Você já deve ter lido muitas vezes nas instruções de uso, bulas, da maioria dos produtos que utiliza para pele uma indicação para testar ou observar se o produto causa algum tipo de irritação. Geralmente solicitam que se faça um teste com o produto em uma pequena região do antebraço.
Sabendo um pouquinho mais sobre Dermatite de contato a cosméticos …
Uma rápida definição: Cosmético é todo produto aplicado sobre a superfície do corpo com a finalidade de limpar, embelezar ou modificar a sua aparência.
O aumento da busca pela beleza, especialmente pelas mulheres, mas também pelos homens, levou ao incremento de produtos cosméticos segmentados, com produtos também para a pele infantil e negra. Com isso, a quantidade de produtos aumenta, aumentando também o “contato” com diferentes ativos nas formulações.
A dermatite de contato por irritação é a reação adversa mais comum a cosméticos. Produtos para a limpeza da pele, tais como sabonetes, xampus e desodorantes são os irritantes mais importantes. As reações mais freqüentes são em conseqüência do uso continuado e cumulativo.
Além dos sinais e sintomas típicos de inflamação, como vermelhidão, inchaço e formação de pequenas bolhas (vesículas), uma irritação subjetiva pode ocorrer. Trata-se de uma resposta não inflamatória aos produtos aplicados na pele.
Esta resposta é caracterizada por uma reação sensorial, com ardor, queimação, coceira, mas sem alterações cutâneas visíveis. Isto é o que se pode chamar de “pele sensível”. Esta reação é conhecida por dermatite de contato sensorial ou subjetiva ou, ainda, síndrome da intolerância a cosméticos.
Na maioria das vezes, o paciente reclama de reações no rosto, mas consegue utilizar o mesmo produto no resto do corpo. Algumas substâncias que podem desencadear a pele sensível: ácido benzóico, ácido cinâmico, emulsificantes não-iônicos, laurilssulfato de sódio, bronopol, ácido lático, propilenoglicol, uréia e ácido sórbico.
PARA QUEM AMA ESMALTES… Não é à toa que existem várias marcas apresentando opções de esmaltes hipoalergenicos em sua linha. Risqué, Colorama, Impala, Revlon e a marca que apresenta a maior gama de cuidados específicos e cientificamente elaborados para os mais diversos problemas em unhas: Ecrinal – Laboratório Asepta de Mônaco. Isso porque entre as substâncias utilizadas nos testes de contato para identificar o agente causador das dermatites, a mais frequentemente positiva é a resina tonsilamina/formaldeído, presente nos esmaltes de unhas e causa de eczemas principalmente nas pálpebras e região do pescoço, mas raramente afetando a região ao redor das unhas. Em estudo realizado, a positividade à tonsilamina chegou a 70,7%.
Vários componentes de cosméticos podem ser alergênicos, mas as fragrâncias são a principal causa de alergia a cosméticos. Formam um grupo de mais de 3.000 substâncias que são usadas numa ampla variedade de produtos, incluindo os chamados “sem perfume”, com o intuito de disfarçar odores indesejados de alguns componentes da formulação.
Apesar de grandes esforços e avanços na cosmetologia e no campo da fisiologia da pele, é pequeno o conhecimento sobre as reais modificações de ordem biológica do tecido cutâneo.
Alguns truques básicos para evitar as alergias:
* Se você tem pele sensível, prefira cremes com vitamina A, pois é usada no combate à acne e ao envelhecimento.
* Cosméticos com fragrância também podem causar irritação. Tente mudar a fragrância ou partir para uma linha sem cheiro.
* Cosméticos com corantes e conservantes devem ser evitados porque funcionam como uma espécie de bloqueador e impedem a pele de respirar.
* Cosméticos em forma de gel também não foram feitos para qualquer tipo de pele. As pessoas que têm pele oleosa devem dar preferência a cremes em forma de gel, que por sua vez devem ser evitados por pessoas que têm a pele sensível, pois podem causar ardência.
Aprofundarei mais a respeito dos diferentes tipos de dermatites de contato na próxima coluna, se você tiver dúvidas específicas, aproveite e participe deixando um comentário.
Não esqueça do mais importante: Procure sempre um Médico Dermatologista!
Boa semana e boas energias a todos!
Fonte de pesquisa: Jornal Rio Dermatológico
Tânia Zimermann é colunista do Passaneura. Sua coluna pode ser conferida quinzenalmente às terças-feiras!
28 Comments
Élly Dantas
19/10/2010 at 11:29Eu tenho dermatite de contato, é um terror. Me coço muito, e olha que tomo antialérgico TODO SANTO DIA! Além de usar polmada…
Isso veio à acontecer faz 2 anos. Fiz teste de alergia, mas os medicos não descobriram exatamente o que me dá a Dermatite de contato.
Viram que seria CLORACETAMIDA, mas não acho Cloracetamida em nenhum produto que uso…
Complicado, pq hj fica difícil eu clarear os pêlos do corpo, usar hidratantes.
Obrigada por falarem deste assunto
Anne
25/04/2013 at 14:57Oi, você fez o teste de contato?
Eu fiz tem duas semanas e estou evitando cosméticos e fazendo tratamento com pomada para sumir com a irritação do rosto.
Estou pesquisando agora as substancias que tive reação para evitar de usar qualquer coisa que as tenham. Acho que vou ter que manipular quase tudo. rs
Claudia Veiga
19/10/2010 at 11:47Ótima matéria. Quase nunca vejo reportagens como essa, pois sou alérgica a resina tonsilamina/formaldeído, não podendo usar a maioria dos esmaltes. E fico muito sem graça quando vejo a resenha de um produto e não posso comentar pq nem comprar pra testar eu posso.
Ainda bem q vcs sempre pensam no bem estar e na saúde de todas nós.
Obrigada.
Bjs.
Tania
24/10/2010 at 22:35Olá, Cláudia!
Então, agora você pode experimentar os da linha da Ecrinal com toda segurança. Não são coloridos, mas tem um tom de misturinha e deixa as unhas niveladas, acabamento impecável, além de tratar pq atende a todas necessidades em termos de saúde da unha.
Boa sorte!
Joice
22/11/2010 at 14:33Estou tentando descobrir o motivo da minha alergia e estou tentando assimilar com o uso de esmaltes com resina tonsilamina formaldeído. Gostaria de saber exatamente o tipo de alergia desenvolvida com o contato com este componente.
Meus olhos coçam muito e amanhecem inchados e vermelhos, permanecendo assim por 02 a 03 dias. Depois começa a descascar levemente. Os sintomas são estes (não estou encontrando o ponto de interrogação)
Obrigada!
Claudia Veiga
22/11/2010 at 22:33Oi Joice,
Os sintomas desta alergia são esses mesmos que vc descreveu. Qdo eu não sabia o q era, tb ficava com os olhos, pescoço e a pele acima das cutículas ficava com uma bolhas d’água q coçavam muito e depois explodiam, saia aquela água. Então, fui ao Alergista e fiz o teste de contato e deu positivo para Formaldeído e a resina de Formaldeído ou Tonsilamida. Agora q eu já sei, estou testando, há pouco + de 1 mês, os emaltes Ludurana e Colorama e até agora não deram alergia. Espere ter ajudado.
Bjs.
Niara
19/10/2010 at 18:33Bem, quanto aos esmaltes até agora eu não tive problemas de alergia, mas com maquiagem sim, por isso que é muito importante ler a composição dos produtos que compramos!
Adorei o post!
beijos*
Tania
24/10/2010 at 22:35Obrigada por seu comentário! Bjs!
Rêh
19/10/2010 at 19:33Ótimo post com informações bastante úteis!
Felizmente eu ainda não sofro com nenhum desses problemas, mas temos sempre que nos cuidar!
claudia
20/10/2010 at 08:02achei muito legal essa matéria sobre alergias, pois sou alergia a esmaltes, uso só nas unhas do pé, pois se usar nas mãos e encostar no rosto já era começa a coceira chegando atá a machucar meu rosto, já tentei alguns esmaltes hipoalergenicos, mas não deu certo, gostaria de saer se tem algum melhor,mais indicado,bjm.
Tania
24/10/2010 at 22:40Claudia, vou me informar mais específicamente a respeito do seu caso, OK?
Bjs!
Claudia Veiga
22/11/2010 at 22:39Oi Claudia,
Só hoje vi seu comentário. Eu ficava igual a vc. E pensando q era só escolher esmalte hipoalergenico q estava tudo resolvido. Mas não foi bem assim. Eu usava os esmaltes Argento e continuava a minha alergia. Então, fiz o teste de contato com o Alergista e deu positivo p Formaldeído e Tonsilamida (q é a resina de formaldeído) e qdo eu fui ver a composição do esmalte hipoalergênico, lá estava tonsilamida. Parei de usar, e comecei a ler todos os rótulos dos esmaltes. Agora eu uso os Ludurana e Colorama q tiraram de suas composições essas substâncias. Mas, de qq maneira, faça o teste primeiro.
Bjs.
Natacha Fernandes
20/10/2010 at 14:01ótimo post! tbm estava com dermatite de contato e estava que nem doida procurando o que me causou.. mas acho que foi um novo sabonete anti-acne que usei. agora já tô melhor 🙂
Tania
24/10/2010 at 22:41Que bom você ter gostado do post, Natacha! Boa sorte na recuperação da sua pele!
Nídia pena
25/11/2011 at 17:59😛 Oi gente eu gostei muito desse post bem criativo, e de boa informação para nos que sofemos com esse mau que é a dermatite de contato. Eu soube a mais ou menos 15 dias quando fui na minha dermatologista me queixando de muitas coceiras e manchas escuras na região do pescoçu, e aréas de dos das dobras das axilasela me diagnósticou que eu tinha que dermatite de contato por uso de esmaltes…
A médica suspendeu o uso de esmaltes, pois sou alergica a ou toluno e formaldeíde que em encontato com minha pele me deixa com carroço avermelhado e que irrita demais..
Agora quando volta lá na revisão da consulta vou perguta a ela se eu posso usa a linha hipoalercica, espero que eu possa porque sou louca por esmaltes!!!!:-P
Isabella Valentim
21/10/2012 at 18:11Ótima matéria. Assim como a Élly Dantas , eu também tenho reação alérgica e no teste deu cloracetamida, mas também não encontro na composição e ainda assim tenho reação. Todos os dias tenho, principalmente no banho, muita coceira, vermelhidão e ardor. Deixei de fazer alisamento com medo e troco de shampoo com frequência, já usei até de bebê mas ainda não descobri ao certo o que me deixa assim. Isso traz muito incômodo à minha vida.
Maria Helena
17/10/2014 at 10:28Venho com alergia faz cerca de 4 meses, após exame solicitado pelo dermato foi diagnosticado alergia aos componentes Bronopol(bromonitropanodiol) e Trietanolamina, presente em shapoos, condicionadores, cremes mãos e rosto, de limpeza de pele, emulsões e etc…Estou com dificuldades por onde começar a ‘pesquisa’ de quais produtos posso utilizar…tenho cabelos loiros, não sei tb qual tinta poderei usar ou se terei que escurecer meus cabelos..agradeço a todos, bjs
Tatiana Michels
24/10/2014 at 02:41Oi Maria.
Só olhando o rótulo mesmo. Às vezes a sua dermatologista possa te indicar alguns produtos.
Fabiane
12/09/2015 at 17:14Muito bom saber um pouquinho mais sobre essa dermatite. Vc sabe me informar se essa resina tem algum outro produto, tipo: shampoo, condicionador, creme de pele…?
Parabéns pelo trabalho!
Angélica Luiza Camargo
27/10/2015 at 19:05Olá, sou alérgica, tem produtos que já no primeiro uso começo a sentir coçar a região dos olhos, e tem produtos que depois de algum tempo de uso da reação alérgica, sombra, base, e pó ainda não encontrei nenhuma marca que não me desse reação alérgica. Já fiz vários testes, hidratantes o único que não tive reação foi o mamãe bebe usado em crianças, tem um cheirinho bom, esmaltes, o colorama e o risque novo também não me dão alergia. Também não passo nenhum tipo de hidratante no rosto somente protetor solar, e só o epsol, so de utilizar um hidratante nas mãos já ataca a alergia, ai paro de usar imediantamente. Eu gostaria de saber se tem algum creme para olheiras que não da reação alergica, pois ja usei varios indicados por dermatologista e tive reação instantania.
Simone
26/03/2016 at 21:08Olá meninas tem 8 anos que sou alérgica, tenho dermatite de contato e comecei usar esmaltes hipoalergênico que estava tudo bem. Há 1 mês tive reação a eles tb, fiz o teste com meu dermatologista e sou alérgica a formol e resina tonsilamida, estou procurando alguma marca que não tenha esses substâncias alguém conhece pra me indicar?
Tatiana Michels
19/04/2016 at 01:07Oi Simone!
Os esmaltes 3-free não possuem resina, por exemplo. Colorama e Impala e Hits, se eu não me engano, não possuem. Mas a dica é ficar de olho nos rótulos mesmo.
Amanda Alves Custodio
06/07/2016 at 15:35Olá meninas , sofro com alergia a mais de 15 anos , sou alérgica ao formol e a uma series de coisa tenho dermatite de contato , tomo alectos , mas hje não esta fazendo efeito mais não encontro nenhum ante alérgico que alivia esta coceiras , era na perna depois foi para a poupa do bumbum agora nos ombros . me ajudem por favor .
Tatiana Michels
12/07/2016 at 19:00Amanda, o ideal é se consultar com um alergista…
Beijos.
Kele Silveira
01/10/2016 at 10:03Olá Simone! Eu uso esmaltes da Revlon. São um pouco mais caros, mas como compro poucos pq só eu uso, acaba ficando tranquilo. Outra marca q não tem a resina é a Ludurana. Tem tbm aqueles da coleção Luxo da Impala e alguns da Colorama (vi mais meninas comentando que Colorama não tem a resina, mas pelo que eu já vi só alguns não tinham). Espero ter ajudado 🙂
Eliane Camerini
08/01/2017 at 21:29Pra tentar ajudar eu tb tenho alergia a esmaltes e encontrei alguns na Alergosjop on line que deram certo da marca deles mesmos. Tem tb os da marca da Flávia Alessandra que sehundo a especificaçao são livres de 7 substancias … Testei ambos e deram certo… Pesquisei uma marca importada Zoya que é usada pós-cancer!!!
Tatiana Michels
16/01/2017 at 05:47Oi Eliane!
Obrigada pela dica!
Beijão!
Eliane Camerini
08/01/2017 at 21:30Alergoshop**