8 In Adaptações/ Livros

O Iluminado | Stephen King

O filme O Iluminado é um dos filmes de terror mais famosos de todos os tempos e é considerado um clássico do gênero. Porém, mesmo que muita gente adore e o tenha assistido inúmeras vezes, nem todo mundo já leu o livro que deu origem a ele: o livro O Iluminado de Stephen King.

Na década de 90 o filme O Iluminado chegou a ser um dos meus filmes de terror favoritos e na época eu nem imaginava que ele era baseado em um livro, já que até então eu não havia lido sequer um livro do Stephen King – e o engraçado é que hoje ele é o meu autor favorito. O curioso é que eu li o livro O Iluminado apenas na semana passada e eu fiquei bem perplexa com isso, pois já havia lido dezenas de livros do autor, mas não esse clássico.

Antes tarde do que nunca, não é mesmo? Então hoje eu falo tudo o que eu achei do livro O Iluminado e também faço comparações com a versão do cinema.

Livro O Iluminado

capa livro o iluminado

Sinopse:

A luta assustadora entre dois mundos.

Um menino e o desejo assassino de poderosas forças malignas.

Uma família refém do mal.

Nesta guerra sem testemunhas, vencerá o mais forte.

Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook.

Em O iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família.

Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal.

O que eu achei do livro O Iluminado

Ao começar de ler o livro eu imaginei que nada me surpreenderia, pois, como já mencionei, eu já havia visto o filme, várias e várias vezes. Para a minha surpresa, a cada página lida, uma enxurrada de fatos novos eram descobertos e que não estavam no filme. Eu confesso que a impressão que eu tive e o primeiro pensamento foi “uhm, há tempos eu não assisto o filme, devo ter me esquecido de algumas coisas, aparentemente”, mas a realidade é que eu me lembrava de tudo e falarei sobre isso sem estragar a história para quem ainda não leu o livro.

Diferente da versão do cinema, o livro O Iluminado mostra muito da vida dos personagens, isso antes deles sequer terem contato com o hotel. Stephen King dá uma vida profunda para cada personagem, tanto os principais como os personagens que tem uma simples passagem na história. Nada é raso e tudo fica muito mais complexo e rico.

No livro, Jack disputa o papel de personagem principal do Danny. Já no filme, Jack engole todos os personagens, sendo ele definitivamente o principal personagem e o mais importante. Esse equilíbrio de dar a cada um a oportunidade de ter uma importância vital na história torna o livro do Stephen King incrível e de tirar o fôlego, pois nada é por acaso e tudo tem um significado importante para o enredo. O livro faz com que você veja o crescimento de cada personagem e se torne envolvido diretamente com cada acontecimento.

O estilo do livro é de terror psicológico, porém nada escrachado e com a pegada exagerada do filme. O livro te deixa aflito, inquieto e incomodado com algumas cenas, pois o livro é o estilo de terror que te deixa inquieto mesmo.

O filme O Iluminado é ruim?

O filme seria muito bom se ele não fosse baseado no livro, ou seja, se fosse uma história livre e sem vínculo com o livro de Stephen King. Por que digo isso? Pois o filme fica simplesmente patético comparado com a história rica de Stephen King, se torna algo raso e sem sentido para quem leu um livro tão bom e com uma história tão profunda.

A fotografia do filme é ótima e eu continuo gostando dele, porém apenas quando eu não me prendo à história do livro, pois se fizer isso, a história contada no cinema foi simplesmente rasa e, sinceramente, patética.

O diretor simplesmente ignorou o roteiro escrito por Stephen King e tomou a liberdade de contar a história da forma que bem entendeu. A realidade é que a única coisa similar com o livro é a história de uma família que vai tomar conta de um hotel e a similaridade para ai, pois até o final é diferente – assim como a importância dos personagens e detalhes interessantes do hotel.

Achar o filme ruim não é exclusividade minha, pois Stephen King nunca escondeu que odiou a forma que retrataram o seu livro no cinema e nunca economizou críticas ao diretor e nem mesmo à atuação de Jack Nicholson. O personagem Jack não é maluco como o filme retrata, simples assim e, outro detalhe importante: no livro ele tem um relacionamento profundo com o filho.

O que diabos é a personagem Wendy?

wendy filme o iluminado

A personagem mais odiada do filme O Iluminado é Wendy, interpretada por Shelley Duvall. A atuação é sofrível e faz com que a cada minuto você pegue mais raiva do personagem. Porém, a personagem Wendy do livro, por mais irritante que ela seja em alguns momentos, é uma mulher muito forte e de muita garra.

Segundo Stephen King, a retratação de Wendy no cinema a tornou a personagem mais misógina possível e o diretor conseguiu a retratar como se a sua única função fosse ser uma mulher caricata, que gritava o tempo todo e fosse burra – coisa que nem de perto é a sua personagem no livro.

É triste a retratação de Wendy no cinema, pois a tornou uma personagem fraca e profundamente odiada – ou seja, o que normalmente os diretores fazem com personagem mulheres, apenas recentemente começaram a ‘tentar’ criar personagens femininas fortes e de personalidade.

Culpo a atriz? Não, definitivamente não. É sabido que o diretor não se dava bem com Shelley Duvall e a fazia repetir dezenas de vezes uma mesma cena – o que não deve ter tornado o trabalho fácil. Porém, isso não torna a personagem boa e nem a atuação perfeita, correto?

Stephen King e a sua insatisfação

Stephen King ficou tão insatisfeito com a versão de O Iluminado no cinema, que em 1997 lançou uma minissérie do livro. Confesso que eu ainda não assisti a minissérie, mas acredito que a história seja muito mais rica e fiel, já que foi ele que fez o roteiro e as críticas nesse sentido são positivas.

Recomendo o Livro O Iluminado?

Eu sou fã de carteirinha de Stephen King e não nego, mas a indicação do livro O Iluminado não é por conta de amar o autor e sim por ter amado o livro. Foi muito interessante ler a história após ‘achar’ que eu sabia tudo o que aconteceria, a surpresa foi muito boa e foi fantástico descobrir o quanto a história é rica.

Vale lembrar que a sequência do livro foi lançada em 2013, o livro Doctor Sleep!

Se você ainda não leu o livro O Iluminado, leia, pois ele é fantástico.

Ficha técnica:

○ Título: O Iluminado
○ Autor: Stephen King
○ Páginas: 447
○ Editora: Suma de Letras

You Might Also Like

8 Comments

  • Reply
    Suely Almeida
    28/03/2016 at 19:21

    Depois de ler esse livro, achei o filme tão raso… Stephen King é foda!

    • Reply
      Tatiana Michels
      28/03/2016 at 19:24

      O filme se torna muito fraco né? Fiquei decepcionadíssima, pois o livro é incrível – e, como você falou, Stephen King é foda. Melhor autor ♥

  • Reply
    Brunna
    31/03/2016 at 18:19

    Oi Tatiana, obrigada pela indicação. Fiquei curiosa.

    • Reply
      Tatiana Michels
      19/04/2016 at 01:05

      Por nada Brunna!

      Quando ler me conta o que achou 🙂

      Super beijo!

  • Reply
    Jacque
    01/04/2016 at 13:14

    Oi Tati, tudo bem?
    Então…eu levei anos pra assistir essa versão de O Iuminado…acabei vendo primeiro a versão para TV e sempre gostei muito dela..quando fui ver essa, nossa..que decepção! Realmente, o filme beira a comédia e as caras e bocas da Wendy são de chorar…
    Vi essa versão depois de ler o livro então imagina a minha frustração né?!.. rsrs
    De qualquer forma, recomendo que veja a versão de 97 e também que leia a sequencia Doctor Sleep (se ainda não leu). O livro é mais fantasioso, não tem tanta carga de terror do Iluminado mas a história é muito boa e é legal saber um pouco sobre o Danny.
    Bjão 😉

    • Reply
      Tatiana Michels
      19/04/2016 at 01:05

      O Doctor Sleep é incrível e fiquei apaixonada por Dan hahahaha Realmente, tem mais toque de fantasia, mas é tão incrível saber o que aconteceu com Danny, não é?

      Você leu A Hora do Vampiro? Achei bem importante para o livro também, pois tem todo um vínculo com o nó 🙂

      Beijão!

  • Reply
    Carla
    01/04/2016 at 23:16

    Ah, li três livros do Stephen e me surpreendi pelo fato de realmente sentir medo em histórias fictícias.
    Agora quero ler este também!
    Beijos!

    • Reply
      Tatiana Michels
      19/04/2016 at 01:04

      Stephen King é fantástico, não é? Já leu o It? :O é assustador (eu achei super hahaha)

      Beijão!

    Leave a Reply