Uma edição especial da revista Cláudia chamou a minha atenção por abranger cuidados essenciais para uma pele linda e saudável aos 20,30,40,50,60 anos. Listei alguns aspectos de forma bem sucinta. Observe que para cada fase da vida uma palavra define o principal foco de ação.
Aos vinte anos o principal é controlar a oleosidade da pele que se excessiva ocasiona poros dilatados, brilho exagerado e a acne. Um cuidado redobrado cabe em relação à acne que também pode resultar em manchas.
Como apagar as manchas de acne? Tratamentos específicos mostram resultados positivos a partir da terceira semana: cosméticos clareadores, Peelings e laser fracionado.
Os alimentos apropriado para essa idade são:
- Romã – 1 unidade ou um copo de suco (200 mililitros) por dia.
- Aveia – 1 colher de sopa diariamente.
- Chocolate amargo – 1 barra 30gr por dia.
- Carne bovina – 3 bifes por dia.
Prevenir contra radicais livres, manchas escuras provenientes da depilação e perda da firmeza da pele. Para combater manchas escuras em áreas sensíveis como o buço, axilas e virilha, o mais indicado são os tratamentos com cosméticos clareadores, peelings seriados e o laser.
Alimentos ricos em antioxidantes que estimulem o colágeno e favoreçam a retenção de água na pele são os mais indicados:
- Cereais integrais – 3 porções diárias, equivalendo a 2 ½ colheres de sopa de farelo de aveia, 2 fatias de pão de forma integral e 6 colheres de sopa de arroz integral.
- Papaia – Meia porção por dia.
- Castanha – do – Pará – 1 unidade por dia.
- Salmão – 2 porções médias por semana.
Momento de mudar as estratégias. O indicado é utilização de mais cremes, em concentrações mais altas, assim FPS de fator mais elevado.
Para amenizar e clarear as manchas causadas pelo sol a indicação é tratamentos mais potentes e a associação entre eles: cosméticos clareadores, luz intensa pulsada e laser fracionado.
Alimentos que combatam o stress, poluição e radicais livres.
- Frutas vermelhas – 2 porções por semana, equivalente a 15 uvas ou 10 morangos ou 10 cerejas, ou ainda, uma polpa de açaí.
- Folhas verde-escuras – 2 porções diárias, sendo que cada uma equivale a uma xícara de verdura crua ou meia cozida.
- Azeite de oliva extra- virgem – duas colheres de sopa por dia.
- Chá verde – 2 xícaras por dia.
A barreira de e firmeza cutânea não são mais as mesmas e por isso a dedicação e os cuidados devem redobrar.
O vilão da fase são os melasmas. Difíceis de clarear e reincidentes mesmo depois de tratados .
Para tratamento a indicação é uma combinação de várias técnicas, atacando em várias frentes. No cosmético clareador o uso da hidroquinona como ativo. O peeling, com sessões a cada 15 dias e o laser fracionado em uma sessão por mês.
Os alimentos da juventude para essa fase da vida são os de dupla função, ou seja, os que estimulam a produção de colágeno e combatem os radicais livres.
- Laranja – 2 unidades por dia. Essa é uma fruta que deve ser consumida logo após ser descascada, pois a vitamina C perde as propriedades frente à luz e ao oxigênio.
- Arroz integral – 3 colheres de sopa por dia
- Amêndoa – 2 unidades por dia. Isso garante o manganês e o cobre, dois minerais essenciais para a produção da enzima superoxidodismutase, que tem a capacidade de desarmar os radicais livres dentro das células.
- Iogurte – Fonte de vitaminas A e do complexo B e do zinco, que melhoram a qualidade do tecido cutâneo, fortalecem as unhas e diminuem a queda capilar. Indicado o uso de 1 a 2 potes por dia.
Para combater manchas, vincos e flacidez a maturidade deverá ser conferida também nas atitudes. Assim a beleza, o bem-estar e a saúde poderão caminhar juntos nessa fase da vida. Aqui o investimento deve ser feito em tratamentos que combatam as manchas acastanhadas, maiores e mais irregulares do que as sardas, que suavizem as rugas e melhorem a pele como um todo.
Tratamentos com cosméticos clareadores, todas as noites e por até seis meses é indicado. Peeling que podem variar de três a seis sessões, uma a cada 15 dias, também é um recurso. A luz intensa pulsada de quatro a cinco sessões, sendo uma ao mês, e o laser com cinco sessões na indicação de uma por mês.
Na alimentação o cardápio deve ser colorido para garantir uma dose extra de antioxidantes para beneficiar a pele e a saúde. Dentre eles:
- Vegetais roxos – Berinjela, alface e repolho roxos, beterraba, estão na lista. A quantidade equivale a 1 beterraba pequena ao dia ou um prato (sobremesa) de repolho ou alface roxo. A porção de berinjela indicada é meia por dia.
- Tomate – Consumir pelo menos uma unidade média por dia.
- Linhaça – 1 colher de sopa por dia.
- Soja – 1 porção por dia, o que equivale a 2 colheres de soja ou 2 quadrados grandes de tofu ou ainda 2 hambúrgueres de soja.
Acredito que a maioria do que foi resumidamente postado aqui vocês já sabiam. Mas é sempre bom recordar pequenos cuidados que devem ser mantidos, ou adquiridos para que a beleza e o bem-estar sigam juntos e se preservem ao longo da vida.
Aproveite e tire alguma dúvida em relação ao assunto: comente! Farei o possível para ajudar a esclarecer, OK?
Aguardo vocês no próximo post da coluna e até lá: Boas Energias a todos!
Tânia Zimermann é colunista do Passaneura. Sua coluna pode ser conferida quinzenalmente às terças-feiras!
5 Comments
jaqueline
02/11/2010 at 12:05Para estar bonita precisa ter mesmo disciplina e um tempo especial dedicado para você mesma e muitas das vezes com o corre corre a gente acaba descuidando de muitas coisas. Adorei seu post! Muito esclarecedor ! Beijinhos coloridos ^^*
jaqueline
http://amordobrado.blogspot.com
Niara
03/11/2010 at 10:14Que post interessante, é sempre bom saber os cuidados que devemos ter com a pele de acordo com a idade e quais alimentos mais adequados para ajudar a ter uma pele linda e saudável!
;D
Coisas da Gigi
03/11/2010 at 10:38Achei as dicas fantásticas, claro que a gente já sabe de algumas mas muitas vezes esquece e é sempre bom ser lembrada. Muito bom o post.
Rêh
03/11/2010 at 10:43Adorei as dicas, são realmente muito importantes!
Tânia
15/11/2010 at 23:43Agradeço a todos leitores por participarem com comentários que contribuem para acrescentar e enriquecer essa coluna.
Aproveito para reiterar o convite a deixarem sugestões de assuntos a abordar, OK? Abraços e boas energias!