Com o avanço da tecnologia em cosméticos e também da conscientização da indústria de beleza, frequentemente escutamos – ou mesmo lemos – o termo hipoalergênico. O que acontece é que muitos leitores me perguntam: o que é um produtos hipoalergênico?
Esmaltes, produtos para pele, maquiagem em geral e até mesmo acessórios, são lançados com o dizer hipoalergênico. A dúvida de todos é o que significa. Na verdade nada mais é do que um produto com um baixo potencial de causar alergia. Quando eu digo que é um baixo potencial é porque não há como garantir 100% que nenhuma pessoa no mundo não terá alergia de algum componente do produto, mas produtos assim não possuem os principais componentes causadores de alergia, por exemplo.
A moda hoje em dia são os esmaltes 3-free, que são considerados hipoalergênicos, pois não possuem os três componentes que mais causam alergia, o DBP, o formaldeído e o tolueno. A maioria das pessoas que tem alergia a esmalte podem usar esmaltes considerados 3-free, mas não há uma garantia de que ninguém terá alergia, já que existem pessoas que tem alergia a um pigmento específico, por exemplo.
Outro ponto interessante é esclarecer que há uma diferença enorme entre o termo hipoalergênico e antialérgico e esse detalhe confunde várias pessoas, que acabam usando o termo antialérgico para cosméticos que na verdade são hipoalergênicos. O raciocínio é simples: antialérgico trata os sintomas de uma crise alérgica, ou seja, são medicamentos, enquanto um produto hipoalergênico possui um risco menor de causar alergia com seu uso.
É importante entender a diferença, pois não existe um esmalte que trata os sintomas de uma alergia, assim como não haverá uma base facial que faça isso 😛
O fato é que é interessante sempre dar preferência aos produtos hipoalergênicos, pois quando não são, a exposição frequente (ou seja, o uso contínuo) pode acabar desenvolvendo uma alergia. Eu admito, sinto aflição só de me imaginar com alergia a esmaltes… Já me basta a alergia ao ácido salicílico 🙁
15 Comments
Isabel
24/05/2013 at 12:13Eu, infelizmente, tenho alergia a esmaltes. Por isso, só uso marcas 3-Free. Mas ainda tenho 2 esmaltes “do mal” na minha caixinha, que raramente uso. Ótimas explicações! Beijo!
Tatiana Michels
24/05/2013 at 16:27Que bom que gostou Isabel 🙂
Que pena isso de ser alérgica a esmalte 🙁 mas pelo menos hoje em dia as marcas estão mais conscientes né?
Beijo enorme!
Assunção
24/05/2013 at 17:58Não uso esmaltes também por causa de alergias, desde pequena tenho, já tratei, mas a falta de costume, e o medo de ter a famosa alergias é fogo.
Minha colega não sabia que era alérgica a determinadas substâncias que contém no esmalte, parecia que ela tinha levado um soco no olho de tão inchado que estava.
Excelente post Tatiana, pois precisamos de esclarecimentos, as vezes, só temos quando vamos aos médicos, mas é muito bom sabe que podemos contar com o seu blog para esclarecimentos.
Tatiana Michels
27/05/2013 at 16:19Oi Assunção!
Você é uma querida mesmo, fico mega feliz em poder ajudar 🙂
Beijão!
zane
24/05/2013 at 19:56HUMMM.EITA BLOG,QUE ESCLARECE A GENTE RRRSRSRSRRS…..QUERIA TER UMA FILHA ASSIM…. OPS,MAS E MINHA FILHA,ENTAO NAO ME FALTA NADICA DINADA RSRSRSRSR…BJS AMADA DO MEU CORAÇAO… BRIGADINHA POR SE DEDICAR AO MEU NETO….. BJS KERIDA..
Tatiana Michels
27/05/2013 at 16:18Te amo!
Cristina Costa Beber
04/06/2013 at 11:58Eu com alergia de esmaltes seria: MORTA
Eu tenho bastante importados, mas tenho bastante esmaltes nacionais que não eram 3-free..
Tem uma prima minha que tem alergia e acaba usando só Revlon, que para ela não dá efeito nenhum..
Ela tentou Essie e deu alergia acredita? Que triste..
Adorei a explicação Tati!
Beijoooos 🙂
Tatiana Michels
05/06/2013 at 00:41Caramba Cris, será que é algum pigmento específico? Ou qualquer esmalte da marca? Que coisa :O
Beijo enorme!
Cristina Costa Beber
06/06/2013 at 09:25Pois é, eu não sei direito, até falei pra ela que achei estranho, mas vai saber.. Sei que até alguns China tem resina né… Quem tem alergia tem que ter cuidado e ler bem qualquer rótulo antes mesmo! 😉
Keia
03/05/2014 at 19:22amei tirei uma duvida… Pensei q fosse melhor e q nao desse alergia… Valew pela dica
Tatiana Michels
07/05/2014 at 23:25Normalmente ele não dá alergia mesmo 🙂
Lucianah Santos
12/06/2015 at 13:54Olá Tatiana, tudo bem? Amei seu blog. Parabéns 🙂
Excelente a explicação. Tenho certeza que era dúvida de muita gente (inclusive minha… rsrs) esta questão de “antialérgicos ou hipoalergênicos”. Graças a Deus não tenho nenhum tipo de alergia, ainda mais de esmaltes; Gosto tanto… 😀 Mas quem tem deve ter um trabalho de pesquisa constante na hora de comprar seus produtos né, poxa!
Obrigada pelo ótimo conteúdo.
Bjs!
Tatiana Michels
01/07/2015 at 14:28Oi Lucianah!
Obrigada pelo comentário e fiquei super feliz em saber que ajudei de alguma forma ♥
vania
30/05/2016 at 13:19Boa tarde,
Minha mãe sempre pintou os cabelos devido a familia ter um tendencia a cabelos brancos com pouca idade, nunca teve nenhuma reação. Porém de uns 8 anos pra cá, não existe nenhuma tinta que não cause uma reação alérgica muito agressiva nela, ontem fizemos um teste com uma tinta Hipoalergênica da Vitaderm e o resultado foi o mesmo em menos de meia hora da aplicação e já após a lavagem a região do pescoço onde fizemos o teste começou a coçar a nascer caroços e ficar vermelho e irritado. Vocês teriam alguma solução ou sugestão pra nós ?
Tatiana Michels
30/05/2016 at 13:27Vania, a sua mãe deve ir a um alergista para realizar o teste com diversos componentes e para descobrir qual deles causa alergia a ela.