Você sabia que a pele é o maior órgão do corpo humano? Pois é… E assim como cada pessoa é única em suas características, a pele também varia de pessoa para pessoa.
Qual será o seu tipo, já avaliou?
Os tipos de pele se classificam basicamente em: normal, seca oleosa e mista. Para qualquer tratamento sugerido é fundamental identificar o tipo de pele em questão. Isso também se aplica no caso da escolha do demaquilante.
Mas não é só na escolha do demaquilante que existe uma atenção a seguir… Leia algumas dicas importantes para cuidar melhor e mais adequadamente da pele do rosto no momento da retirada da maquiagem e da sujeira acumulada durante o dia.
O mais indicado é lavar o rosto duas vezes ao dia, uma pela manhã e outra à noite. Lavar a pele do rosto em demasia pode alterar o PH da pele e com isso provocar oleosidade.
Assim como lavar com muita freqüência pode alterar o PH, produzindo oleosidade excessiva, também a temperatura da água ocasiona desequilíbrio. A água quente provoca um ressecamento imediato e buscando o equilíbrio a pele produzirá mais oleosidade. Água fria demais também não é o ideal. De imediato o choque com o frio com provocará uma vasoconstrição nos vasos sanguíneos e os prejuízos podem ser sérios no futuro se o hábito for freqüente. Rosáceas pode ser uma das conseqüências. O que é isso???!! Uma doença vascular inflamatória crônica, caracterizaDA por eritema, telangiectasias (vasos finos avermelhados). Logico que essa doença também depende de um histórico familiar e demais fatores, como: hipertensão, fatores psicogênicos, entre outros. O ideal é uma temperatura natural ou morna em dias de frio extremo, sempre buscando aproximar ao máximo à temperatura corporal.
É importante compreender que cada vez que a pele “sentir” uma “agressão”, responderá com uma defesa, buscando retomar ao equilíbrio.
E se você, na correria do dia a dia, secar o rosto como se esfregasse o chão? Hummm?!!!! Mais defesa, ou seja, mais oleosidade e até mesmo suor para recuperar a hidratação, novamente a busca da homeostase.
E aquela maquiagem pesadíssima que você nem sabe por onde começar e acaba desistindo de remover? Ah, claro que para toda regra existe uma exceção, desde que a “exceção” não vire “regra”, OK?!
Você pode SIM não remover a maquiagem vez que outra, mas faça isso raramente porque a pele vai reclamar e você irá notar. Lembre-se: a pele respira e os poros devem estar desobstruídos.
Não esqueça que a pele ao redor dos olhos, pálpebras superiores e inferiores, são por demais sensíveis e suscetíveis às rugas. O mesmo acontece com pescoço e colo. Cuidado redobrado nessas regiões! Regiões difíceis de alcançar resultados satisfatórios com produtos de uso tópico quando apresentarem os sinais tempo. Por isso, reserve para eles apenas os sinais do tempo e não do descuido. Afinal, quase sempre é melhor prevenir do que remediar. “Quase sempre”…
Todo esforço empreendido diariamente no cuidado da pele será recompensado no futuro. No mercado existem vários demaquilantes e certamente um em especial para cada tipo de pele. Procure um dermatologista para lhe indicar o caminho certo nessa questão.
Para finalizar, duas dicas “de ouro”: Para a eficácia na escolha de qualquer produto de tratamento para pele, diagnosticar o tipo de pele é fundamental. O segundo passo é liberar o caminho para que o produto chegue ao seu destino. Uma pele suja, com poros obstruídos impede a eficiência de qualquer tratamento.
Faça dar certo: Consulte um dermatologista e boas energias!
Tânia Zimermann é colunista do Passaneura. Sua coluna pode ser conferida semanalmente às terças-feiras!
13 Comments
Renata
06/07/2010 at 14:45Adorei, muito informativo!! Por mais que a gente leia que é importante usar isso ou aquilo ou fazer isso e aquilo, muita gente não entende realmente por que ou o que pode acontecer! Parabéns pelo post, leitura necessária!
Tania
06/07/2010 at 21:03Obrigada pelo retorno, Renata! Adorei essa sua “fotinho”, muito linda!
Beijo!
Mari Garbo
06/07/2010 at 16:12Muito boa a matéria,pena que ás vezes não sigamos á risca todas as etapas para ter uma pele saudável e bonita,mas faz parte,porque hoje em dia o corre-corre é muito grande.
Bjusss
Tania
06/07/2010 at 21:05Mari, sempre que der um tempinho será um cuidado a mais! Que bom você ter gostado do post.
Beijo!
Pamy
06/07/2010 at 20:24Os informativos sobre pele estão cada vez melhor.
Adorei este post.
Tania
06/07/2010 at 21:10Que bom, Pamy, você ter gostado! Vocês poderiam sugerir matérias de interesse para as próximas postagens. Dúvidas, artigos, enfim… Seria ótimo para mim ir de encontro com o interesse maior de vocês e, ao mesmo tempo, muito mais interativo. Que tal?!
Beijos!
Pamy
07/07/2010 at 19:40Tânia,
Adoraria ver uma materia sobre sardas, pois elas estão tomando conta do meu rosto, isso que estou usando bastante protetor 😛
Tipo, produtos para tratar e tals.
bjão
Tati Michels
06/07/2010 at 20:37Tânia, você arrasa toda semana.
Eu tenho uma paranóia incrível com relação aos cuidados com a pele.
.
Minha pele é complexa, nem oleosa, nem seca, nem mista, é mais pra seca do que pra mista… então já viu o trabalho pra cuidar né?
.
Lavo o rosto duas vezes ao dia com água em temperatura ambiente e sempre com sabonete específico para área dos olhos.
.
No corpo a hidratação é intensa, pois a pele do meu corpo é COMPLETAMENTE seca, se eu não hidrato fica uma coisa horrenda rs.
.
AMEI as dicas *-*
Beijão!
Tania
06/07/2010 at 21:22Obrigada, Tati!
Espero poder facilitar mais nessas questões referentes aos tipos de pele. Parece ser um “problemão” para a maioria das mulheres. Isso que ainda não chegamos na questão dos “pés”… Ah esses amados!! São tudo em nossa vida, nos sustentando e nos carregando por todos os lugares. Mas quando apresentam “rachaduras”, nossa!! Só mesmo escondendo até achar a solução… Será que esse é um problema que afeta mais as gaúchas? eheh… Se eu continuar escrevendo, essa “réplica” vai “virar” um “post”!
Beijão, Tati!
Tati Michels
06/07/2010 at 22:34Nossa Tania, os pés são uma pedreira né rs
Minha mãe e avó sempre tinham problemas 🙁
Beijão lindona e viu só, só em uma réplica já apareceu uma pauta nova rs
Nanda
06/07/2010 at 23:08Nossa…
Texto fantastico, super bem explicativo….
Tirou altas duvidas, ate algumas que eu nem sabia que tinha porque eram tabus…
Tania
07/07/2010 at 22:33Obrigada pelo retorno, Nanda! Fico super feliz em saber que o post foi útil. Qualquer outra dúvida é só “sublinhar” que terei maior prazer em buscar a respoSta, OK?
Beijos!
Gui
08/07/2010 at 10:09Oi Tânia, realmente, quando se trata da saúde da pele, informação nunca é demais, no meu caso, passo por visitas dermatológicas constantes, antes de mais nada a pele é a parte externa do nosso corpo e antes da vaidade deve ser cuidada da forma necessária, viasndo nossa saúde.
.
Mesmo porque, sou branquelo, cheio de manchas, tenho algumas sardas, enfim, todo cuidado é BEM pouco no meu caso. Com relação à uso de produtos, eu penso sempre naqueles que possuem vitamina C ou E, essa semana testei a nova base da Revlon, a Custom Creation, e achei ela fantástica, é bem interessante mesmo.
.
Obrigado pelas dicas e vamos cuidar das nossas peles de uma forma adequada.
Bjo grande meninas
.