horas de sono é o ideal para que mente e corpo fiquem “afinados”. Cada pessoa terá sempre o seu tempo para tudo, inclusive para “recarregar as energias”. O sono faz isso, recarrega a “nossa bateria”…rs… Que bom você ter gostado do post. Obrigada pelo comentário!
Bjos!
Tati Michels
29/06/2010 at 11:59Eu adorei o tema desta semana. Sou do tipo que dorme menos do que deveria, então isso foi bom para eu tomar consciência de tudo.
.
O meu maior problema, é que gosto muito de dormir rs acho que o meu tempo de sono ideal seria 10 horas no mínimo hahaha Amo dormir, pena que não é sempre que posso dormir o quanto preciso 🙁
.
Beijão lindona!
Gui
30/06/2010 at 05:37Ahhh, o sono.. ehheeh
.
Acabei de acordar, e são 5:30 da manhã, obviamente que eu deitei por volta das 20:30, tenho um problema sério com sono, se eu ignorá-lo, ele acaba comigo, sempre tive isso como um sério problema (ou solução talvez), qualquer espécie de dor de cabeça ou algo do gênero, CAMA!
.
Sem contar da minha necessidade mínima de 8 horas de sono por noite, realmente, foi bem colocado esse posicionamento do sono no processo de manutenção do corpo e o bem estar como um todo.
.
Parabéns pela matéria Tânia.
Bjos meninas
Ótima quarta.
Tania
02/07/2010 at 12:32Oi Gui! Você tem uma defesa orgânica, se é que se pode chamar assim, “afinadíssima”. Na verdade, ocidentais, respeitamos pouco essa sabiência natural. O corpo se cura sózinho, temos recursos internos para isso. Mas como a cultura nos leva è medicação por qualquer motivo, esses recursos vão sendo desativados e perdemos “nosso” potencial próprio de cura. Respeitar o planeta, respeitar o corpo… Essas coisas ficaram muito perdidas… Sempre é tempo de recomeçar, né?! Acho que agora o mindo partirá para uma nova busca. Eheh, desculpe… acabei escrevendo quase outro texto…rs… Beijão, Gui, e obrigada pelo retorno!
Cristiane
01/07/2010 at 10:08Adorei a matéria!!! Eu ultimamente não durmo o quanto precios devido a faculdade e o trabalho, acabo dormindo em media de seis a sete horas por noite, ás vezes cinco… Agora vou aproveitar as ferias da facul e tentar dormir mais pq percebi que depois que comecei a trabalhar meu rosto parece ter envelhecido, antes quando acordava quando o sono acabava rs tinha uma pele bonita e saudavel agora…. 🙁
Tania
02/07/2010 at 13:51Cristiane, infelizmente a correia não deixa muitas alternativas para que possamos optar pelo melhor para nossa saúde num todo. Mas uma coisa é certa, se você, assim como todos nós, prestarmos atenção, o corpo dá sinais muito claros daquilo que necessita para estar bem. Nem sempre é muito difícil de atender, basta pensar que para tudo funcionar melhor (a vida) a principal “peça da engrenagem” (nossa saúde, nosso corpo) tem que estar OK. rs…rs… Acho que estou muito filosófica hoje…rs Obrigada, adorei seu retorno! Bjos!