A gente sempre fala aqui na coluna sobre como usar as roupas sem erro, né? Mas tão importante quanto saber o que usar, é saber como cuidar do que a gente usa.
E passar a roupa corretamente é super importante pra garantir o caimento certo e a qualidade do tecido e da modelagem por mais tempo. Confiram essas dicas preciosas e comecem a cuidar mais de suas peças desde já:
– Deixar a roupa secar em um cabide facilita demais a hora de passar. Como exige menos do ferro, preserva o tecido por mais tempo.
– É fundamental lembrar que o ferro nunca precisa estar quentíssimo. O que realmente faz o serviço é o peso dele.
– Passe todas as roupas pelo avesso, principalmente as escuras, que podem ficar com brilho depois de usar o ferro.
– É fundamental passar as roupas na tábua. E elas precisam estar “vestidas” na tábua, pra evitar problemas de relevo. Por exemplo, quando um dos lados da peça é rendado. Se não for passada aberta na tábua, o desenho da renda vai ficar marcado do outro lado.
– É melhor começar a passar as peças pelas partes menos aparentes e amassáveis, por exemplo, as camisas: comecem pelos punhos, subam para as mangas, passem o colarinho, desçam para as costas e só então passem a parte da frente.
– Depois de passar, não precisa dobrar a peça imediatamente. É bom dar uma chacoalhada nela antes, pra esfriar o tecido. Se preferir, é só usar o secador no jato frio enquanto a peça ainda está na tábua.
– Tecidos muito delicados e fininhos precisam ser passados por baixo de um paninho ou de uma fralda. Nesses casos também vale a pena investir no vapor no lugar do ferro. Ele é mais leve e protege os tecidos delicados. Hoje em dia dá pra comprar um steamer pequeno, ideal pra ser usado em casa.
Espero que tenham curtido as dicas, meninas!! Elas são importantes e úteis para a vida inteira.
Beijos e até a próxima sexta.
Thais Baggio Consultora de Moda e Estilo
moda@passaneura.com http://twitter.com/thaisbaggio (dicas diárias sobre moda e estilo)
Créditos da Matéria:
Texto: Thais Baggio
Editoração gráfica: Tatiana Michels
Imagens: Reprodução
2 Comments
Assunção
10/08/2012 at 21:59Amei ao cubo o post!!!!!!! Muito boas as dicas.
Se alguém achar surreal colocar as peças em cabides, eu digo que não é não, facilita muito na hora de passar, aprendi com uma colega, achei a ideia na hora surreal quando eu vi o varal cheio de cabide, mas cheio mesmo, mas na prática é muito bom, meus vizinhos ficam olhando sem entender nada. Ouço até risadas, rsrsrs. Posso acrescentar Thais, e já acrescentando, as roupas de cores coloquem no cabide pelo lado do avesso na hora de secar, assim demora mais para desbotar. O resto vou seguir. Bjs. Bom final de semana e obrigada pelo post.
Thais Baggio
12/08/2012 at 19:41Ótima dica, Assunção! Tinha me esquecido…..tbém é muito importante não secar as roupas diretamente no sol…isso desbota bastante…..sombra é fundamental.
Bjsss, Thais