21 In Corpo e Rosto

Será que é obrigatório ter prazo de validade em cosméticos? Atualizado

null

Primeiramente, gostaria de explicar o motivo da imagem do slideshow. Cada dia mais eu acredito piamente que as empresas acham que nós consumidores somos palhaços. Bem, vocês entenderão melhor após ler a postagem.

Resolvi fazer essa postagem após o depoimento de uma leitora, que contou que uma tal empresa de cosméticos alegou que, a validade dos produtos cosméticos são meramente burocráticos. Como boa menina que estuda direito, não pude deixar de pesquisar sobre o assunto. Achei tudo muito interessante e informativo. Então, vamos saber mais sobre a obrigatoriedade do prazo de validade dos cosméticos?

Quando um produto é comercializado em território nacional (brasileiro), por óbvio e por lei, ele deve respeitar a legislação nacional. Por este motivo, quando um produto simplesmente não se enquadra nas regras estipuladas ele não pode ser comercializado aqui.

Agora vamos analisar o caso concreto:

Uma pessoa compra um produto aqui no Brasil, com prazo de validade estourado. Pode?

Se o produto é comercializado aqui, ele deve respeitar as regras, certo? Então vamos colocar por terra o tal argumento do “fator meramente burocrático” e saber um pouco mais sobre o que diz a ANVISA, sobre o prazo de validade dos produtos cosméticos:

“No Brasil, a obrigatoriedade da indicação do prazo de validade na embalagem dos produtos cosméticos, à vista do consumidor, está estabelecida em legislação específica, Resolução 79/00 e suas atualizações e Lei 8.078/90 – Código de Proteção e Defesa do Consumidor.
O prazo de validade – caracterizado como o período de vida útil, durante o qual o produto mantém suas características originais – antes de ser um requisito legal, é, sobretudo, um requisito técnico de qualidade, pois um produto instável do ponto de vista físico-químico, microbiológico ou toxicológico, além da perda de eficácia poderá também causar algum dano e comprometer a confiabilidade frente ao consumidor.
Devido à natureza particular das formulações dos produtos cosméticos, aceita-se como regra geral, a impossibilidade da eleição de um ingrediente isolado do restante da formulação. Assim, torna-se difícil a aplicação da relação entre constante cinética, temperatura e uma correlação direta dessas variáveis com o prazo de validade estimado. Portanto, o prazo de validade pode ser estimado por meio dos Estudos de Estabilidade, e sua confirmação deve ser realizada por meio do Teste de Prateleira.”

No momento em que a própria ANVISA dita, que o prazo de validade compromete a qualidade  e a segurança do uso, quem é uma simples empresa de cosméticos para falar que não é importante?

A minha maior indignação diante disto tudo, é que é revoltante uma empresa argumentar algo tão mesquinho e de teor ignorante. Por que digo isso? Porque nós consumidores não somos obrigados a pesquisar sobre tudo isso – obviamente que devemos para nossa maior proteção – é obrigação do fabricante, da empresa que fatura com isso saber e respeitar as estipulações legais. Quando pesquisamos é por mero conhecimento, ou mesmo quando temos algum problema. Mas não são todos que dispõem de tempo e paciência para isso, não é mesmo?

Portanto, quando comprarem um produto com o prazo de validade vencido, muito próximo do fim, ou que simplesmente não tenha prazo de validade estipulado na embalagem, reclamem no lugar onde compraram. Exijam um produto com prazo de validade maior, é nosso direto! Nós consumidores devemos exercer mais os nossos direitos, pois de que adianta o Código de Defesa do Consumidor se não o usamos em nosso favor?

As empresas têm que aprender a nos respeitar, pois além de sermos fonte de dinheiro, somos seres humanos, que podem ter problemas graves com a má qualidade e comercialização dos produtos.

Atualização:

Várias pessoas questionaram se na Europa e América do Norte, também havia obrigatoriedade em informar o prazo de validade nos cosméticos. Após todo este tempo, resolvi dar uma vasculhada em minhas maquiagens para ter alguma informação precisa. Não sei se há obrigatoriedade, porém as minhas bases M.A.C que foram compradas no USA e a minha base Lancôme possuem sim um prazo de validade. Vejam as imagens:

Sei também que os esmaltes Eyeko possuem prazo de validade de 5 meses. Pelo que pode ser analisado, alguns produtos possuem prazo de validade em outros países também. Como já havia dito, vai de cada um ter o bom
senso e analisar se o produto está em condições de uso, mesmo após o prazo estipulado pela marca.

Dica da Isabella: Oie..
Tem um porém nos internacionais: esse símbolo do potinho aberto significa o prazo em que devemos usar DEPOIS de aberto! Nos internacionais não costuma vir nenhuma indicação sobre data de fabricação e de validade. Ou seja, comprar pra estocar (tipo numa viagem) pode ser uma furada, pq não sabemos realmente quando o produto vence.

Espero que gostem da postagem e o principal, que estas informações possam ajudar vocês com algum problema semelhante.

null

You Might Also Like

21 Comments

  • Reply
    Marcela - Luxuosidades
    29/11/2009 at 11:04

    Nossa, amei esse post, simples e informativo! As empresas apostam no fato de que muitos consumidores não são possuem uma informação completa dos seus direitos e muito menos da lei que regulamenta a comercialização de cosméticos para agir de má fé, se usando de respostas prontas sem o menor fundamento afim de afastar nós, consumidores do nosso direito de reclamar! Eles fazem de tudo para que nossos direitos pareçam bobagem!!! Não podemos ter preguiça de reclamar exigir o que é certo! Só assim as empresas vão aprender a ter mais cuidado e respeito no relacionamento com o cliente!

    Parabéns pelo post!!!!

    Bjs

  • Reply
    Gustavo
    29/11/2009 at 12:10

    O prazo de validade realmente é o período no qual a empresa garante a integridade, segurança e eficácia do produto, portanto ele deve estar impresso na embalagem e nos cartuchos. Se não vier impresso exatamente a data de validade, a empresa é obrigada a imprimir a data de fabricação e indicar por quanto tempo o produto é válido. Da mesma forma que tem que vir impreso o número de lote do produto.
    ALguns empresários apagam essa data quando está chegando próximo do vencimento e fiquem de olho nas promoções, pois são a maior estratégia para venderem produtos próximos do vencimento ou JÁ VENCIDOS! Já peguei muito isso em lojas e farmácias. Fiquem de olho…

  • Reply
    beeanka
    29/11/2009 at 14:07

    Sério que responderam isso?
    Se é só um fator burocrático e não faz mal pra mim, sou EU quem decido. Eu posso até usar alguns produtos vencidos (poucos, até), mas NUNCA vou COMPRAR um produto que já tenha passdo da data de validade.
    Tati, você sabe dizer porque os produtos internacionais (a grande maioria), não têm prazo de validade?
    Por exemplo, os da Eyeko não tem referência a nada relacionado à validade, ao mesmo tempo que já vi muita gente dizer que esmaltes gringos duram ANOS no mesmo estado, sem causar danos, parecendo novos.
    Essa obrigatoriedade se originou devido à ma qualidade dos produtos nacionais ou o quê?
    Sempre pensei muito sobre isso e queria entender porque no Brasil é obrigatório e lá fora, não…

    P.S.: Postagem muito útil! 😀

  • Reply
    Clau Melo
    29/11/2009 at 16:24

    Tati, gostei das suas explicações, porque considerava também burocrático.

    Mas o que explica a maioria dos cosméticos lá fora, marcas renomadas, não colocarem a data de validade nos seus produtos?

  • Reply
    AleCarnevalli
    12/02/2010 at 09:55

    Já ouvi muito, inclusive na loja da MAC, q prazo de validade é apenas aqui no Brasil, q não preciso me preocupar com isso … mas sempre fiquei com o pé atrás …

    Gostei muito …

    Obrigada …
    Al~e

  • Reply
    Isabella Rabello
    12/02/2010 at 20:35

    Oie..
    Tem um porém nos internacionais: esse símbolo do potinho aberto significa o prazo em que devemos usar DEPOIS de aberto! Nos internacionais não costuma vir nenhuma indicação sobre data de fabricação e de validade. Ou seja, comprar pra estocar (tipo numa viagem) pode ser uma furada, pq não sabemos realmente quando o produto vence. Acho que esse detalhe deveria ser colocado num update do post.

  • Reply
    Luis Henrique
    19/05/2010 at 19:44

    Praticamente todos os comesticos possuem componentes chamados bacteriostaticos que mantem o comestico com as caracteristicas originais enquanto a embalagem estiver fechada. Essa é a principal razão pela qual a grande maioria dos cosmeticos Europeos e Americanos não trazem o shelf-life mas sim indicam o tempo maximo de uso após aberto. Os testes de aceleração de vida util para definir a validade somente são possíveis em laboratórios e demandam tempo e dinheiro para serem feitos portanto a obrigatoriedade de informar a validade dos cosmeticos no Brasil nos deixa, como sempre, desnecessariamente desatualizados. Abraço a todos.

  • Reply
    Angelino
    28/03/2011 at 11:36

    Diferentemente do que em geral ocorre com as comidas e as bebidas, a influência do tempo sobre os cosméticos não se dá por processos microbianos, mas por ação física ou química, que rompe a estabilidade das estruturas formadas nessas misturas. Os cosméticos possuem conservantes com a finalidade primária de preservá – los de danos e/ou deteriorações causados por microorganismos durante sua fabricação e estocagem, bem como proteger o consumidor de contaminação inadvertida durante o uso do produto.

    Portanto fiquem atentos não só no prazo de validade, mas também no armazenamento dos produtos.

  • Reply
    Héstia
    28/07/2011 at 13:53

    Eu presto muita atenção em datas de validades e não gostei quando fiz uma compra e percebi que a validade estava só na caixa e não no produto!! acho que a validade tem que vim no produto e por isso mandei minha dúvida pra empresa, estou esperando minha resposta. Imagina se jogo a caixa no lixo néh? Como vou saber quando ficar vencido??

    Vim pra net saber se é ou não pra empresa dar essas informações direitinho e adorei seu post… indiquei aqui no meu posso deixar o link pra vc ver??
    http://www.coisasdenatalie.com/2011/07/resenha-gel-creme-hidratante-cuide-se.html

    beijois

    • Reply
      Tatiana Michels
      28/07/2011 at 14:10

      Oi Héstia!
      Obrigada por deixar o link.
      Realmente, deveria vir tanto na embalagem, como no produto em si… Não é legal isso de TER que guardar a caixa por causa da validade 🙁
      Beijo enorme :*

  • Reply
    Hellen
    03/11/2012 at 12:02

    Realmente acho q os produtos internacionais deviam ter data de fabricação. Porque por exemplo , os cremes da victoria’s secrets tem o potinho , mas nao tem nenhuma espécie de lacre . Então , aquele creme q esta na loja , quando compramos , esta do mesmo jeito. ( aquele prazo já esta contando há mt tempooo)

  • Reply
    Taciana
    18/05/2013 at 14:14

    Comprei um produto da linha Una e percebi que não havia data de validade, então entrei no site da própria marca e fui reclamar a respeito e por não saber a respeito resolvi pesquisar sobre datas de validade em produtos cosmeticos e achei seu post. Eles não me deram nenhuma solução e ainda disseram que não vendem produtos com data e fabricaçao com mais de 6 meses o que na verdade é pura mentir, pois eles nao tem controles sobre as revendedoras. Logo após a resposta sem solução nenhuma a queridissima da atendente me retira do chat. Uma linha tão boa pecando!

  • Reply
    Samara Andrade
    20/02/2017 at 19:47

    Oie flor, tudo bem?
    Me ajude em uma situação constrangedora que estou passando por favor. Semana passada fiz uma compra online em uma loja de cosméticos chamada Tons Y Cores, recebi os produtos tudo certinho. Só que ao observa as datas de validades percebi que os produtos foram todos fabricados em 2015 sendo que estamos em 2017 e iriam no próximo ano. Mas o pior de todos foi um pó translúcido da Vult que só tinha validade de 10 meses, ou seja depois desse período eu teria que jogar todo o produto fora. Cheguei a reclamar no reclame aqui e a empresa me respondeu da seguinte forma: “Cremos que 10 meses é um tempo razoável para utilização de um pó, levando em conta seu uso diário.” Um absurdo isso, não me interessa o que eles acreditam ou deixam de crer. Como posso proceder? Existe alguma lei que me defenda? Aguardo seu retorno,por favor me ajude! Bjos

    • Reply
      Tatiana Michels
      24/02/2017 at 03:45

      Oi Samara.

      Fora do Brasil o que conta é a validade após aberto. Por isso, acredito que você possa usar tudo tranquilamente. Tudo estava lacrado?

      Com relação às regras, o ideal é pesquisar no portal da Anvisa, que é quem regulamenta a comercialização de cosméticos e medicamentos.

      Abraços

    Leave a Reply