41 In Cabelos/ Condicionador

Co-wash: saiba o que é, como fazer e os produtos liberados

Co-wash é a “abreviação” para conditioner wash, ou seja, o co-wash nada mais é do que usar condicionador para a lavagem do cabelo. O primeiro passo é entender de forma simples o que consiste a técnica, pois é a partir disso é que vou explicar mais detalhes sobre o assunto.

Co-Wash: Lavar o cabelo com condicionador!

Por mais que soe estranho, lavar o cabelo com condicionador funciona e funciona muito bem. A técnica torna a higienização do cabelo e do couro cabeludo menos agressiva e é perfeita para manter a hidratação do cabelo – mas atenção, é bom entender que fazer co-wash não deixará o seu cabelo oleoso, porém explicarei isso ao decorrer da postagem.

aplicando o condicionador no co-wash
Crédito da Imagem: Shutterstock

Normalmente, são adeptas do co-wash as pessoas que fazem low poo e no poo, que, respectivamente, são técnicas onde são usados apenas shampoos menos agressivos e sem sulfatos fortes (low poo) ou simplesmente onde o uso do shampoo é abolido (no poo). Porém, mesmo que você não faça low poo ou no poo, você pode fazer co-wash feliz da vida.

Como funciona o co-wash?

O co-wash consiste em usar o condicionador para a higienização do cabelo. Você pode optar por fazer uma aplicação ou duas, assim como funciona na lavagem dos fios com shampoo.

Qualquer condicionador pode ser usado para co-wash?

os condicionadores para co-wash
Crédito da Imagem: Shutterstock

Não, não é qualquer condicionador que é indicado para fazer co-wash.

O primeiro passo é escolher um condicionador que não possua silicones, parafina e petrolatos em sua composição. Estes componentes “proibidos” aderem ao fio e formam uma barreira e, se usado um condicionador esses componentes presentes em sua composição para fazer o co-wash, haverá acumulo de resíduos no couro cabeludo e fios, ou seja, basicamente ao invés de limpar você irá depositar mais resíduos no seu cabelo e couro cabeludo.

Em teoria, para um condicionador ser ideal para fazer o co-wash, basta não ter os tais componentes proibidos. Porém, eu não concordo 100% com esta teoria e acho de suma importância optar por um condicionador que tenha algum agente de limpeza em sua composição. Eu me sinto mais segura ao usar um condicionador que tenha algum componente que auxilie a limpeza e, levando em conta que já existem inúmeros condicionadores específicos para co-wash no mercado, é fácil encontrar um condicionador que possua agentes “limpantes”, por isso opto por eles.

Dá para fazer co-wash sem um condicionador específico para a função? Claro que dá. No caso, sou eu que, com o tempo, preferi focar em produtos que foram desenvolvidos especificamente para a função. Porém, se você preferir não ser tão radical quanto a mim, use os produtos sem os componentes proibidos e seja feliz. O segredo é ver o que funciona bem para o seu cabelo e para a saúde dele, já que cada cabelo é um cabelo.

A melhor maneira de fazer co-wash

O co-wash exige um pouquinho mais de trabalho na hora da lavagem do cabelo. Porém, o resultado é tão bom, que o trabalho vale a pena.

O primeiro passo é molhar o couro cabeludo e os fios. Com a ponta dos dedos, você irá massagear o couro cabeludo delicadamente e com calma por alguns minutos. Parece um detalhe bobo, porém essa massagem sem nenhum produto irá “soltar” os resíduos do couro cabeludo e irá facilitar a limpeza feita pelo condicionador posteriormente.

massageando o couro cabeludo
Crédito da Imagem: Shutterstock

Agora é a hora de aplicar o condicionador e em bastante quantidade. Não se baseie pela quantidade de shampoo utilizada para uma lavagem, porque no co-wash você usará muito mais produto – aqui quantidade fará diferença no resultado final. Aplique uma quantidade de condicionador bem generosa no couro cabeludo e massageie com a ponta dos dedos com calma e sem pressa (desligue o chuveiro e faça a massagem calmamente). Nessa hora, uma opção é dividir o cabelo ao meio para facilitar. Massageie bem e após uns minutinhos, comece a molhar um pouco mais o couro cabeludo com água e vá massageando mais. Em seguida é só enxaguar e repita a aplicação caso sinta necessidade.

Na hora do enxágue, vá fazendo massagem no couro cabeludo para remover bem o condicionador.

É preciso usar condicionador no cabelo após a realização do co-wash?

Visualize o co-wash como a lavagem do cabelo normal, apenas substituindo o shampoo. Por isso, sim, use máscara e condicionador, igualzinho você faria se tivesse lavado os fios com shampoo.

O co-wash limpa mesmo o cabelo?

Sim, o co-wash limpa o cabelo de verdade. Se o condicionador que você escolheu não tem agente de limpeza, o seu poder condicionante combinado com a massagem na hora da higienização irá limpar o seu couro cabeludo e cabelo. Se o seu condicionador tiver agente de limpeza será apenas um adicional para uma higienização ainda mais eficaz (e segura, do meu ponto de vista).

O co-wash deixa o cabelo oleoso?

Sinceramente, esse é o maior mito com relação à técnica. Não, o co-wash não deixa o cabelo oleoso e já vi inúmeras pessoas comentarem que o cabelo ficou menos oleoso ao aderir ao co-wash para limpeza do cabelo. A diminuição da oleosidade se dá porque quando você para de remover em excesso a oleosidade natural do couro cabeludo, não há o que é chamado de efeito rebote, ou seja, o seu corpo não entende que é preciso produzir ainda mais sebo para repor o que foi retirado em demasia.

O seu cabelo só ficará oleoso se você não massagear direito o couro cabeludo na hora de fazer o co-wash. Se você fizer tudo bonitinho e com calma, o seu couro cabeludo ficará limpo e sem resíduos.

Vantagens do co-wash

O co-wash possui inúmeras vantagens, dentre elas não agredir tanto os fios e couro cabeludo, sendo assim uma ótima opção para quem tem o cabelo muito seco e couro cabeludo sensível – mas, veja bem, qualquer pessoa pode fazer o co-wash, eu apenas quis frisar as vantagens para quem sofre com essas características capilares.

Com o co-wash o seu cabelo manterá a hidratação e ficará bem menos ressecado.

Se você sente a necessidade de lavar os cabelos todos os dias, o co-wash também é uma opção excelente, pois você realizará uma limpeza menos agressiva do cabelo, danificando-o menos.

Eu preciso abolir o shampoo para começar a fazer o co-wash?

Não, você não precisa abolir o shampoo para começar a fazer o co-wash. Parar de usar o shampoo é apenas uma opção.

Eu, por exemplo, intercalo as lavagens semanais entre o uso de shampoo e o uso de condicionador. Para mim funciona muito bem e é o ideal para o meu cabelo.

Então, veja o co-wash apenas como mais uma opção de lavagem do cabelo e não como algo que limite, se você quiser aderir ao no poo (parar de usar shampoo) será uma opção sua e não uma obrigação.

O co-wash é indicado apenas para cabelos enrolados?

O co-wash começou como uma técnica para quem tem cabelos enrolados. Porém, com o passar do tempo e com o aprofundamento das vantagens da técnica, se viu que o co-wash é vantajoso para todos os tipos de cabelo.

Então, você pode fazer co-wash independente do seu tipo de cabelo, basta testar e ser feliz.

Condicionadores “comuns” liberados para co-wash

Algumas opções de condicionadores livres de petrolados, silicones e parafina.

condicionadores comuns liberados

– Yamasterol Multifuncional Amarelo (tradicional)
– Kanechom Kids
– Lorys Kids

Mas, atenção, de qualquer forma é importante ficar de olho nos rótulos, para não ter risco da marca ter alterado a sua formulação com o tempo.

Condicionadores específicos para co-wash

condicionadores específicos

– Yamasterol Co Wash
– Bioextratus Co Wash

Eu uso o Yamasterol específico para co-wash e ele é um queridinho (já usei mais de 3 embalagens de 900ml!). Ele não possui a mesma formulação que o Yamasterol amarelinho tradicional, pois, além de ter uma composição diferente, ele possui a adição de agentes de limpeza, ou seja, o Yamasterol amarelo e o específico para co-wash são produtos diferentes.

De olho nos rótulos

de olho nos rótulos
Crédito da Imagem: Shutterstock

É importante ficar de olho nos rótulos, mesmo que o produto diga que seja específico para co-wash. O fato é que, com a popularização das técnicas de low/no poo, várias marcas resolveram apostar em lançamentos de produtos específicos para as técnicas, porém não é incomum encontrar componentes considerados proibidos em sua composição.

Por isso, fica o alerta: sempre confira o rótulo para ter certeza que não há silicones, petrolatos e parafina.

You Might Also Like

41 Comments

  • Reply
    Carla
    13/06/2016 at 08:56

    Oi Tati!
    Post muito esclarecedor.
    E também faço como você, uma opção e não uma regra!
    Não conhecia esta versão rosinha da Yamasterol, vou procurar pra experimentar.
    Beijos!

    • Reply
      Tatiana Michels
      14/06/2016 at 19:48

      Oi Carlinha!

      Que bom que gostou ♥

      Eu adoro usar essas técnicas como um adicional para os cuidados e não como um limitador, sabe? Fico desesperada ao ver tanta gente se limitar – e de uma forma muito pesada 🙁

      Olha, esse rosinha é muito bom. Tem um efeito refrescante delicioso. Adoro mesmo hahaha

      Super beijo!

  • Reply
    Ana Carolina
    13/06/2016 at 19:27

    Oi, Tati tudo bem? Eu comecei a técnica do co – wash já faz algum bom tempo pois estou em processo de transição. Desde que iniciei está técnica, meus cabelos ficaram bem mais hidratados e saudáveis, sem comparação! Um bjo!

    • Reply
      Tatiana Michels
      14/06/2016 at 19:47

      Oi Ana Carolina!

      Siga firme e forte, pois a tendência é só melhorar. É puro amor a técnica. Caaaso o seu cabelo dê uma “desandada”, use uma vez shampoo “proibido” e recomece a técnica, que assim não tem erro 🙂

      Super beijo!

  • Reply
    Brunna
    14/06/2016 at 18:48

    Eu já pratiquei o noo pow, mas não deu muito certo, não me adaptei. Vou tentar o co-wash agora. Parece uma boa 😉

    • Reply
      Tatiana Michels
      14/06/2016 at 19:45

      Oi Brunna!

      Você usava que técnica para a higienização na época do no poo?

      Beijos!

  • Reply
    Jacque
    15/06/2016 at 09:30

    Oi Tati lindona, tudo bem?
    Estou fazendo o low poo desde setembro do ano passado e intercalando o co wash com shampoo (ou sabonete liberado) desde então….meu cabelo tá muito melhor e mais saudável hoje.
    Só um adendo, o condicionador liberado pra co wash também não pode conter silicone solúvel pois mesmo que seja tirado com água, ele pode entupir os poros e vir a dar caspa…ou seja, condicionador para co wash tem que ser totalmente livre de silicones.
    Eu uso o Yamasterol de Queratina pra co wash e o Kanechom Kids especificamente para UCPE, remover o óleo do cabelo quando faço umectação….ambos são muito amor *–*
    Faltou você postar uma foto do seu cabelão pra gente ver….pelas fotos do face parece que tá enorme né?!
    Bjão 😉

    • Reply
      Tatiana Michels
      16/06/2016 at 01:10

      Oi Jacque!

      Verdade! Eu ando tão louca dos silicones insolúveis que foquei só neles hahaha já até corrigi.

      Eu adoro o Kanechom Kids para UCPE também e o óleo de coco é vida – o único que eu uso atualmente.

      Faltou mesmo, vou tentar fazer uma foto para fazer update. O meu cabelo está enorme, como de costume hahaha e com um brilho que há tempos não tinha ♥

      Super beijo!

  • Reply
    Dorinha nunes
    15/06/2016 at 15:26

    E para meu cabelo q o couro é muito oleoso ,sera q n fica mais oleoso não ? Vou tentar p ver… Bjok

  • Reply
    Giulia
    21/06/2016 at 20:35

    Oi Tati!
    Testei e deu super certo! Isso que meu cabelo já é super oleoso, chegando ao ponto de precisar ser lavado todos os dias. Fiz com o famoso Neutrox. Deu certo e deixou meu cabelo super cheiroso!
    Beijão e obrigada pela aulinha de co-wash!

    • Reply
      Tatiana Michels
      23/06/2016 at 04:27

      Oi Giulia!

      Que bom que você gostou do efeito! É tão prático né?

      Esse Neutrox que você usou não tem silicones? Eu nunca usei o Neutrox para co-wash, então não estou familiarizada com a composição dele, mas acredito que seja bom para o co-wash, pois é um clássico que todo mundo que faz low poo usa 😀

      Super beijo!

  • Reply
    Lívia
    25/07/2016 at 16:19

    Oi Tati!
    Tô usando o condicionador exclusivo para co-wash da Bioextratus e estou AMANDO! Ele é maravilhoso e limpa bem o couro cabeludo e os fios. Porém o custo benefício dele me desagrada porque um vidrinho de 270ml custa cerca de 35 reais! :C
    Fiquei bastante interessada nesse produto da Yamasterol, vou procurar comprar para testar!
    Você já ouviu falar ou já usou o “Comigo Ninguém Pode” da Lola Cosmetics?! As pessoas adeptas às técnicas de no e lo poo estão amando esse produto porque serve de várias maneiras, até como finalizador e também como máscara, além da limpeza. Ele tem na fórmula alguns desses agentes limpantes q vc citou. Se vc já tiver usado resenha pra gente!!!

    Beijos

    • Reply
      Tatiana Michels
      02/09/2016 at 21:08

      Oi Lívia!

      Acredita que ainda não usei o da Bioextratus? Agora fiquei curiosa! Mas realmente, o preço é salgado né? 🙁

      Então, deixa eu te contar: eu já tinha lido o seu comentário, mas só quando eu tive um tempinho para poder responder a ele que eu aceitei aqui e ó: comprei o Comigo Ninguém Pode por sua causa! HAHAHAHAHA Adianto que estou AMANDO o produto e já está na fila de posts, ou seja, em breve resenha no ar 🙂

      Um beijo enorme lindona!

  • Reply
    Laura Gomes
    17/08/2016 at 19:39

    Eu AMEI esse post. Tenho o cabelo liso e fino. Ele era oleoso mas com o uso de shampoos como crecepelo e 12 ervas a oleosidade diminuiu. Mas para isso eu precisava lavar o cabelo todos os dias com esses shampoos que deixam o cabelo bem ressecado. Então era lei: lavar cabelo, passar uma máscara potente de hidratação.
    Comprei o yamasterol co-wash pensando que estava fazendo besteira, mas depois que li esse texto, fiquei bem mais aliviada. Obrigada!

    • Reply
      Tatiana Michels
      21/08/2016 at 15:54

      Oi Laura!

      Que bom que gostou!

      Esse Yamasterol para co-wash é puro amor. Já estou no meu quarto frasco de 900ml hahaha não troco por nada *-*

      Um beijo enorme e boa sorte com a técnica!

  • Reply
    Rachel
    05/09/2016 at 14:39

    Testei esse produtinho pra Co-Wash da Yamá hoje de manhã e depois de seco senti meu cabelo rigido, sem brilho. Será que eu deveria ter massageado mais? Isso já aconteceu com mais alguém? Meu cabelo é liso, raízes oleosas e sem química.

    • Reply
      Tatiana Michels
      26/09/2016 at 04:44

      Oi Rachel!

      Pode ter sido isso sim. Eu indico massagear com bastante calma e por um bom tempo – mais tempo do que ficaríamos massageando com um shampoo.

      O meu cabelo sempre ficou normal quando eu lavo com esse produto 🙁

      Beijos!

  • Reply
    Natalia
    29/09/2016 at 15:55

    Oi Tati, você sabe dizer se essa técnica é boa para quem faz progressiva? Pergunto por 2 motivos: 1. Cabelo de quem faz progressiva normalmente fica bem oleoso demandando lavagens constantes oq na minha opinião agride os fios. 2: A progressiva demanda o uso de shampoo sem sal, e quanto maior o número de lavagens, mais rápido sai o efeito liso do cabelo. De repente com essa lavagem menos agressiva a progressiva poderia durar mais né? Obrigada!

    • Reply
      Tatiana Michels
      06/10/2016 at 20:43

      Oi Nat!

      A técnica é super indicada para quem faz progressiva, pois não agredirá tanto os fios e ajudará a recuperação do couro cabeludo após o procedimento :

      Eu indicaria demais você aderir à técnica. Para você eu acredito que o ideal é intercalar as lavagens e lavar com shampoo de vez em quando e, a cada 15 dias mais ou menos, lavar os cabelos com um shampoo comum sem sal e com sulfato. Porém, usar o co-wash com frequência 🙂 Acredito que o resultado no seu cabelo seria ótimo, de verdade.

      Beijos!

  • Reply
    BIANCA
    04/11/2016 at 00:54

    Oi. To querendo aderir ao no/low poo, mas tenho algumas dúvidas quanto a isso. Tipo: não sei quais outros produtos devo usar (hidratação, creme de pentear. ..) pois ouvi dizer q uma vez q vc opta por essa técnica, todos produtos antigos, q não são isentos de óleos minerais… têm que ser deixados de usar, senão a técnica não funciona…

    • Reply
      Tatiana Michels
      04/11/2016 at 23:50

      Oi Bianca!

      Olha, eu vou ser bem franca com você. Eu, pessoalmente, prefiro a técnica de low poo, pois é menos limitada e principalmente porque higienizar o cabelo apenas com condicionador o tempo todo – sem usar shampoo nunca – não é algo que me agrade e tenho medo de, no futuro, descobrirem que isso é maléfico – sim, sou meio neurótica hahaha

      O que eu faço é o seguinte: não eliminei nenhum produto que eu tinha e uso proibidos de vez em quando. O que eu faço é usar um shampoo com sulfato na lavagem seguinte. Eu sei que não é o ideal (longe disso), mas como o meu cabelo tem umas necessidades especiais (uso tintura) e eu tenho produtos muito bons aqui, não abro mão desses cuidados, mesmo que eu use os liberados com uma frequência infinitamente maior.

      Se te interessar, eu posso te passar o link dos grupos no Facebook que eu faço parte. Por lá é possível encontrar muita informação legal e o pessoal é super solícito em tirar dúvidas, o que eu acho que é uma boa, já que você vai começar a técnica ainda.

      Super beijo.

  • Reply
    Renatta
    15/11/2016 at 00:44

    Olá,
    Eu posso utilizar o condicionador pra co-wash como condicionador normal, sendo que sou adepta da técnica de low poo?

    • Reply
      Tatiana Michels
      24/11/2016 at 01:58

      Oi Renatta!

      Pode sim. Normalmente os condicionadores para co-wash são vários produtos em um. O Lola, por exemplo, é 5 em 1.

      Beijos!

  • Reply
    Flavia Sales
    18/11/2016 at 14:38

    Oi.Eu faço low poo ,mas guardo uma semana por mês só para fazer co wach (durante essa semana descanso meu cabelo de qualquer tipo de shampoo) , e meu cabelo agradece ,sou adepta a escavação e mesmo assim meu cabelo fica super solto e não fica oleoso,observei que meu cabelo demora mais para ficar sujo(por eu ter cabelo oleoso).Realmente essa técnica é vida e os cabelos agradece ,conheci a técnica quando eu decidir tirar toda química do cabelo hj meu cabelo é 100% livre de química e super saudável.
    Adorei suas informações, é sempre bom ter pessoas que compartilha seus conhecimentos com os outros ,principalmente para quem esta começando .

    • Reply
      Tatiana Michels
      24/11/2016 at 01:55

      Oi Flavia!

      Nossa, adorei isso. Vou começar a fazer isso de uma semana por mês só com co-wash. Acredito que seja uma boa para o meu caso, pois eu tenho o couro cabeludo bem sensível e facilmente ele fica irritado.

      Muito obrigada pelo seu comentário e vamos que vamos seguindo as técnicas para que mais gente também conheça, pois o cabelo agradece e muito né?

      Beijo enorme!

  • Reply
    Creme Monange Hidratação Intensiva | Mariane Mendes Blog
    14/12/2016 at 15:08

    […] serve para co-wash e não é indicado para quem faz no poo – é indicado apenas para a técnica de pouco shampoo. […]

  • Reply
    Amanda Braga
    24/01/2017 at 10:36

    Oi Tati! Eu gostaria de saber qual o shampoo você usa para mesclar as lavagens com co wash! Eu lavo com yamasterol co-wash e 1x por semana lavo com o yamasterol low Poo. Mas não gosto MT dele pq ele não espuma nada e preciso usar muito shampoo. Vc me indicaria outro? E queria saber se estou fazendo certo ou se preciso usar mais algum produto (meu cabelo é liso e tem ombré hair)

    • Reply
      Tatiana Michels
      01/02/2017 at 21:04

      Oi Amanda!

      Eu vario muuuuito. Uso os da Phytoervas (variados e não sou fiel a um fixo) e o de Less Poo da Yamasterol. Quando eu uso o Yamasterol eu uso muito também, ai a técnica que deu certo é colocar um pouco dele e um pouco de um da Phytoervas, pois dai espuma bem e fica mais fácil de lavar 🙂 É o que eu recomendo: misturar o da Phytoervas com o Less Poo, fica muito bom 🙂

      Olha, fios com química precisam de cuidados a mais. Tenta comprar uma boa máscara de nutrição, hidratação e reconstrução e mescle os usos. Também tenha um condicionador bom para condicionar os fios 🙂

      Beijos!

  • Reply
    Valentina
    24/01/2017 at 10:49

    Oi Tati, bom dia. Eu não entendi essa parte do texto:
    “Visualize o co-wash como a lavagem do cabelo normal, apenas substituindo o shampoo. Por isso, sim, use máscara e condicionador, igualzinho você faria se tivesse lavado os fios com shampoo.”
    Qual condicionador eu devi usar para condicionar o cabelo, o mesmo que eu usei para fazer o co-wash?
    Um beijo!

    • Reply
      Tatiana Michels
      01/02/2017 at 21:02

      Oi Valentina!

      Eu uso outro, porém que é liberado para low poo (que é a técnica que eu sigo). Não recomendo usar o mesmo do co-wash se ele tiver agente limpante e for específico para isso. Se for um shampoo que seja apenas liberado para co-wash (que não tenha silicones, etc), pode condicionar com ele mesmo, use no comprimento dos fios e deixe a pausa de 2-5 minutos e pronto.

      Beijos!

  • Reply
    Ana Karolina
    12/02/2017 at 23:29

    Serve para co-wash qualquer condicionador liberado para low poo?
    Tipo o Neutrox tradicional (amarelinho), o S.O.S bomba whey protein da Salon Opus e o Seda recarga natural hidratação e leveza.

    • Reply
      Tatiana Michels
      14/02/2017 at 01:48

      Oi Ana Karolina!

      Não. Serve todo que é liberado para no poo. Para low não 🙂

      Beijos!

  • Reply
    Ellen Santos
    16/02/2017 at 18:49

    Olá Flor!
    Faço progressiva e queria aderir ao co wash, mas ainda tenho algumas dúvidas com relação a lavagem. Posso lavar meu cabelo com shampoo sem sal na segunda e na quarta e fazer o co wash na sexta? Posso fazer escova e chapinha normalmente depois do co wash?

    • Reply
      Tatiana Michels
      24/02/2017 at 03:41

      Oi Ellen!

      Pode conciliar lavagem com co wash sim. É o que eu sempre aconselho, o efeito fica muito bom e não agride tanto os fios – e, no caso de quem faz progressiva, como o você, ela durará mais também.

      Pode fazer chapinha e secagem normalmente após o co wash 🙂 só deve evitar isso quando se faz umectação com óleos, de resto, tá liberadíssimo!

  • Reply
    Bárbara
    18/02/2017 at 13:02

    Oi! Adorei seu post pq vc não é radical e vc também tem medinhos como eu. Ainda não testei, comprei sem ter entendido a técnica antes. Comprei o yamasterol da embalagem rosa clara, específico pra co-wash. Também comprei o outro yamasterol, da embalagem rosa escura (queratina -creme multifuncional), pensando que ele poderia ser bom pra condicionador ou pós-enxague, só depois vi que ele é pra co-wash também. Dúvidas: vc indica qual como condicionador pós-lavagem? Posso usar o da embalagem escura para condicionador? Se não puder, posso usar como pós-enxague? Obrigada!

    • Reply
      Tatiana Michels
      24/02/2017 at 03:39

      Oi Bárbara!

      Que bom que gostou da postagem. Nossa, extremismo me assusta e, em minha opinião, extremismo com as técnicas é meio errado e pode dar ruim hahaha Você fez super bem de começar com um liberadíssimo assim.

      Pós lavagem eu gosto de usar os da Phytoervas, como o Bétula. O de embalagem escura da Yamasterol também será um ótimo condicionador pós co wash, usa o clarinho para a lavagem e o escuro para condicionar. Vai ficar maravilhoso 🙂

  • Reply
    Jul Frota
    25/02/2017 at 00:45

    Eu tenho que aplicar o co-wash *no couro cabeludo ou no cabelo tudo?*

  • Reply
    Daniela
    04/04/2017 at 18:26

    Tatiana, tudo bem?

    Estou querendo começar com a técnica co-wash. Vou comprar Yamasterol. Veja se entendi: vou lavar primeiro com o condicionador específico Yamasterol (o rosa) e depois passar o condicionador comum (o amarelo) como é em uma lavagem normal? É isso?

    Se eu quiser 1x por semana usar o shampoo, vou usar no lugar desse condicionador comum ou do específico para co-wash?

    De tudo que li, seu post foi o melhor!!!

    Obrigada!

    • Reply
      Tatiana Michels
      05/04/2017 at 08:00

      Oi Dani!

      Obrigada pelo seu comentário e espero poder ajudar 🙂

      Isso, você lava com o produto para co-wash e depois segue a rotina como se fosse uma lavagem com shampoo. Por exemplo: co-wash com o Yamasterol rosa, depois máscara no comprimento dos fios e, por fim, o condicionador que você preferir.

      Com relação à lavar o cabelo 1x por semana com shampoo, a ordem seria assim: 1 lavagem com shampoo, a segunda lavagem com shampoo, máscara e condicionador – ou só o condicionador se você preferir. Eu sempre aconselho a lavar com shampoo algumas vezes, para remover qualquer possível resíduo do couro cabeludo – pode ser uma vez na semana, a cada 15 dias, o que você preferir mesmo 🙂

      Super beijo!

    Leave a Reply