No ano passado eu comentei que havia feito o meu “livro de livros” e com isso eu notei que eu não faço a resenha dos livros na ordem. Comigo funciona assim: quando me bate a inspiração para falar de um determinado título que eu li, eu pego o meu laptop e começo a escrever sobre ele. Hoje eu senti vontade de falar sobre o penúltimo que eu li, o livro Nosferatu do autor Joe Hill.
Livro Nosferatu de Joe Hill
Eu escolhi o livro pelo nome, eu confesso. Eu já havia lido outro título do autor e ele me agradou muito, por isso senti segurança de iniciar outro livro dele e não me arrependi. O curioso foi que assim que eu tinha iniciado a leitura, comentei com a leitora Jacque nos comentários da postagem sobre o livro “O Cemitério” de Stephen King, qual livro eu estava lendo no momento e foi ai que eu descobri algo que eu não sabia: Joe Hill é filho de Stephen King! Gente, eu sei que deve ser uma informação muito boba e que provavelmente só eu não sabia disso, mas juro, não fazia ideia mesmo – muita vergonha.
Livro Nosferatu
O livro começa com a história de um criminoso que está em coma há muito tempo, Charles Manx. Ninguém sabe dizer qual a idade de Manx, porém, todos se sentem incomodados em sua presença e sabem que há algo de muito estranho com ele – além de terem a certeza de que ele é muito, muito velho. Manx é um dos principais personagens do livro e, desde o primeiro momento, a história e a narrativa te prendem à leitura.
Acontece que Manx possui uma habilidade um tanto quanto estranha: ele consegue transitar entre a realidade e a fantasia de uma forma concreta – tão concreta ao ponto de conseguir levar pessoas com ele para o seu grande e terrível mundo “fictício”, a “Terra do Natal”, um lugar onde é Natal do ano todo, porém de uma forma perturbadora.
Acontece que Manx não é o único a ter este tipo de habilidade, ou seja, há outras pessoas com o mesmo dom, dentre elas Vic McQueen, uma garotinha que, sem querer, cruza o caminho de Manx e é neste momento que a história começa de fato.
Nas primeiras páginas do livro você não consegue distinguir se ele tratará de “um mundo real”, ou se uma mescla com fantasia. O fato é que o livro trata do irreal e é isso que prende e conquista a leitura, pois torna tudo possível e tudo uma grande aventura. Há uma mescla entre aventura, fantasia e terror em um equilíbrio perfeito e agradável.
O livro retrata basicamente uma história de vampiro de uma forma completamente diferente. Joe Hill consegue reinventar este tipo de personagem de uma forma longe do óbvio e ao mesmo tempo fascinante.
A escrita é impecável e a descrição das passagens é feita na medida certa. Você consegue visualizar tudo perfeitamente ao ponto de imaginar um filme ou seriado baseado no livro – e, de qualquer forma, há artes no livro. Não há detalhamento excessivo, do tipo que torna a leitura cansativa e maçante, o que eu considero perfeito.
O livro Nosferatu é fascinante e eu considero um dos melhores livros que eu li este ano até o momento – e não foram poucos. Indico a leitura com toda a certeza, pois o livro Nosferatu é incrível.
Ficha Técnica:
Título: Nosferatu.
Autor: Joe Hill.
Páginas: 624.
Editora: Arqueiro.
4 Comments
Ana
25/03/2015 at 20:29Também já li, mas achei algumas partes muitoooo cansativas, principalmente chegando no final, mas é uma leitura que prende o leitor, gostei kkk
faz algum tutorial de make Tatiii
Bjoss
Tatiana Michels
02/04/2015 at 01:36Oi Ana!
Jura? Realmente no final fica um pouco mais enrolado, mas eu estava tão curiosa para saber o final que eu não cheguei a me incomodar. Já houve livros que eu desisti por conta de partes cansativas, acredita? Não consigo ler quando um livro é do começo ao fim assim 🙁
Verdade Ana! Preciso fazer tutorial, faz mais de ano que eu não faço :O Vou tentar colocá-los em dia, prometo ♥
Isabel
26/03/2015 at 17:37Nossa, Tati, nunca tinha ouvido falar desse autor, muito menos que era filho do SK, e que também escreve estórias de terror! #morri
Fiquei curiosa!! Vou procurar esse pra ler! Mas qual foi o outro livro dele que você leu?
Obrigada pela dica! Beijooo
Tatiana Michels
02/04/2015 at 01:33Oi Isabel!
O primeiro livro dele que eu li foi o “A Estrada da Noite”. É de terror, mas bem agitado e legal de ler – bem intenso também 🙂
Beijo enorme!