A internet é algo incrível e em diversos aspectos. Há quem a utilize para adquirir novos conhecimentos. Há quem utilize para se divertir. Assim como há quem utilize a internet para descontar as frustrações da vida – muitas vezes de forma prejudicial ao próximo. Ou seja, cada um usa de acordo com a sua necessidade e estado de espírito. Porém, independente do uso, é fácil notar o quanto a internet é algo grandioso, pois nos envolve em tantas coisas ao mesmo tempo, que quando vemos já estamos falando de algo, ou mesmo fazendo comentários sobre uma coisa específica e que nem estava nos nossos planos.
Eu acesso muitas coisas e através delas chego a outras e depois a outras… E foi assim que o meu marido me mostrou um vídeo que me fez pensar em uma coisa muito séria: será que nós fazemos o que está ao nosso alcance? O vídeo é de um famoso canal italiano de pegadinhas e eu sempre acho que este tipo de experiência diz muito sobre o ser humano, independente de qual conotação que possui – seja susto, palhaçada, etc.
O vídeo que eu assisti tem um reflexo muito triste do que é o ser humano. Nele, colocam cartazes em um parque público com a foto e informação de uma criança desaparecida e em um banco próximo, a criança do cartaz está sentada, toda cabisbaixa e com a nítida expressão de estar perdida. Você deve pensar que todo mundo para e contata as autoridades, não é mesmo? Porém, infelizmente não é isso que acontece:
O vídeo me fez ver uma face da sociedade que eu preferia deixar escondida, pois assim como era uma ‘experiência’, paro para pensar que há pessoas – e muitas, pelo que mostra no vídeo – que identifica uma pessoa desaparecida e não faz absolutamente nada. É algo tão chocante e surreal que é até difícil de assimilar. Uma pessoa desaparecida é de uma gravidade enorme, então eu imagino para coisas consideradas ‘menores’ como é.
O que este tipo de coisa nos faz refletir é que será que a gente dá o máximo para resolver as coisas que estão ao nosso alcance? Para todo ser humano é mais fácil apontar o dedo, do que analisar se o que ele faz é o suficiente, ou mesmo o mínimo aceitável, como é o caso do vídeo.
É um tapa de realidade na cara ver que, muitas vezes, apenas um pequeno gesto nosso pode mudar uma história, ou mesmo uma situação, mas nós não fazemos nada, pois preferimos nos omitir. Assim como foi um experimento social, poderia ser real, já que tantas e tantas crianças desaparecem todos os dias. É chocante!
Eu sempre vou pregar que se cada um fizesse o mínimo do correto, o mundo seria um lugar melhor. Então pense que uma omissão sua pode mudar uma história e que uma atitude sua pode melhorar algo. Nós não precisamos só batalhar para construir coisas financeiras, mas sim que precisamos construir uma pureza de caráter.
O que me faz acreditar no mundo é pensar que existe quem faz a diferença e que existe quem faz o que está ao seu alcance pelo próximo – e outros que fazem o que parece impossível.
5 Comments
Jacque
04/06/2014 at 14:21Tati,
Vou dar uma de propaganda da Coca Cola agora…hauhuahaauha
Você viu uma notícia de alguns adolescentes que, ao verem na TV uma notícia sobre um bebê que havia sido raptado, pegaram o carro e saíram à procura da sequestradora? E encontraram, avisaram as autoridades e o bebê foi devolvido à mãe. Bacana né?!
Realmente essa história que vc contou é muito triste e infelizmente é a nossa realidade, vejo gente assim todos os dias…gente que critica muito algumas colegas minhas que são protetoras de animais, sempre com aquela ladainha de: “pq em vez de ajudar animais abandonados, vcs não ajudam as crianças abandonadas?” mas não fazem nada efetivo pra ajudar, em vez de ficar reclamando e apontando o outro?! Mas em contra- partida, vemos pessoas assim, altruístas ao ponto de dar o pouco que tem pro outro, em prol do outro, que não pensam 2x em abdicar um pouco do seu tempo pra ajudar o outro…são minoria, talvez sim…mas estão aí disseminando o bem…e eu ainda quero acreditar que a sementinha do bem é mais poderosa que a do mal…embora a realidade tente, todos os dias, me fazer crer o contrário =/
Tatiana Michels
04/06/2014 at 14:46Sem dúvida! É como eu falei, saber que tem quem faça a sua parte e quem faz o que pareve impossível, que me faz te fé na humanidade.
Eu quis mostrar algo chocante assim para que cada um reflia um pouquinho, pois mostra que, muitas vezes, nós deixamos de fazer coisas grandes e pequenas que estão a um passo nosso.
Vi outro experimento social onde deixaram uma pequena menina perdida em um terminal. 600 pessoas passam por ela e não fazem nada. Ninguém procura um segurança para informar a situação… É muito tapa na cara sabe? Fico de cara.
Super beijo!
Jacque
05/06/2014 at 12:16É sim Tati…e são coisas simples mas muito importantes…veja: ninguém precisaria comprar nada, não tinha ninguém pedindo esmola nem grandes feitos, apenas comunicar as autoridades…e ainda assim, as pessoas não fazem, geralmente acreditando que outro vai fazer…como é triste isso =/
zane
14/06/2014 at 10:48Aeee, está é a minha garota
Tatiana Michels
16/06/2014 at 09:27♥