Semana passada, recebi um email da Luna, leitora gaúcha que ama peças de couro, mas tem muitas dúvidas na hora de ir além da jaqueta. Achei tão bacana que resolvi transformar as respostas em post, pois são questões bem comuns à maioria das meninas que conversam comigo ou que me enviam perguntas por email ou pelo blog. Fiz um apanhado das perguntas dela e das que mais recebo e resumi tudo aqui pra vocês. Vamos lá?
Como usar calça de couro sem ficar vulgar? O segredo é apostar em tons neutros, nunca vibrantes. O couro preto é sensual naturalmente, mas fica mais “calmo” com uma peça alongada, que cubra a linha do quadril. Se essa peça for comportada, melhor ainda. Se quiser deixar o visual mais leve, aposte no couro clarinho acompanhado por peças alegres e descontraídas:
Qual é o modelo ideal pra quem tem quadril largo? Quanto mais soltinha for a calça, melhor!! Modelos que imitam a alfaiataria são perfeitos, mas evite os bolsos que deem volume. Aposte em cores vibrantes no top para destacar a parte superior do corpo. Se quiser usar uma calça mais justinha, complemente a produção com uma túnica em tecido fluido e em tom escuro. Destaque sua cintura com um cinto ou uma faixa, mas nunca aperte, só posicione o acessório:
E vestido de couro? Qual é a melhor modelagem? Aqui também é importante apostar nos modelos soltinhos (os colados são um perigo). Melhor evitar decotes e micro comprimentos. Os modelos básicos (t-shirt e tubinho) são os melhores. Respeitando esses limites, os tons vibrantes ficam bacanas:
Posso usar duas peças de couro no mesmo look? Pra não deixar a produção pesada demais, existem duas opções: apostar em uma terceira peça, que neutraliza o efeito do couro (como a camiseta de malha combinada à saia longa e ao colete) ou combinar dois tipos diferentes de couro como, por exemplo, uma camisa de couro clássico com uma saia de camurça:
Dá pra usar saia de couro sem ficar vulgar? A ideia é a mesma do vestido. Nada de peças adesivas ou muito curtas. As saias com modelagens evasê e lápis são as melhores opções. Sem chance de erro. Neste caso, dá até pra aderir aos tons vibrantes:
E no trabalho? É possível usar couro? Super possível!! O que vale é investir em modelagens formais como a saia-lápis e o top minimalista, com manguinhas. Nesse caso, cores vibrantes são proibidas, ok? Vá de preto, cinza, marrom, camelo, nude, creme….quanto mais neutra, melhor. Complementar a produção com peças igualmente clássicas e sóbrias faz toda a diferença:
Com os dias ficando mais frios, o couro é uma aposta acertadíssima!
Beijos e até a próxima sexta.
Thais Baggio Consultora de Moda e Estilo
moda@passaneura.com http://twitter.com/thaisbaggio (dicas diárias sobre moda e estilo)
Créditos da Matéria:
Texto: Thais Baggio
Editoração gráfica: Tatiana Michels
Imagens: Getty Images
5 Comments
Jackie Zaninetti
30/03/2012 at 13:24Nunca usei roupas de couro, nunca coube, rs….
Minha mãe tem uma jaqueta tipo trench coat há uns dez anos, mas, porém, contudo, todavia, ela reclama que a manga prende os braços. E daí, como se escolhe uma peça de couro?
Thais Baggio
30/03/2012 at 17:20Oi, Jackie!
Realmente, as peças de couro não devem ficar pegando. Elas precisam ficar confortáveis, mas sem serem largas demais.
Casacos precisam ser soltos o suficiente para serem usados com outra blusa por baixo e ainda assim ficarem levemente soltinhos. Peças como calças, saias, sapatos costumam lacear, então é importante comprá-las certinhas no corpo, pra que não fiquem caindo com o tempo de uso.
Bjsss, Thais
Luna Marques
30/03/2012 at 17:07Amei Thais!
Agora não vou errar, nem pensar duas vezes em comprar peças de couro.
Um beijão!
Thais Baggio
03/04/2012 at 16:42Que bom, Luna!!
Fico mega feliz que tenha gostado do post.
Bjssssss, Thais
Tatiana
21/07/2014 at 19:32Boa tarde!
Gostaria de saber se posso usar um vestido de couro preto (curto e larguinho) com uma jaquetinha caramelo de “couro fininho”, a jaqueta ‘e daquelas mais curtinhas, bem delicadinha.