Como todo final de semana, fiquei de bobeira vendo vídeos no YouTube. Fui de vídeos relacionados a vídeos relacionados… Até que cheguei a um específico, que me deixou no mínimo intrigada!
Pois bem, não irei postar o link do vídeo e nem do canal, mas posso explicar do que se tratava. No vídeo, uma menina de 9-10 anos dizia quais as suas maquiagens favoritas! Não maquiagens de criança – aquelas de brinquedo – mas sim maquiagens que nós adultos usamos.
Sei que algumas pessoas podem pensar que sou quadrada, ou até mesmo que é contradição para uma pessoa que tem site voltado à beleza censurar este tipo de coisa, mas acredito que pelo menos a maioria irá concordar comigo: Criança não pode usar maquiagem para adulto! Maquiagens formuladas para adultos não são ideais para crianças, na verdade, maquiagem alguma é ideal pra criança, não é?
Sério, fiquei chocada com o que vi, pois vejo isso como uma forma de matar a infância. Nesta idade eu nem pensava em nada do tipo, queria era andar de bicicleta, andar de patins, subir em árvores, colorir desenhos no papel… Não no fato deu estar ou não com olheiras, se tenho ou não imperfeições no rosto, até porque, criança nesta idade não tem nem olheira nem imperfeições!
Ok, todo mundo já brincou com a maquiagem da mãe, tia, avó, irmã, etc, mas ter suas próprias maquiagem e fazer vídeos já é outra história, não é? Ainda mais vídeos ensinando outras meninas a usar corretivo.
É assustador imaginar crianças gastando o dinheiro com maquiagem. Pra mim, a infância de hoje em dia é como a infância que tive: colecionar figurinha, Tazo, assistir Cavaleiros do Zodíaco, brincar de queimada e coisas assim. Sei que é um pouco utópico achar que tudo continua igual, mas também é loucura tudo ser tão precoce ao ponto de ser normal uma menina de 9 anos ir pra escola com batom vermelho, base, pó e corretivo.
Eu comecei a me maquiar com 15-16 anos, e só usava um pouco de pó e gloss. Apenas depois disso que comecei a me maquiar mais e a me interessar mais pelo assunto. A me maquiar pra valer mesmo só depois dos 17!
Espero de verdade, que as mães destas meninas não saibam o que elas estão fazendo, pois incentivar este tipo de coisa não é certo. Não sou ninguém para julgar, mas tenho o direito de ao menos dar minha opinião.
Gostaria de saber a opinião de vocês, leitoras e leitores do Passaneura. Achei um assunto interessante para ser colocado em pauta aqui e também um alerta.
Um bom domingo para todos!
69 Comments
Pripoka23
25/04/2010 at 00:22Nossa Tati concordo com TUDO que vc disse. Acho uma absurdo isso e tem de monte no Youtube. Recebo muuuuuuitos emails de meninas com essa idade querendo makes para a escola. Eu não acho legal, fico pensando, como te disse, como vai ficar a pele dessas meninas? A pele delas é sensível, não é pra ficar usando essas coisas. Uma pena. =(
Beijos
Tati Michels
25/04/2010 at 00:24Triste né Pri? O pior é que cada vez isso será mais normal… Daqui alguns anos tenho certeza que elas vão se arrepender de usar maquiagem tão cedo 🙁
Beijão!!
Monik de Pádua
25/04/2010 at 00:22Falou e disse! Tá certíssima!
flavinha
25/04/2010 at 00:27Eu também concordo com o que vc escreveu! Criança tem que pensar em brincar de boneca, andar de patins, fazer coisas de criança.
Lógico quem nunca pegou a maquiagem da mãe e fez travessuras, mais como uma brincadeira e não uma coisa assim tão seria! Criança pedindo maquiagem pra ir na escola, nessa idade? passando corretivo? Não entra na minha cabeça isso!
Tudo tem seu tempo e as mães tem que ficar atentas a isso né!
Tati Michels
25/04/2010 at 00:29Como a Pri falou, além de matar a infância e acabar colocando como foco coisa que não são para a idade delas, a pele ficará horrível com o tempo… É tudo muito pesado e faz muito mal :/
De verdade, espero que as mães não sabem, pois do contrário é pior ainda né?
Siena
25/04/2010 at 00:50Comecei a me maquiar com 21 anos e isso fazem 8 meses.
Vejo meninas por aí nos seus 10, 11 anos muito melhor maquiadas que eu, não sei se me assusto ou se choro pq tenho 21 e não sei me maquiar ainda.Mas uma coisa posso dizer, corri, cai, chorei e ri muito durante a infância e não trocaria maquiagem nenhuma por isso.
Tati Michels
25/04/2010 at 00:55Siena, você está no seu tempo, se maquiar bem é treino, mas como você disse, você pôde ter sua infância… 🙂 Imagina essas meninas com 21 anos que tristeza? Pensar que não brincou… sério, isso não me entra na cabeça de forma alguma. Mostrei o tal vídeo para o meu marido, e ele, assim como eu, ficou horrorizado.
Maysa Alexandrino
25/04/2010 at 00:50Concordo muito com vc!
É total irresponsabilidade dos pais. Fico aqui imaginando a mãe de uma criança dessas.
Obs.: Amooo Cavaleiros do Zodíaco (até hoje)!!! Criança eterna… Ahauhauahuaha.
Tati Michels
25/04/2010 at 00:56Eu assisto Pica-pau e Chaves toda vez que passa e acredite, ONTEM mesmo falei pro meu marido “nossa, tenho que achar suas fitas de cavaleiros do zodíaco pra assistir, tô com uma saudade” rs
Stella Almeida
25/04/2010 at 00:51Eu concordo COMPLETAMENTE com vc.
Eu as vezes me pergunto por que eu quando criança era realmente uma criança e hoje em dia, tudo está muito evoluído, e muitas vezes por influência dos próprios pais.
E me arrisco a dizer que essa evolução precoce também tem muito a ver com meninas que ficam grávidas tão cedo. Eu brinquei de Barbie até os 13 anos e hoje em dia o que uma menina de 13 anos está fazendo? Desde cedo as crianças já são incentivadas pelos pais a serem super vaidosas e acabam se esquecendo do que realmente é importante na infância, aproveitar e ser uma criança que curte intensamente cada fase.
Tati Michels
25/04/2010 at 00:58Concordo com tudo!
Cada fase em seu devido tempo. O pior, é pensar que nós que não somos mães destas meninas estamos preocupadas, e muitas vezes os pais sabem dessas atitudes e acham “tão bonitinho”, triste e lamentável… 🙁
Marcela
25/04/2010 at 02:15Hoje em dia as pessoas acham normal meninas de 4, 5 anos usarem batom, salto alto, celular, etc.
Acho triste não viver plenamente a infância. Com 15 anos essas meninas já estarão exautas…
Quando eu era criança, maquiagem só era permitida no carnaval e na festa junina: eu tinha um batom vermelho da Colorama (sim, isso existia!) e o nome da cor era Saci… (Isso em tempos imemoriais, claro)
Todo tipo de sexualização precoce deveria ser desestimulado, mas é claro que o interesse das indústrias é aumentar o público consumidor…
Um beijo!
Tati Michels
25/04/2010 at 14:50Verdade! Maquiagem só em datas assim!
Fico feliz em ter aproveitado a minha infância e gostaria de verdade, que todas estas meninas também pudessem aproveitar.
Pular etapas não é correto, e é uma coisa que elas só irão notar quando já for tarde. Acho muito triste.
Infelizmente é isso ai, as indústrias estimulam cada vez mais este tipo de atitude, pois aumenta o número de consumidores para o produto… lamentável.
Beijos e bom domingo pra você!
Diana Prallon
25/04/2010 at 03:46A primeira vez que eu me lembro de ser maquiada (sem corretivo, inclusive), eu deveria ter uns seis anos.
E ia ser daminha. E aquilo me irritou deveras, porque era um saco ficar sentada ali, embora eu fosse fazer qualquer coisa para estar vestida como uma princesa e entrar na igreja pelo centro. HAHAHAA. Rimel? NEM PENSAR. Não chegue perto dos meus olhos.
Salvo eventuais maquiagens de festa-junina (das quais não gostava), apresentação de fim de ano de ballet (que inferno!) e um batom rosa-quase-transparente-mas-metálico que eu usava todos os dias pra ir a escola, no ginásio (a rinite faz do batom-hidratante um item necessário para que você não tenha cantos de boca sangrando só de abrí-la), eu só voltei a usar maquiagem brevemente no período festas-de-quinze-anos.
Mas eu detestava esperar me maquiarem, uma perda de tempo total, embora o visual final fosse bonito, eu preferia não me dar o trabalho. Fizeram minha sobrancelha pro meu aniversário de 15 anos. Eu só a refiz já com 24, e pouca gente sequer notou.
Seriamente, eu só passei a ter SACO pra maquiagem depois que virei mãe, e especialmente porque ela conseguia me envelhecer um pouco (minha cara de 13 anos é constrangedora numa mãe! haahaha). E olha que, quando criança, eu tinha MUITA maquiagem infantil, que eu usava sempre…
… Nas minhas bonecas. =D
É triste ver tanto estímulo para “ficar mais bonita” e quase nenhum em “ficar mais inteligente”, “ser mais interessante”. De fato, o bustiê com enchimento, é o de menos.
Tati Michels
25/04/2010 at 14:52Uma coisa que poucas pessoas sabem é que eu era um MOLEQUE quando era criança!
Até a 8ª série eu andava quase igual moleque, ODIAVA maquiagem e coisas assim hahahahaha
Foi uma fase tão boa, não pensar em defeitos, olheiras e imperfeições…
Exatamente isso que penso, estimular as crianças a estudarem mais é “antiquado”, fala sério né? Na nossa época era outra história! É tanta alienação que as pré-adolescentes de hoje em dia não sabem escrever… Triste e lamentável de verdade.
Beijo grande!
Diana Prallon
26/04/2010 at 14:07Pior que eu conheço tanto adolescente “não alienado” que quase tenho um treco quando encontro com um normal! HAHAHAHA.
Eu não era um moleque, mas não achava que precisava ser uma Lady o tempo todo. Nem na faculdade eu passava maquiagem para ir pra aula! (a não ser o maldito rimel – transparente -, que sempre detestei, mas é básico para conseguir usar o óculos no lugar hahahaah)
beeanka
25/04/2010 at 07:20É triste mesmo, mas parece que é o rumo que as coisas vão seguir. Uma pena.
Eu acho engraçado, porque, sinceramente, é ridículo uma menininha que nem pentelho tem achar que sabe alguma coisa. Quero ver a pele dela aos 30 anos.
Lembro de uma vez, eu no shopping com meu namorado e três menininhas, sem bunda, sem peito, sem maquiagem inclusive, brincando com seus super celulares (na época nem tinha iPhone, mas se tivesse, certeza que cada uma teria um). E uma delas, provavelmente a líder, dando um discurso: “Minha mãe não me entende! Fica me chamando de criança, mas eu já falei pra ela, eu tenho 10 anos, já sou uma pré-adolescente! Daqui a pouco já sou adolescente!”.
E eu ri. Mas ri com tristeza. Nunca na vida minha filha vai andar sozinha num shopping aos 10 anos e se autointitular coisa alguma. Muito menos ter um celular nessa idade. Talvez sejamos quadradas, mas quero que meus filhos tenham a mesma infância que eu tive, um pouco melhor e menos traumática (HAHAH), mas vivendo como crianças. E que a maldade, que é inerente a esse mundo, seja apresentada a eles fora de casa.
E viva a utopia da infância!
o/
Tati Michels
25/04/2010 at 14:55Eu falo, a pior coisa que foram inventar foi a maldita pré-adolescência! Foi o que as crianças precisavam…
Sei bem o que quer dizer. Um dia eu estava comprando um caderno pra faculdade em uma papelaria aqui do meu bairro, quando uma menina de uns 4 anos fala pra mãe “oh mãããe preciso de créditos pro meu celular pra mandar torpedos!”. Eu pensei “como assim? TORPEDOS com essa idade?”. O pior é a mãe ceder e comprar os malditos créditos…
Pelo amor de Deus né? Tudo tem seu tempo. O bom deu ter morado em cidade pequena foi isso, brinquei pra caramba, fiquei roxa até cansar, me machuquei como ninguém, mas sério, cada vez que olho para uma cicatriz eu penso “oh infância boa”. rs
beeanka
25/04/2010 at 15:17Toda vez que olho meus joelhos lembro disso”
“Caí muito nessa vida, meldels”.
heaaehaheaeh
Alinoca
25/04/2010 at 09:54Oi, ladies!
Achei muito legal esse post…
Além das maquiagens, poderíamos falar das roupas, já que as crianças se vestem cada vez mais como adultas.
Fico apavorada quando vejo criança usando salto, minissaia e unha vermelha…
Isso tudo é muito precoce mesmo!
Ontem mesmo, vi uma guriazinha que devia ter uns 3 anos, com as unhas pintadas de vermelho, acho horrível isso. Descaracteriza a criança!
No salão onde corto o cabelo, tinha uma guria com uns 10 anos, fazendo escova progressiva, decidindo o corte de cabelo da mãe e depois ainda ia se maquiar, rsrsrs
Infelizmente, na maioria das vezes as mães estão de acordo, sabem e incentivam!
Maquiagem, eu gostei desde pequena, mas nem por isso usava, muito menos corretivo!
Usava os saltos da minha mãe para brincar em casa, mas acho que brinquei de Barbie até os 15 anos, hahahaha
Mas por ter feito ballet durante anos, muito me maquiei em salão, rsrsrs
Tenho trauma até hoje de passar o lápis em baixo do olho! hehe
Mas quando tiver filhos, se tiver menina, eu jamais vou deixar ela se comportar como uma adulta! Acho horrível!
Queria falar mais, mas é para ser um comentário, e não um livro! hahaha
Beijinhos e um ótimo domingo!
Tati Michels
25/04/2010 at 14:58Acho que salto é ainda pior que maquiagem, viu?
Imagina, salto acaba deformando um pézinho em formação… É inconseqüência total!
O problema é que tudo as mãe acham “bonitinho”, mas o correto é não enxergar só o hoje, mas o futuro do seu filho…
Beijo!!
Siena
26/04/2010 at 01:57Comecei a usar salto tem poucos meses tem, hahaha.E uso só quando sei q vou andar pouco.
Viva a sapatilha!
Pria6882
25/04/2010 at 11:38Fiquei chocada com essa história da menininha de 9 anos. Os pais precisam tomar muito cuidado para garantir que seus filhos vivenciem cada estapa de seu desenvolvimento, sem pular ou anteciopar etapas. Essas fases são importantes para o desenvolvimento de um adulto mentalmente saudável. Experimentar de vez enquanto não tem problema, não. Muito do que as crianças aprender é através da exploração das coisas ao seu redor. Agora comprar e usar maquiagens como adulto não pode ser saudável, na minha opinião. Deixa margem para o desenvolvimento de um adulto consumista, egocêntrico, narcisista e superficial. Não gosto disso não…
Tati Michels
25/04/2010 at 14:59Triste, não é?
Chateia saber que estas meninas gastam o dinheiro com maquiagem pra adultos… Ao invés de comprar um brinquedo, uma canetinha diferente pra usar na escola… Essa é a fase boa da vida, a fase sem preocupações…
Beijos!
Gui
25/04/2010 at 11:38Oi Tati, tudo bem? Sou seguidor assíduo do Thi (@homensvaidosos) e por fim te segui tb, adorei esse seu último post “tudo ao seu tempo”, compartilho desta mesma opinião, hoje mesmo na Veja, há uma reportagem de garotos de 12 anos “malhando” pra conseguir um abdômen definido, quando deveriam estar jogando futebol, basquete, brincando de pique-esconde, nadando, ou qualquer outra coisa normal à idade deles. Reflexo dos tempos modernos? Não! Apenas reflexo de uma inversão de valores.
Bjao pra ti e se cuida!
Tati Michels
25/04/2010 at 15:00Oi Gui, obrigada pelo comentário! Fico feliz em saber que acompanha aqui também 🙂
Nossa, fiquei horrorizada em saber sobre esta matéria na Veja, imagina =O
Jogar bola, brincar de pega pega, queimada e coisas assim já são coisas “antiquadas” pra essas crianças pelo visto… Que coisa triste e o pior, só no futuro vão notar o que isso causou a si… 🙁
Beijo enorme e bom domingo pra você!
Juan Alves
25/04/2010 at 11:41Nossa, que absurdo! Tô bestinha pq nem sabia que tinha meninas com essa idade dando uma de maquiadora! Agora fala sério, em que olheira ela vai usar o corretivo?!?! Enfim, achei o post de utilidade pública geeeeral!! S.O.S!
Tati Michels
25/04/2010 at 15:01Juan, depois dá uma olhada no YouTube, tem váááárias! Ontem fiquei a noite toda vendo! Lamentável e de dar uma tristeza sem tamanha…
Beijão!
Vivian
25/04/2010 at 11:53Acho ridiculo! E me pergunto, cadê mãe desssas meninas???
Eu comecei a passar base no rosto já tinha 21 anos!
O gostoso da infância é brincar né! Pra que pular etapas?
Um bjo p/ vcs!
Tati Michels
25/04/2010 at 15:02Não é? Eu fico indignada com essas coisas, ontem fiquei tão triste menina… Não queria uma coisa dessa para uma filha minha, como as mães dessas meninas não notam? Juro que não compreendo e não consigo enxergar a lógica 🙁
Beijão querida e obrigada pelo comentário!
Mariana Rodrigues
25/04/2010 at 13:09Ei Tati,
Parabéns pelo post!
Concordo plenamento com vc. Criança tem que ser criança, né? Fico indignada com a quantidade crianças que às vezes vejo indo para a escola maquiada, com roupa e sapato de adulto e por aí vai.
Outro dia fui no shopping e vi um grupo de meninas de uns 8 anos muitíssimo arruamadas e com a make impecável. Criança tem que aproveitar a infância e não tendo comportamentos de adultos. As mães têm que prestar mais atenção quanto a isso, não que eu esteja julgando, mas seria melhor para a criança.
Beijoos!
Tati Michels
25/04/2010 at 15:04Chocante.
Mas uma coisa que notei, é que essas coisas não são assim tão antigas.
Há uns 6 anos eu fazia magistério e consequentemente fazia estágio em turmas de 1ª a 4ª série. Não tinham coisas assim nessa época. As menininhas no máximo passavam um esmalte com glitter e olhe lá!
É assustador vem o quanto as coisas evoluiram, o pior é evoluir negativamente… 🙁
Beijo!!!
Diana Prallon
26/04/2010 at 14:13Esmalte com cores lúdicas eu sou a favor, se a menina quiser. Mas, para por ai, né? Isso e um batonzinho em festas muito importantes, CHEGA! xD
Bianca
25/04/2010 at 13:15O meu maior desejo era poder ter a pele dessas garotinhas para não precisar usar make. Como vc disse é um absurdo, elas não sabem o que são espinhas, cravos, olheiras…isso é uma vontade enorme de ser adulta e uma alienação maior ainda por parte dos pais por que devem achar “bonitinho” a filhinha deles virando adultas. Vc poderia passar o link dos videos ne? fiquei mega curiosa! Vi uma vez a irma da juicystar do yt tb ensinando a fazer makes, mas a dela era aqueles estojinhos da Barbie, um pouco mais aceitavel ne? adoro seu blog, parabéns pelo post, beijocas
Tati Michels
25/04/2010 at 15:06[2] Pra tudo o que falou.
Já vi vídeos de meninas novinhas que concordei, pois estavam com a irmã, mostrando a make de brinquedo. O que me chocou foi ver essas meninas usando MAC! Pois isso nem tem como falar que é escondido, pois sem dúvida precisa de um adulto pra financiar… não consigo fazer esse tipo de coisa entrar em minha cabeça 🙁
Beijo enorme e muito obrigada pelo comentário Bianca, fico feliz em ver tanta gente que compartilha da mesma opinião, assim não me sinto tão quadrada e antiquada rs.
Tati Michels
25/04/2010 at 15:14Ah, e sobre o link. Eu preferi não postar, para não expor a menina, já que é menor de idade 🙁
Mas é só dar uma olhadinha no YouTube, elas respondem inúmeras Tags de “minhas maquiagens” e coisas assim 😉
Beijão!
Ju Vilela
25/04/2010 at 13:44Sabe Tati, eu sei que os tempos são outros, mas sou meio antiga com algumas coisas… Penso que, existe maquiagem para criança, se a mãe/pai aceita que a filha seja maquiada, que use essas, geralmente as cores são bem clarinhas, e deve ser apropriada, né? A gente não vê (eu nunca vi) pó, base, corretivo para crianças, elas não precisam.
Minha sobrinha tem 13 anos, passei aqueles dias todos na casa dela e o pai não deixa ela usar nada, no máximo um gloss, eu, intrometida que sou, fiz um make básico nela e ficou lindo, usei apenas batom, uma sombra clarinha, blush e máscara incolor. Pó? Base? Corretivo? Cores pesadas? Pra quê? Deixa pra quando ela estiver mais velha, vai ter muito tempo para usar 😉
Beijosss
Tati Michels
25/04/2010 at 15:08Oi Ju!!!!! Saudade!
Minha mãe não me deixava usar maquiagem… Pra ela me comprar um brilho labial foi um parto! E ela nem deve lembrar do evento rs, mas eu lembro como se fosse hoje. O engraçado é que hoje em dia entendo tudo isso e agiria da mesma forma com uma filha minha.
Como falei, brincar de maquiagem, deixar a tia, prima, mãe, irmã, etc, maquiar é brincadeira e tendo caráter totalmente eventual é até divertido né? Agora imagina só uma menina novinha assim se entupindo de corretivo… ai a pele de uma menina dessa quando tiver a minha idade =O
Beijão Ju!
Mood.Board
25/04/2010 at 14:11Tá super certa!!!
Beijos
Fernanda Siepierski
25/04/2010 at 14:56Olha, eu concordo plenamente com voce… uma coisa eh brincar de maquiagem, com akelas coisas da Barbie e das Princesas da Disney… mas ao mesmo tempo a menina ainda brinca de boneca, de video-game ou o q quer q seja…
nao acho certo incentivar precocidade!!!
Tati Michels
25/04/2010 at 15:10Penso da mesma forma!
Quando eu era pequena tinham aqueles estojos da Barbie, que vinha com um blush super rosa, um batom de passar com o dedo e uma sombra! Isso ainda faz parte da brincadeira, o brincar e até maquiar as bonecas, não é? rs
Agora usar maquiagem de adulto não me desce… E tem meninas que usam coisas que nem adultos deveriam usar, coisas que não tem garantia de procedência alguma! E também tem as que usam de MAC pra cima…
Beijos e obrigada pelo comentário!
Nathálya Calina
25/04/2010 at 15:19Super concordo com você! E fiquei muito curiosa pra ver o vídeo! =/
Tati Michels
25/04/2010 at 15:39Oi Nathálya!
Eu não postei o canal por conta da idade da menina 🙁 mas como disse para outra leitora, é só dar uma olhadinha no youtube na parte de respostas a “tags”, tem váááários canais, ontem assisti muitos vídeos. Digita na busca “respondendo a tag”, sem dúvida aparecerá algum! 😉
Beijão!
Fernanda
25/04/2010 at 15:23O post ficou ÓTIMO e concordo TOTALMENTE com você.
Sou adolescente e só costumo passar sombra, gloss e lápis. (E protetor solar, claro, rs!). Mas vejo meninas da minha idade, passando dividindo make com a mãe e usando tudo… inclusive base.
Mas já vi muitas meninas no YT, MUITO mais novas que eu, com 8-9 anos passando base, etc.
Não vou citar o canal, até porque nem me lembro agora. De uma americana de 9 anos, mostrando a coleção dela de MAC, uma bancada enooorme com um monte de bases, pós, sombras, blushs, pincéis… Fiquei assim, pasma.
beijos, fê :*
Tati Michels
25/04/2010 at 15:42Oi Fê! Fiquei imensamente feliz com o seu comentário! É muito legal saber que você também divide esta opinião conosco!
Na minha adolescência gostava de usar gloss e nossa, um lápis preto pra quando eu ia à missa não faltava rs, mas base… pó e corretivo é bizarro né?
Já vi vídeos dessa americana! Tem uma brasileira também, é um pouco mais velha, mas usa tudo da MAC. O pior é isso, usar maquiagem cara mostra que tem uma adulto por trás financiando… chato pra caramba isso 🙁
Beijo enorme e obrigada mesmo pelo comentário!
Fernanda
25/04/2010 at 16:19Tati, fofa 🙂 Eu acho que sombra, gloss e lápis, você pode usar, o problema é quando começa a passar tudo isso. Também acho bizzaro, rs.
Já cheguei a ver vídeos de menina se maquiando, e a própria mãe que publicou :O
beijos e magina, rs :*
Livia Reis
25/04/2010 at 18:47Eu acho que muito disso eh culpa das maes que sao permissivas demais ou ate incentivam.
Se elas querem ensinar vaidade pras filhas, entao ensinem a ter uma alimentaçao saudavel, habitos de higiene, protetor solar, essas coisas do tipo.
Garanto que fara muito mais bem do que “corretivo”…
Tati Michels
27/04/2010 at 00:13Falou e disse Livia!
Nivea
25/04/2010 at 21:12Bom, concordo com vc. Acho muito cedo para maquiagem! Corretivo, elas precisam mesmo, mas de outro tipo!!! kkkkkkkk Eu sou professora e vejo as alunas do 6o. ano com mais maquiagem do que a Lady Gaga. Na quarta eu vi outra coisa tb que fiquei boba. Um menino de uns 4 anos com o cabelo tingido, bem loiro. Sabe quando eu deixaria meu filho fazer isso? Nunca! Podem me chamar de antiquada, mas concordo que certas coisas são só para adultos.
Bjs
Tati Michels
27/04/2010 at 00:14Oi Nivea!
Que legal ter a opinião de uma pessoa que lida diretamente com crianças.
Eu fiz estágio há 7 anos, e tudo era um pouco diferente 🙁 pelo jeito o negócio tá feio né? Uma pena 🙁
Beijos e muito obrigada pelo comentário, adorei!
Laís
25/04/2010 at 21:43Perdão, apertei enter sem querer ):
Mas sim, como eu ia dizendo, uma vez quando eu estava no salão, chegou uma mulher com a filha, que provavelmente não tinha mais do que 8 anos, e disse que ela ia pintar/fazer as unhas.
Foi triste, porque a menina gritava, dizia que não queria, era chato, e a mãe começou a brigar com ela, dizendo que tinha que fazer :/
Tati Michels
27/04/2010 at 00:14Nossa Laís! De apertar o coração isso gente =O
Mali
25/04/2010 at 21:47Eu me pergunto: cadê a mãe dessa menina???
Eu vi o video e fiquei constrangida. A linguagem que ela usa é de adulto (ela fala pálpebra móvel ), ela responde perguntas feitas pelos seus seguidores.
Espero que ela tenha sorte.. e juízo…
Tati Michels
27/04/2010 at 00:15Assustador né amiga?
O Fabricio ficou horrorizado, o linguajar é como de adulto, porém sem o conhecimento e a maturidade para tal, triste…
Beijão querida!
Stefana
25/04/2010 at 23:29Como vc sabe, estou esperando uma menininha, que espero que seja linda, mas com a beleza própria de cada idade que ela tiver.Aliás, as crianças têm uma beleza só delas, não é verdade? Quando ela for mais velha, lá pelos seus 16 anos, e quiser se maquiar, fazer as unhas, e etc, eu vou ter o maior prazer em incentivá-la!!! Mas na idade de ser criança, a Clarinha vai ser CRIANÇA!!
Mais uma vez, vc está de parabéns, Tati!!
Bjos!! ;D
Tati Michels
27/04/2010 at 00:16Falou tudo Stefana!
Falando em uma linda menininha, encomendei uma coisa muito linda pra sua princesinha, logo logo mando pra você *-*
Beijão e obrigada pelo comentário, tava com saudade de você =)
Liz Alves
26/04/2010 at 01:55Verdade. O mundo esta um absurdo. Mas, mais absurdo que uma menina de 9 – 10 anos se maquando e usando salto alto é uma criançã de 9 – 10 anos sendo mãe. :/
Tati Michels
27/04/2010 at 00:17Verdade… é triste a realidade viu 🙁
Digo
26/04/2010 at 15:03Poxa… isso que é matar a infância hein…
Pior que elas não tem nem maturidade pra saber o que estão fazendo, a personalidade tá em formação ainda… quando crescerem e amadurecem irão se arrepender de ter perdido uma das melhores fases da vida fazendo isso, mas aí será tarde demais =/ …
Duro que nem adianta falar, hoje em dia as crianças acham que sabem tudo rs… os pais é que deveriam ser mais participativos na vida dos filhos e instruirem melhor cada um.
Laura Xavier
26/04/2010 at 18:08Então. Acho um absurdo uma menina tão pequena se maquiar. Mas tem outro lado. No meu caso eu tenho duas filhas uma de 5 outra de 3. E elas são hipervaidosas. As vezes eu faço as unhas e pinto com uma cor, tomando o cuidado de ser uma cor mais suave, condizente com a infância delas. Elas adoram maquiagem mas eu puxo o freio. No carnaval elas puderam se maquiar, e elas usam gloss e muuuuito de vez em quando (2 vezes no ano) deixo elas usarem uma sombrinha de leve.
Eu mesma não uso maquiagem, embora minha mãe seja maquiadora(vai entender a vida). Mas acho que algumas mães vêem essa vaidade da filha e logo vão brincando de boneca, achando tudo uma maravilha, sem perceber que estão distorcendo a visão que as meninas têem de si mesmas. Estas crianças aos 12 anos provavelmente já pensarão em uma cirurgia plástica por que já não darão valor a própria beleza. Triste, muito triste.
Duda_fn
27/04/2010 at 09:20Tati, eu tenho 12 anos, e odeio discordar desse seu post, pois eu te adimiro muito, mas eu amo maquiagem e minha mãe e meu pai sabem disso, e deixam eu usar porque eles sabem que é muito importante para mim e porque eu tomo todos os cuidados necessários para a pele.
Grata.
Duda.
Tati Michels
27/04/2010 at 15:36Oi Duda.
Gostei que tenha exposto sua opinião.
Obrigada pelo comentário
Beijos
Cristiane
27/04/2010 at 10:24Com certeza Tati esta criança está definitivamente perdendo a fase mais bela da nossa vida que é a infância!!! Como vc disse eu quando tinha esta idade, jogava tazo, assistia Saylor Moon rsrsrs Muito bom!!! Cavaleiros do Zodíaco e minha preocupação era em fazer minhas lições de casa… Agora uma criança na idade dela desse jeito chega a ser triste!!! Pois além de perder sua infância e que, com certeza um dia ela irá se arrepender, ela também está envelhecendo sua pele precocemente e quando estiver na idade de começar a pensar em usar make ups já vai ser totalmente dependente não só por vaidade, mas sim por necessidade já que sua pele estará envelhecida… Por mais que pagamos quantias excepcionais em maquiagens todas danificam nossa pele por menor que seja a proporção, mas prejudica!!!
So sad…
Jii
29/04/2010 at 23:48Concordo plenamente. Tenho uma prima de 9 anos q tem suas proprias maquiagens e acho isso horrivel, por mais que eu fale com minha tia, ela sempre diz algo como ” É eu sei mais ela que usa” COMO ASSIM?? claro q os pais dela são completamente errados com ela em varios aspectos, a menina com 9 anos manda nos dois, isso é um absurdo, não é a educação que toda a familia teve e nem essa minha tia usa quanta maquiagem quanto a filha. Infelizmente por mais que eu diga a ela pra parar de usar isso e até tentando assustar, digo que o rosto dela vai ficar velho e enrrugado que a pela vai queimar e um monte de coisa (o medo é o unico meio que vejo nisso já que conversar serio com uma menina de 9 anos não da) Ela já chegou aqui com um batom vermelho, todos aqui falaram que ela tava horrivel e riram dela(foi correndo chorando pro banheiro tirar), mas pelo menos nunca mais usou, não que eu tenha visto né :/ me deixa triste saber que minha priminha mal está tendo infancia e vai se arrepender muito disso depois.
Nossa ficou enorme isso.
Tati Michels
30/04/2010 at 00:48Oi Jii adorei o seu comentário e realmente é algo desesperado quando temos isso pertinho da gente 🙁
O pior são os pais que não conseguem impor limites… Gente, é muito novinha, não como falar isso de “ela usa” :/ o pior é que tem gente que cria assim mesmo… É meio que um problema da modernidade, pelo menos não lembro de coisas assim quando eu era pequena 🙁
Espero de verdade que sua priminha pare com tudo, pois sem dúvida será péssimo pra pele dela.
Beijo grande e amei o comentário 😀
Anne Brito
20/08/2010 at 05:22Ai, gente, qdo eu era crianca desde os 4 anos minha mae me arrumava pra ir pro colegio sempre passava meu batomzinho da Angelica (lembra aquele batomzinho rosa, q dentro da rodinha de subir o esmalte tinha estrelinha, solzinho? Noossa tou ficando velha rss). Tbm sempre pintava minha unhinha com base incolor propria pra crianca.
Acho q cada um eh cada um, eu comecei a me arrumar mtooo cedo + soh vim dar meu primeiro beijo com 16!
O q faz a personalidade/moral de cada pessoa eh o meio em q vive, a criacao dos pais… nossa, eu amo de paixao minha mae, qdo eu e meus irmaos comecamos e querer “descobrir” a sexualidade, ela ligou na band e assistiu junto com a gente, explicando as coisas rsss
Minha mae eh super pah virada, mas eu acho q ela me deu uma otima educacao! Nao q eu seja exemplo de nada, sou + pirada q ela rsss mas posso dizer q hj a graaande maioria das minhas neuras ainda sao pq na epoca quis dar ouvidos as amiguinhas e n fui pedir conselho da mamae xD
Tati Michels
22/08/2010 at 05:53Oi Anne!
Acho que tudo depende de pessoa pra pessoa e a forma que a coisa é feita.
.
Ser vaidoso desde pequeno não é anormal. Eu mesma, já fui pega passando máscara de cílios com 5 anos de idade, porém não era uma coisa habitual.
.
O meu principal ponto é o fato da criança ter tanta vaidade e preocupação com a estética que faz até canal no Youtube… 🙁 Ou mesmo usa corretivo com 9 anos para ir à escola. Não sei, isso é triste né?
.
Sem dúvida alguma tudo vai da criação e da própria personalidade da criança. Não acredito que a maquiagem prematura poderá mudar a índole, mas acaba antecipando alguns aborrecimentos e preocupações desnecessárias para a idade… Coisas que apenas precisamos nos preocupar agora – como ruguinhas, manchinhas na pele.
.
Beijão!
Carolaini Kuffky
19/03/2011 at 19:06eu tenho cabelos curtos e tenho 13 anos
izabel
04/06/2011 at 21:44To dando depoimento meio tarde .Eu tenho 10 anos e concordo plenamente com vc . Nao me entereço por maquiagem mas se me enteressace nao usaria com esseço!