Aos 20 e poucos, manchas castanhas, pequenas e irregulares (as melanoses solares) aparecem em quem abusou do sol. Garotas jovens que tomam pílula anticoncepcional podem notar o surgimento de manchas que geralmente marcam a maçã do rosto, testa ou buço por causa da ação dos hormônios (os melasmas).
Em peles morenas podem ser percebidas, de repente, uma nova marquinha escura depois de tomar uma picada de mosquito ou da cicatrização de uma espinha bem inflamada. Até os 25 anos existe maior homogeneidade da distribuição do pigmento na pele, a melanina. Depois disso, a cor do rosto começa a ficar menos uniforme.
Existem vários tipos de despigmentantes que buscam amenizar, visando à eliminação dessas manchas. Para essa escolha o mais indicado é consultar um dermatologista que indicará o tratamento ideal para você.
Mas você também pode e deve dar uma “mãozinha” para a sua pele e retardar, ou ate mesmo impedir, que seu rosto exiba um festival de
As manchas são resultado da produção exagerada de melanina, um tipo de pigmento que dá cor à pele. O sol é um dos principais responsáveis por esse descontrole. Até nos melasmas, em que o grande gatilho é o hormônio, os raios ultravioletas agravam a situação. Usando FILTRO SOLAR para prevenir e tendo o cuidado de respeitar os horários indicados para se expor ao sol, você estará fazendo a sua parte.
Mas lembre-se: Expor o rosto direto no sol, nunca! Pense bem: já que você vai gastar os tubos (literalmente) com cremes e consultas, para manter o resultado, vale a pena caprichar na proteção e nos cuidados constantes.
Tânia Zimermann é colunista do Passaneura. Sua coluna pode ser conferida quinzenalmente às terças-feiras!
14 Comments
Ticiana
15/06/2010 at 09:33Mesmo com o sol fraquinho nunca fico sem meu protetor solar…Moro em Aracaju e como aqui é sempre muito quente levo sempre n abolsa filtro solar 30 para o corpo e 50 para o rosto…
Beijinhos…
Ticiana
@TiciAju
Juh
15/06/2010 at 10:06Concordo com vc Tânia! Os hormônios realmente atuam sobre os melasmas, não só com o início do uso mas tbm na gravidez através do estímulo estrogênico e progestagênico e do hormônio estimulante da melanina.
Esses danos podem ser atenuados com a proteção adequada ao sol, respeitando a particularidade de cada pele e usando SEMPRE o protetor solar.
Muitas de nós estão preocupadas somente em perder os tais 3 kgs q faltam pra chegar no peso ideal enquanto pouco se preocupam em aparentar 5, 10, 15 anos a menos no futuro.
Nosso rosto como nossas mãos, são o nosso cartão de visitas, nele fica estampado como vivemos nosssos anos, se com sabedoria ou não se importando com o futuro.
Vamos ter o sol como nosso aliado na produção de vitamina D e energia não como inimigo q poderá nos envelhecer, marcar e nos causar o tão temido câncer de pele!
Boa reflexão!
Bjosssssss
Julia T.
15/06/2010 at 10:24Oi Tati!
Eu sou branquela de carteirinha, já pensaram que eu tivesse anemia ou algum problema que me deixasse tão branca… Oh gente sem noção! Mas enfim, meu dermatologista me proíbe de “deitar” no sol. Eu até arrisco um pouquinho no verão, mas nada demais, sempre evitando os horários de risco e sempre me “untando” em FPS30 ou +.
Como tenho a pele oleosa, durante o dia costumo usar maquiagem com filtro solar, assim não carrego a pele. O Magix da avon vem me ajudando agora no inverno. Outro que gosto é um hidratante da Loreal com FPS35 bem levinho…
Beijos
Duda
15/06/2010 at 10:54Infelizmente o mal das manchinhas me atingiu antes dos 18 anos.
Comecei um tratamento dermatológico e passava filtro solar todos os dias; com chuva, sol, tempo nublado ou arco-íris.
Só que meu filtro acabou, e nunca tem dele pra comprar. Resultado: fiquei sem filtro e as manchinhas tão mais fortes do que antes.
Ou seja, vou ter que investir ainda mais em cosméticos e tratamentos para tentar tirar as manchinhas ;/
Ter precauções como passar filtro solar desde cedo, e evitar expor-se ao sol; ajuda e muito a evitar isso! #ficadica
Beijos 😉
Tati Michels
15/06/2010 at 10:57Oi Tânia!
Primeiramente bem-vinda!
Adorei o tema, pois sou super branca e sofro para evitar as manchas na minha pele.
.
Infelizmente tenho manchinhas por conta de hormônio… e elas me incomodam muito!
.
Eu evito sair no sol pra você ter idéia. Raramente ando no sol e quando isso acontece, passo protetor solar 30.
.
Tomar sol? Nunca tomei e nem na praia vou aqui no rio, as pessoas me chamam de doida rs.
.
Tenho histórico de câncer de pele na família, então além de evitar as manchinhas eu também não brinco com a sorte, né?
.
Adorei o tema e as dicas que deu.
Beijo enorme!
Tania
17/06/2010 at 00:51Tati, querida, quanto às manchinhas já existentes existem vários tratamentos que podem, se não eliminar totalmente, clarear muito. Parabéns por seu cuidado! Você, morando no Rio, é realmente muito cuidadosa com seu corpo e sua saúde! Beijão!
Gui
15/06/2010 at 12:56Pois é meninas, compartilho da mesma situação que a Tatá aqui em cima, não moro em cidade litorânea, mas infelizmente em uma cidade muito quente no verão com diversas opções de clubes de lazeres, mas sequer tenho uma sunga, pois sei que é dinheiro jogado fora, não me exponho ao sol de forma alguma e as poucas vezes que isto aconteceu, foi na infância que me rendeu algumas sardas, sei que o sol é necessário, principalmente para a produção de vitamina D, mas infelizmente não rola pra mim, me sinto desconfortável, sem contar os olhos sensíveis a luminosidade.
As manchas da minha pele, principalmente rosto, são ocasionadas por acne, fiz um tratamento recentemente e ainda tenho uma certa vermelhidão (salva pelo Select Cover Up, AMÉM!), mas realmente, tb sofro desse mal, falta de sol e excesso de filtro solar, só falta eu beber eheheh
Só sei que, resumo da ópera… o texto narrado por Pedro Bial é intesamente verdadeiro: USE FILTRO SOLAR!!
Bjão meninas!
Boa terça! 😀
Kamyllah Z.
15/06/2010 at 14:34MEDO de manchas nas cara, ainda mais q sou branquela e tomo anticoncepcional há anos! Filtro na cara sempre! Ótimas dicas!
Mii
15/06/2010 at 19:08Aqui em Curitiba é raro um dia com sol quente, mas nem bêbada eu coloco a cara pra fora de casa sem protetor. Uso o Ultra Sheer (acho que é isso) da Neutrogena, que tem fator 55, umas tres vezes ao dia.
Como a Tati, tenho histórico de câncer de pele na familia e, somado com minha brancura, não arrisco nem pelo prêmio do BBB!
bweijos!
Ana Carolina Garrana
15/06/2010 at 20:17Meu Deus ! Não sabia disso :O
Michele
15/06/2010 at 22:04Geeeente… tenho 23 anos e odiei essa notícia de que daqui pra frente minha pele vai ficar mais estranha ainda.. ihihihihhiih!
Mas enfim, nesse verão quase não tomei sol (banho de sol, pq com esse calor que fez…), e sempre ponho uma toalinha para cobrir todo rosto,
Mas não adiantou, apareceu uma mancha enorme e toda desrregulada no meu nariz.. agora estou usando um creme clareador, para dia e noite e com filtro solar, super importante né! Agora estou criando uma consiencia de cuidar meeeeeesmo da pele do rosto! Até tenho uma dúvida e ou idéia para um post aki no Neura – Por que os cremes que indicam uma certa idade para serem usados tem que ser usados nessa certa idade, tipo esses da natura 25+, 35+.., avon.. etc.
Bjinhus!!!!
Tania
17/06/2010 at 01:09Oi, Michele! Nenhum tecido, tipo a “toalhinha” que voce mencionou, irá proteger a sua pele dos raios solares. Hoje em dia nem mesmo os filtros dos “protetores dão conta do recado”…rs… Sério! Existe no mercado uma linha de chapéus, viseiras, bonés e até roupas, como camisetas, por exemplo, com fator de proteção altíssimo. Aí sim o tecido irá proteger! Quanto aos cremes, cada idade exige uma composição para atender as necessidades específicas da pele. Mas não seria totalmente inviável ou inadequado utilizar um creme, no caso, para uma idade mais avançada. Até pq nem sempre a idade da pele corresponde à idade cronologica. O mais indicado é consultar um dermatologista! Beijos!
Mi
16/06/2010 at 11:34“Tenho histórico de câncer de pele na família, então além de evitar as manchinhas eu também não brinco com a sorte, né?”
.
Exatamente o meu caso… Dessa forma, ainda que seja morena, não dou “ousadia ao azar” e SEMPRE estou com protetor FPS30, não me exponho ao sol NUNCA (moro em Salvador e nunca vou à praia, piscina e etc.).
Espero chegar aos 50 bem conservada e poder ostentar minhas rugas naturais sem medo de ser feliz!
kelly c. olseski
04/02/2011 at 22:38ola, parabéns!!
Me chamo Kelly e amei, achei muito útil essa matéria; Já havia pesquisado antes sobre o assunto mas as informações estavam técnicas de mais, por isso não satisfez, agora pude tirar dúvidas,comparrilhar e guardar informações precisas e de fácil entendimento. mais uma vez meus parabéns exelente matéria.
Vamos prevenir meninas e meninos, é o melhor remédio desde sempre,
abraços