Garanto que algumas só de ler essa palavra já sente frio na espinha. Eu nunca conheci uma amiga que tivesse 100% satisfeita com seu corpo, isso é inacreditável, mas é a nossa realidade.
Pesar-se na farmácia? Raro, basicamente somente homens se pesam na farmácia, mulher morre de vergonha, e quando se pesa tampa o visor para que ninguém veja. É gente, somos assim.
Não sou psicóloga, nem nutricionista, apenas mais uma mulher que sofre desta mesma neura que basicamente todas as mulheres têm, e acho legal abordar esse temido assunto aqui.
Antes de nos odiarmos quando nos virmos em um espelho, acho importante levar em consideração algumas perguntinhas básicas:
1) Me acho gorda, porque estou gorda.
2) Me acho gorda, porque falaram que estou acima do peso.
3) Me sinto gorda, porque o estereótipo “exigido” na sociedade não é o meu.
4) Me sinto gorda, porque minhas roupas não me entram mais.
Ok, não são apenas estas as perguntas importantes, mas são tantas que não dá para elencar todas aqui, se colocar tudo, isto aqui ficará maior do que o normal, e olha que não sou de escrever pouco – é esse é um defeito meu.
Não sei vocês, mas não tem coisa que eu mais odeie do que quando falo que estou de regime e alguma pessoa com aquela mentalidade da década de 20 fala: “ah, imagina, você não está gorda, isso é sinal de saúde”. Se eu me acho gorda eu vou fazer regime, sou do tipo que não pensa no que os outros vão achar.
O importante é você estar satisfeita com você, não se fulano ou sicrano é gente, não se fala siclano vai te achar magra demais ou gorda demais. Se você está com sobrepeso e feliz, fique assim, pra que mudar?
Obvio que não é nem um pouco saudável a pessoa ficar anoréxica, parar de comer, ficar literalmente pele e osso, daí não é legal mesmo. Mas há exceções, existem pessoas que naturalmente são magras, comem o que for e são magras.
O que muita gente não pensa é que não é só emagrecimento que a mulherada tenta, também tem mulheres tentando engordar, tomam remédio, comem demais e não conseguem.
Quando você tenta emagrecer e não consegue e quando tenta engordar e não consegue, pare de fazer alimentação louca, procure um endocrinologista, pois todo o problema pode ser hormonal, algo no seu corpo que não está ok e que com alguns exames será diagnosticado.
Porém, se o seu caso é comer muito e você está se sentindo péssima com seu peso, feche a boca. Claro, aos poucos, faça uma reeducação alimentar. Não conseguiu? Procure um nutricionista, pois às vezes precisamos é de uma pressão psicológica, algum profissional no nosso pé para que a gente funcione.
Uma dica super 10 para fazer uma dieta, é combinar com uma amiga que também está de dieta, troquem uma tabelinha diária com toda a alimentação do dia, todas as tentações superadas e pontue tudo, e semanalmente mande a pesagem. Funciona bem, pois fazer dieta sozinha não é tão fácil quanto pode parecer, com uma amiga pode funcionar melhor.
É super importante não pensar apenas no peso, é importante você fazer um cálculo de altura com peso, pois não adianta você ter 1,90m e querer pesar 45 kg, pois não ficará bonito e nem saudável, nem uma pessoa com 1,40m achar que 60 kg pouco peso. Tudo varia de corpo para corpo, de altura, proporcionalidade de tudo. Sejam ponderadas.
Pensem no principal, sejam felizes com vocês, só façam dietas se vocês não estiverem satisfeitas e não por opiniões alheias ou padrões sociais. Saúde sempre, nada de dietas loucas ou de comer gorduras sem preocupação, pensem na saúde.
Saibam que não são as únicas insatisfeitas e com a maldita neura da briga com a balança, isso é uma sina de toda mulher, infelizmente…
2 Comments
Miii
28/08/2009 at 16:21Ai amiga, ainda bem que alguém me entende e sofre da mesma neura que eu. Sério, detesto me pesar, evito balanças em geral (fazem uns bons 2 anos que não me peso) e vivo me controlando com relação à alimentação.
Mas vc querida,nem precisa se preocupar, vc é linda! Teim um corpo lindérrimo!
Mesmo assim, um dia ainda eu chego no mesmo patamar que a Angelina Jolie..
Beijinhos!