Quem nunca sofreu com as temíveis bolinhas no esmalte? É uma frustração enorme quando a gente termina de esmaltar as unhas e começa a observar a formação desenfreada de bolinhas. A primeira pergunta é: por que isso acontece?
Eu perguntei exatamente isso para a Clarissa da Big Universo (isso há uns 2-3 anos) e ela me explicou que o motivo é o diferente tempo de secagem dos componentes do esmalte. Visualize o seguinte: um componente já secou a superfície da esmaltação, mas tem outro componente que ainda está secando e, consequentemente, fazendo a sua evaporação. O que resulta? Bolinhas.
Agora que já sabemos o que são as bolinhas a outra pergunta que não quer calar é: o que fazer para que o esmalte não dê bolinhas? São vários truques que existem por ai e eu já testei quase todos, porém só um funcionou de verdade. De qualquer forma vou listar as dicas que eu conheço e claro, ao final do post a técnica que eu uso 😉
Aplicar top coat no esmalte – os famosos extra bilhos e finalizadores – ajuda a evitar a formação de bolinhas. O ideal é escolher um que ajude na secagem do esmalte. Existem top coats que são ótimos até mesmo para aplicar depois que as bolinhas já se formaram, um exemplo é a cobertura intensificadora da cor da Colorama e acredito que as coberturas perfumadas também ajudem 😉
Eu não sei se isso ajuda efetivamente, mas todo mundo comenta que é bom evitar esmaltar as unhas em locais que tenham muitas correntes de ar, seja natural ou artificial (ar condicionado e ventilador). Eu evito, mas várias vezes não tinha um fio de vento e formou bolinha mesmo assim.
De todas as técnicas essa foi a que funcionou comigo. A minha mão é gelada por natureza, mas sempre que eu usava esmalte de textura mais “grossinha” o acabamento ficava cheio de bolinhas. Para poder usar o esmalte que eu quisesse eu usei a técnica de resfriar ainda mais a mão. Eu faço assim:
Eu uso uma bolsa de gelo. Coloco uma toalha fininha por cima – porque ninguém merece ter quase uma hipotermia – e esmalto as unhas. Depois de tudo pronto (esmaltação e top coat) eu seguro a bolsa de gelo por alguns minutos e pronto, não forma bolinhas!
Essa técnica funciona muito bem comigo e desde que comecei a fazer isso nunca mais tive problemas com bolinhas.
Existem inúmeras outras técnicas, mas eu quis dividir essas, pois são as mais práticas de fazer. Tem até quem aplique spray secante de esmalte no pulso para resfriar, mas eu sei que não é todo mundo que tem o produto em casa e também nunca tive coragem de fazer isso, então nem sei se funciona bem ou não 😛 Se alguém tiver mais alguma dica, por favor, deixe um comentário, pois para este probleminha de bolinhas no esmalte, toda dica é super bem-vinda 😉
20 Comments
Giovana
05/04/2013 at 10:58eu sofro com elas…. rsrs.. já tentei esfriar com o gelo mesmo e tal.. massss
essa técnica de fazer as unhas em cima da bolsinha me interessou!!!!Vou testar!!!
Se der certo conto no blog, posso?? Cito seu post!
Beijão Tati!!
Tatiana Michels
05/04/2013 at 11:00Claro que pode 😀
Beijos!
Letícia
05/04/2013 at 19:28Tenho esses problemas , resfrio as unhas mais em vez de gelo uso secante , são bem geladinhos !
O problema é que as meninas fazem as unhas e assopram ai sempre faz bolinha né ? rsrs
Beijos !!
http://sonhosdemakeup.blogspot.com.br/
Tatiana Michels
08/04/2013 at 15:05Assoprar é batata que dá bolinha, pelo menos comigo hahahaha
barbara
05/04/2013 at 20:57tipo resfriar a mao: colocar a mao (as unhas mesmo) em um copo de agua gelada depois de pronto (sem medo, so nao esbarrar a mao no copo que nao borra nao!!)…
Tatiana Michels
06/04/2013 at 01:09Adoreeeeei *_*
Myriam
05/04/2013 at 22:23Oie,
Acompanho o seu blog sempre por e-mail, mas acho q nunca comentei. 🙁
Adorei a ideia da bolsinha de gelo. Vou testar com certeza. Valeu a dica.
Bjuuus
Tatiana Michels
06/04/2013 at 01:09Bem vinda aos comentários Myriam 😀
Deise
06/04/2013 at 01:44Minhas mãos são absurdamente quentes! Chego a me sentir constrangida quando vou pagar as compras e o caixa diz que meu cartão ou dinheiro estão quentes…não sei porque sou assim, mas uma das minhas irmãs também é, e a outra vivia com as mãos frias! Raramente minha esmaltação forma bolinhas, só quando noto que o esmalte é mais grossinho e difícil de espalhar…ou se é velho! Mas de qualquer forma, sempre fecho a janela ou desligo o ventilador quando vou pintar as unhas. O top coat é um vício que eu não consigo deixar de lado! Com ou sem bolinhas, não deixo de usar. Preciso me segurar quando uso um matte…hahaha
Beijos
Tatiana Michels
08/04/2013 at 15:04Eu não uso esmalte matte por isso hahaha adooooro passar top coat *_* é vício já 😛
Beijão Deise!
Estrelinha
07/04/2013 at 14:16Bom, nos momentos de pânico, no calor, pois eu tenho uma teoria pessoal que lugares abafados formam as benditas, eu esmaltava rapidinho, colocava o top colt da Ideal e, pasme, sem medo de ser feliz, coloca a mão na frente do ventilador, kkkkkkkkkk!!!!! Nunca deu bolinha, rsrsrsrsrsrs!!
Já ouvi que colocar a mão dentro da água gelada dá uma secada instantânea no esmalte…. me falta coragem, rssr!
Tatiana Michels
08/04/2013 at 15:03Eu também ouvi falar disso, mas moooorro de medo hahahaha
letsmakingit
07/04/2013 at 19:30já tinha desistido de pintar minha unha em casa por conta dessas malditas bolhinhas. brigadãããão pela dica 😀
http://letsmakingit.wordpress.com/
Tatiana Michels
08/04/2013 at 15:06Tenta as dicas e me conta depois 😀
Cyndria
07/04/2013 at 20:22Sofro bastante com bolinhas no esmalte, mas é com esmalte de uma marca espcífica, é até engraçado.
Mas vou tentar essa dica, principalmente do gelo, quando for utiliza-los. Vamos ver se comigo tambem funciona. Já ouvi muito falar que realmente é porque a mão está quente (?) e por isso dá bolinhas, eu não sei.
Beijos
Tatiana Michels
08/04/2013 at 15:01Oi Cyndria! Tenta o gelo que é tiro e queda 😀
Beijos.
Juliana
08/04/2013 at 14:53Nunca tinha ouvido falar que as bolinhas eram por causa do próprio esmalte. Até onde eu sabia as bolinhas aparecem por causa do calor do nosso corpo. Qd está muito quente e nós estamos com o corpo muito quente. Foi uma manicure q me disse isso uns anos atrás.
Tatiana Michels
08/04/2013 at 15:00Oi Ju!
Eu acredito muito nisso que a Clarissa disse, pois como ela trabalha com a fabricação de esmalte e entende muito de componentes químicos, eu acho que esse é o verdadeiro motivo mesmo 🙂
Beijos.
Cristina Costa Beber
09/04/2013 at 10:50Super legal essa técnica do gelo, nunca fiz sabia!
Eu não tenho muito problema com bolinhas, se elas se formam eu ignoro! hauihauihaui
Mas realmente, com o calor intenso elas se formam sem dó da gente!
Vou testar!
Beijooooooooos
Tatiana Michels
09/04/2013 at 14:16Testa e depois me conta. Eu só esmalto assim agora e nunca mais deu as malditas hahaha
Beijo enorme!