A ideia dessa postagem nasceu depois de um e-mail de uma leitora (Oi Erica!). No e-mail, ela me perguntou como eu fazia para aplicar o blush de forma suave e que não ficasse um resultado marcado. Como eu acredito que mais leitores tenham essa dúvida, eu resolvi montar uma postagem com algumas dicas.
Eu aprendi a aplicar blush de forma natural depois de errar muitas vezes e ter que corrigir a minha maquiagem na última hora – e mesmo hoje em dia eu ainda cometo erros, quem não, não é? Eu até já brinquei na fan page do Passaneura com a dica de ouro: se um homem te falar que você exagerou no blush, acredite, você exagerou! Eu percebi isso num dia que eu estava na fila do supermercado e o meu marido olhou para mim e falou “Tatiana, acho que você realmente se maquiou com pressa, pois a sua bochecha está extremamente rosa”. Claro que depois disso eu comecei a prestar mais atenção nesse passo da maquiagem, pois visual chinelada na cara não é legal e não cai bem a ninguém, vai por mim.
O raciocínio é simples: você usa um primer de sombras para intensificar o efeito do pigmento da sombra, que é em pó e isso se dá porque o primer é aderente às sombras. Então, o que temos que entender é que o blush em pó fixará mais numa pele que foi só preparada com algo cremoso, como, por exemplo, uma base, pois a base será mais aderente ao pó. Além disso, ao aplicar o blush sobre a pele só com a base, será mais difícil de esfumar e, por consequência, com mais riscos do blush ficar marcado.
A dica é sempre aplicar o blush em pó depois de aplicar um pouco de pó nas maçãs do rosto. É regra? Claro que não, mas é uma sugestão para facilitar a sua vida e para evitar o efeito marcado e pouco natural. Se você precisa aplicar só com a base, a dica é ir com a mão leve, pois é melhor ter que adicionar mais blush do que ter que remover o excesso depois.
Uma dica é ter sempre dois pinceis a mão na hora de aplicar o blush: um pincel de blush e um pincel de pó. O pincel de blush será usado para aplicar o blush, óbvio, mas o pincel de pó limpo pode ser um ótimo auxiliar para esfumar o blush aplicado e evitar que fique marcado, ou mesmo intenso e artificial.
Pegue pouco produto com o pincel e, se lembrar, dê uma chacoalhada nas cerdas antes de aplica-las no rosto, isso para tirar o excesso de blush.
Simples, se você pesou a mão no blush, nada de desespero e nada de tirar toda a maquiagem. Use a dica de aplicar pó por cima do blush e de preferência um pó que dê um pouco de cobertura. Aplique o pó esfumando muito bem as maçãs, normalmente isso resolve, mas se não resolver, sempre se lembre: remover um pouco o excesso com o auxílio de um algodão ou papel não é vergonha alguma 😉
E para quem tem um blush muito pigmentado seguem as dicas:
Sinceramente? A gente valoriza muito quando um blush é muito pigmentado, mas eles podem ser um problema na hora da maquiagem, então use-os quando estiver fazendo uma maquiagem com calma e com tempo, pois em momentos de pressa eles não são a melhor opção, confie em mim. Para a pressa escolha um blush de pigmentação leve ou média, pois a chance de levar um susto quando você já estiver na rua é muito menor.
Se alguém tiver mais alguma dica, por favor, deixe nos comentários, pois toda dica é bem-vinda para evitar o visual festa junina fora de época 😛
6 Comments
Lilian
27/11/2013 at 18:33uma coisa que ajuda muito a reduzir o excesso de blush é aplicar uma gotinha de base sobre a bochecha colorida e espalhar em movimentos circulares toda a área com blush. Ela vai diluir a cor e uniformizar. Depois é só passar um pouquinho de pó por cima pra devolver a textura seca.
Tatiana Michels
28/11/2013 at 00:00AMEI a dica Lilian *_*
Érica
27/11/2013 at 20:03Oi Tati,
Achei que não poderia ficar de fora desse comentário,pois este post me agrada muito.
Portanto ameeeei o post!
Antes não usava blush pois achava que ficava marcado,mas depois do e-mail consegui deixar o blush bem esfumado.
E nisso tudo aprendi que passar o blush de maneira correta é lindo,só não pode tirar a vaga do palhaço.
Quanto a sugestão do primer de sombras eu gostei bastante.
Tati,quero agradecer pela dedicação que você tem pelas suas leitoras!
Adorei a matéria!
Tatiana Michels
28/11/2013 at 00:01Ai que amor Érica!
Obrigada pelo comentário e fico feliz em saber que ajudei você 😀
Quando tiver dúvida já sabe: é só me mandar um e-mail ou me deixar um comentário aqui 🙂
Beijo enorme!
Deise
28/11/2013 at 02:47Oi, Tati! Sempre gostei de usar blush, e enquanto minhas amigas usavam lápis de olhos e rímel, eu usavam blush e rímel. Me acostumei desde cedo a ter a mão leve, porque morria de vergonha se me chamassem de Emília! hehehe Um dos meus truques é bater o pincel no pulso antes de passar no rosto. Se não estou acostumada com a cor, deixo o pincel do pó pronto para retocar erros. Ainda pode acontecer, mas me cuido mais. O blush deixa muitas mulheres inseguras, mas é só uma questão de prática, como tudo na maquiagem.
Beijos
Tatiana Michels
28/11/2013 at 04:28Oi Deise!
Acredita que eu também apostava no blush desde cedo? Acho que devia errar pra caramba, mas eu amava o efeito dele no rosto – ainda mais com a minha brancura, fico com cara abatida muito fácil.
O efeito no nosso rosto é incrível né? Eu também acho que as mulheres deveriam perder o medo do blush, pois dá um efeito de saúde no rosto que nenhum outro produto dá 😀
Um beijo enorme Deise!