12 In Variedades

Compra consciente

Compra consciente

No sábado assisti o filme “Confessions of a Shopaholic” – eu sei, estou bem atrasada com este filme. Já li recomendações em diversos lugares, mas apenas tive oportunidade de ver agora.

Bem, sou adepta à maioria das opiniões sobre este filme, ele é muito legal e super divertido. Não li o livro, por este motivo não posso dizer se a adaptação foi boa ou não, mas que o filme é bom é. O filme não é apenas para quem é shopaholic, mas para qualquer pessoa. Faz com que a gente pense em vários fatores antes de fazer uma compra.

Porém, o motivo desta postagem não é uma simples opinião sobre o filme, mas sim passar para vocês o que extraí do filme e achei útil para quem é iniciante com produtos de beleza, ou mesmo quem já está nisso há muito tempo.

Diversas vezes aparece alguém comentando “nossa, quanta maquiagem você tem!”, “quanto produto de cabelo”, coisas assim, acredito que mais gente já passou por isso. Então misturando o mundo de beleza e o filme, seguem minhas “dicas”:

Para iniciantes:

Não digo iniciante com forma de ofensa, mas apenas para destacar quem está começando a se interessar por este tipo de assunto. Vejo várias meninas desesperadas, pois possuem poucos produtos de beleza e toda vez eu falo a mesma coisa: “adquira tudo com o tempo”.

Sério, tudo o que eu tenho foi adquirido ao decorrer de ANOS (está tudo dentro do prazo de validade), e não em uma única compra. Encomendo coisas quando parentes viajam para fora – pois o preço é menor – compro coisas no Ebay e assim por diante, mas tudo aos poucos.

Então a dica é não se desesperar, de tempo ao tempo, compre o que está de acordo com o seu bolso naquele momento. Com o tempo sem dúvida, você irá ter uma quantidade suficiente das coisas que precisar. Nunca peguem o cartão de crédito e saiam torrando, comprando absolutamente tudo o que vêem pela frente nas lojas, não é assim que irá funcionar, não é assim que você irá aprender a se cuidar. Provavelmente no final do mês irá ver a fatura do cartão e nunca mais irá querer ver produtos de beleza na frente.

Comece comprando produtos para tratamento da pele, não é apenas clichê, mas sinceridade. De nada adianta ter bases incríveis e uma pele com problemas, maquiagem não irá resolver e por muitas vezes vai piorar a situação. Então tratem a pele, cuidem e depois comecem a adquirir produtos de maquiagem.

Este assunto é sério, pois é importante começar aos poucos, não só pelo bolso, mas também para que haja um tempo de adaptação e autoconhecimento. Aprender a usar os produtos, conhecer o próprio rosto, saber o que fica bem em você, cremes que se adaptam a sua pele e cabelo, etc.

O que devem entender é que a paciência é amiga do seu bolso e da sua beleza.

Para as iniciadas:

Sempre que for comprar algo novo, faça as seguintes perguntas:

1) Realmente preciso deste produto?
2) Tenho algo parecido em casa?
3) Este mês eu realmente posso comprar?

Isso realmente faz toda a diferença! Não podemos agir por impulso, agir assim resulta em:

1) Mil produtos de um mesmo gênero;
2) Vários produtos de nuances iguais;
3) Falta de dinheiro.

Tentem analisar sempre os produtos que tem em casa, principalmente as cores, pois a tendência é sempre comprar produtos parecidos. Ex: gostar de batom rosa e só comprar batom rosa. Digo isto porque sou assim, sempre sigo um padrão de cores e estilos e acabo com vários produtos parecidos.

Temos que agir com parcimônia com tudo, não só com produtos de beleza.

Prometo sempre trazer dicas de produtos que realmente funcionam, para que não gastem dinheiro com produtos que dizem fazer inúmeras coisas e na verdade não fazem.

null

You Might Also Like

12 Comments

  • Reply
    Amira
    16/07/2010 at 12:03

    Oi Tati, tá curtindo a viagem?
    Nossa, achei bem bacanas as suas dicas e assino embaixo do que vc falou.
    Não adianta ir comprando tudo o que se vê pela frente, um pouco sim, por conta da grana, mas precisamos primeiro saber o que realmente “casa” com a gente.
    Super bacana o seu post, como sempre!
    Bjinhos =D

    • Reply
      Tati Michels
      16/07/2010 at 22:53

      Oi Amira!
      Estou aproveitando pra caramba, ainda mais com esse friozinho que está aqui *-*.
      .
      Bem isso mesmo, temos que nos conhecer e saber o que funciona direito, caso contrário, ficamos com uma infinidade de produtos inutilizados na gaveta 🙁
      .
      Beijão!!!

  • Reply
    Luiza
    16/07/2010 at 13:09

    É isso aí, Tati! Mais vale investir em menos produtos, mas de qualidade superior, do que comprar tudo o que se vê pela frente e depois não dar conta de usar. Sem contar que consumismo desenfreado é apenas um sintoma de algo maior, um problema grave que precisa ser tratado.

    Post certeiro, como sempre.

    Besos

    • Reply
      Tati Michels
      16/07/2010 at 22:54

      Oi Luiza!
      Isso mesmo! Não acho que adiante descontar nas compras… muitas vezes só nos causa mais dores de cabeça ainda né? 🙁

  • Reply
    Isabella Rabello
    16/07/2010 at 18:09

    Adorei o post. Uma coisa que eu penso agora: pra quê preciso de mais um produto X se o meu ainda não tá acabando? Dessa forma vc economiza, nada vence e ainda fica com a consciência tranquila.

    O que eu mais gosto de investir é produto pra pele. Com o tempo, vc percebe como ela se comporta com o tempo/estações do ano e pode comprar produtos melhores, que efetivamente funcionam.

    Além disso, não tenham vergonha de pedir amostras de produtos. Só assim pra saber como sua pele se comporta com ele ao longo do dia. E, claro, ir ao dermatologista pelo menos 1x por ano, pra conferir se está tudo ok.

    • Reply
      Tati Michels
      16/07/2010 at 22:54

      Falou tudo Isabella!

  • Reply
    Juh
    16/07/2010 at 21:44

    Ótimas dicas Tati!
    Qdo começamos a entrar em blogs de beleza onde td mundo elogia tal produto, q tal coisa é o must have, o “it” isso, “it” akilo, parece q acontece uma lavagem cerebral e achamos q realmente precisamos ter também pra ser aceita no nicho, qdo paramos e vemos q o cartão estourou, como é q vamos fazer pra pagar e outras coisas q a ficha cai. Será q precisamos realmente de tudo akilo? Ou vai ficar empoeirado num canto?
    Ótima reflexão q eu faço de vez em qdo…olho pro armário cheio de perfumes, roupas, sapatos, maquiagens, esmaltes e tanta gente por aí q não tem um teto, não o que comer, o q vestir…dá uma culpaaaaaa.
    Bjos

    • Reply
      Tati Michels
      16/07/2010 at 22:55

      Nossa Ju, verdade!
      O que me faz comprar pouco é pensar exatamente isso… dá até dor no coração né?

  • Reply
    Thais Baggio
    17/07/2010 at 10:38

    Super importante este post, Tati!
    Comprar tem que ser um momento gostoso, de prazer. Não pode trazer peso ou problemas pra nossa vida!
    Achei esse filme muito bacana!
    Ótimas dicas!
    Bjsssss

  • Reply
    Lu Mello
    18/07/2010 at 15:33

    Muito bom esse post. Vejo uma corrida insana das pessoas pra ter e nao pra ser algo. Compram mil batons, mil sombras, mil bases, mil roupas da coleção mais nova e nao usam nada… fica tudo encalhado. só compro se eu cismar mais de 6 meses com algo. tem muita coisa iguail por ai. Nada é tão insusbtituivel q eu tenha q comprar pq é LE ou é da coleção nova.
    e se nao usar, boto pra doar… coisa estagnada é q nao pode.

  • Reply
    Vone Flor
    18/07/2010 at 18:44

    Oi Tati,
    Amei o post, por ter tb um bog que fale de produtos e tal, e lendo muitos blogs sobre o assunto, o que vejo é alguns é justamente ao contrário, pessoas que pregam que vc tem que ter o que elas usam, pq tá na moda, eu falo como faço as coisas, não sou rica, então todas as minhas dicas e meus produtos são acessíveis, mas adoro falar e saber sobre as novidades da MAC, fazendo minha wish list, comprarei quando puder!
    Beijos
    Boa Semana
    Tudo de Bom!

  • Reply
    Natasha Moraes De Rose
    19/07/2010 at 20:35

    Eu gosto de garimpar e comprar o que é mais barato viu… mas eu acabo não seguindo quando se trata de poder ou não gastar dinheiro… acabo sempre gastando mais doq posso e ficando no vermelho…

    Comprar no Ebay é uma boa, essas paletas de maquiagem mega coloridas acabaram fazendo com que eu nunca mais precise comprar nenhuma sombra. Batom que é foda, sempre sai uma cor nova, gloss… mas meu mal mesmo é esmalte. Nossa, quanto esmalte eu tenho… E base… gosto de ter várias pra usar em ocasiões e em temperaturas diferentes… muito tenso isso.. mas até que ando me segurando com tudo, menos com os esmaltes… :/

  • Leave a Reply