No início desta semana, uma leitora sugeriu um tipo de postagem lá no Twitter, pediu uma abordagem para quem está começando a ter interesse em maquiagem e também em esmaltes. Vocês sabem que sempre que posso tento falar sobre assuntos que vocês pedem e desta vez não foi diferente. Hoje falarei um pouco sobre dicas e sugestões para quem está começando a se interessar pelo universo da maquiagem.
Atualmente existem inúmeras formas de aprender a se maquiar e também para aprender sobre os vários tipos de produto de maquiagem. Existem vários cursos gratuitos na internet e até mesmo presenciais, vale à pena pesquisar sobre isso e ver as opções. Outra forma interessante e eficaz são os blogs de beleza e canais do YouTube.
Sem sombra de dúvidas, hoje em dia o que mais tem são opções para aprender a se maquiar, não é mesmo?
O ponto inicial de tudo que envolve maquiagem é conhecer a sua própria pele. Não adianta ter os melhores produtos e os itens mais badalados se eles não são os ideais para as necessidades da sua pele.
Quando aprendemos e conseguimos visualizar o que é ideal para a nossa pele, a maquiagem fica muito mais bonita e o principal, o nosso bolso também agradece, já que não desperdiçamos nosso dinheiro com produtos que serão inúteis.
Uma das principais características de quem está começando a se iniciar no universo da maquiagem é a busca desenfreada em ter todos os produtos must have. Eu sempre digo aqui no site que não sou fã deste termo, pois isso acaba fazendo um produto se tornar desejado demasiadamente e muitas vezes o produto nem é tão bom quanto é imaginado. Não adianta querer tudo ao mesmo tempo, pois uma quantidade enorme de dinheiro será gasta e você nem saberá, ou conseguirá usar tudo isso.
O segredo é pesquisar muito e ver o que pessoas que você confia acham de certos produtos. Desta forma as aquisições serão satisfatórias e certeiras.
Outro ponto importante é investir em produtos que você realmente vá usar. No início eu investi em muitos produtos que mesmo após anos eu nunca usei, ou seja, dinheiro desperdiçado. Eu era mestre em comprar sombras bem coloridas com aquele velho discurso “uma hora eu uso, prometo”, só que essa hora nunca chegava e tenho produtos e mais produtos encostados sem uso.
Uma coisa que aprendi com o tempo é que sempre temos produtos “chave”. Sabe àquele produto que você sempre leva em uma viagem, ou que sempre usa nas ocasiões que não quer errar? São estes produtos que chamo de produtos “chave” e não adianta todo mundo tem os seus.
O legal é investir neste tipo de produto e pra isso não adianta, pois só com testes é que descobrimos os produtos que podemos confiar. O negócio é não gastar seu dinheiro com um produto que você já tem e ache perfeito, por exemplo, você já ter uma base que você acha perfeita, mas insiste em comprar outras. Pelo menos no início, o ideal é não investir em coisas que você já tem e que são boas.
Eu sou adepta dos pincéis para a aplicação de maquiagem. Claro que eu respeito quem consegue aplicar os produtos com esponjas, mas eu simplesmente não consigo… Para base, inclusive, prefiro aplicar com as mãos ao invés de pincéis.
O ideal é ter um kit básico de pincéis. Ter um que você se adapte para cada função de aplicação.
Maquiagem não é um bicho de sete cabeças. Basta paciência e o principal, adquirir produtos que são ideais pra você. Essa somatória de fatores é a chave de tudo.
11 Comments
Joice Mara
29/09/2011 at 18:34Tati,
texto simples e direto…muito bom! Digamos que eu sou novata neste mundo…fiz um curso na boticário há uns 4 meses atrás e digo que foi os r$ 30 bem mais gastos de minha vida! Aprendi mt coisa…eu já havia trabalhado com uma fotográga e ela é fera em maquiagem…e eu ia bizoiando td que ela fazia…aprendi uns macetes! Mas ainda sei mt pouco, quero aprender mais e mais! E estou pensando seriamente em me especiliazar…
Beijocas
@Joicemara
Tatiana Michels
03/10/2011 at 11:44Oi Joice!
Acredita que o primeiro e único curso de maquiagem que eu fiz foi do Boticário também? Foi quando eu tinha 15 anos, mas aprendi muita coisa e gostei muito mesmo 😀
Observar sempre é bom e a gente aprende pra caramba 🙂 Se você gosta se especializa sim, pois é uma área muito legal *-*
Um beijo.
Suelen Teixeira
29/09/2011 at 18:34Gostei muito do post!
Tatiana Michels
03/10/2011 at 11:45Fico feliz Suelen!
Beijos.
Deise
29/09/2011 at 22:26Ótima ajuda! Sempre tento ajudar quem fica em dúvida quanto a cores e uso de maquiagem, mas não com tantos detalhes assim. Tento ensinar que a cor que fica linda na amiga, nem sempre fica igual na gente! Paciência e treino são importantes. Eu mesma aprendi assim: me maquiando em casa, várias vezes, até aprender qual era a melhor cor, o melhor jeito de usar um pincel, e tudo mais! As meninas devem ter adorado este post!
Tatiana Michels
03/10/2011 at 11:46Oi Deise!
O que você disse é a mais pura verdade: nada como treinar em casa. A prática leva a perfeição e o aperfeiçoamento da maquiagem é incrível 😀
Beijo enorme.
Rayssa G.
29/09/2011 at 23:10Tenho bem poucos pinceís, acho que uns 7 no máximo, e eles me servem bastante, mas sinto falta de um pincel chanfrado (o meu é muito grosso) e um de base, mas como não faço altas maquiagens acredito que seja só mais esses dois mesmo, adorei o post!
Tatiana Michels
03/10/2011 at 11:46Oi Rayssa!
Olha, o pincel chanfrado que eu mais gosto é o da ProArte, pois ele é extremamente estreito e ótimo para delinear com sombra ou delineador em gel 😀
Um beijo.
Rayssa G.
07/10/2011 at 19:43Hmmm, vou procurar esse da Pro Art, agora tá chegando o verão e eu adoro andar com delineadores bem coloridos nos olhos!
Julia
30/09/2011 at 17:47Ótimo post!!
beijos
LUV!
Tatiana Michels
03/10/2011 at 11:47Obrigada Julia.
Beijos.