Eu sei que ainda estamos em pleno inverno e mês de agosto costuma ser mais frio que julho até. Porém, é nessa época do ano – agosto – que eu começo o meu preparo para o bronze perfeito. Hoje eu darei dicas para mostrar como conseguir o bronzeado perfeito para o verão!
Vamos fazer uma pausa aqui:
Não é muito saudável bronzear-se. O sol é um dos principais agentes que causa envelhecimento precoce da pele.
Ao mesmo tempo, a exposição ao sol é fundamental para a síntese de vitamina D, responsável pela fixação do cálcio no osso.
A recomendação médica é a exposição ao sol pelo menos 30 minutos por semana.
O importante para saúde é sempre usar o bom senso, tudo que é demais é ruim – e a ausência também.
Eu vivo uma relação completamente confusa com sol. Eu confesso que eu amo tomar sol no verão, tipo jacaré, ficar fritando embaixo do sol. Simplesmente amo e me adoro bronzeada, me sinto mais bela e acho que super combina comigo. Mas, por outro lado, também sei que quando estiver com 50 anos estarei bastante arrependida. É complicado quando a gente gosta de algo que não é saudável.
Portanto quero deixar claro que não aconselho ninguém a se bronzear. Mas sei que há pessoas que, assim como eu, amam tomar sol – para comprovar isso basta dar um pulo à praia durante o verão. Então dirijo este post para essas pessoas 😉
Muitos se impressionam com meu bronzeado, principalmente pelo fato que eu sempre uso protetor solar fator 30 e sempre consigo um bronzeado bapho.
O “segredo” desse bronzeado é muito simples: consumir betacaroteno, com frequência. E agosto é um ótimo mês para começarmos. Ainda estamos no inverno, teremos ainda a primavera e ai vem o verão, então teremos tempo suficiente de consumir boa quantidade de betacaroteno.
O que é Betacaroteno?
Betacaroteno é um carotenoide. Carotenoides são pigmentos naturais encontrados em plantas e responsáveis pelas cores vibrantes de algumas frutas e legumes, como a cor laranja da cenoura, o vermelho do caqui, e o amarelo intenso da manga. Uma vez ingerido, o betacaroteno pode ser convertido em vitamina A (retinol) ou agir como um antioxidante para ajudar a proteger as células dos efeitos nocivos dos radicais livres.
Benefícios comprovados do betacaroteno
Aliado da pele: O betacaroteno ajuda no combate aos radicais livres que envelhecem a pele e colabora para preservar o colágeno, o que aumenta a elasticidade e a tonicidade dela.
Além disso, o betacaroteno contribui para um belo bronzeado. Isto porque ele ajuda na formação de melanina, responsável pela pigmentação da pele e proteção contra a radiação solar.
O betacaroteno ajuda na uniformização do bronzeado, que ocorre de forma mais rápida e eficiente. Estes carotenoides são produzidos pelas plantas como uma forma de defesa à radiação solar e as pessoas também se beneficiam de sua ação antioxidante e protetora do DNA celular.
Riscos do consumo em excesso de betacaroteno
Os riscos do excesso de betacaroteno são a hipercarotenemia, ou seja, a pele alaranjada, que é reversível após parar de usar o suplemento. Excesso de vitamina A sintética (não confundir com betacaroteno) em medicamentos como a isotretinoína (usado no tratamento de acne) pode causar problemas no fígado e até defeitos congênitos em bebês. – Texto extraído desse artigo.
Eu consumo bastante betacaroteno. Adoro salada de cenoura, beterraba, abóbora. Mas a partir de agosto de todo ano, eu intensifico o consumo visando o bronze do verão. Eu não costumo fazer suplementação medicamentosa e eu aconselho a você a fazer o mesmo – a menos que sua alimentação seja deficiente e que o médico tenha lhe receitado.
Falo de consumo de betacaroteno presente nas frutas e legumes, com o consumo suplementado o risco de ter uma intoxicação por excesso é muito maior.
Recomendo consumir a partir de agora uma cenoura por dia, ou meia beterraba.
Comer uma cenoura diariamente, tomar suco de laranja com beterraba e caprichar em saladas com folhas verde-escuras, ajuda a deixar a pele dourada devido aos carotenoides presentes nesses alimentos.
Listinha dos alimentos ricos em betacaroteno:
– Cenoura
– Beterraba
– Batata Doce
– Couve-manteiga
– Nabo
– Abobora
– Verduras com folhas bem verdes.
– Laranja
– Tomate
– Manga
Além do bronze, o betacaroteno é importantíssimo para nossa saúde, então mesmo que você não curta tomar sol, é muito aconselhável consumi-lo.
E volto a reforçar: tomar sol não é um hábito saudável, para fazê-lo com maior segurança existem algumas medidas a seguir:
– Usar bastante filtro solar- e aqui eu insisto no mínimo fator 15, eu uso sempre 30.
– Repassar o filtro a cada duas horas, isso é muito importante, muitas pessoas esquecem esse detalhe e acabam ficando queimadas – e queimada de sol não é legal e nem bonito
– Tomar sol nos horários que ele esta mais suave, antes das 10:00 da manhã e após as 16:00, o horário entre as 10 e às 16 (horário que eu amo) deve ser evitado.
– Consumir muita água, antes, durante e depois à exposição solar. Manter a hidratação corporal é muito importante.
– Hidratar muito bem a pele após a exposição. Usar e abusar do creme hidratante corporal.
– Durante a exposição, borrifar o corpo com soro fisiológico. Por ele ter concentração de sais e pH adequado, ele é um hidratante poderoso. O soro fisiológico pode ser substituído por águas termais, que são mais que excelentes, porém, vamos combinar que são caras, o soro fisiológico é baratinho e cumpre a função.
Bora começarmos a nos preparar para o verão, pra mim esse lance de começar o projeto verão em outubro é furada, temos que começar já!
No Comments