59 In Beleza

Vendedores de lojas de cosméticos: Alguns fatos engraçados e outros nem tanto

null

Como a maioria das pessoas, eu freqüento várias lojas de cosméticos. Após vários anos e após conhecer diversas lojas, tive a felicidade de conhecer muitos vendedores incríveis. Não sei vocês, mas gosto de ter um vendedor de confiança, uma pessoa que realmente possa me aconselhar sobre um produto, ou solucionar alguma dúvida que eu tenha sobre algum problema emergencial.

Há uma loja de cosméticos que freqüento mais, e nela tinha uma vendedora que sempre me atendia, vendedora esta que eu realmente confiava. Infelizmente – felizmente pra ela – de vendedora ela passou a cabeleireira e obviamente não me atende mais. Realmente fiquei chateada, pois é complicado não ter um vendedor de confiança para lhe atender.

Com o tempo – e após freqüentar inúmeras lojas de cosméticos – constatei que muitas vezes a forma com que o vendedor lhe atende, depende um pouco da política da loja, da postura do dono e não só do vendedor – mas eu disse UM POUCO. Claro que a personalidade da pessoa pesa nestas horas.

Quem nunca se viu em uma loja de cosméticos para comprar o produto X e teve que se desvencilhar de um vendedor lhe indicando – literalmente empurrando – o alfabeto todo?

Vocês devem estar se perguntando o motivo da abordagem deste assunto tão aleatório, mas eu explico. Há algumas semanas, recebi um e-mail de uma leitora – minha xará por sinal – contando um fato curioso. Vou colar aqui, porém omitirei as marcas em questão por motivos óbvios.

“ Fui até uma perfumaria aqui em SP, onde finalmente achei (um blush) e bateu uma imensa duvida, já que uma vendedora me disse que por ser linha comercial, pode causar irritação, alergia e acabou me indicando um blush da mesma cor que eu queria, de uma outra marca, por ser antialergica e etc, mas que custa quase 40 reais. Ou seja, sai frustada da loja, sem NADA de blush. rs”

No caso, ficou claro que a leitora não chegou à loja de cosméticos dizendo que tem alergia a cosméticos, nem nada do gênero, muito menos a vendedora perguntou sobre isso, simplesmente falou mal de uma marca para empurrar outra. Não sei que conclusão vocês tiraram disso… Mas para mim o motivo foi bem claro.

Eu, particularmente, acho antiético empurrar produtos, quando claramente queremos um produto específico. Já parei de freqüentar inúmeras lojas por conta disso, mas infelizmente esse tipo de coisa é muito freqüente.

Após receber este e-mail, parei para pensar nas pérolas que passei com alguns vendedores e resolvi compartilhar com vocês.

null

Fui à uma loja procurar um shampoo desamarelador. Cheguei e prontamente uma vendedora veio me atender perguntando o que eu precisava.

(Diálogo)

Eu: Gostaria de um shampoo desamarelador, mas tem que ser com fórmula violeta, pois já usei sem ser com fórmula violeta e não funcionou.

Vendedora: Olha… Acho que não existe este tipo de produto, mas vou perguntar pra fulana sobre isso e já volto.

(10 minutos depois)

Vendedora: Ó, dá uma olhada ali naquela ala e vê se acha algo, se não achar me avisa, ok?

(10 minutos procurando e nada)

Eu: Não achei nenhum desamarelador ali, pelo visto vocês não tem, não é?

Vendedora: Moça, este tipo de produto não existe, você deve estar confundindo com tonalizante. Ah, vem aqui pra você ver, este aqui é ótimo, vai deixar o seu cabelo bem clarinho.

Enfim, eu, que tenho o cabelo basicamente platinado, precisava apenas de um desamarelador. Por que raios eu iria querer um tonalizante?

Conclusão: sai de lá sem nada.

null

Neste outro caso, fui à outra loja procurar bob pra cabelo com velcro.

Vendedora: Posso te ajudar?

Eu: Preciso de bob pra cabelo com velcro, pois meu cabelo é muito liso e é impossível prender um bob comum.

Vendedora: Ih, acabou, sobrou só este pequeno aqui.

Eu: Uhm, eu preciso de maior… Você sabe quando vai cheg… *cri cri cri*

Gente, a vendedora me deixou falando sozinha! Enfim, não sei quando o bob vai chegar ou SE vai chegar.

null

Neste outro caso, passei em uma loja de cosméticos para comprar minha tintura de cabelo. Estava eu feliz e saltitante na fila do caixa, quando de repente uma vendedora pega no meu cabelo – DO NADA – e fala:

Vendedora: Nossa, seu cabelo está danificado, acabou de chegar um produto ótimo, adiciono à sua cestinha?

Eu: o.O ????

Conseguem visualizar a cena? A criatura começou a pegar no meu cabelo na fila, tudo isso pra tentar empurrar um produto.

null

Nesta outra ocasião, fui a uma loja para comprar um esmalte para misturinha. Entrei rapidamente, peguei o que queria e fui para o caixa.

Caixa: Alguma vendedora lhe atendeu?

Eu: N…

Vendedora gritando atrás de mim: Eu

Ou seja, entrei na loja, peguei o que precisava e a vendedora ficou próximo a fila para dizer que havia atendido quem tinha se virado sozinho, é mole?

Enfim, estes são apenas uns dos casos engraçados que já passei. Mas não são todos os vendedores de loja de cosméticos que são assim, acredito – e espero – que seja a minoria. Como comentei no início do post, já conheci vendedores incríveis, pessoas que realmente me atenderam ou atendem por anos e que já me indicaram produtos que salvaram o meu cabelo como na época que fiquei com cabelo verde após entrar na piscina.

Por isso, que fique claro, não estou generalizando nada, apenas compartilhando com vocês algumas experiências.

E vocês, já passaram por situações parecidas?

null

You Might Also Like

59 Comments

  • Reply
    Camila Alves Bovi
    08/08/2010 at 15:54

    Eu também já passei por algumas situações chatinhas! O mais comum é a vendedora me empurrar cosméticos que eu acabo comprando com preguiça de explicar o por que eu não quero o produto! É um saco!
    Beijinhos!

    • Reply
      Tati Michels
      09/08/2010 at 05:42

      Um saco isso né Camila?
      Eu perco a paciência… E muitas vezes acabo sendo grossa, coisa que odeio ter que ser :/ mas fazer o que né?
      .
      Beijos!

  • Reply
    Maíra dos Anjos
    08/08/2010 at 16:20

    Já passei por todas as situações dita aí acima.. kkkkkkkk
    tenso.

    • Reply
      Tati Michels
      09/08/2010 at 05:42

      Tenso MESMO hahahaha
      Beijos!

  • Reply
    Vanessa
    08/08/2010 at 16:21

    Já presenciei a maioria dessas, mas as que estão presentes no meu dia-a-dia são as ‘burrinhas’. Sério, eu entendo mais de maquiagem, pincéis, esmaltes, do que elas. A gente pergunta de algo e elas fazem AQUELA cara de sofrimento ou de arrogância, como se eu tivesse procurando ou perguntando algo absurdo! Afz, numa loja de COSMÉTICOS, achava que as vendedoras deveriam entender um pouquiiinho mais sobre tais, sabe?! 🙂

    • Reply
      Tati Michels
      09/08/2010 at 05:43

      Oi Vanessa!
      As burrinhas são fogo, pois normalmente não dão o braço a torcer e se fazem de superiores, tratando a gente de doido, já reparou? Me irrita de uma forma…

  • Reply
    Branca
    08/08/2010 at 16:33

    Adorei o post,e é verdade.Acontece isso mesmo,ja vivi cada uma dessa situação.Ja teve ocasião da vendedora quere me empurrar um pincel de blush dizendo que era de base,e eu dizendo que não e ela falando que eu é que estava errada.Acho que as empresas deveria treinar antes essa moças,ensinando o que a loja esta vendendo por exemplo,ou elas mesmo se interessar em aprender,não é mesmo.participe do meu sorteio!! bjs

    • Reply
      Tati Michels
      09/08/2010 at 05:43

      Nossa Branca! Pincel de blush como de pó é fogo rs

  • Reply
    Veronica
    08/08/2010 at 16:41

    Olá!
    Conheci seu blog hoje e adorei!!!
    Cada historia hein?
    Ainda bem que nunca passei por isso!
    Beijos

    • Reply
      Tati Michels
      09/08/2010 at 05:44

      Oi Veronica!
      Seja bem-vinda =)
      Beijão!

  • Reply
    Larissa
    08/08/2010 at 16:57

    Gente, já trabalhei em uma empresa de produtos de beleza, e tenho como explicar (não justificar) o fato dos vendedores empurrarem produtos na maior cara de pau, e às vezes até, na maior grosseria.
    As marcas fazem corridas pra quem vender mais ganhar prêmios. Esses prêmios são os mais diversos, de dinheiro até viagens super legais com tudo pago.
    Então elas empurram mesmo, sem escrúpulos.
    Além disso as lojas fazem umas corridas paralelas dando outras premiações aos vendedores que fazem as maiores vendas (em valor), por isso a indicação dos produtos mais TOP. Além disso tudo, tem as normais comissões, né!? :/
    Bom, é infernal isso, mas não é só no Brasil, passei por situações parecidas na França e nos EUA tb.
    O negócio é pesquisar com quem conhece, na internet, no site das marcas, em revistas especializadas antes de ir às compras. Pra já chegar lá com a certeza do que se quer e não ir no papo dos vendedores!! Gente, BOAS COMPRAS!!!!

    beijão

    • Reply
      Tati Michels
      09/08/2010 at 05:44

      Oi Larissa!
      Adorei seu comentário, pois muitas coisas a gente não tem idéia!
      .
      As cotas e metas eu já sabia, agora viagens nunca imaginei :O
      .
      Beijão!!!

  • Reply
    Marcella
    08/08/2010 at 18:12

    Tati
    muito oportuno seu post… vou aproveitar e meter a boca literalmente nas lojas da MAC.. Tudo isso que vc passou, eu também passei,mas o que rolou comigo nos dois últimos finais de semana foi increditável.Fui dar um rolê básico no shopping e entrei na loja da MAC SHOPPING MORUMBI, blz, fui ignorada solenemente por todas as vendedoras.. pedi ajuda a menina me mostrou a sombra e virou as costas…blz, fui embora,pq estava na minha hora.Ontem,SHOPPING IGUATEMI,entrei na MAC, fui ignorada solenemente again,pedi ajuda,guria com cara feia e má vontade,disse que o batom que eu queria não tinha pq ” estava saturado’ lindo a vendedora falar disso da própria marca que vende,perguntei do curvex, ela deu o preço, não pegou o curvex para eu ver e… virou as costas e me largou lá.. Tudo isso aconteceu em SP, NÃO SEI SE ESSAS GAROTAS GANHAM FIXO E ESTÃO SE LIXANDO PRA COMISSÃO,mas sei que a imagem que eu tenho da MAC, é a pior possível,lamentável esse tipo de coisa,isso deve ser a política da empresa?No meu consultório se eu atendo mal um paciente ele não volta nunca mais.Recado dado,obrigada pelo espaço.

    • Reply
      Tati Michels
      09/08/2010 at 05:45

      Depois não entendem porque compramos fora do Brasil né?
      Beijos!

      • Reply
        Marcella
        09/08/2010 at 20:51

        Com certeza amiga!kkkkkkkkkk

  • Reply
    Giselle
    08/08/2010 at 18:20

    Credo, acho que a pior foi a intrometida!
    :*

    • Reply
      Tati Michels
      09/08/2010 at 05:45

      Sabe o pior? A intrometida continua trabalhando na loja…

  • Reply
    Gabrielly
    08/08/2010 at 18:32

    Eu sempre sou ‘a grossa’ e nunca digo q qro ajuda, mas uma vez perguntei sobre um creme da Nouvelle e a mulher teve a capacidade de me falar que a fábrica estava passado por problemas e estava abrindo falência, logo, ñ teria produtos, apenas os q as lojas já haviam comprado e estavam em estoque ainda… agradeci e saí…. como assim a mulher inventou isso td? A Nouvelle tinha acabado de lançar uma linha………. uHAUhuahUHA

    • Reply
      Tati Michels
      09/08/2010 at 05:46

      Gabrielly ri muito com a sua história… que coisa triste gente!
      .
      Foi mais ou menos na mesma linha que a vendedora sobre o blush… Acabam queimando a marca por não saberem, ou para tentar empurrar outra coisa. Tenso viu…
      .
      Beijão!

  • Reply
    Gui
    08/08/2010 at 19:23

    Puxa, Puxa, Puxa!!! AUHAHUhUA
    Todas e mais algumas.
    .
    Me lembro da primeira vez que entrei em uma loja de cosmeticos e precisava de uma base ARGAMASSA, pq faria um “arlequim” no palco e a maquiagem era bem densa, e a loja era a Contem 1g, me venderam uma base “color adapt” o que seria para o dia a dia kkkkk, pessima, dai no dia seguinte, vendo que n alcancaria o resultado que queria, fui trocar pela base que eu queria, E a vendedora ligou pra gerente, que soh autorizou a troca, se eu levasse junto um pincel de base, ahhhh, imagina minha felicidade, tudo isso pq o produto q eu trocaria, era mais barato do que eles tentaram me empurrar uahhuaUHAUH, coisa de louco.
    .
    Outro fato interessante, foi eu aparecer em uma grande rede de lojas de cosmeticos que tem em minha cidade, atras do pincel KABUKI, e a vendedora deu uma de “Padre Quevedo”, disse que esse pincel nao existia, dai eu dei a infelicidade de dizer que ele lembrava um pincel de espuma de barbear, pra que AUAHUHAU, mas na hora ela lancou a mao no pincel de ESPUMA DE BARBEAR e quis me empurrar.
    .
    Outra situacao interessante foi quando fui comprar a Custom Creation, eu estava com a FB na cara e sequer falei que tinha uma pequena experiencia com cosmeticos, entao tentaram me empurrar de tudo, pq nao tinha o numero da custom que elas consideravam certa pra mim, ou seja… a 010, eu mesmo sendo branquelo, uso a 030, acredite! AUHAUHAUHAU
    .
    Outra situacao interessante foi um dia em que entrei no O Boticario pra ver um protetor solar que o Thi gosta bastante e fala muito bem, ok, foi um momento total “cri cri…” era umas 10hrs da manha, tinham apenas duas vendedoras na loja, uma caixa e a outra estava maquiando uma cliente, e sequer levantou a cabeca pra perguntar se eu precisava de ajuda ou ao mesmo pra dizer q eu ficasse a vontade, ate que ela estivesse disponivel para me atender.
    .
    Bom, consegui lembrar dessas duas, assim como um dia fui MUITO bem atendido em uma loja da O Boticario em outro shopping de minha cidade e percebi que ali eh o mais indicado pra eu fazer compras.
    .
    Esse seu post realmente lembrou-nos de uma coisa, nao ha muita qualificacao para ser vendedor, fato mas infelizmente nos consumidores de cosmeticos estamos cada vez mais informados a respeito dos produtos, dificilmente seremos enganados por vendedores que somente pensam em bater a cota no final do mes, outra situacao bastante desconfortavel, sao os vendedores de roupa, estive na CK esses dias, e perguntei ao vendedor se ele estava me chamando de idiota na minha cara, pq eu havia experimentado um jeans que NAO havia ficado bom, e ele queria me empurrar dizendo q eu usaria ele de qq forma, qq jeito, q ficaria bom no corpo dps e bla bla bla…
    .
    Por fim, sai dali, entrei na IODICE, e comprei aquele que elegi como o melhor jeans da minha vida, eu sou baixinho e sempre tenho q fazer ao menos barra no jeans, e neste caso, NEM ISTO tive que fazer, sabe a famosa luva? FITS WELL… AUHAHUA
    Bom, Tata, essas sao as situacoes que jah ocorreram comigo, obviamente jah aconteceram tantas outras, mas nao vou conseguir enumera-las, lembro categoricamente destas.
    .
    Inclusive, comentei algo com uma moca que trabalha comigo, creio que o Codigo de Defesa do Consumidor, deveria prever clausula abusiva de venda, caso o vendedor tente te empurrar algo que nao seja um produto adequado para a sua pessoa.
    Ufa, chega de escrever kkk
    .
    Bjos e otimo domingo pra ti! 😀

    • Reply
      Tati Michels
      09/08/2010 at 05:48

      Oi Gui!
      Sério, fiquei chocada com a história do jeans!
      .
      Vendedores de lojas de roupas me irritam demais, pois boa parte é super falso e falam que tudo fica bem.
      .
      Pra você ter idéia do quanto eu “amo” lojas com vendedores, tem anos que evito comprar… Tenso né? Prefiro encomendar de fora, ou mesmo apelas pras Fast-Fashion do que aguentar vendedor basicamente adentrando ao provador pra fazer a maldita pergunta “deixa eu ver como ficou???”
      .
      Essa idéia do código de defesa do consumidor não é uma má idéia… hahaha
      .
      Beijão!!

      • Reply
        Gui
        10/08/2010 at 11:57

        Pois eh… agora pensa na minha reacao, soh faltou entrarem no provador e entregar o atestado de idiota… OooOOOOiiii? AUAHUhuA
        .
        Mas tudo resolvido, comprei um jeans lindo e de quebra uma polo super UNICA… adorei!!!
        .
        A parte boa de morar em uma cidade “media” eh q jah tem alguns vendedores que me conhecem e sabem que nao adianta empurrar pecas, que eu NAO vou levar, soh levo o q realmente gosto e aquilo q fica mto bem, caso contrario, nem perco tempo, e ah, mtas vezes me deixam a vontade mesmo pra poder escolher as pecas, tinha uma loja que era o maximo, era uma multimarcas e vendia triton e ellus, faz uns 6/7 anos isso kkkk, a dona da loja era minha amiga e eu mesmo pegava as roupas no estoque AUHhuAhuA, era fantastico, pq eu levava REALMENTE o q amava, bons tempos esses…
        .
        Eu acho q essa deveria ser uma tendencia mundial AUHAHUHUAUHA (como seria bom se todas as pessoas fossem honestas, nao???)
        .
        Bom, chega de papo, vou almocar pra terminar o cenario da semana juridica, logo mais posto foto dele no twitter, fique de olho kkk 😉
        .
        Bjo imenso Tata.
        Se cuide!

  • Reply
    Karen
    08/08/2010 at 20:11

    Cara, isso é muito culpa da política da loja.
    Fui trabalhar na Contém 1g, não é falando mal da loja pq eu aprendi muuuito lá eles realmente dão um treinamento ótimo quanto à maquiagem, mas o treinamento deles de venda era a política de empurrar coisas para as pessoas.
    Ele te treinavam para se a pessoa chegasse na loja procurando uma sombra vc sempre apresentar a mais cara. Eles obrigavam os vendedores a SEMPRE mostrar o Primer facial, nem se a pessoa quisesse só um batom.
    Muitas vezes funcionava, mas vc tem que sentir qual é a da pessoa, se ela está aberta a demontração ou se ela tá lá só pra comprar a porra do batom. E eles davam esporro se vc não mostrasse o Primer.
    Eu morria de vergonha disso e não fazia sempre, teve uma cliente que até falou “Adorei vc. Me deixou a vontade, me ajudou sem ficar enchendo o saco”.
    E lógico que minha gerente não estava, senão era esporro na certa.kkkk

    • Reply
      Tati Michels
      09/08/2010 at 05:50

      Nossa, choquei com o primer. Mas pensando bem eu lembrei disso… Pois fui à uma das lojas tentar comprar uma sombra e tentaram me empurrar o primer!
      .
      Muito chatinho isso né? Eu, por exemplo, amo ter meu espaço quando vou comprar. Concordo com o que falou, que o vendedor tem que ver o tipo de cliente e se ele tem tempo e disposição para receber dicas e sugestões…
      .
      Beijão =*

  • Reply
    Adriana Schilive
    08/08/2010 at 20:48

    Acontecem muitos episódios engraçados nessas lojas de cosméticos e não é só no Brasil.

    Eu estava na Argentina quando vi em uma lojinha com várias makes conhecidas entre elas Maybelline, Jordana, Milani entre outras.

    Estava eu, meu noivo e meu irmão, pois bem eles decidiram ficar do lado de fora porque viram que eu ia demorar e quem me atendeu foi um homem que estava com a barba por fazer, além desse fato o tio não sabia o preço de nada, não conseguia entrar no sistema para ver o preço, ficou todo embaralhado, no fim só comprei um blush jordana porque estava barato, até queria comprar outras cores mas o “vendedor” falou que aquelas cores não combinavam para a minha pele.

    Fiquei quase 1hora na loja para comprar um blush e meu irmão e meu noivo ainda ficaram rindo do vendedor que não tinha cara de vendedor de loja de cosméticos.

    Bjos

    • Reply
      Tati Michels
      09/08/2010 at 05:53

      Adriana, juro que imaginei a cena do cara dizendo que o blush não combinava com a sua pele o.O como pode???
      .
      Beijão!

  • Reply
    Pamy
    08/08/2010 at 22:14

    Oi Tati,

    To aqui rachando o bico…

    Muito engraçado, você podia ser humorista.

    Abraços

    • Reply
      Tati Michels
      09/08/2010 at 05:54

      Beijos!

  • Reply
    Maira de Oliveira
    08/08/2010 at 22:25

    Oi Tati…rsrsr qto tempo!
    Nossa já passei por situações bem parecidas.
    Uma vez fui a uma lojinha para comprar 2 esmaltes e uma acetona, fui com tudo na cabeça, chegando na lojinha não tinha os que eu queria e a moça ainda teve a cara de pau de perguntar se eu não estava inventando os nomes dos esmaltes, vê se pode? Eu simplesmente olhei para ela e disse que ela por trabalhar em uma loja daquele tipo ela precisava ser mais bem informada e educada e nunca mais voltei a tal lojinha.

    Poxa tem vendedor que parece de outro mundo gente.

    Fora que alguns sempre querem te empurrar outros produtos.

    Ainda bem que tem alguns que “salvam” hihihihihih

    Beijos

    • Reply
      Tati Michels
      09/08/2010 at 05:55

      Gente, a mulher te chamou de mentirosa assim? E eu achando que já tinha visto de tudo! :O
      .
      As lojas deveriam investir mais em treinamento né? Sem dúvida faria diferença. Muitas vezes visar apenas o lucro não é bom… 🙁
      .
      Beijão!!!

  • Reply
    Juh
    09/08/2010 at 10:18

    Oi Tati!
    Morri de rir! Sábado fui na Contém ver um amigo q começou a trabalhar lá, como estava atendendo uma menina, esperei olhando alguns batons e de repente duas desenfreadas me atacaram querendo q eu comprasse tudo e mais um pouco…pra não ser mal educada e ver se meu amigo poderia me ajudar, deixei elas falarem e tentarem me empurrar as coisas.
    Que desagradável, se eu fosse comprar alguma coisa e de fato iria, seria com o meu amigo, dei uma desculpa e dei um sonoro: – Depois eu volto FULANO!!!
    Elas ficaram bege, ou nude, como preferir…rs…pô cadê o espaço pra gente decidir o que é melhor? Se vamos ter $$$ na hora pra pagar? Aff…essa é uma entre mil…rs…
    bjos

    • Reply
      Tati Michels
      10/08/2010 at 02:46

      Nossa Juh, que situação desagradável hein?
      Odeio essas coisas e odeio me sentir obrigada a levar algo sabe?
      Se eu quero levar eu vou levar, do contrário, nem adianta insistir.
      .
      Outro dia fui comprar um curvex. Entrei, pedi o Curvex e a vendedora mais preocupada em tentar me mostrar os quartetos de sombras de 70 reais. Até que fui direta e disse que estava com pressa e que queria apenas o curvex, como havia comentado.
      .
      Fala sério né?
      .
      Um beijão lindona!

  • Reply
    Isabella Rabello
    09/08/2010 at 16:22

    Eu não tenho boas lembranças do Boticário. Certa vez queria comprar um corretivo, mas o que era da minha cor tava todo sujo de batom vermelho, pois as vendedoras faziam aquela mistura de batom vermelho+corretivo pra ficar um tom de rosa.

    A única vez que fui na MAC foi no free shop na volta de Buenos Aires. Pedi pra moça um blush bem levinho e ela me passou um laranjão sem nem olhar o tom da minha pele direito, isso pq fico bem melhor com variações de rosa, mas experimentei o laranjão de qq maneira e ficou horrível. Acabei levando um rosinha bem leve que tinha visto na internet (detalhe: peguei sozinha no mostrador e pedi pra ela pegar pra mim).

    • Reply
      Tati Michels
      10/08/2010 at 02:47

      Isabella, fiquei chocada :O
      .
      Sempre tem uma situação desagradável assim né? Acaba que nem sempre damos sorte em quem vai nos atender, ou mesmo não pegamos um vendedor em um bom dia… ai ai tem que ser uma paciência de Jó mesmo né?
      .
      Beijos

  • Reply
    Jackie
    09/08/2010 at 18:36

    Não passei por estas situações, mas sofro absurdamente com vendedores ignorantes ou por rotatividade, ou pq são desinformados mesmo…
    Já aconteceu de eu saber mais que a vendedora e conseguir arrumar um cliente pra ela, rs… A minha mãe, às vezes acaba comprando pq eu ‘conto’ pra que serve, como usa, etc, etc, se ficar só a vendedora com ela não compra nada, rs…

    • Reply
      Tati Michels
      10/08/2010 at 02:48

      Bem isso mesmo Jackie!
      Algumas vendedoras até gostam quando sabemos, pois elas acabam aprendendo algo. O pior é quando elas se sentem ofendidas… É fogo vendedora que se acha superior e a entendida de tudo.
      .
      Uma vez entrei em uma loja pedindo um curvex. A menina me disse que havia acabado, mas que tinha outra máscara de hidratação tão boa quanto (???) não é de surtar? hahahaha

  • Reply
    Jéssica
    09/08/2010 at 19:22

    Uma vez eu entrei na perfumaria e pedi um corretivo verde. A vendedora ficou me olhaaando, me olhaaando… eis que eu vi um mostruário da Catharine Hill e fui lá mostrar pra vendedora o que eu queria. O engraçado foi ela pegando o corretivo, passando um pouco na mão, com aquela cara de desconfiada, dando de ombros e indo embora

    • Reply
      Tati Michels
      10/08/2010 at 02:50

      Nossa Jéssica!
      Totalmente do tipo que nunca tinha visto o produto, e olha que trabalha na loja né?
      .
      É cada uma. Depois não entendem o motivo que alguns produtos ficam encalhados! Se o vendedor nem sabe que existe, quem dirá saber para o que serve… Lamentável.

      • Reply
        Jéssica
        13/08/2010 at 23:35

        Acho que ela pensou que eu era doida por querer passar um negócio verde no rosto! hahaha! Realmente nunca tinha nem ouvido falar no produto…

  • Reply
    Nanda
    09/08/2010 at 19:32

    E na Boticário que me perguntaram se o Batom Matte era saber de chá :s
    uuahuauhauha será cômico se não fosse trágico! =p

    • Reply
      Tati Michels
      10/08/2010 at 02:50

      O.O HAHAHAHA
      Sério, estou rindo muito com essa hahaha
      Gente… como pode? Juro que imagino a sua cara com a pergunta… HAHAHA
      Beijão Nanda!

  • Reply
    Ana Lúcia
    10/08/2010 at 09:45

    Me lembrei de quando entrei em uma loja procurando a cerinha da granado para unhas e cutículas, e a vendedora primeiro me olhou como se eu estivesse falando outra língua, depois me levou a uma seção onde havia ceras para depilação. Sempre com aquele ar de que eu estava procurando algo que não existe…

    • Reply
      Tati Michels
      19/08/2010 at 03:50

      Hahahahahaha Ana, imagino a situação.
      A mulher deve ter pensado “ué, será que ela vai depilar a cutícula?”
      .
      Essa sensação de procurar algo que pra eles não existe é fogo… Odeio quando acontece 🙁

  • Reply
    Lorrany
    10/08/2010 at 14:10

    iiiih…muito tenso isso tudo!
    Por conta de vendedores assim eu ja fiquei agachada no chão procurando um esmalte em uma cestinha na qual os esmaltes ainda iam ser arrumados.
    Não apareceu uma viva alma compadecida pra me ajudar a procurar.
    Não sou paga pra fazer o trabalho deles, mas fazer o que né? Eu queria muito o tal do esmalte –‘

    • Reply
      Tati Michels
      19/08/2010 at 03:51

      Ai Lorrany, acontece muito isso mesmo.
      .
      O engraçado é quando pedimos ajuda pra procurar algum esmalte em cestinha… Eles olham com aquela cara de “tá doida mulher, procura você, mas tá, vou fingir que estou ajudando”.
      .
      Argh…

  • Reply
    Amira Saleh
    10/08/2010 at 22:06

    Oi Tati,
    Eu nunca passei por nada desse tipo. Eu frequento duas lojas de cosméticos aqui na minha Vila, e quase sempre já vou com o que quero na cabeça, e só mudo a minha opinião se a pessoa que estiver me atendendo for bem convincente de que eu deva efetuar a troca do produto. Sou bem geniosa.
    Uma das vezes que pedi ajuda foi para comprar um shampoo anto residuo. O “menino” da loja me atendeu super bem e me apontou o melhor produto na opinião dele. Eu comprei porque não conhecia nenhuma marca. Realmente o que ele me indicou foi muito bom. E se não fosse eu teria voltado lá para reclamar com certeza.
    Isso de vendedores desajustados acontece muito em loja de roupa e sapatos.
    Bjinhos =D

    • Reply
      Tati Michels
      19/08/2010 at 03:52

      Que sorte Amira!
      .
      Agradeça mentalmente sempre que entrar na loja, pois é muita sorte. Aqui o negócio é feio… rs
      .
      Um antiresíduos excelente é o da Bioderm 😉

  • Reply
    Vivien
    11/08/2010 at 17:40

    Eu aqui em Curitiba já fui super bem atendida e atendida de um jeito horroroso na mesma loja.
    Uma vez fui comprar tinta de cabelo. Eu fui até a seção, peguei a tinta, e quando cheguei no caixa…
    Vendedora: alguém te atendeu amor?
    Eu: não…
    V.: ah então vc diz que fui eu, tá? tá aqui a minha ficha…
    Eu: aham…

    Dei dois passos, enfiei a ficha no meio de um balaio e quando fui no caixa afirmei que ninguem tinha me atendido, e que a vendedora numero X pediu que eu tivesse falado que foi ela.
    Ah falo mesmo, sou ruim!!! hehehehehe

    Graças a Deus na mesma loja uma mulher encontrou o esmalte dos meus sonhos, e afirmou que lia blogs e revistas para sempre oferecer o melhor. Agora só quero atendimento dela!

    • Reply
      Tati Michels
      19/08/2010 at 03:53

      ODEEEEIO isso de ficha…
      .
      Parece que o trabalho é entregar ficha e não atender o cliente né?
      .
      Algumas lojas melhoram muito por conta de blogs. Algumas melhoram a diversidade de coisas, mas os vendedores ainda precisam melhorar né? Aqui pelo menos é assim sempre 🙁 uma tristeza 🙁

  • Reply
    virginia
    11/08/2010 at 22:49

    bom, esse negocio de empurra é por um simples motivo…a empresa paga tipo 1 ou dois reais por produto que a vendedora empurrar pra gente, entao ela fica la no nosso pe…outro dia fui comprar uma mascara hidratante e a menina queira porque queria que eu levasse uma determinada marca, eu falei nao um milhao de vezes, ate que falei olha eu ja senti o cheiro de todos os tipos e nao gostei ta? vou pegar akela outra mesmo, obrigada…aff…estressante. agora essa do batom mate é verdade…elas nao sabem o que é…uma ate perguntou mate é uma cor nova??!!uiiii!!rsrsrs
    bijosssssssssssssssssssssssssssssssssssssss.

    • Reply
      Tati Michels
      19/08/2010 at 03:55

      Isso de empurrar estressa.
      .
      Irrita mais quando vamos com um produto específico na cabeça pra comprar e o vendedor insiste em outro… tenso rs
      Beijos!!!

  • Reply
    Kk
    11/08/2010 at 22:52

    rsrsrs.sou formada em química e uma vendedora tentou empurrar uma tintura sem oxidante no caso amônia e sem água oxigenada, imagine minha cara…pois para ser tintura permanente tem que ter oxidante nem que seja em baixa concentração e existem outros oxidantes além destes dois…mostrei pra ela no rótulo peróxido de hidrogênio vulgo água oxigenada e ela querendo tirar onda de que eu não entendia nada, maneira educada de chamar de burra ai tive que mostrar minha carteira de fiscal do conselho regional de química e que como todos sabem (ela não sabia) para ser fiscal tem que ter no minimo gradução em química industrial…é dose…entre várias outras situações tipo lápis para olhos bege e a vendedora dizer que não existe lápis desta cor e olha que esta loja custeia cursos de maquiagem em uma instituição de renome no Brasil.

    • Reply
      Tati Michels
      19/08/2010 at 03:58

      Oi Kk!
      Nossa, essa da vendedora foi muito tenso! Imagino a raiva que você passou. Odeio quando eu sei que estou certa e o vendedor fica com aquela cara de “ok, sua burra, fala com minha mão, eu estou certa e pronto”.
      .
      O problema é a propaganda enganosa né. Tanto que vi outro dia, um salão que dizia que a escova progressiva deles, não continha Formol e no caso continha… Uma cliente alérgia a Formol confiou no salão e fez o tratamento, ou seja, alergia na hora.
      .
      As pessoas tem que entender que é muito melhor agir na honestidade, pois isso evita tanto problema bobo… :/
      .
      Beijão!

  • Reply
    Dedetização
    06/09/2010 at 14:15

    rsrsrssrsrsrsrsrsrss

  • Reply
    Ryanne
    13/09/2012 at 13:00

    amei suas historinhas. rsrs rs . estou me preparando para ri trabalhar em uma loja de cosmeticos . estou um pouco nervosa. mais se Deus quizer eu vou dar cobta do serviço.. bjo

  • Reply
    cristiely
    19/09/2012 at 23:28

    oi.
    eu queria muito trabalhar em uma loja de maquiagem e eu li os comentários e tudo que as meninas comentarão eu sei sobre a cera o shampoo para cabelo loiro (roxo) de tudo eu acho um absurdo eles lhe empurrar coisas. Gosto muito dos produtos e entendo bastante acho que não decepcionar nenhuma cliente.
    beijinhos sempre te acompanho até mais.

  • Reply
    Bianca
    18/09/2015 at 09:24

    Ola. meu caso foi um pouco mais complicado.
    Fui ate uma perfumaria para comprar uma tinta, que ja estou acostumada a usar.
    quando cheguei uma moça veio e perguntou se eu queria ajuda, eu disse que queria clarear mais o cabelo.
    meu cabelo estava com uns 10cm de raiz virgem loiro escuro, e o comprimento loiro claro. Então ela disse > não pega essa marca ai não, leva essa aqui que e profissional, a materia prima e melhor e etc.
    Na hora de pegar a ox eu peguei a comum de 40vol, ai ela veio de novo e disse > leva essa ox de 40vol que tem pigmentação roxa que ela não deixa ficar amarelado.
    eu falei p ela que nunca tinha usado que ficava com um pouco de medo, mas ela disse que eu podia confiar.
    Enfim, comprei uma tinta 12.1 que ela indicou e a ox 40vol. roxa.
    Uma colega passou no meu cabelo. a raiz onde era virgem ficou laranja e o resto do cabelo AZUL, azul mesmo.
    na mesma hora fui la p reclamar, mas ela nao estava. e a dona da perfumaria disse que a moça que me atendeu nao era funcinaria da loja, era uma promotora de um outro produto que nao tem nada a ver com tintura. ligamos no sac da ox. e informaram que de jeito nenhum pode misturar aquela ox com tintura.
    A dona disse que nao vai se responsabilizar pq nao era vendedora da loja. E pra piorar veio uma outra vendedora toda hora falando p mim> vai p casa e passa leite morno. quase dei um soco na cara dela. Agora to assim laranja e azul. mas vou voltar la de novo hj, pq e o dia que a tal promotora esta. mas nao sei quais sao os meus direitos. Triste ne

  • Leave a Reply