6 In Livros

Doutor Sono (Doctor Sleep) – Stephen King

Após fazer a resenha do livro O Iluminado – Stephen King -, eu simplesmente não poderia deixar de ler e de resenhar o livro Doutor Sono, que é a sua sequência.

Stephen King nunca escondeu o seu descontentamento com a retratação de O Iluminado no cinema e eu comentei mais sobre isso na resenha do livro. Por isso, para quem é fã do autor – e também para quem é fã do filme -, ler o livro O Iluminado é muito interessante e apenas após lê-lo é que o livro Doutor Sono se torna tão incrível, pois, se levarmos em conta apenas a história retratada no filme, o segundo livro ficaria totalmente sem sentido. Por isso, fica o alerta: antes de ler o livro Doutor Sono é vital ler o livro O Iluminado, ou seja, não cometa o erro de achar que, ao assistir o filme, você já sabe o suficiente da história para pular direto para o segundo livro.

Como o livro Doutor sono traz referências a diversos outros livros do autor (e também de um livro de seu filho), listei abaixo os livros que enriquecem a história quando lidos antes do livro Doutor Sono – eles tornam importantes detalhes que passariam batidos para quem não leu os livros que eles fazem menção.

Antes de ler Doutor Sono leia:

○ Livro O Iluminado – Stephen King (é vital a sua leitura)
○ Livro Nosferatu – Joe Hill
○ Livro A Hora do Vampiro – Stephen King

Sinopse do livro Doutor Sono – Stephen King

Mais de trinta anos depois, Stephen King revela a seus leitores o que aconteceu a Danny Torrance, o garoto no centro de O iluminado, depois de sua terrível experiência no Overlook Hotel. Em Doutor Sono, King dá continuidade a essa história, contando a vida de Dan, agora um homem de meia-idade, e Abra Stone, uma menina de 12 anos com um grande poder.

Assombrado pelos habitantes do Overlook Hotel, onde passou um ano terrível de sua infância, Dan ficou à deriva por décadas, desesperado para se livrar do legado de alcoolismo e violência do pai. Finalmente, ele se instala em uma cidade de New Hampshire, onde encontra abrigo em uma comunidade do Alcoólicos Anônimos que o apoia e um emprego em uma casa de repouso, onde seu poder remanescente da iluminação fornece o conforto final para aqueles que estão morrendo. Ajudado por um gato que prevê a morte dos pacientes, ele se torna o “Doutor Sono”.

Então Dan conhece Abra Stone, uma menina com um dom espetacular, a iluminação mais forte que já se viu. Ela desperta os demônios de seu passado e Dan se vê envolvido em uma batalha pela alma e sobrevivência dela. Uma guerra épica entre o bem e o mal, uma sangrenta e gloriosa história que vai emocionar os milhões de fãs de O Iluminado e satisfazer os leitores deste novo clássico da obra de King.

Livro Doutor Sono, o que eu achei

capa do livro doutor sono de stephen king

Ao lançar o livro Doutor Sono, Stephen King admitiu estar apreensivo e o motivo era simples – e compreensível. O livro O Iluminado tornou-se um clássico e, como todo clássico, gerou expectativas e questionamentos sobre o possível desdobramento da história. O intervalo entre os livros também foi outro fator interessante: O Iluminado foi publicado em 1977, enquanto Doutor Sono foi publicado em 2013.

Como era de se esperar, a escrita de Stephen King amadureceu e, para o meu gosto, melhorou em muitos aspectos. Neste quesito, o livro Doutor Sono não decepciona, pois a escrita é incrível e do tipo de flui, prende o leitor e que fascina a cada página lida.

O livro começa com os desdobramentos da história do livro O Iluminado e você descobre o que aconteceu com três personagens, sendo eles: Danny, sua mãe e Dick Hallorann. Parte da infância de Danny após sua experiência no Overlook é retratada, assim como os problemas que o hotel e o alcoolismo de seu pai causaram ao psicológico (e futuro) de Danny.

Você cresce com o personagem, pois juntando a sua infância no livro O Iluminado, mais as histórias contadas no livro Doutor Sono, você se apega de verdade a Danny e a cada página ele se torna mais e mais apaixonante.

A história engrena de verdade na fase adulta de Danny, quando ele consegue o seu emprego em um asilo. Você capta toda a sensibilidade do personagem e como o seu talento em ter a iluminação é singular e como o torna único (e com uma empatia cativante).

No meio do livro, um dos personagens menciona a similaridade de Dan com um dos personagens de Sons of Anarchy (seriado que Stephen King até fez participação). Ao compará-lo com Jax Teller, fica impossível não visualizá-lo assim:

jax teller, sons of anarchy

Como Dick Hallorann havia mencionado em O Iluminado, a “iluminação” que Dan tem é rara, porém não é única (no sentido dele não estar sozinho no mundo, por assim dizer). Então, como Dick identificou a iluminação de Danny no hotel Overlook, Dan também conhecerá outra pessoa com iluminação, Abra Stone que, por incrível que pareça, possui uma iluminação ainda maior que a de Danny e que irá mudar completamente a sua vida – assim como irá trazer antigos fantasmas dele à tona.

Diferente de O Iluminado, que é um livro de terror psicológico intenso, o livro Doutor Sono possui um toque de fantasia, tudo por conta do nó e de Rose, a Cartola – uma das principais personagens do livro:

rose, a cartola do livro doutor sono de stephen king
Crédito da Imagem

A presença de Rose, a Cartola, torna importante a leitura do livro A Hora do Vampiro, pois faz menção direta à história e sem dúvida alguma o enredo se torna muito mais rico para quem o leu antes de ler o livro Doutor Sono.

O livro Doutor Sono é bom?

Se é bom? O livro é simplesmente incrível. Poucos livros me emocionam de forma direta e o livro Doutor Sono conseguiu com maestria, pois foi impossível não termina-lo com lágrimas nos olhos (e falo de forma literal).

Se você já leu O Iluminado, por favor, não perca tempo e leia o livro Doutor Sono o quanto antes. Se você está lendo o post sem ter lido sequer o livro o Iluminado ainda, por favor, leia e depois leia o livro Doutor Sono (mesmo que ao ler a resenha, parte da história do primeiro livro não seja tão novidade).

Você também leu o livro Doutor Sono ou o livro O Iluminado? Por favor, deixe aqui a sua opinião, pois eu adorarei ler o que você tem a dizer sobre os livros.

Ficha Técnica:

Título: Doutor Sono
Autor: Stephen King
Páginas: 531
Editora: Suma de Letras

You Might Also Like

6 Comments

  • Reply
    Jacque
    20/04/2016 at 11:51

    Oi Taaati, tudo bem?
    Então, eu não li A Hora do Vampiro…agora fiquei curiosa…rsrsrrs
    E caramba, também não peguei essas referências à serie…acho que eu li meio distraída..rsrsr ou talvez não tenha prestado atenção por não conhecer a série tb..rs
    Mas eu gostei bastante desse livro…achei que ele se enrola um pouco pelo meio mas o final é eletrizante, digno do King mesmo!
    Vc gosta de livros estilo fantasia? Se sim, recomendo “O talismã”, é muuuito bom também e tem a continuação “A casa negra”..não lembro se já recomendei esses dois mas são ótimos…são fantasia sem perder o lado sombrio do King,..
    Engraçado como a gente fica preso nas histórias né?! Dá vontade de se trancar num quarto e não sair pra nada, enquanto o livro não acabar! ahuahauahaua
    Bjão 😀

    • Reply
      Tatiana Michels
      21/04/2016 at 21:01

      Ainda não li O Talismã! Vou ler, fato! Quero ler todos do Stephen King – eu estou na marca dos 22 livros dele, viciei total hahaha

      Recomendo demais o A Hora do Vampiro, pois é uma alusão ao que o nó é 🙂 Em uma parte, Rose menciona Salem’s Lot, que é a cidade do livro A Hora do Vampiro e é fantástico, pois torna a história ainda mais completa, meio que complementa.

      Um que é na vibe mais fantasia também e que eu amei foi o Insonia, já leu? Eu adorei e achei de uma sensibilidade tocante.

      Beijão!

  • Reply
    Ana R.
    20/04/2016 at 21:10

    Li ambos e na sequência. O Iluminado (o livro) é muito superior ao filme, não tem nem comparação, a história é muito mais envolvente, os personagens têm uma profundidade que no filme não aparece. Quanto a Doutor Sono… é quase impossível parar de ler! Para mim, é uma das melhores narrativas do Stephen King, super bem construída, o texto é fluido e os personagens são incríveis. Ótimas leituras para quem gosta do gênero e do autor.

    • Reply
      Tatiana Michels
      21/04/2016 at 20:59

      Oi Ana!

      Achei exatamente isso: impossível parar de ler. Foi um dos livros que mais me prendeu em 2016 e, levando em conta que já li uns 20, é algo bacana 🙂

      Dos livros do SK o Doutor Sono se tornou um dos meus favoritos também. O favorito da vida é o The Stand, que foi um livro intenso e que me transformou, não sei explicar. Se não leu The Stand eu recomendo demais, pois o livro é incrível!

      Beijos!

  • Reply
    Jacque
    25/04/2016 at 11:44

    Já li Insônia…fiquei noiada por alguns meses!!! ahuahuaahua
    SK é o cara mesmo! Adoro os livros dele!

    • Reply
      Tatiana Michels
      25/04/2016 at 12:23

      Nossa, eu também fiquei noiada um tempo, porque o negócio é sinistro hahahahaha

    Leave a Reply