A perfumaria utiliza uma grande variedade de matérias-primas que são encontradas em diversas partes do mundo, mas muitas vezes são raras e difíceis de encontrar.
Quanto mais específica e difícil de encontrar a matéria-prima maior é o valor do produto (mais caro). As matérias-primas dos perfumes são muito variadas e numerosas. Atualmente existem centenas de produtos naturais e milhares de produtos sintéticos utilizados pelas perfumarias.
Apresentamos a seguir, apenas uma lista de algumas matérias-primas mais utilizadas na indústria do perfume, bem como os locais onde se encontram:
Flores:
Não é por acaso que fragrância é praticamente um sinônimo de flor. É com o seu aroma que a maioria dos perfumistas compõe as suas criações.
∙ Jasmim: A mais usada nos grandes perfumes. São necessários 600kg de flores de jasmim (mais ou menos 5 milhões de flores) colhidas uma a uma ao amanhecer para obter 1kg de essência de jasmim.
Local: Grasse (França) e África do Norte.
∙ Rosa: É necessário distinguir a Rosa da Bulgária da Rosa de Maio (cultivada em Grasse – França). É da combinação das duas que se obtém a fragrância mais suave da rosa.
∙ Flor de Laranjeira: Cuja essência chama-se Neroli. Local: Provence (França), Itália e Egito.
∙ Tuberosa: Fragrância que faz lembrar a flor do Lírio.
∙ Ylang-Ylang: O nome significa “flor das flores”. Local: Índia.
∙ Lavanda: Haute Provence (França)
Raras e exuberantes: Osmanthus é uma flor nativa da China e tem delicado aroma frutal de damasco; Frangipani é uma espécie tropical, nativa da Índia, também conhecida como pluméria; Heliotrópio tem um cheiro forte e adocicado, que lembra baunilha e amêndoas.
Madeiras e Cascas de Troncos:
Eles são usados desde os tempos mais remotos em incensos, ungüentos e cerimônias de defumação.
∙ Sândalos de Misore: Itália.
∙ Cedro do Quênia e do Atlas: Marrocos
∙ Casca de canela: Ceilão e Madagascar
∙ Casca da Bétula: Utilizada para a nota “cuir”(couro). Local: Rússia e Canadá
Espécies perfumadas: A madeira de Agar, também conhecida como Oud ou madeira de Aloe, quando atacada por fungos produz uma resina aromática muito usada no Oriente para a produção de incensos; A madeira da Caxemira tem um aroma condimentado, almiscarado e floral. Confere caráter aveludado ao perfume.
Grãos:
Esses ingredientes trazem um caráter muito especial para a perfumaria. Entre eles estão ambrette, cardamomo, cominho, coentro, feno grego e fava-tonka, um tipo de vagem nativa do Brasil com cheiro similar ao da baunilha, mas com um toque de cravo, canela e amêndoas. O ambrette tem um odor similar ao do musk.
∙ Coentro: Países Mediterrâneos.
∙ Fava Tonka: Venezuela
∙ Ambrete: Vem do âmbar. Local: Índia e Antilhas
Musgos:
∙ Musgo de Carvalho: É a Base de todas as composições Chypres. Local: Iugoslávia.
Folhas:
São mais de 300 variedades diferentes que emprestam seu cheiro à perfumaria. Entre elas, folhas de violeta, gerânio, cálamo, figo, cipreste, murta, cedro, petitgrain, tabaco e eucalipto.
Outro astro dessa categoria é o patchouli, cujo óleo essencial obtido das folhas e do caule é um exótico componente de muitos perfumes de aroma persistente.
∙ Patchouli: Indonésia.
Ervas Aromáticas:
Conferem toque especiado ou condimentado às fragrâncias. São usados, com freqüência, nos perfumes masculinos e mais refrescantes. Alecrim, anis, artemísia, baunilha, canela, citronela, cravo, dill, erva-cidreira, estragão, louro, noz-moscada, orégano, pimenta entre outros.
∙ Tomilho
∙ Menta
Frutas:
As cítricas são as mais usadas desde os primórdios das águas de colônia. Destaque para abacaxi, ameixa, amêndoa, amora, bergamota, cereja, coco, damasco, framboesa, groselha. Laranja, limão, mandarina, manga, pêssego, toranja e yuzu, fruta cítrica nativa do Japão, cujo aroma transita entre o de grapefruit e o da mandarina.
∙ Laranja: Espanha e Flórida
∙ Limão: Itália e Califórnia
∙ Bergamota: Calábria (Itália) e Costa do Marfim.
∙ Tangerina: Itália.
Resinas:
São substâncias extraídas de certas árvores que se transformam em cristais. Os mais conhecidos são olíbano(praticamente sinônimo de incenso), mirra, benjoim, gálbamo, estoraque, bálsamo-de-tolu, entre outros.
Na origem das notas Balsâmicas:
∙ Mirra do Oriente, Opopanax da Assíria, Benjoin do Sião e Galbano da Pérsia.
O bálsamo-de-tolu é originário de uma árvore nativa do Peru, cuja resina lembra o aroma de baunilha e canela.
Raízes:
Resultam em essências notáveis como a de gengibre, valeriana e vetiver. Este, muito usado na perfumaria, é um tipo de planta com raízes fortes e fibrosas que oferece um cheiro de terra com um toque amadeirado.
∙ Vetiver: Java
Produtos de origem incomum:
∙ Âmbar Gris: Âmbar – Secreção rejeitada pelo cachalote(baleia) e recolhidas nas águas do Oceano Índico e ao longo da Costa do Peru.
∙ Musk: (almíscar) Provém de uma glândula da cabra do Tibet. Local: Himalaia.
∙ Civete: Extraído do gato selvagem da Abissínia.
O ano de 1900 representou o auge do comércio do óleo de almíscar(musk), quando cera de 1 400kg do óleo foram coletados, causando a morte de 50 mil animais.
Atualmente, o comércio mundial do óleo de almíscar natural é limitado a 300 kg por ano, o que ainda representa a morte para alguns milhares de veados almiscareiros.
É surpreendente saber que adoráveis criaturas, colaboram na fabricação de fragrâncias. Por sua força e persistência, são os responsáveis pelas notas de fundo de um perfume, ou seja, funcionam como excelentes fixadores. Com o passar do tempo, as práticas de extração foram regulamentadas para assegurar a sobrevivência das espécies envolvidas. Hoje, os ingredientes sintéticos substituem bem os originais. Ainda bem!!!!
Até semana que vem!
Beijos
8 Comments
Vivian Sbrussi
20/07/2010 at 20:53oieeee!
amo perfumes!!!
ótimo post sobre as curiosidades!
FELIZ DIA DO AMIGO!!!
=D
Juh
21/07/2010 at 10:07Oi Vivian!
Muito obrigada! Feliz dia do amigo pra vc tbm!
Bjos
Thais Baggio
21/07/2010 at 13:16Muito bom o post, Juh!!!
Amei!
Bjsss
Juh
21/07/2010 at 17:53Muito obrigada Thais!
Bjos
vanessa
13/02/2012 at 08:04olá muito obrigada gostei estava precisando disso para um trabalho e isso me ajudou muito
espero mais novidades
beijos!!!!
Maria Rosa
25/03/2012 at 18:33Parabéns sobre o site de perfumes. Estou estudando e me ajudou muito. Obrigada.
Tatiana Michels
26/03/2012 at 01:23O site não é sobre perfumes, mas fico feliz que tenha gostado da coluna 🙂
Beijos.
Suzy
02/06/2012 at 22:16Parab´ns pelo site,amei.
Adoro perfumes,trabalho também com perfumes ha muitos anos,é minha paixão!
Beijos.
Boa Noite!