4 In Beleza

Higienizando corretamente a pele: Segunda parte

null

Em se tratando de limpar a pele, dois itens não devem ficar de fora para que você tenha a garantia de uma higiene correta: o tônico e a esfoliação. Tanto a utilização do tônico, quanto a esfoliação diferem de acordo com o tipo de pele.

nullPara as peles secas ou mistas, a esfoliação pode ser feita uma vez por semana, em peles oleosas ou nas acnéicas, a indicação é de duas vezes por semana. MAS POR QUE ESFOLIAR? A esfoliação permite a remoção das células mortas da pele, desobstruindo os poros e preparando a pele para uma melhor receptividade de qualquer produto que se queira usar. Mas cuidado: o processo deve ser suave e obedecer alguns critérios, como, por exemplo, a freqüência, referida acima, de acordo com cada tipo de pele.

nullNo mercado existem produtos específicos para a esfoliação: loções abrasivas, cremes, sabonetes, esfoliantes com microesferas de polietileno, são algumas opções. Outra opção seria o uso de esponjas esfoliantes, como a Buf puf (minha preferida), Marco Boni e outras… Na esfoliação corporal não esqueça a bucha vegetal, bem mais econômica e não menos eficiente, mas por ser extremamente abrasiva, deve ser usada com suavidade.

Uma boa dica para facilitar esfoliações faciais e/ou corporais é o uso de vapor. Nenhum mistério para isso: basta deixar o chuveiro aberto na água quente até formar vapor e, então, permanecer no banheiro ou no Box. O vapor irá amolecer a pele e dilatar os poros e você conseguirá remover toda a camada de pele, as células mortas e desvitalizadas, promovendo uma renovação imediata. A esfoliação também promove o rejuvenescimento, estimula a circulação, clareia as manchas.

E o que pode dar errado na esfoliação? A repetição exagerada, além do indicado, friccionar com muita força e a utilização de produtos indevidos. O atrito exagerado pode irritar e machucar a pele. Ainda existe a possibilidade de um efeito rebote quando feita em excesso, ou seja, ao invés de afinar a pele e fechar os poros, as glândulas sebáceas são ativadas e a pele se torna mais oleosa e com os poros mais abertos. Se for feita com produtos caseiros, existe risco de ferir a pele por que as granulações não são uniformes. No caso de peles sensíveis ou mais morenas, a esfoliação errada poderá até causar manchas, pois é um processo que deixa a pele mais sensível e exposta aos efeitos da radiação solar.

CUIDADO: se a pele apresentar alguma alteração, como ferimentos, psoríase ou dermatites a esfoliação é desaconselhada e só poderá ser feita com a orientação de um dermatologista.

nullE os tônicos? Ah esses causam uma sensação deliciosa e refrescante. Também atendem às necessidades específicas para cada tipo de pele e apresentam uma gama bem diversificada no mercado. O ideal é os que apresentam PH mais neutro, sem álcool, se assemelhando ao PH da pele. Existem tônicos hidratantes, adstringentes e outros tantos tipos… . Aqui, como sempre, o ideal é consultar um dermatologista.

Outro “querido” para uma limpeza de pele mais prática, prazerosa e eficiente são os sabonetes sem enxágüe. Karina Cerbaro Zandona, farmacêutica e proprietária da Farmácia de Manipulação “Vida Nova”, aqui em Porto Alegre, explica que nos sabonetes sem enxágüe, o agente de limpeza que caracteriza a fórmula é o decil poliglucosídeo. Esses sabonetes ou loções sem espuma podem ser usados em peles muito sensíveis, secas e acnéicas. Indicadíssimo para quem estiver, inclusive, fazendo uso do Roacutan, para pós laser, pós peeling químico, enfim, peles que se apresentem sensibilizadas, comenta Karina. Você poderá aproveitar a dica da Karina e pedir para acrescentar à fórmula, agentes bactericidas, antissépticos, inclusive.

Sugiro e recomendo, também, a linha Dermo Estetic. Uma tecnologia é inovadora, com fórmulas especialmente desenvolvidas que oferecem uma ampla variedade de fórmulas compatíveis com as necessidades de diferentes tipos de pele. Especialmente, se você estiver precisando de uma linha totalmente voltada para o tratamento de peles sensíveis e com fórmulas que interagem com a estrutura da pele; promovendo mudanças fisiológicas, tratando um ou mais componentes da pele e corrigindo desordens cutâneas. A Linha Dermo Estetic foi desenvolvida especialmente para peles sensíveis: é hipoalergênica e não comedogênica. Maiores detalhes você encontra no site da dermatan.

E não esqueçam do mais importante: Tenham uma boa semana e com ótimas energias!

null

Tânia Zimermann é colunista do Passaneura. Sua coluna pode ser conferida semanalmente às terças-feiras!

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply
    Karina
    13/07/2010 at 21:48

    nossa , gostei mto , hj já vou começar a cuidar , passar cremes e tdo ! , seu blog sempre tá ótimo , parabéns 🙂

    • Reply
      Tania
      14/07/2010 at 00:04

      Obrigada, Karina!

  • Reply
    Thais Baggio
    14/07/2010 at 12:29

    Amei, Tati!!!!
    Obrigada pelas dicas.
    Bjsss

  • Reply
    Jii
    20/07/2010 at 10:03

    Ah muito obrigado pelo post *-*
    Agora minhas duvidas estão esclarecidas, vou hoje na dermatologista e aproveito e pergunto as melhores marcas pra mim usar.

  • Leave a Reply