Há algumas semanas eu postei a receita da bala de gelatina light, então para contrabalancear, nada melhor do que ensinar uma receita de algo salgado, não é? Hoje eu ensino a fazer bruschetta no pão integral!
Eu adoro bruschetta, pois sou apaixonada por tomate e por manjericão, então uma comida que combina esses dois alimentos não poderia deixar de me agradar. Eu sempre fiz esse prato, mas antigamente eu fazia de uma forma menos saudável. Como eu mudei a minha alimentação eu testei uma adaptação com ingredientes mais magros e o resultado ficou ótimo e fez sucesso quando eu postei no Instagram, Facebook e Plus Page.
Eu considero a bruschetta um prato, porém muita gente considera apenas um aperitivo. Como eu comentei eu adoro tomate, então faço uma quantidade de pães que dê para o jantar meu e do meu marido – e de uma forma que você fique satisfeito, passar fome não é sinônimo de boa alimentação.
A minha receita adaptada é para um jantar de duas pessoas. Eu e o meu marido ficamos satisfeitos com essa quantidade, então acredito que a maioria das pessoas também fique 😉
Você vai precisar de:
- 5 fatias de pão integral light (eu uso o Nutrella com iogurte)
- 2 fatias de queijo prato light (mas pode ser substituído por queijo branco, ou cottage, eu escolhi o queijo prato para que ele fique derretido)
- 2 tomates italianos
- 1 colher de sopa de azeite
- 2 colheres de sopa de molho italiano (o de salada)
- ½ cebola roxa pequena
- Azeitona preta ou verde a gosto
- Manjericão fresco a gosto
- Sal a gosto
- Pimenta a gosto
Preparo:
Em um recipiente grande pique o tomate em cubinhos, as fatias de queijo em tiras finas, a cebola em cubinhos, a azeitona em rodelas e coloque o azeite, o manjericão, o molho de salada e os temperos que preferir (sal, pimenta, orégano, vai do gosto de cada um). Misture tudo e reserve.
Torre as 5 fatias de pão apenas para que ela ganhe firmeza. Depois em uma forma distribua as fatias de pão e as cubra com a mistura que estava reservada. Deixa no forno até que o queijo derreta e depois é só servir!
A receita com os ingredientes que eu uso tem 99 calorias por porção, ou seja, para cada bruschetta. A quantidade de caloria irá variar de acordo com os produtos que você escolher, por exemplo, usar um pão que tenha um valor nutricional elevado, ou um queijo que possua mais ou menos gordura. Porém, de qualquer forma, esse é um prato saudável e muito gostoso. Vai me falar que não é uma boa pedida para testar no final de semana? 😉
4 Comments
Cristina Costa Beber
16/07/2013 at 08:32O meu único problema é o tomate e o manjericão, exatamente huaihiauhauiaiu
Eu não curto tomate assim, só seco. Mas a ideia e a maneira de botar no forno e tal eu gostei, vou inventar com outros ingredientes! hahaha
Pensei em trocar o tomate normal por seco e depois de tirar do forno colocar uma alface americana… Hahaha
Cada um tem que adaptar ao seu gosto né?
Adoro tuas receitas Tati! Tu é uma baita cozinheira! 😀
Beijo gigantão!
Tatiana Michels
16/07/2013 at 16:57Oi Cris!
Uma opção é usar o tomate seco com um queijo que goste mais e colocar o alface depois que tirar do forno, vai ficar uma delícia *_*
Beijo enorme ♥
Deise
18/07/2013 at 21:49Adoro bruschetta porque a gente faz com o que tem em casa! Vivo aproveitando sobras de frango desfiado, carne assada e molhos de tomate, que uso em pãozinho integral cortado em fatias. Minha filha é intolerante à lactose, então tiro o queijo e capricho nos temperos que ela adora! Vale sempre por um bom jantar, nunca foi aperitivo, até porque tentamos muito controlar nossa alimentação! hahaha É muito melhor que os fast food da vida! Mesmo quem não gosta muito ou tem preguiça de cozinhar, deveria tentar fazer este bem a sua saúde. Tenho certeza que não vai se arrepender!
Beijos e obrigada pela dica! 😉
Tatiana Michels
18/07/2013 at 23:38Oi Deise!
O bom da bruschetta é isso mesmo, poder adaptar com o que a gente tem em casa – inclusive deve ficar divino com pimentão (olha eu já pensando aqui em outras combinações hahaha).
Beijo enorme ♥